Simpatias com o Palo Santo – a madeira sagrada capaz de transformar as energias
15px; line-height: 26px; margin-bottom: 26px; margin-top: 0px; overflow-wrap: break-word;">Diferentemente do que muitos podem pensar as simpatias com Palo Santo utilizam a madeira de uma árvore nativa da América do Sul e não uma erva. Fazer simpatias com o Palo Santo pode te ajudar em diversos aspectos da sua vida, já que esse incenso natural te ajuda na purificação energética e em outras coisas que deseja para a sua vida.
O processo de retirada da árvore é feito de uma forma natural para não agredir a natureza, já que é uma árvore sagrada para os povos nativos da região. Para tirar o óleo essencial do Palo Santo a destilação a vapor é o método mais eficaz, mas isso só acontece depois que a árvore está morta e seca tendo ficado desse modo por mais de 30 anos.
O que tem no Palo Santo?O Palo Santo possui limoneno, que ajuda a estimular a mente para que a criatividade possa se aflorar, além disso, essa substância é capaz de reduzir o estresse e fazer a limpeza de todos os ambientes e do corpo. Também possui terpineol, uma substância capaz de melhorar a imunidade por ter um efeito tônico, ajuda a equilibrar as energias da mente, do corpo e combate a proliferação de bactérias e fungos. O Palo Santo também possui o menthofuran, que auxilia na purificação e clareza da mente, dos pensamentos e das ideias.
Formas
O Palo Santo pode ser encontrado de diferentes formas:
– Madeira: A madeira da árvore fica disponível em pequenos gravetos ou cascalhos. Usualmente são pedaços da madeira compostas 100% por galhos das árvores. A madeira é queimada como incenso. À medida que queima, ele libera fumaça aromática no ar. Os cascalhos e o pó da Palo santo são usados da mesma maneira.
26px; margin-bottom: 26px; margin-top: 0px; overflow-wrap: break-word;">– Resina: o Palo Santo possui uma resina aromática que pode ser extraída e usada de forma separada. Assim como a madeira de Palo Santo, a resina é usada como incenso. É colocado em um disco de carvão aquecido em um incensário de resina, que libera o aroma.
– Óleo: o óleo essencial do Palo Santo é derivado de madeira e frutas. Normalmente, o óleo de Palo Santo é inalado durante a aromaterapia. Este método é freqüentemente usado ao fazer ioga, meditar ou realizar outras atividades para aliviar o estresse. O óleo também pode ser aplicado na pele. Essa técnica geralmente é usada para tratar a dor.
Como utilizar?
Repelir mosquitos
Tradicionalmente, o Palo Santo é amplamente utilizado para repelir mosquitos. Também é dito que detém formigas, cupins e moscas.
Seu óleo essencial é composto principalmente de limoneno que tem propriedades inseticidas, por isso é usado em repelentes naturais de insetos.
Reduz a dor
Outro suposto benefício é o alívio da dor. As pessoas usam Palo Santo para tratar diferentes tipos de dor, incluindo:
- artrite
- dor de cabeça
- dor de garganta
Novamente, esse efeito pode estar relacionado ao limoneno que também tem propriedades analgésicas (analgésicas) e anti-inflamatórias inibir certas vias neuronais.
Melhorar a resposta ao estresse
Muitas pessoas acham o aroma de Palo Santo relaxante, por isso é comumente usado para aliviar o estresse. Acredita-se que ele tenha um efeito purificador no corpo e na mente.
Algumas pesquisas afirmam que o limoneno inalado é capaz de trazer propriedades anti-estresse e anti-ansiedade.
Simpatias com Palo Santo
Com a madeira
Para queimar palitos de madeira de palo santo:
- Acenda um palo santo com uma vela, isqueiro ou fósforo.
- Deixe a vara queimar por 30 segundos.
- Apague a chama. Coloque o palito em um prato refratário para deixar queimar.
- Ao usar lascas de madeira ou pó, coloque-os em um prato resistente ao calor. Acenda-os com um isqueiro ou fósforo e apague-os após 30 segundos.
Após aceso, caminhe pela casa e sopre a fumaça liberada pela madeira por todos os cantos dizendo:
- Com essa madeira sagrada e pela força dos ancestrais.
- Que essa energia purifique o meu lar e todos os que aqui habitam.
- Que essa fumaça possa penetrar nas paredes da casa e limpá-la de todas as energias ruins.
Em seguida, sopre o incenso para você ou faça uma concha com as mãos levando a fumaça até o seu corpo e diga:
- Eu purifico o meu corpo, por dentro e por fora.
- Que ele esteja livre de doenças e de más energias.
- Que ele possa ser um receptáculo de cura, luz e poder.
Com a resina
Para este método, você precisará de um incensário de resina, disco de carvão e areia. Você também pode usar cascalho ou outro material não combustível no lugar da areia.
- Encha o queimador de resina com areia.
- Pegue o disco de carvão com uma pinça. Aqueça um lado do disco com um isqueiro ou fósforo. Repita do outro lado.
- Coloque o carvão na areia. Espere até que uma fina camada de cinzas se forme por cima.
- Adicione a resina por cima do carvão. Conforme a resina derrete, ela libera seu aroma.
- Mergulhe o carvão na água quando terminar.
Você também pode adicionar resina e um óleo carreador a um aromatizador de óleo essencial.
- Passe por todos os cômodos da casa com o óleo fazendo com que o seu aroma penetre em todos os lugares.
Fixe o aroma nos cantos das paredes de toda a casa. Repita esse procedimento por três vezes. Você deve começar no cômodo mais fundo da casa e ir carregando a energia “suja” até a porta principal onde você deverá fazer menção de arremessa-la para fora de casa.
Palo Santo: Benefícios que vão além do que se imagina
Este incenso natural, extraído da árvore Bursera graveolens, é facilmente reconhecido pelo seu aroma. Entretanto, não é apenas um aroma intenso com um toque ligeiramente cítrico: com o Palo Santo, benefícios não faltam!
Largamente utilizado desde a antiguidade, o Palo Santo normalmente se destina tanto para fins espirituais quanto para fins curativos. Dessa forma, podemos considerá-lo um grande aliado energético que atua em nosso corpo e espírito. Continue nos acompanhando para saber sua origem e formas de utilização.
Palo Santo: benefícios, origens e curiosidadesAfinal, você sabe o que é o Palo Santo? Primeiramente, o termo “Palo Santo” se refere a “Madeira Santa” e é extraído de uma árvore aromática com propriedades medicinais e espirituais. Encontrada em grande quantidade no Equador, inclusive nas Ilhas Galápagos, essa árvore também está presente na Costa Rica, Peru, Honduras, México e Guatemala.
Com a finalidade de atrair harmonia, boa sorte e estabelecer uma comunicação com o mundo espiritual, o Palo Santo começou a ser utilizado pelos Xamãs Incas. Além disso, cerimônias de união incluíam o plantio dessa árvore pelo casal, simbolizando uma união duradoura e feliz.
Também utilizado para acender fogueiras sagradas, esse incenso natural fazia parte do dia a dia das pessoas daquela época. Dessa forma, a população buscava no Palo Santo, benefícios como limpar os ambientes em busca de atrair prosperidade.
Confira o vídeo abaixo que criamos sobre Palo Santo, seus benefícios e como usar.
Palo Santo, benefícios místicos e físicos
Para obter o Palo Santo, não basta tirar uma lasca da árvore Bursera graveolens. Ou seja, o processo é muito mais longo e significativo.
Primeiramente é preciso esperar que a árvore morra e que seu tronco descanse a céu aberto. Esse processo pode durar entre quatro e dez anos. Durante esse período, a madeira vai ganhando as características que conhecemos, como o seu cheiro calmante e cítrico na medida certa.
Dessa forma, a madeira concentra energia e propriedades medicinais que hoje conhecemos. Confira abaixo a lista de alguns dos benefícios.
- Repelente natural de mosquitos e outros insetos;
- Diminui a ansiedade;
- Reduz os efeitos do estresse;
- Afasta energias negativas;
- 21px;">Traz boa sorte;
- Relaxante;
- Aumenta a criatividade;
- Aprofunda a conexão de relacionamentos;
- Ajuda a meditar;
- Energizar cristais;
- Perfuma ambientes de forma duradoura.
Quanto às propriedades medicinais do Palo Santo, benefícios como antidepressivo, diurético, antirreumático, descongestionante e anti-séptico são notados. Sendo assim, dentre seus componentes, os principais são o Limoneno, Menthofuran e o Terpineol.
Essas três substâncias são responsáveis pela redução da ansiedade, aumentar a imunidade, descongestionante, estimular o bem-estar, e transmitir equilíbrio emocional.
Curiosidade sobre o Palo Santo: benefício em extinção?
Sim, existe um Palo Santo que está em extinção, mas não é esse. Vários fatores contribuíram para essa fake news circular pela web.
Primeiramente, a árvore que está em perigo de extinção é a Bulsenesia sarmientoi, que também é conhecida por Palo Santo. Entretanto, o Palo Santo que falamos é a Bursera graveolens.
O fato de terem o mesmo nome popular e serem utilizadas pelos seus benefícios acabou contribuindo para esse equívoco. Entretanto, há uma grande diferença entre ambas. As madeiras são de tonalidades bem diferentes, sendo a Bulsenesia sarmientoi escura e a Bursera graveolens clara.
Além disso, o outro “Palo Santo” é mais utilizado para construção de mobiliários e extração de seu óleo essencial.
Palo Santo em bastão, em serragem ou em incenso?
Você sabia que pode encontrar o Palo Santo em forma de bastão, serragem ou incenso? Dessa forma, você pode escolher a que mais lhe agrada e usufruir de seus benefícios.
Bastão
Ele pode vir tanto em forma de um pequeno toco de madeira ou um bastão feito de serragem prensada. Diferentemente do incenso e da serragem, essa forma que se apresenta tem uma queima mais demorada.
Existe uma técnica para acendê-lo e você deve evitá-lo se estiver com pressa. Sendo assim, posicione o bastão acima da chama de uma vela. Gire-o lentamente para que o fogo pegue em todos os pontos.
Assim que pegar fogo, deixe-o queimando por uns 20 segundos e depois o apague, deixando apenas a brasa. Dessa forma, a brasa irá consumir o bastão lentamente, liberando seu aroma e propriedades.
Aproveite para energizar seus cristais ou fazer uma limpeza energética no ambiente.
Serragem
Essa versão é feita de pequenas raspas da madeira seca. A utilização é bem simples e pode ser feita com a queima da serragem sozinha ou com algumas ervas. Tudo vai depender do que você está buscando.
Se você busca saúde, queime junto folhas de alecrim, capim-cidreira ou camomila. Entretanto, se você busca boas energias, experimente queimar com folhas de hortelã ou folhas de laranjeira . Agora, se você quer limpeza energética, adicione folhas de arruda, eucalipto ou manjericão.
Você pode fazer essa queima juntando todos os ingredientes em uma tigela. Comece a queima com a chama de uma vela ou até mesmo um fósforo.
Procure mentalizar o que está em busca e mantenha o sorriso nos lábios. Assim que pegar fogo, aguarde uns segundos e apague-o com cuidado, mantendo apenas as brasas.
Incenso
Essa forma também é bastante utilizada por ser mais simples. Entretanto, a queima é rápida e você pode fazê-la junto com outros incensos.
Caso vá praticar meditação ou yoga, mantenha o Palo Santo um pouco distante. Dessa forma a fumaça não vai perturbar e você terá acesso apenas ao aroma energizante.
Bônus: Chá de Palo Santo?
Sim, você sabia que também é possível fazer chá de Palo Santo? Entretanto, recomendamos que você procure a procedência para não fazer chá de uma lasca de madeira qualquer.
Os benefícios desse delicioso chá se dão pela presença de antioxidantes e fitoquímicos, como limoneno e α-terpineol, que ajudam a combater os danos dos radicais livres.
Faça a infusão de Palo Santo fervendo lascas por 15 minutos em fogo baixo. Deixe descansar por mais 5 minutos, filtre e beba.
Gostou de saber mais sobre o Palo Santo, benefícios medicinais e espirituais que ele traz com? Deixe seu comentário aqui embaixo. Vamos adorar ler sua mensagem!