UMBRAL É UM PROCESSO DE PURGAÇÃO
Algumas pessoas acreditam que o umbral é uma zona cósmica para onde são enviados os espíritos maus, negativos, pecaminosos, que cometeram crimes durante sua encarnação. No entanto, a realidade do umbral não é esta. Para o umbral podem ir todas as pessoas que, durante a sua vida, acumularam emoções negativas, preocupações, culpas, mágoas, julgamentos, intolerância, ódios, etc.
Poucas pessoas sabem que o umbral tem essa característica muito importante: ele é uma zona de purgação. Essa ideia pode surpreender alguns, mas quando meditamos em sua essência, reconhecemos que ela faz todo sentido. Isso significa que os espíritos que se sintonizam com o umbral permanecem nele até purgar de dentro de si toda a negatividade que adquiriram no mundo. Eles precisam se purificar, ou seja, realizar essa limpeza em suas energias, para que possam ascender aos planos mais elevados da espiritualidade. Caso os espíritos não consigam se purificar no umbral, eles devem lá perdurar até conseguirem a libertação de todas as mazelas humanas que impedem sua entrada nos portões dos planos sutis.
Por exemplo, quando sentimos mágoa de um pessoa que nos fez mal, essa mágoa permanece dentro de nós, e fica constantemente voltando ao nosso pensamento, as vezes de forma obsessiva, até que consigamos nos livrar dela e perdoar. O mesmo ocorre no umbral: um espírito que foi prejudicado por outro e sente muita raiva, deverá permanecer no umbral sentindo essa raiva até conseguir se libertar dela e perdoar, ou ao menos diminuir o grau desse sentimento. Ao contrário da Terra, onde temos um corpo físico que abafa nossa natureza espiritual, os espíritos são livres e manifestam exatamente o que são de forma muito mais ativa e intensa.
Por esse motivo, se um espírito desencarna com raiva de alguém, essa raiva pode permanecer com ele e será muito mais forte comparado ao que era durante sua estada na Terra. Ele sentirá cada aspecto do seu ser fervilhar de raiva daquele que o prejudicou, e essa raiva queimará dentro dele até que ele consiga se desprender dela.
O processo funciona mais ou menos assim: o espírito vai repetindo suas emoções, ecoando seus pensamentos de ódio, mágoa, repulsa, culpa etc até, finalmente, conseguir a libertação deles. Ele vai repetindo as emoções e as situações que o prendem até esgota-las e se livrar delas. Assim que ele se desapega de tudo, ele pode ascender ao plano espiritual mais elevado e ir a uma região cósmica que corresponde ao adiantamento de sua alma até a vida atual.
Dessa forma, fica claro que o Umbral, antes de tudo, é um local de purgação, onde são purificadas as nossas imperfeições humanas, para que o espírito que somos possa se manifestar mais livremente e ascender aos planos superiores. É como se o espírito fosse a água e as impurezas do nosso ser uma lama misturada a essa água. Quanto mais impurezas precisamos retirar da água, maior a previsão de tempo que ficaremos no umbral. A água precisa se tornar o mais pura possível para que possa desaguar no mar espiritual de pureza.
Dessa forma, podemos dizer que o Umbral é uma espécie de filtro cósmico, onde se deve despojar toda a lama dos nossos apegos, ódios, vícios, erros, culpa, sofrimento, etc. O Umbral é, sem engano, apenas um local de passagem, uma antessala que nos conduz aos planos celestes. Nesse sentido, é um processo muito semelhante ao que no catolicismo se chama de "purgatório".
(Hugo Lapa)
Paz e bem a todos