KAPO, DEUSA DA FEITIÇARIA
Kapo, é na mitologia havaiana a poderosa e imprevisível deusa da fertilidade, do parto, do aborto, da morte, da feitiçaria e dos poderes obscuros. Um fato curioso sobre Kapo, é que sua vagina pode sair de seu corpo e se enviada para qualquer lugar que ela desejasse. Kapo ainda pode assumir a forma que desejar, seja ela animal, vegetal ou até mesmo mineral.
Kapo é um espírito da feitiçaria e profecia, famosa por ser capaz de reverter qualquer maldição ou feitiço malévolo. Ela é admirada e respeitada, mas também é temida. Ela está entre os espíritos mais proeminentes da dança hula, que originalmente deriva do ritual sagrado. Algumas lendas atribuem a ela a criação do hula, embora outras sugiram que Laka, o espírito havaiano da beleza, seja a principal matrona sagrada do hula.
A relação exata entre Kapo e Laka não é clara. Elas podem ser irmãs ou Kapo pode ser a mãe de Laka, mas a teoria mais aceita é que elas são aspectos de um único ser, dois lados de uma moeda, com Laka sendo o aspecto consistentemente benevolente de afirmação da vida e Kapo como o lado volátil e sombrio.
Kapo por vezes é descrita sendo filha de Haumea, espírito havaiano da lua, logo Kapo seria irmã da famosa deusa dos vulcões, Pele, sua fiel companheira de aventuras. Certa vez Kapo salvou Pele de ser estuprada por Kama-pua'a, enviando sua vagina como isca e salvando sua irmã de ser violada.
Kapo era adorada em todo o Havaí, especialmente em Molokai, outrora conhecido por seus poderosos feiticeiros. A marca de sua vagina voadora ainda é vista no lado leste da colina Kohelepelepe (literalmente, vagina separada) em Koko Head, Oahu.
/Hera - deolhonamitologia