Símbolos de proteção: o que são e alguns dos mais poderosos
Os humanos são conhecidos por simbolizar tudo, desde símbolos de proteção até as formas da geometria sagrada, tudo representa algo.
De fato, existem tantos símbolos de proteção que identificamos na vida cotidiana, dependendo da parte do país em que você reside - 'Suástica' na Índia, 'Ankh' no Egito ou a 'Cruz' no Ocidente.
Mas a maioria deles não consegue registrar em nossas mentes devido à nossa ignorância.
Assim, neste post do Bhalai, vamos discutir alguns símbolos de proteção comuns e exclusivos que oferecem segurança à humanidade desde tempos imemoriais. Que eles sirvam de inspiração para as pessoas que querem usá-los, seja em joias ou até mesmo em tatuagens ou mandalas.
O que são símbolos de proteção?
O mundo tem ambos, o bem e o mal. Enquanto o primeiro reforça a fé, o último desafia a humanidade de várias maneiras. Isso ameaçou sua sobrevivência e exigiu um resgate, em uma tentativa de salvaguardar sua necessidade básica de segurança.
Como resultado, vários símbolos surgiram para proteger a humanidade e afastar o mau-olhado, espíritos, coisas desconhecidas, demônios e energias negativas. A existência desses símbolos é tão primitiva quanto a humanidade e pertence a várias culturas em todo o mundo.
De gregos, egípcios, nativos americanos ou mesmo cristãos, cada um dos símbolos protetores, embora tivesse o mesmo propósito, emergiu com diferentes tipos de energia.
Na história antiga, esses símbolos eram a esperança divina em tempos difíceis de guerra, catástrofe da natureza ou mesmo um ataque de animais selvagens. As pessoas o usavam em suas vidas diárias de várias formas para evitar o abuso, a destruição ou a morte que se acreditava ter sido causada pelo mal.
Ainda hoje, esses símbolos são igualmente poderosos e, se empregados pelo certo para o propósito certo, podem protegê-lo do mal que o cerca.
Então, vamos entender alguns desses símbolos de proteção em detalhes:
Os símbolos de proteção mais conhecidos do planeta
O septagrama, ou estrela de sete pontas: símbolo de proteção astrológico
A estrela de sete pontas usa harmonia para reunir os sete chakras diferentes, ligando seus sete pontos para formar uma sinergia de poder. Para aqueles que lutam para entender o divino ou canalizar os múltiplos aspectos da vida em direção a um objetivo comum, o Septagrama pode dar uma mãozinha.
A estrela de sete pontas também destaca os sete dias da semana, os sete elementos e o sétimo sentido, lançando luz sobre o que afeta a todos nós, o tempo, a dimensão e a percepção. O centro da figura simboliza parceria e desenvolvimento simultâneo.
A estrela sete pontas é conhecida por possuir a força dos sete planetas e os sete versos do Alcorão. Sua infinidade de simbolismo permitiu que ele encontrasse seu caminho nas bandeiras, nas forças de segurança, na religião e no mundo do entretenimento. Apesar de não ser um símbolo de proteção tão famoso quanto a estrela de 5 pontas (ou pentáculo, que vamos ver mais abaixo), ela sem dúvida vai atrair coisas boas para você.
As Bindrunes: símbolo de proteção rúnico
As Bindrunes (Bind-runes) são símbolos de proteção baseados nas runas vikings. Uma Bindrune protetora emerge quando alguém extrai um sigilo de seu próprio entendimento e fé. A forma mais verdadeira de proteção, um Bindrune é exclusivo para sua aura e funciona para sua forma individual.
Exemplos ao longo da história, combinando harmonia, solidão e runas de intenção surgiram para destacar variedades de Bindrunes, onde o portador constrói uma relação com o encanto. Raramente usado para outra magia, Bindrunes capacita os necessitados com uma centelha de entusiasmo e segurança.
Normalmente, Bind Runes mostram conectividade sendo desenhadas em um único traço vertical. No entanto, a história mostra que certas runas são escritas separadamente para emitir uma forte força mística. As runas sempre confundiram os leitores por causa de sua flexibilidade e variedade.
O Hexagrama de Salomão: símbolo de proteção do judaísmo
Uma estrela de seis pontas, o hexagrama de Salomão deriva seu verdadeiro propósito da união de dois triângulos. Cada triângulo foi interpretado para provar a importância dos influenciadores opostos polares na mente humana.
Uma interseção de elementos fogo e água, de céu e inferno, de extensão e bênção, o hexagrama leva o nome do Rei Salomão, conhecido por seu controle sobre espíritos indisciplinados. Usado como um selo, o hexagrama protege a humanidade estendendo nossa mão em direção ao divino e permitindo que o apoio de Deus alcance a humanidade.
O símbolo também é chamado de Estrela de Davi no Judaísmo, onde o governo de Deus sobre as seis direções, norte, sul, leste, oeste, para cima e para baixo, salva o portador das trevas.
A tartaruga: símbolo de proteção ancestral
A tartaruga, como símbolo de proteção, surge da crença dos nativos americanos em corpos celestes, especialmente aqueles com desenhos de animais e retratos geométricos. O pensamento era confiar na forma física de um animal como o portador da tocha da longevidade e da divindade.
Como um símbolo, a Tartaruga nos conecta à Mãe Terra, com sua longa vida e aterramento, mesmo quando a jornada pode se tornar difícil. Como forma física, sua casca dura exemplifica perseverança e força emocional.
Simbolicamente, é conhecido por trazer calma e paciência, principalmente para quem carrega nas costas um estranho peso de luta. A tartaruga também desempenha um papel importante nas histórias de vitória, dor e aprendizado ensinadas a crianças ao longo dos anos.
A Cruz: o símbolo de proteção do cristianismo
Um símbolo de proteção comum na religião do Cristianismo, na verdade emerge da história pagã (basta lembrar que os romanos eram pagãos quando pregaram Jesus Cristo na Cruz).
Hoje ela é claramente um lembrete sobre o sacrifício da vida por Jesus e tem sido amplamente usada em todas as formas de arte, agindo como um lembrete do poder de cura, sacrifício e amor. O poder da Cruz vai longe para oferecer proteção ao usuário.
Além de ser um símbolo de proteção contra todas as mazelas do dia a dia, a cruz é um símbolo de abnegação e, mais importante de tudo, fé. Sua proteção, inclusive, reside nesta fé de que os ensinamentos de Jesus (e seu sacrifício pela humanidade), vão livrar-nos das provações.
O Pentáculo, símbolo de proteção da magia branca
O Pentáculo representa os elementos eternos de fogo, água, ar, água e espírito.
A estrela de cinco pontas conecta a essência do Espírito abrangendo todas as formas de matéria. O símbolo mais conhecido da religião Wicca, ele traz direção para todos os aspectos de nossa vida.
Pela sua projeção recente em vários filmes e elementos da cultura pop, o pentáculo é hoje, talvez, um dos símbolos de proteção mais conhecidos no Ocidente.
A Lua Tripla: um símbolo de proteção feminino
O símbolo da Lua Tripla integra a história de pagãos e, mais recentemente, dos fies à religião Wicca, destacando as diferentes fases de crescimento e dimensões de uma mulher. A relevância está no mistério e na sabedoria que o encanto traz consigo. É sem dúvida um dos símbolos de proteção mais femininos que existem.
Com três fases da Deusa da Lua conhecidas como Crescente e Minguante, este símbolo também mescla as três fases da feminilidade: uma jovem donzela, uma mãe e uma velha. Pureza e entusiasmo de uma donzela evoluindo para estabilidade e realização em uma mãe, permitem que a sabedoria e a plenitude se desenvolvam em uma mulher idosa.
Representa a Deusa Tríplice, que se acredita capacitá-lo e mantê-lo seguro ao manter essa representação próxima.
A cruz solar: um símbolo de proteção celta
Sendo a personificação do corpo celeste mais poderoso, o Sol, a Cruz Solar tem sido um símbolo de proteção usado magnanimamente, mesmo antes da Idade do Bronze. Desde os tempos muito antes dos romanos e até os dias de hoje, a cruz solar se mantém bastante popular.
A Cruz Solar teve diferentes representações ao longo do tempo, como combate às energias negativas ou estar do lado das sombras. Portanto, seja cauteloso antes de confiar neste símbolo.
Ela é um dos símbolos de proteção fornecem o poder da luz, o poder do movimento e o poder das estações. A Cruz, no centro do círculo, combina o poder dos guardiões das Quatro Direções, enquanto o círculo que a supera, é a bênção do Deus Sol para proteger a interseção da magia antiga.
As lanças cruzadas: símbolo de proteção do poder da guerra
Um símbolo de proteção simples, mas dominante, as lanças cruzadas atuam como um escudo contra o mau-olhado. Um cruzamento de lanças, machados ou espadas, para construir proteção na batalha inspirou este símbolo, especialmente durante os tempos em que faltava a alfabetização formal.
Uma parte das oito Runas das Bruxas, seu verdadeiro poder está em bloquear o conflito e simplificar os adversários. A magia que traz é psíquica, permitindo que a alma lute calmamente em batalhas internas e se recomponha externamente.
Conhecida por se posicionar em tempos de desacordo (como as guerras), a Lança Cruzada ergue-se em tempos de guerra ou estratégia. Um símbolo poderoso para homens e mulheres, ajuda a combater as tempestades.
A Triquetra: um símbolo de proteção para amuletos
Esse símbolo de proteção é inspirado em um nó, sento portanto o símbolo de proteção do entrelaçamento. Quando você escolhe entre os amuletos protetores, o Triquetra simboliza a eternidade, reunindo as bênçãos da Santíssima Trindade das Deusas. O nó representa um vínculo ininterrupto entre o usuário e o divino, guiando-o em direção ao poder dos três reinos.
As três Deusas, da inocência, da criação e da sabedoria, fundem-se para formar um signo poderoso e intensificar a crença e a força do titular. O símbolo sempre foi visto esculpido em corpos humanos, através de civilizações e história, para ajudar a humanidade a atingir seu verdadeiro objetivo.
O que é único sobre este símbolo é que ele representa o poder dos três, como mente, corpo e alma ou terra, céu e céu. Ele continua explicando como tudo o que você dá, volta em três partes.
O espiral: o símbolo de proteção para evoluir
A espiral foi cobiçada como parte das Runas das Bruxas, onde se grava em várias formas de vida ao longo do tempo e do espaço.
Como um amuleto , o usuário entende o impacto da energia vital no corpo, encontra o crescimento e a certeza, junto com o desejo de evoluir.
Um símbolo sagrado, é conhecido por ser amplamente respeitado pelas massas.
A chave da vida (Ankh): o símbolo de proteção na imortalidade
Um poderoso símbolo de proteção, o Ankh também é conhecido como a 'Chave da Vida'.
Como amuleto, o Ankh é um símbolo da imortalidade e acredita-se que traz boa sorte e fortuna.
As Sagradas Escrituras têm representado deuses egípcios carregando o símbolo, que combina uma barra horizontal e uma vertical, cada uma das quais simboliza a energia feminina e masculina, respectivamente, junto com um laço para mostrar o sol nascente.
Atualmente, seu caráter ancestral tem sido muito apreciado para a confecção de amuletos e tatuagens.
Apesar de muito antigo, esse símbolo de proteção ainda tem seu caráter moderno e atemporal.
O olho de Hórus: o símbolo de proteção Egípcio
O olho de Hórus surge como uma parte importante da história do antigo Egito, onde é conhecido por proteger os vivos e os mortos do mau-olhado.
Como um amuleto protetor, ele afasta feitiços, maldições ou até mesmo inveja daqueles que o seguram por perto. Sua história também significa a gravidade do sacrifício e da família.
O escaravelho: outro símbolo de proteção egípcio
O escaravelho é um símbolo de proteção inspirado no besouro de esterco, inseto associado à manifestação e à luz do sol. O escaravelho faz parte das antiguidades egípcias, disponível em diversos materiais, com o escaravelho-selo ganhando popularidade.
O escaravelho origina-se da fé na criação do besouro de esterco e seu poder de nascimento, dando esperança à humanidade sobre o renascimento e proteção contra os perigos do submundo. Normalmente usado como um colar, o símbolo é um dos raros amuletos egípcios que tem suas origens na forma animal.
Como um artefato moderno, tem significado o ciclo celestial desde a idade do bronze. Antigamente, um besouro de esterco real era usado para fazer anéis de escaravelho, para permitir que a força vital do besouro aumentasse a manifestação do símbolo.
A lua crescente: símbolo de proteção islâmico
A lua crescente vem da cultura islâmica, onde garante a vitória sobre o mal. A lua prova progressão e vontade de lutar, enquanto a estrela mostra conhecimento. O símbolo prova que o portador tem o controle sobre as cinco religiões do Islã e as habilidades essenciais para sair vitorioso.
No entanto, tem sido uma parte do hinduísmo, visto no topo da cabeça do Senhor Shiva, dando-lhe o poder de perseverança e domínio do tempo. Um símbolo alquímico da prata, a lua crescente também foi uma protetora da castidade.
A lua crescente é frequentemente acompanhada por uma estrela, como visto na Bandeira do Egito, onde significa luz e otimismo, mesmo em tempos de adversidade.
A Roda de Hecate: símbolo de proteção grego
Uma bênção da Deusa grega, Hécate , o símbolo traz prosperidade e desenvolvimento combinado para quem a usa. Hécate, a Deusa da Lua é conhecida por abençoar famílias, governou a terra, o céu e o mar, foi uma guia, uma protetora e uma tomadora de decisões para seus seguidores.
A roda de Hécate é uma combinação de uma espiral circular mostrando crescimento, uma serpente labiríntica mostrando renascimento, agindo como um emblema de renovação para um crente. A roda continua girando conforme você cresce, física, mental ou emocionalmente.
Outra interpretação reside no conceito de renascimento, onde a roda deriva significado de seres misteriosos chamados 'linces' que irradiam pensamentos divinos.
O nó de Inanna: símbolo de proteção mesopotâmico
Inanna era a deusa mesopotâmica da guerra e da sexualidade, a contraparte da deusa grega Atenas. O nó de Inanna é derivado do símbolo que foi inscrito como parte do cajado da deusa, usado para criação de gado e segurança.
O nó salvaguarda a humanidade, com a forma em gancho servindo como uma memória do barco de junco construído por Inanna para salvar o mundo. O nó é muito usado por fazendeiros, já que também tem um histórico de fortuna agrícola.
O feixe de juncos mostra o poder da unidade e conecta o portador aos três animais simbólicos da Deusa Inanna, o Leão guerreiro, a pomba pacífica e o morcego cauteloso.
A mão de Fátima, ou Hamsa: símbolo de proteção universal
Emergindo da cultura do Oriente Médio, o símbolo Hamsa representa a deusa fenícia Tanit. O símbolo é uma simbolização em forma de mão dos cinco chakras do budismo, retratando cinco bênçãos: Amor, Dinheiro, Saúde, Sabedoria e Poder. Impede que a energia negativa atinja sua aura.
Este símbolo de proteção de um olho incrustado na palma de uma mão aberta teve vários outros nomes ao longo dos tempos, incluindo o olho de Fátima, a mão de Fátima e a mão de Miriam. A forma às vezes é reproduzida naturalmente e outras vezes simetricamente com um segundo polegar substituindo o dedo mínimo.
O hamsa foi interpretado de várias maneiras pelos estudiosos como um amuleto judeu, cristão ou islâmico e como um símbolo pagão de fertilidade. No entanto, mesmo que a forma mágica permaneça envolta em mistério e estudiosos debatam quase todos os aspectos de seu surgimento, ela é reconhecida hoje como um amuleto cabalístico e um símbolo importante na arte judaica.
A flor de lótus: símbolo de proteção budista
Conhecida por fazer parte da cultura budista e egípcia, esta flor mística desabrochando desperta o poder regenerativo da mente e da alma humana. Este símbolo é inspirado na flor de lótus verdadeira (da planta), que é linda e pura, sempre emergindo das águas lamacenta onde crescem as lótus.
Com o Lótus, você pode florescer e ser ileso, quando em sua jornada para a vida eterna.
Saber sobre seu poder e potencial pode promover o perdão, a compaixão e a iluminação.
O dragão: símbolo de proteção chinês
Uma manifestação da história chinesa, o Dragão é o portador auspicioso de espiritualidade e proteção. Por isso, figuras estilizadas de dragões orientais são usados como símbolos de proteção para diversas situações.
O dever primordial de proteger os corpos d'água retrata a importância do cuidado, do poder e do individualismo. É interessante notar que, na conotação Oriental, os dragões são criaturas de água e não de fogo, como no ocidente. Comentamos mais sobre isso em nosso post sobre o que significa sonhar com dragões.
No entanto, deve-se estar ciente das diferentes interpretações da essência desse símbolo.
Om: o símbolo de proteção indiano
Om, uma interpretação da sagrada trindade, denota o som sagrado que nos conecta ao divino.
A trindade traz os céus, a terra e o mundo subterrâneo, capacitando-nos com o poder necessário para abrir o terceiro olho. Você deve ler sobre seu impacto positivo em nossa alma e a habilidade mágica de curar nossa alma.
O símbolo Om representa a unificação dentro do hinduísmo. As pessoas pensam no Om como uma forma de reunir essas três partes de si mesmo - a mente, o corpo e o espírito.
Om também tem ligações com o budismo, onde se refere à compaixão e conexão. E no Jainismo, é frequentemente usado em referência a Pañca-Parameṣṭhi, ou os cinco seres supremos da antiga religião indiana.
O signo de marte: símbolo de proteção dos romanos em guerra
Uma parte da história romana, Marte, o deus romano da guerra é canalizado através do símbolo do signo de Marte. Um símbolo extremamente marcial e agressivo, só deve ser usado em tempos de extrema necessidade e conflito.
O Signo de Marte vem com virilidade, energia de guerreiro e poder de banimento. A magia é canais, não é simplesmente para proteger o portador, é para amaldiçoar e quebrar qualquer um que esteja em seus pés. Pise com cuidado, pois seu poder não pode ser revertido ou ignorado.
A ferradura: símbolo de sorte e proteção dos romanos
Uma ferramenta primária entre os antigos símbolos do Império Romano para afastar a praga, a Ferradura ganha valor com seu poder de salvar a humanidade dos infelizes. O poder sobrenatural do encanto levou ao seu uso em igrejas, residências e instituições, até mesmo em cervejarias de Londres.
Sua forma “C” é frequentemente comparada com Cristo e com o amuleto pode ser usado para curar, reconectar e energizar a forma humana. A ferradura é geralmente feita de ferro, o metal mágico que é aquecido para incapacitar os espíritos malignos.
O apanhador de sonhos: símbolo de proteção dos índios norte-americanos
Um apanhador de sonhos é um amuleto autêntico que traz bons sonhos e boa sorte. A forma circular simboliza o círculo da vida, com a teia central destinada a capturar pesadelos e males da noite.
Os crentes usam-no mantendo-o fechado durante o sono e também ao redor do pescoço para afastar a energia negativa.
Atualmente, é tanto um amuleto quanto um símbolo muito conhecido. Várias pessoas fazem tatuagens com esses apanhadores, ou os usam como peças decorativas de suas casas.
Como funcionam os símbolos de proteção
Todos nós, pelo menos uma vez na vida, acreditamos nesses símbolos de proteção e os utilizamos para nossa segurança. Os humanos atribuíram conceitos específicos a elementos simbólicos, cuja visão nos conecta imediatamente a esses conceitos. Assim, os símbolos são uma forma estranha de explorar o poder interior.
No entanto, os poderes desses símbolos são apoiados por três teorias gerais. Vamos entender cada uma individualmente.
A teoria da energia para os símbolos de proteção
Tudo neste universo é dirigido por energia. Esta energia tem nomes diferentes em todo o mundo, dependendo da cultura, como Chi, Prana, Ki, PSI. No entanto, independentemente do nome, todos eles falam sobre o mesmo poder. Acredita-se que ele atue como combustível para todas as atividades mágicas que posteriormente dão origem a energias específicas em certos signos e símbolos.
Esses símbolos percorrem um longo caminho na história. Mesmo desde os tempos medievais, as pessoas se beneficiaram de seu poder. Agora, como esses símbolos de proteção estão em uso há cerca de mil anos, eles são carregados com qualidades específicas mais do que os outros.
Por exemplo, o ankh, que existe como símbolo de proteção desde muito tempo, acumulou mais energia protetora em todos esses anos. Isso também diz que, se você decidir realizar o poder dos símbolos de proteção, também poderá capitalizar sua energia coletiva.
A teoria da radiação de forma
De acordo com a teoria da radiação de forma, existem várias formas e figuras na geometria que têm energias específicas. Eles são considerados sagrados no universo e acredita-se que emitem energias poderosas que podem servir à humanidade de muitas maneiras.
Quando você trabalha com a magia de símbolos e aprende a controlar o poder da geometria sagrada, ela pode fornecer um impulso de energia, escudo de proteção e intenção concentrada.
A teoria da crença para os símbolos de proteção
Essa teoria funciona com base em um lema simples: Funciona porque você acredita nela.
Bem, quem pode negar isso? A crença se manifesta de maneiras estranhas e em termos de magia, certamente é o aspecto mais poderoso. É uma loucura como esses símbolos são apenas ferramentas que podem acender o poder oculto em sua própria mente.
Embora a teoria da energia e a teoria da radiação de forma sejam científicas, a teoria da crença trata principalmente da psicologia
Todas as três teorias funcionam em bases diferentes, mas até o momento em que a magia funcione e oriente a proteção em sua vida, realmente não importa o que aconteceu nela.
Aumentando o poder dos símbolos de proteção
A energia dos símbolos de proteção pode ser intensificada ainda mais visualizando o efeito posterior desejado. Por exemplo, se você quiser que o pentagrama o ajude com proteção contra os demônios em sua mente, segure a representação deste símbolo desenhado em papel, ou esculpido em metal ou qualquer outra forma e imagine que ele está lhe dando toda a proteção que você necessidade.
Visualize que toda a energia está fluindo através desse símbolo e sendo armazenada. Agora mantenha esta representação do símbolo bem perto de você. Toda vez que você quiser buscar proteção, pense nisso como uma sensação de segurança irradiando dela e abrangendo sua aura.