terça-feira, 22 de novembro de 2022

Mestre Boiadeiro

 

Mestre Boiadeiro


Algumas pessoas desconhecem que uma Entidade ao se apresentar na Umbanda possui nome, sobrenome, ponto cantado, ponto riscado, agrupamento ou Falange, Linha de trabalho e atuação, entre outras características.
Além de toda a apresentação que a Entidade faz, ela também possui sua história particular de vida e pode relatar sua última encarnação ou outra que desejar... Observando esses aspectos, a Entidade se preserva e comprova que é um verdadeiro trabalhador da Seara Umbandista ou de uma das Nações Africanas. Um espírito sem treinamento (quiumba ou obsessor) não possui esses predicados e conhecimentos.
Essa Entidade em questão, é um "Encantado da Jurema". Ele trabalha na Encantaria, no Catimbó e na Jurema, mas também pode atuar na vibração da Umbanda, na Falange dos Boiadeiros. Os Encantados são espíritos que se transformaram ou "transfiguraram", deixando para trás sua roupagem terrena e assumindo uma nova roupagem fluídica.
Um Mestre Boiadeiro é o Chefe da Comitiva de Boiadeiros ou condutores de gado. Existe também o Mestre Vaqueiro, Chefe da Comitiva dos Vaqueiros, condutores de vaquejadas, etc. O Chefe dos Peões é aquele que comanda a "peãozada" (ou peonada), na lida com cavalos e nos trabalhos braçais em geral.
Todo boiadeiro, vaqueiro ou peão possui uma coisa em comum: a fé. Todos, sem exceção, acreditam em Deus (Pai Maior), em Jesus (Pai Menor) e em Maria (Nossa Senhora ou Nossa Mãe). Enfim, na lida do campo e da roça existem muitos trabalhadores abnegados cumprindo suas funções de servos do Senhor.

Pin by GARNIER ANNIE on Picture Gallery | Cowboy art, Cowboy ...