OBSESSÃO ESPIRITUAL - BREVE ESTUDO
A obsessão é a ação persistente ou domínio que alguns Espíritos logram adquirir sobre certas pessoas. É praticada pelos Espíritos inferiores, que procuram dominar . Apresenta caracteres muito diversos, desde a simples influência moral, sem perceptíveis sinais exteriores, até a perturbação completa do organismo e das faculdades mentais.
(O livro dos Médiuns, XXIII/237)Um dos caracteres distintivos dos maus Espíritos é a imposição; eles dão ordens e querem ser obedecidos; os bons nunca se impõem; dão conselhos, e, se não são atendidos, retiram-se. Resulta daí que a impressão que em nós produzem os maus Espíritos é sempre penosa, fatigante e muitas vezes desagradável.
(O Que É O Espiritismo, II/72.)
CAUSA DA OBSESSÃO
Do mesmo modo que as doenças resultam das imperfeições físicas, que tornam o corpo acessível às influências perniciosas exteriores, a obsessão é sempre o resultado de uma imperfeição moral, que dá acesso a um Espírito mau.
(O Evangelho segundo o Espiritismo;XXVIII/81)
GRAUS DA OBSESSÃO
Obsessão simples : ação inoportuna e desagradável, em que um Espírito se agarra à pessoa com tenacidade, causando malestar generalizado.
Fascinação : é uma ilusão produzida pela diretamente na mente do obsidiado (idéias fixas, imagens hipnotizantes, mágoas, fantasias etc.). Nessa situação, o obsessor é ardiloso e hipócrita, simulando falsa virtude.
Subjugação : é uma constrição, moral ou física, que paralisa a vontade do que a sofre e o faz agir a seu mau grado.
(O livro dos Médiuns, XXIII/237-241)
AS ACTERÍSTICAS DA OBSESSÃO
Os Espíritos maus pululam em torno da Terra, em virtude da inferioridade moral de seus habitantes. A ação malfazeja que eles desenvolvem faz parte dos flagelos com que a Humanidade se vê a braços neste mundo. A obsessão, como as enfermidades e todas as tribulações da vida, deve ser considerada prova ou expiação e como tal aceita.
Quase sempre, a obsessão exprime a vingança que um Espírito tira e que com freqüência se radica nas relações que o obsidiado manteve com ele em precedente existência. Nos casos de obsessão grave, o obsidiado se acha como que envolvido e impregnado de um fluido pernicioso, que neutraliza a ação dos fluidos salutares e os repele.
( O Evangelho segundo o Espiritismo;XXVIII/81)
Imagem: Google