segunda-feira, 7 de novembro de 2022

O que são as Três Montanhas?

 

O que são as Três Montanhas?

As Três Montanhas
As Três Montanhas

O que são as Três Montanhas?

"Sem querer ferir suscetibilidades delicadas de qualquer forma, devemos enfatizar a ideia básica de que uma variedade de instituições veneráveis ​​coexistem no ambiente cultural-espiritual da humanidade contemporânea que sinceramente acreditam conhecer o Caminho Secreto. No entanto, eles não o conhecem. . Em todos os livros dos tempos antigos, o Caminho Secreto é citado. Este Caminho é citado e mencionado em muitos versos, mas as pessoas não o conhecem..."

“O Zohar ensina que Matromethah (Shekinah, simbolicamente a esposa de Metatron) é “o caminho para a grande Árvore da Vida, a árvore poderosa”, e a Shekinah é a graça divina.

“Não há dúvida de que esta árvore maravilhosa chega ao vale celestial e se encontra escondida dentro das Três Montanhas.

“Esta árvore sobe em direção às alturas dessas 'Três Montanhas'. Depois, desce novamente em direção ao fundo.

“A Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal cresce das raízes da Árvore da Vida.” — Samael Aun Weor, As Três Montanhas

Árvore da vidaDaath

“Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim (cuja copa está em Daath, a garganta, que é um órgão sexual feminino, onde o Logos é gestado), Elohim disse: Não comereis dele. , nem deveis tocá-lo (porque suas raízes estão em Yesod, a genitália, o órgão mais sensível do sentido do tato), para que não morrais (porque sua fisicalidade cairá no Limbo, Klipoth, a árvore da morte, onde Saturno, Binah, vai matá-lo fisicamente e psicologicamente através da segunda morte)." - Gênesis 3: 3

O processo de aperfeiçoamento do ser humano é simbolizado por três montanhas, que são estágios sucessivamente mais elevados do trabalho espiritual e psicológico. 

Eles são precedidos por testes probatórios chamados iniciações de mistérios menores. 

A Primeira Montanha

A primeira montanha, também chamada de Montanha da Iniciação, começa com as Iniciações de Mistérios Maiores (serpentes de fogo). Aqui, os corpos solares são criados.

Na quinta iniciação, escolhe-se entre o caminho reto ou espiral. Somente aqueles que escolhem o caminho reto, o caminho do Bodhisattva, encarnam o Cristo e continuam nas três montanhas. Seu próximo passo são as Iniciações Venustas (serpentes de luz), que cristificam os corpos solares.

A Segunda Montanha

Em seguida, eles entram na segunda montanha, a Montanha da Ressurreição, que consiste na eliminação de todo o ego e karma, e seus estágios são simbolizados pelas Horas de Apolônio, os Trabalhos de Héracles e os Arrependimentos de Pistis Sophia.

Uma vez que todo o carma é pago e todos os defeitos são eliminados, a segunda montanha se completa com a morte do corpo físico impuro, que foi criado pela fornicação. 

A conclusão da segunda montanha inclui a morte do corpo físico para que a consciência possa ressuscitar em um corpo novo e puro. Como está escrito:

"E Jeová Elohim (Binah) formou Adão do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego de vida; e Adão se tornou alma vivente. E Jeová Elohim (o Terceiro Logos) plantou um jardim ao leste do Éden (o quarto dimensão); e ali colocou HaAdão a quem ele havia formado (no final do Monte da Ressurreição). " - Gênesis 2: 7

É por isso que Jesus morreu fisicamente antes de sua ressurreição e ascensão. É por isso que Buda Shakyamuni morreu fisicamente: para que pudesse ressuscitar em um novo corpo e ascender à terceira montanha. Todos os mestres que completam a segunda montanha morrem fisicamente para pagar a dívida da fornicação (isto é, "o pecado original", de comer da Árvore do Conhecimento). Através dessa morte e purificação final eles ganham o direito de retornar ao paraíso, nascendo de novo em um corpo físico que foi feito sem fornicação, livre de pecado. Nenhum corpo físico que foi criado por fornicação pode ascender.

A Terceira Montanha

Finalmente, o mestre recém-ressuscitado em seu novo e limpo corpo físico entra na terceira montanha, a Montanha da Ascensão, que se relaciona com a trindade, o Trikaya (Dharmakaya, Nirmanakaya e Sambogakaya), e o mundo de Atziluth, um mundo de total pureza e divindade. Só a pureza pode residir ali, como está escrito:

"E um rio saiu do Éden" (Gênesis 2:10) [significa] que não existem Klipoth estranhos ["conchas vazias" ie. defeitos psicológicos, egos] na Árvore da Vida acima (em Atziluth), como está escrito: "Pois tu não és um Deus (אל El) que tem prazer na maldade: nem o mal habitará contigo." (Salmo 5:4), mas na árvore abaixo (em Briah) realmente tem Klipoth estranho." - Zohar

Ascensão de Jesus

A Ascensão de Jesus, que ocorreu após sua morte e ressurreição.

Aqueles que entram e trabalham na terceira montanha estão totalmente limpos de ego, e devem agora aperfeiçoar a consciência em graus maiores. Tais indivíduos são mestres ressuscitados e são descritos como:

1) Ele tem o poder de ver e ouvir em todos os mundos internos.
2) Ele tem o poder de manipular os mistérios da vida e da morte.
3) Ele recebe poder para julgar os mortos-vivos (toda a humanidade).
4) A pessoa nasce à vontade e desencarna à vontade.
5) Tem-se o poder de acalmar tempestades ou desativá-las à vontade.
6) Poderes para fazer tremer a terra e afundar continentes à vontade.
7) Poderes sobre fogo e furacões, etc.

“… todo cristificado tem doze corpos, doze veículos que estão ligados à grande realidade.” — Samael Aun Weor, A Mensagem de Aquário  

No entanto, eles ainda têm trabalho a fazer para subir mais alto: vestir-se com os corpos do Nirmanakaya (Binah), Sambogakaya (Chokmah) e Dharmkaya (Kether) requer uma extraordinária "ascensão" da consciência à perfeição da sabedoria (Cristo). .