segunda-feira, 7 de novembro de 2022

O que é fornicação?

 

O que é fornicação?

A fornicação é universalmente condenada entre as religiões, mas a definição da palavra tem sido submetida a séculos de má interpretação e mal-entendido e, muitas vezes, uso indevido intencional.

Originalmente, o termo fornicação foi derivado da palavra indo-européia gwher , "queimar".  O estudo desta palavra raiz e seus muitos ramos revela os significados de muitos símbolos religiosos.

Etimologia de Fornicação

Originado de: g w her-, que significa "Aquecer, aquecer". Derivados incluem brandy, brandy, fórceps e fornicate .

  1. Formulário de grau zero *g w hr-. uma. queimar , do inglês antigo beornan, byrnan bærnan (transitivo), queimar; b. brimstone, do inglês antigo tardio brynstn, “mineral ardente”, enxofre ( stn, pedra; veja stei-); c. tigrado, da velha nórdica brenna, para queimar. a–c todos do germânico *brennan (intransitivo) e brannjan (transitivo), formados de *brenw-
  2. uma. marca, da marca inglesa antiga , pedaço de madeira em brasa, espada; b. brandy, do holandês branden, para queimar, destilar; c. brandish, da  marca francesa antiga, espada; d. brandade, da antiga marca provençal, espada. a–d todos do germânico *brandaz, uma tocha ardente, flamejante, portanto também uma espada.
  3. Forma com sufixo *g w her-m(n)o-. therm, –therm, thermo-, –thermy; hipotermia, lagosta termidor, do grego thermos, morno, quente, e therm, calor.
  4. Formulário de grau O *g w hor-. fórceps, forcipar, do latim fórceps, pinças, pinças de fogo (< “aquilo que segura coisas quentes”; -ceps, sufixo agential, “-taker”; veja kap-).
  5. *g w hor-não-. uma. Fornax, forno, hornito, do latim furnus, fornus, fornx, forno; b. provavelmente latino fornix, arco, abóbada (< “forno de tijolos abobadado”): fornicate, fornix.
[Etimologia citada do The American Heritage ® Dictionary of the English Language (Quarta Edição, 2000).]

É comum ler que a fornicação é derivada do latim fornix .

  • fornic ou fornix (latim): plural: fornices. Uma abóbada ou arco.

Na época romana, os bordéis eram chamados de "fornices", aparentemente porque as prostitutas podiam ser contratadas perto dos "arcos" de certos edifícios. Assim, diz-se que a palavra fornicação apareceu (ca. no ano de 1303) para descrever um ato sexual com uma prostituta. No entanto, esta palavra "fornices" também está relacionada com a palavra "fornalha", que é um símbolo significativo na Bíblia.

No entanto, a relação mais significativa aqui é entre gwher , "queimar", e a palavra fornicação .

Fornicação definida no cristianismo

Sem dúvida, por influência das tradições cristãs dominantes, em inglês a palavra fornicação passou a ser definida como "o ato sexual que ocorre fora do casamento reconhecido pela igreja". Em outras palavras, qualquer pessoa que fizesse sexo sem ser casada pela igreja oficial era chamada de "fornicador". Mesmo que as pessoas fossem casadas em outras religiões ou seitas, a igreja estabelecida os considerava "fornicadores". Esta definição ainda está em uso hoje, e até é estendida por certos grupos para incluir aqueles que se casam novamente após o divórcio. 

Fornicação definida no judaísmo

O cristianismo foi derivado da tradição judaica. Jesus era um especialista na lei judaica e afirmou que seu ensino era congruente com a lei judaica.

"Não penseis que vim destruir a lei [dada por Moisés], ou os profetas: não vim destruir, mas cumprir." - Mateus 5:17

No judaísmo, a definição exotérica (pública) de fornicação não é tão diferente da cristã:

Fornicação: coabitação entre um homem, casado ou solteiro, e uma mulher solteira. - Enciclopédia Judaica

Embora um pouco mais amplo do que o significado cristão, a ideia básica da definição pública permanece a mesma. No entanto, em um documento escrito há quase mil anos, podemos ver que entre os rabinos iniciados ou professores que estudaram os significados internos ou ocultos da lei de Moisés (Torá), o significado da fornicação claramente não é o mesmo que entre os público.

... uma vez que a Torá advertiu contra relações sexuais proibidas e alimentos proibidos, enquanto permite relações com a esposa e comer carne e vinho, a pessoa lasciva pode encontrar um lugar para chafurdar em fornicação com sua esposa ou esposas e ser "dos bebedores". de vinho e os glutões de carne", e conversar à vontade de todas as coisas licenciosas (já que nenhuma proibição contra isso é especificada na Torá). Ele pode ser um hedonista com a permissão da Torá. Portanto, depois de enumerar as coisas que proíbe inteiramente, a Torá diz: "Seja santo". Constrange-te também naquilo que é permitido. - Nachmanides, Rabi Moshe ben Nachman (1194-1270), conhecido pela sigla Ramban, autor de comentários sobre a Torá, Talmud e Sefer HaMitzvot de Maimônides

Em outras palavras, no judaísmo acredita-se que a fornicação pode ocorrer com a própria esposa. Se for esse o caso, então na lei de Moisés, fornicação deve significar algo diferente de uma pessoa casada tendo relações sexuais fora do casamento. Na verdade, há ainda mais evidências para apoiar essa visão.

Confusão de adultério e fornicação

Na Bíblia, a lei é definida principalmente nos Dez Mandamentos. No cristianismo, dois dos mandamentos estão relacionados à sexualidade: que não se fornicar , nem cometer adultério , que é comumente definido como:

  • Adultério: relação sexual voluntária entre uma pessoa casada e alguém que não seja seu cônjuge legítimo.

Recordemos a definição "oficial" de fornicação:

  • Fornicação: relação sexual voluntária entre duas pessoas solteiras ou duas pessoas não casadas entre si.

Não são a mesma definição? Por que a lei de Moisés deveria diferenciar esses dois se eles são a mesma coisa? É extremamente bizarro confundir esses dois termos, fornicação e adultério, e combinar esses dois mandamentos.

O fato é que fornicação e adultério não são a mesma coisa. É por isso que a Bíblia sempre os mantém distintos.

O casamento é honroso entre todos, e a cama imaculada; mas os fornicadores e adúlteros Deus julgará. - Hebreus 13:4

Você não sabe que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não se iluda. Nem os fornicadores, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os homossexuais, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os caluniadores, nem o extorsionário herdarão o reino de Deus. - 1 Coríntios 6:9-10

A solução simples para essa contradição irritante é que fornicação não significa o que o dicionário e a igreja dizem. Ao longo dos séculos, em sua confusão, a igreja confundiu esses termos.

Fogo, fornalha e fornicação

O Salvador [Cristo] disse: “O pecado como tal não existe, mas você faz pecado quando você faz o que é da natureza da fornicação , que é chamado de 'pecado'. Por isso o Bem entrou no meio de vocês, na essência de cada natureza, para restituí-la à sua raiz." Ele continuou dizendo: "Por esta razão você vem à existência e morre [...] quem sabe pode conhecer [...] um sofrimento que não tem nada como ele mesmo, que surgiu do que é contrário à natureza. Então surge uma perturbação em todo o corpo. Por isso eu vos disse: Tem bom ânimo [cf. Mt 28:9], e se desanimais, ainda tem coragem [força de vontade] contra as várias formas da natureza [em você; em outras palavras, "Negar a si mesmo"]. - O Evangelho de Maria

Quando observado à luz do conhecimento esotérico do cristianismo (que foi perdido por todas as tradições dominantes), fica claro que, em vez de estar enraizada no termo derivado fórnix ("arco"), a palavra fornicação está de fato enraizada em essa palavra antiga para "calor" e, portanto, está intimamente relacionada com fornus, furnus, fornax , forno , que significa "forno". A fornalha ou forno é um importante símbolo sexual na Bíblia:

Então o Senhor fez chover sobre Sodoma e sobre Gomorra enxofre e fogo do Senhor do céu...

E ele [Ló] olhou para Sodoma e Gomorra [cidades destruídas por causa de crimes sexuais], e para toda a terra da planície, e viu, e eis que a fumaça do país subiu como a fumaça de uma fornalha . - Gênesis 19:24, 28

E o coração de Faraó se endureceu, e ele não deixou ir o povo. E disse o SENHOR a Moisés e a Arão: Tomai punhados de cinza da fornalha , e Moisés a espargirá para o céu, à vista de Faraó. E se tornará em pó miúdo em toda a terra do Egito, e se tornará uma úlcera que brota em feridas nos homens e nos animais por toda a terra do Egito. E eles tomaram as cinzas da fornalha, e se apresentaram diante de Faraó; e Moisés aspergiu para o céu; e tornou-se um furúnculo que irrompeu em feridas nos homens e nos animais. E os magos não puderam ficar diante de Moisés por causa dos furúnculos; porque o furúnculo estava sobre os magos e sobre todos os egípcios. - Êxodo 9:7-9

E Moisés tirou o povo do acampamento para se encontrar com Deus; e pararam na parte inferior do monte. E o monte Sinai estava todo fumegante, porque o Senhor desceu sobre ele em fogo ; e a sua fumaça subiu como a fumaça de uma fornalha , e todo o monte tremeu muito. E quando a voz da trombeta soou longamente, e aumentou cada vez mais alto, Moisés falou, e Deus lhe respondeu por uma voz. - Êxodo 19:17-19

Sempre que eu curaria Israel, os pecados de Efraim são expostos e os crimes de Samaria revelados. ...Lembro-me de todas as suas más ações. Seus pecados os engolfam... Eles são todos adúlteros, queimando como um forno ... Seus corações são como um forno ... Sua paixão arde a noite toda; de manhã arde como um fogo flamejante. - Oséias 7

Em todas as religiões, a presença de Deus está intimamente relacionada ao fogo. No cristianismo e no judaísmo, Deus muitas vezes aparece como fogo.

E o Senhor ia adiante deles de dia numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; e de noite numa coluna de fogo, para os alumiar; ir de dia e de noite... - Êxodo 13:21

Principalmente, a relação de fornicação com o termo fornax ou forno é importante. Uma fornalha ou forno é onde o joio é queimado ou todas as impurezas são removidas.

E agora também está posto o machado à raiz das árvores; portanto, toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo. Eu realmente te batizo com água para arrependimento. mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo; cuja pá está em sua mão, e ele limpará completamente sua eira, e recolherá seu trigo no celeiro; mas ele queimará a palha com fogo inextinguível. - Mateus 3:10-12

Eu vim para enviar fogo sobre a terra... - Lucas 12:49

A obra de cada um será manifestada; porque o dia a declarará, porque será revelada pelo fogo; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se permanecer a obra de alguém que sobre ela edificou, receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá prejuízo; mas ele mesmo será salvo; ainda assim como pelo fogo. Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém profanar o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus é santo, templo que sois vós.- 1 Coríntios 3:13-17

Pois nosso Deus é um fogo consumidor. - Hebreus 12:29

O forno ou fornalha simboliza onde esse fogo está contido e utilizado pela vontade. Este símbolo também é encontrado em toda a alquimia.

No ser humano, o poder de Deus está no fogo sexual, e é por isso que o casamento é sagrado e porque dois dos Dez Mandamentos são sexuais. O sexo - como o fogo - tem poder para destruir ou criar. O fogo do sexo pode ser usado com segurança quando se obedece à orientação do divino, ou esse fogo pode ser mal utilizado e destruir tudo o que estiver em seu caminho.

O estudo cuidadoso das escrituras revela que a "fornicação" não se limita à definição "oficial" da igreja moderna. É claro que atos sexuais impuros resultam em ser queimado “como em uma fornalha”, ou seja, a fornicação “queima” os impuros ou aqueles que não obedecem à lei.

Embora seja claro que o forno ou fornalha é causa de destruição, é também onde se revela o poder do divino, como no livro de Daniel. Aqueles que obedecem à lei divina saem ilesos do fogo.

E estes homens, os três deles, Sadraque, Mesaque e Abednego, caíram amarrados na fornalha ardente e ardente. Então o rei Nabucodonosor ficou confuso e se levantou apressadamente. Ele gritou e disse aos seus líderes: "Eu não lancei três homens na fornalha ardente , amarrados?" Eles responderam e disseram ao rei: "O rei é verdadeiro". Ele gritou e disse: "Eis que vejo quatro homens livres andando no meio do fogo, e não há nenhum ferimento neles, e a forma do quarto é como [a de] um anjo". - Daniel 3:23-25

E quando o dia de Pentecostes se completou, eles [os apóstolos] estavam todos unânimes no mesmo lugar. E de repente veio do céu um som como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E apareceram-lhes línguas fendidas como de fogo, e pousaram sobre cada um deles. E todos ficaram cheios do Espírito Santo... - Atos 2:2-4

O verdadeiro significado da fornicação

A fornicação é o "pecado original", o que resultou na partida de Adão e Eva do Éden (que em hebraico significa literalmente "bem-aventurança"). "Comer do fruto da árvore do conhecimento" é fornicar. É por isso que a árvore do conhecimento é dual: é a árvore do conhecimento de tob [hebraico, "bondade"] e rah [hebraico "impureza"]. Em inglês, essas palavras são interpretadas erroneamente como "bem e mal".

Quando alguém conhece a doutrina esotérica e segue a lei, trabalha com o fogo e não se queima. Aqueles que não conhecem a lei ou rejeitam a lei são queimados na fornalha. Fornicar é abusar do fogo do Espírito Santo que habita no templo do corpo; esse fogo é o Seu poder criativo: o fogo sexual.

Todo aquele que é nascido de Deus não comete pecado; pois sua semente [ σπέρμα / sperma / semen] permanece nele: e ele não pode pecar, porque é nascido de Deus. - 1 João 3:9

Esotericamente, fornicação significa fazer com que o calor (fogo solar) da semente (poder sexual) saia do corpo através do orgasmo voluntário. Qualquer orgasmo voluntário é fornicação, seja entre um homem casado e uma mulher, ou um homem e uma mulher solteiros, ou através da masturbação, ou em qualquer outro caso; isso é explicado por Moisés:

O homem de quem houver fluxo de sêmen mergulhará toda a sua carne em água, e ficará impuro até a tarde. E toda roupa ou qualquer objeto de couro que tiver sêmen será imerso em água e ficará impuro até a tarde. A mulher com quem um homem coabitar, pelo qual houve [fluxo de] sêmen, eles serão imersos em água, e ficarão impuros até a tarde. - Levítico 15:16-18

verdadeiro significado da fornicação é fazer mau uso da energia sexual: derramar a energia sexual através do orgasmo .

Aqueles que "negam a si mesmos" restringem a energia sexual e "andam no meio do fogo" sem se queimar. Aqueles que restringem a energia sexual, que renunciam ao orgasmo, lembram-se de Deus em si mesmos e não se contaminam com a paixão animal, "porque o templo de Deus é santo, templo que sois vós".

É por isso que os neófitos sempre faziam voto de abstenção sexual, para que pudessem se preparar para o casamento, no qual teriam relações sexuais, mas não liberariam a energia sexual através do orgasmo. É por isso que Paulo aconselhou:

...os que têm esposas sejam como se não as tivessem... - I Coríntios 7:29

No entanto, a fornicação não se limita ao uso da matéria física.

"... a fornicação não diz respeito apenas ao corpo físico, mas também aos pensamentos, emoções, palavras e sensações animais." - Samael Aun Weor, Alquimia e Cabala no Tarot

Isso é consistente com os ensinamentos dados por Jesus e Buda sobreAdultério : as ações prejudiciais estão enraizadas principalmente no uso da mente.

Como evitar a fornicação

Ora, o corpo não é para fornicação, mas para o Senhor; e o Senhor para o corpo. E Deus tanto ressuscitou o Senhor, como também nos levantará por seu próprio poder. Não sabeis que vossos corpos são membros de Cristo? devo então tomar os membros de Cristo, e torná-los membros de uma prostituta? Deus me livre. O que? não sabeis que aquele que se une a uma prostituta é um corpo? porque dois, diz ele, serão uma só carne. Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito. Fuja da fornicação. Todo pecado que um homem comete é sem o corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. O que? não sabeis vós que o vosso corpo é templo do Espírito Santo que está em vós, o qual tendes de Deus, e não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, que são de Deus. - 1 Coríntios 6:

É bom que um homem não toque em uma mulher. No entanto, para evitar a fornicação, que cada homem tenha sua própria esposa, e que cada mulher tenha seu próprio marido.Que o marido retribua à esposa a devida benevolência; e do mesmo modo também a esposa ao marido. A mulher não tem poder de seu próprio corpo, mas o marido; e do mesmo modo também o marido não tem poder de seu próprio corpo, mas a mulher. Não defraudeis uns aos outros, a não ser com consentimento por um tempo, para que vos entregueis ao jejum e à oração; e reúnam-se novamente, para que Satanás não os tente por sua incontinência. Mas eu falo isso por permissão, e não por mandamento. Pois eu gostaria que todos os homens fossem como eu mesmo [que já cumpriu o dever do casamento e transcendeu a necessidade dele, pois há dois tipos de castidade]. Mas todo homem tem seu próprio dom de Deus, um dessa maneira e outro depois disso. Digo, pois, aos solteiros e às viúvas: é bom para eles que permaneçam como eu [na castidade].queimar [em fornicação]. - 1 Coríntios 6:1-9

O casamento é sagrado e fornece um veículo através do qual o homem e a mulher podem transformar suas forças sexuais e atingir a pureza.

"Um fornicador é um indivíduo que acostumou intensamente seus órgãos genitais a copular (com orgasmo). No entanto, se o mesmo indivíduo muda seu costume de copular para o costume de não copular, então ele se transforma em uma pessoa casta. um exemplo é o caso surpreendente de Maria Madalena, que era uma prostituta famosa. Maria Madalena tornou-se a famosa Santa Maria Madalena, a prostituta arrependida. Maria Madalena tornou-se a casta discípula de Cristo”. - Samael Aun Weor, A Revolução de Belzebu

Além disso, irmãos, vos rogamos e vos exortamos pelo Senhor Jesus, que, assim como de nós recebestes como deveis andar e agradar a Deus, assim sejais cada vez mais abundantes. Pois vós sabeis que mandamentos vos demos pelo Senhor Jesus. Pois esta é a vontade de Deus, a vossa santificação, que vos abstenhais da fornicação: Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra; Não no desejo de concupiscência, como os gentios que não conhecem a Deus: Que ninguém vá além e defraude a seu irmão em qualquer coisa; Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade. Portanto, aquele que despreza, não despreza o homem, mas a Deus, que também nos deu o seu Espírito Santo (sexo). - 1 Tessalonicenses 4:1-8