Chá de eucalipto: para que serve, como fazer, contraindicações e mais!
Você conhece o chá de eucalipto?
O chá de eucalipto é conhecido na medicina popular por conter propriedades benéficas para a saúde, capaz de tratar diversas enfermidades, sobretudo, associadas a doenças no sistema respiratório. Asma, bronquite, rinite e sinusite são algumas das patologias que o seu uso é indicado.
Contudo, com a sua composição rica em antioxidantes, expectorantes, anti-inflamatórios, hipoglicemiantes, entre outros, os cuidados se estende por todo o corpo. Além disso, a planta pode ser utilizada externamente, tratando problemas de pele e bucal. Quando utilizado corretamente, os efeitos são sentidos de forma rápida.
A seguir, entenda mais sobre o eucalipto, como a sua história, origem, características e benefícios. Ainda, aprenda muitas dicas para que o seu chá fique perfeito e outras formas de inserir a planta para se manter sempre saudável e protegido contra gripes e resfriados. Para saber essas e outras informações, continue a leitura.
20px; padding-bottom: 11px; word-break: break-word;">Entendendo mais sobre o chá de eucalipto
O eucalipto é uma árvore cultivada em diversas partes do mundo, devido à qualidade da sua madeira, além do crescimento rápido. Há uma grande variação da espécie, por isso, nem todas são apropriadas para fins medicinais. A seguir, conheça um pouco mais sobre a origem e história da planta, os benefícios para a saúde e muito mais. Confira!
■Origem e história da planta eucalipto
Nativa da Austrália, Tasmânia e de outras localidades da Oceania, o Eucalipto (Eucalyptus) possui cerca de 730 espécies e o gênero utilizado para o chá recebe o nome científico de Eucalyptus globulus Labill. Há relatos de que as primeiras mudas chegaram ao Brasil entre 1825 a 1868, e cultivadas no Jardim Botânico e Museu Nacional do Rio de janeiro.
Nesse mesmo período também ocorreu o plantio de eucalipto nos estados de São Paulo e no Rio Grande do Sul. Contudo, só foi em 1868 que a plantação se iniciou, de fato, no sul do país. Dada a sua importância comercial, atualmente, são cerca de 5,5 milhões de hectares plantados e contínua em franca expansão.
■Características do eucalipto
De crescimento rápido, o eucalipto pode atingir até 90m de altura, suas folhas são compridas de cor verde-acinzentada, além de possuir pequenos frutos. A árvore se adapta bem em diferentes condições climáticas e de solo.
Devido à qualidade da madeira, a indústria de celulose a utiliza em grande escala na produção de papel, tecido, carvão vegetal, energia e muitas outras. Além disso, estudos clínicos comprovaram que as folhas de eucalipto são benéficas para a saúde, principalmente, no cuidado de doenças respiratórias.
■Benefícios do chá de eucalipto
O chá de Eucalipto é muito conhecido por seu forte aroma, sendo muito utilizado em doenças respiratórias e também auxiliando em gripes e resfriados. No entanto, a planta estende os seus benefícios para as seguintes comorbidades:
- Asma e bronquite;
- Diabetes;
- Problemas no fígado e na vesícula;
- Dores de cabeça;
- Trata feridas e picadas, provocadas por insetos;
- Elimina o mau hálito e a placa bacteriana nos dentes.
■Propriedades da planta eucalipto
Das folhas de eucalipto são extraídos o óleo essencial, onde estão concentrados a maior parte dos seus nutrientes e vitaminas. Nela estão presentes substâncias, como os flavonoides, triterpenos, cineol, terpineol, taninos e compostos fenólicos (ácido cinâmico e floroglucinol).
Logo, a planta possui propriedades anti-inflamatórias, antifúngica, bactericida, analgésicas, expectorantes, descongestionantes e imunoprotetores. Todos esses benefícios fazem dessa erva um excelente remédio caseiro para o tratamento de diversas doenças, além de proteger o organismo.
Para que serve o chá de eucalipto
Fonte de nutrientes e vitaminas, o chá de eucalipto possui inúmeras propriedades medicinais, sendo eficaz no combate e na prevenção de várias doenças. Neste tópico, listamos as principais funções da planta e como ela pode ajudar no dia a dia. Veja a seguir.
■Ajuda a tratar gripes e resfriados
Nariz entupido, coriza, dores de cabeça, febre alta e garganta inflamada são alguns sinais de gripe e resfriados. Em épocas mais frias esses sintomas costumam ser recorrente, trazendo uma grande preocupação, principalmente para quem tem a imunidade baixa e doenças respiratórias.
Por conter propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, analgésica e expectorantes, o chá de eucalipto é muito utilizado para ajudar no tratamento dessa enfermidade. Além disso, o óleo extraído da planta pode ser usado para fazer inalação e emplastro, acelerando o processo de cura.
■Estimula a imunidade
Tomar o chá de eucalipto com regularidade favorece o aumento da imunidade, mantendo o organismo protegido contra a ação de vírus e bactérias. Isso acontece devido os componentes presentes na erva, como os flavonoides, taninos e saponinas.
Esses e outros nutrientes são responsáveis por estimular a produção das células de defesa, especialmente, equilibrando os níveis de glóbulos brancos no sangue. Assim, o corpo consegue reagir rapidamente aos ataques dos agentes infecciosos, prevenindo, principalmente, de doenças respiratórias.
■Combate a tosse e o catarro
Crises respiratórias ou quadros gripais, quando não tratadas corretamente costumam provocar tosse persistente e o acúmulo de catarro, causando a sensação de “peito cheio”. O chá de eucalipto é rico em flavonoides, taninos, cineol, triterpenos e ácidos fenólicos, compostos que reduzem a infecção e ajudam a soltar a secreção presa nos pulmões.
■Melhora o sistema respiratório
Com o avanço das alterações climáticas e a emissão de poluentes no ar, doenças respiratórias, como rinite, sinusite, bronquite e asma se tornaram cada vez mais comuns. Através das plantas medicinais é possível fazer remédios caseiros para melhorar a respiração e aliviar as enfermidades mencionadas.
O chá de eucalipto é uma das ervas mais utilizadas para essa finalidade, pois contém cineol, um dos principais componentes da planta. Com ação descongestionante, ele desobstrui as vias aéreas e desentope o nariz. Quando feita a inalação com o vapor, promove a dilatação e o relaxamento dos brônquios, facilitando a chegada do ar nos pulmões.
■Alivia inflamações
O processo inflamatório é uma resposta para eliminar vírus, bactérias, parasitas ou quando ocorre lesões, provocadas por queimaduras e traumas. O corpo pode apresentar febre, inchaço nas articulações, dor intensa e vermelhidão. Dessa forma, o organismo reage combatendo e regenerando os danos no local.
Para aliviar a inflamação, o chá de eucalipto é uma grande aliada, pois contém cineol e terpineol, substâncias com propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Além disso, os flavonoides são antioxidantes poderosos para aumentar a resistência imunológica e combater os radicais livres.
■Combate infecções
O chá de eucalipto tem ação bactericida e fungicida, eficaz no combate de bactérias, fungos e vírus. Algumas pesquisas revelaram que a planta pode eliminar bactérias, como Streptococcus agalactiae, Staphylococcus aureus e Escherichia coli.
Esses agentes nocivos são responsáveis por causar infecções intestinais, urinárias e, em alguns casos, evolui até para a meningite. Portanto, para evitar que o seu corpo seja afetado, beba o chá com regularidade e tenha bons hábitos tanto na alimentação quanto a sua higiene.
■Auxilia na redução de açúcar no sangue
De acordo com estudos, o chá de eucalipto possui ação hipoglicemiante, o que pode auxiliar no controle de açúcar no sangue. Pessoas pré-diabéticas e diabéticas precisam manter os níveis de glicose equilibrados, para evitar o desenvolvimento de outras doenças graves e condições físicas, como perda da visão.
Entretanto, assim como o eucalipto e outras ervas medicinais, seus efeitos são complementares. Isto é, sem o tratamento com medicação, dieta balanceada e atividade física, não será possível reduzir as altas taxas de glicose. Além disso, o chá consumido em excesso e sem a orientação médica pode causar efeitos colaterais desagradáveis.
■Age no tratamento de dores no ciático
O ciático é o maior nervo do corpo que começa no final da coluna e desce pelos glúteos, pernas e termina nos pés. A dor no nervo ciático ocorre quando a região é comprimida ou inflama. Os sintomas mais comuns são: dificuldade de caminhar, permanecer com a coluna ereta e dores muito intensas que irradiam por toda a perna.
O tratamento, geralmente, é feito com ajuda de fisioterapia e medicação para controlar a dor. No entanto, plantas medicinais como o eucalipto podem ameniza o problema. Basta fazer uma compressa com o chá da erva e passar com uma gaze no local afetado por 10 minutos ou massagear com óleo essencial.