Você sabe o que é gnomo? Conheça esses seres mágicos!
Você sabe o que é gnomo? Conheça esses seres mágicos!
Gnomos são pequenas criaturas, que em média possuem 45 centímetros de altura e vivem embaixo da terra. Existem muitos registros de pessoas da antiguidade antes de cristo, que afirmam ter tido contato com esses seres, e explicam o que é gnomo.
Dentre essas pessoas que relataram o encontro, estão um governador de uma província Romana no Egito, Publius Octavius; e um alquimista Suíço chamado de Paracelso, pai da toxicologia.
O primeiro conta que viu um ser de estatura muito pequena, meio velho, vestindo camisa azul e calça verde, com a barba branca. Ele também conta que o gnomo falava sua língua um pouco misturada com uma língua desconhecida e muito diferente. Ele viu a criatura outras vezes cuidando dos animais.
Já Paracelso, tinha a crença de que esses seres eram a representação dos elementos da natureza, não como demônios, a forma que a igreja acreditava na época, mas sim como parte importante da criação de Deus e que deviam ser estudados com muito respeito.
30px; margin: 27px 0px 17px; overflow-wrap: break-word;">Características dos gnomos
Em praticamente qualquer cultura que resgate a memória dos gnomos, eles estão completamente relacionados com a natureza, ou seja, são tidos como seres elementais, cujos poderes estão atrelados à força dos elementos.
Os gnomos especificamente, estão relacionados à terra, mas seus poderes podem estar ligados a todos os elementos naturais, graças a sua extrema inteligência e ancestralidade. Eles moram também em tronco de árvores e vivem em meio à natureza, ou seja, jardins e florestas.
30px; margin: 27px 0px 17px; overflow-wrap: break-word;">História dos gnomos
No geral, a história conta que os gnomos não gostam de se comunicar com os seres humanos, e só fazem isso quando encontram alguém com um coração realmente puro e forte. A essas pessoas que têm a dádiva de conseguir contato com um gnomo, é dado muitos presentes e riquezas.
Por viverem no subsolo terrestre, eles têm a capacidade de se locomover normal e livremente no meio da terra sólida, como pássaros se movimentam nos ares. Assim como, em muitos relatos sobre o que é um gnomo, eles são tidos como guardiões de minas terrestres que guardam muitos tesouros, como ouro e diamantes.
Os poderes dos gnomos
Os gnomos praticam uma magia ancestral ligada à natureza, por isso podem controlar o vento, a terra, o fogo, a água, além de terem domínio sobre as florestas.
O que se diz, é que eles se afastaram das civilizações humanas, por causa do desmatamento e a falta de cuidado com a natureza, que consequentemente afetava o habitat natural deles.
Por causa de seu conhecimento ancestral, eles têm uma facilidade impressionante em relação à prever o clima, os relatos contam que os gnomos dizem “podemos sentir nos ossos” como se fosse algo que eles simplesmente já nascem tendo.
Mas outras histórias contam que isso se dá por causa de sua facilidade em sentir as coisas na natureza, como o vento, entender os pássaros, perceber as nuvens e a umidade do ar, a partir disso, podem prever com muita exatidão o clima do lugar onde estão.
A distinção entre os gnomos
O que se diz sobre eles, é que exceto o Rei deles, Ghob, são todos iguais em relação a possuir bens materiais, não existe rico e pobre, tudo é de todos. Tanto que uma das condições para presentear humanos que os ajudam, é que eles compartilhem as riquezas que receberão.
Os gnomos bons geralmente são identificados por seu chapéu pontudo vermelho e a camisa azul;
O gnomos maus, se vestem de preto e cinza, são extremamente mal-humorados e praticam uma magia ruim.
Magia dos gnomos
A magia dos gnomos maus é muito poderosa, quando usada contra alguém pode até matar. Eles são muito conhecidos por travarem grandes guerras contra os duendes, envenenarem a natureza e estragarem alimentos.
Os gnomos machos são tidos como criaturas de aparência nada agradável. Já as fêmeas, além da aparência muito linda e delicada, são um pouco menores que os machos. Mais uma vez a representação do dualismo entre forças opositoras!
Gnomo verde
Existem algumas menções sobre gnomos verdes em várias histórias, no entanto essa é uma variação da cultura nórdica, da Irlanda, de onde vem os seres mágicos com nome de Leprechaun eles são a variação nórdica dos gnomos encontrados na cultura latino americana.
Gnomo na garrafa
Esse é um costume “abrasileirado” onde acredita-se que os “garraduendes” são seres familiares, e que gostam de ser acolhidos nos lares das pessoas. A ideia é que você cuide desse ser e o faça mimos.
Ao fazer isso, cuidar com carinho e mimá-lo, ele te retribuirá em até 10 vezes mais. Há muitos relatos de que as pessoas que o alimentaram com frutas e abriram a tampa da garrafa para que o duende respirasse, receberam grandes benção em suas vidas.
No entanto, se você fizer promessas ao “garraduende’ e não cumprir, ou não cuidar deles com carinho, as coisas na sua casa passarão a desaparecer, e você começará a ter experiências um tanto desagradáveis.
O que é gnomo na Astrologia?
Os gnomos na astrologia são associados aos signos da terra. São eles Touro, Capricórnio e Virgem, ou seja, esses signos estão relacionados tanto às características da terra e da natureza, quanto aos gnomos que são os seres que representam o elemento terra.
Quanto às demais coisas, os gnomos na espiritualidade, são comparados aos magos e bruxas, por causa de seu grande conhecimento em magias, e a sua atuação na natureza.Agora, você pode também entender como utilizar os 4 elementos da natureza a seu favor:
Lucas, é um jovem apaixonado pela leitura e escrita, mas sempre que pode, gosta de se aventurar pelo mundo da gastronomia. Está em formação para ser Jornalista e constantemente busca por novos aprendizados e experiências. A missão dele envolve o desenvolvimento das pessoas através daquilo que escreve, de forma leve, e prática, em busca de propagar conteúdos empáticos e falar sobre temas relacionados com autoconhecimento, liberdade e respeito. Sempre prezando pela complexidade do universo particular e interior. Além de respeitar as cargas emocionais e culturais de cada indivíduo ao abordar temas como: religião, amor e outras vertentes da vida espiritual.
Gnomos existem? Tem um morando no meu quintal?
Com seus chapéus pontudos e barbas brancas e espessas, quase todo mundo reconhece essa criaturinha encantadora e misteriosa. Mas afinal gnomos existem?
Os gnomos são um dos mais antigos mitos sobreviventes relacionados à natureza. Se você adora essas criaturas lendárias, veio ao lugar certo! Vamos falar tudo sobre eles!Gnomos – aquelas miniaturas humanas com barbas longas – são seres míticos com um passado estranho e interessante. A palavra “gnomo” vem do latim gnomus, que tem raízes nos antigos termos relacionados a conhecimento do tesouro escondido e morador da terra.
Reza a lenda que os gnomos vivem no subsolo, onde protegem a fauna e a flora. Além do mais, esse é o local mais seguro para guardarem seus tesouros. Supostamente, raios de sol poderiam transformar um gnomo em pedra (será que é por isso que tem tantas estátuas de gnomos no jardim da casa da minha mãe?!).
A maior parte do folclore que se refere a seres semelhantes a gnomos tem origem principalmente em países europeus, como:
Alemanha, com seus gnom;
Islândia, com os voettir;
Irlanda, com seus famosos leprechauns;
Suíça e França com os assustadores barbegazi;
Países da Escandinávia com os tomte ou nisse.
Tradicionalmente, os gnomos eram responsáveis por muitos dos processos ocultos da flora e fauna, sendo considerados símbolos importantes para os agricultores do norte da Europa.
Logo, não é difícil de imaginar o motivo de vermos tantas decorações de gnomos em nossos jardins e em áreas relacionadas à natureza. Essa prática começou em 1800 e perdura até hoje.
Mas e aí, eles existem? Para mim, sim (e para muitos também!)
Gnomos existem e estão sendo aprisionados?
Para quem acredita na existência desses elementos que fazem a manutenção da vida na Terra, podemos dizer que a prática do gnomo na garrafa é uma tremenda crueldade. Pensa comigo, você gostaria de ficar presa em uma garrafa realizando desejos de uma pessoa?
Lembrou dos “gênios da lâmpada”? É mais ou menos isso. Só que o ser livre e que tanto aprecia a vida, está preso contra a vontade. Entretanto, para aqueles que acreditam, mas acham impossível prender um elemental, acham que trata-se apenas de uma decoração.
De qualquer forma, vemos pessoas comprando os gnomos na garrafa, colocando pires com leite e pedaços de frutas para satisfazê-los. Minha opinião: eu deixaria eles bem longe de garrafas e trataria de alimentá-los livremente em meu jardim, afinal, eles são forças da natureza.
Gnomos existem e são coloridos!
Quando era criança, eu tinha uma coleção de mais de uma dezena de esculturas de gnomos. A coleção começou com a minha mãe e, pro final, era eu quem comprava mais e mais gnomos.
Tínhamos de todas as cores e a minha meta era ter todas as cores do arco-íris. O que eu não sabia na época é que cada um tinha um significado e atraía uma energia diferente.
Gnomo verde: sorte;
Gnomo amarelo: dinheiro, abundância;
Gnomo vermelho: paixão;
Gnomo rosa; amor;
Gnomo lilás (roxo): paz;
Gnomo azul: calmaria;
Gnomo laranja: criatividade
Cada um tinha um nome e uma função, mas eu apenas queria que eles ficassem juntos para terem uns aos outros como família. Vez ou outra, eu deixava um pedacinho de biscoito, uma gotinha de mel ou até mesmo “esquecia” meu copo de leite perto deles.
Meus gnomos foram muito bem tratados, tinham um jardim lindo, mas preferiam ficar em casa mesmo. Segundo minha avó, lá era mais quente que na rua e eles precisavam se abrigar.
Por fim, só posso dizer que tive uma infância mais feliz com eles, mesmo sem saber exatamente se gnomos existem e o que eles poderiam fazer por mim.
Gnomo de verdade é uma força da natureza! Liberte-os!
Sim, muitos acreditam fielmente no poder dos gnomos e que eles não podem viver em cativeiros (muito menos em garrafas). Jardins seriam equiparados a “zoológicos de pobres gnomos”.
26px; margin-top: 0px; overflow-wrap: break-word;">Dessa forma, um grupo despretensioso de pessoas, tanto nos EUA quanto na Europa (mais especificamente na França) decidiu libertar todos os gnomos que encontrassem.
E foi aí que começou a captura de gnomos de jardim para serem libertados na natureza. Tá achando que é brincadeira? Então dá uma pesquisada no termo “Front de Liberation des Nains de Jardins” e ative o Google tradutor.
Seja por um tédio interminável da juventude francesa ou por um ideal real, visando o bem-estar dos pequeninos, esse grupo existe e já roubou muitos gnomos.
E o que eu acho: gnomos existem?
Sim, eu acredito em gnomos e qualquer outro elemental. Aliás, isso faz da minha vida algo mais alegre. Gosto da ideia de espíritos livres atuando em prol da natureza como um todo. Também gosto de fazer as pequenas oferendas agradecendo o imenso trabalho que eles têm tido conosco, pessoas que consomem o meio ambiente sem dó nem piedade.
E você, acredita em gnomos de verdade, duendes e fadas? Deixe seu comentário aqui embaixo! E se quiser conversar um pouco mais sobre essa área de espiritualidade e precisar de uma ajuda, pode contar com a ajuda dos nossos médiuns!