quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Significado do Valete de Copas no Tarot: no amor, saúde e mais!

 

Significado do Valete de Copas no Tarot: no amor, saúde e mais!

O que significa a carta Valete de Copas no Tarot?

Mãos com cartas de tarot

Na arte da carta, um peixe surge dentro do lugar mais inesperado, a taça de vinho nas mãos de uma pessoa. Como o peixe emergindo do nada, ideias e situações surgem e é necessário reagir ao desconhecido, apesar do medo e da insegurança.

O Valete de Copas promete que esse desconhecido vai chegar, te apresentar a sentimentos que você nunca sentiu antes, nem sabia que existiam e te tirar do rumo. Emoções que você não sabe lidar, mas quer entender.

Os aprendizados da carta valete de copas propõe que o autoconhecimento é um trabalho constante e que, apesar de não ser possível prever tudo, o equilíbrio entre coragem e precaução, racionalidade e intuição produz bons resultados.

Fundamentos da carta Valete de Copas

Mãos com cartas de tarot

Ensinamos aqui o significado dos elementos do Valete de Copas, o simbolismo do Valete, relação às cartas de corte e o significado presente na arte da carta e no naipe de Copas.

História

15px; line-height: 24px; margin: 0px 0px 10px;">O Valete é a primeira carta entre as cartas de corte, ou seja, a primeira das quatro cartas que vão do Valete ao Rei. Essas quatro cartas representam a relação do leitor com o elemento do naipe ou uma pessoa.

Como o jovem que é representado, o valete indica os impulsos inocentes e força de vontade. O jovem Valete de Copas não tem o domínio do naipe, mas tem entusiasmo para tentar e se desenvolver até chegar ao mesmo domínio do Rei. Outro papel que a pessoa do valete pode exercer é o de mensageiro, alguém que traz novidades.

Iconografia

O Valete de Copas é representado no Rider Waite Smith como um jovem de túnica floral segurando uma grande taça. Para a surpresa do Valete, um peixe salta da taça em direção ao jovem.

Ao fundo, o mar passa tranquilo. As ondas são calmas e não se aproximam da pessoa, o que reforça a impressão de águas calmas.

O naipe de Copas

O naipe de Copas é um naipe sobre sentimentos. Não há racionalidade nele, apenas impulsos, ou seja, não se lida com o que, achamos possível, mas com os desejos que não se sabe explicar a origem.

Por isso, os sentimentos aqui descritos envolvem o desejo de posse, as idealizações com e sem fundamento, a vontade sem um plano ou metas, o amor correspondido ou não. São aqueles momentos da vida em que a vontade falou mais alto e suas ações se basearam nesse desejo.

Elemento água

Como a água, os sentimentos do naipe de copas são aqueles secretos, abaixo da superfície. É o momento em que se está mergulhado na própria alma e imerso nos próprios desejos. O elemento água fala do racional deixado de lado, de inconstância, intuição muito forte, muita empatia e emoções à flor da pele.

Estes elementos podem ser observados nas cartas de copas, em geral, sendo ressaltados em algumas combinações. Além desta associação entre copas e o elemento água tornar o naipe de copas ser ótimo para guiar jornadas de autoconhecimento e alcançar a maturidade.

Aqui também temos a ação de um elemento purificador, que ajuda a curar feridas antigas. O caminho da maturidade e do autoconhecimento é essencial para o desenvolvimento espiritual. Caminho a ser desenvolvido no próximo naipe, paus.

Significados da carta Valete de Copas

Cartas de baralho sobre a mesa 10px; max-width: 680px; vertical-align: middle;" />

O inesperado é o natural da vida e o Valete de Copas se baseia nessas constantes renovações e como se lida com elas, como explicado nos significados a seguir.

Energia e entusiasmo

Você está cheio de criatividade e isso é ótimo. Por ser uma fase de identidade com o Valete, o entusiasmo do novo e as novas ideias estão muito aflorados. Talvez seja a explosão de energia necessária para novos projetos.

Entretanto, a carta não implica na construção dos projetos ou o poder decisão. É necessário escolher onde canalizar toda essa energia para que este bom momento não fique na fase de idealização, como muitas coisas do naipe de copas acabam ficando.

 Imaturidade

Por ser alguém tão jovem e sem domínio do que o naipe representa, esta carta significa imaturidade. Junte ao naipe de Copas, o naipe dos sentimentos, e resulta em alguém com dificuldade em lidar com suas emoções.

Por esse motivo, pensar antes de agir é muito importante. O Valete de Copas se guia por instinto, e nem sempre essa abordagem chega à solução desejada. Aproveite estar de coração aberto com o valete de copas para observar e aprender. Evitando, assim, enfiar os pés pelas mãos.

Renovação

Lidar com o desconhecido é uma proposta de renovação. A necessidade de se adaptar a uma nova casa, um novo emprego, um novo bebê, por exemplo, ou outra situação que te faz repensar a vida é algo que o valete de copas propõe.

Como resultado, você descobrirá muitas coisas sobre si, que jamais imaginou. O Valete de Copas convida a uma reflexão constante para fazer o melhor diante do novo, a buscar conhecimento e, ao mesmo tempo, ouvir o coração.

Boas novas

O Valete de Copas é uma boa notícia que veio do nada, ou mesmo uma ideia que surge inesperadamente e te traz uma solução.

Pois, o Valete é a carta do mensageiro, de forma bem prática, aguarde por novidades. E, por causa do naipe de copas, espere algo envolvendo sentimentos, criatividade e intuição. Como mencionado antes, situações envolvendo o parceiro, família e amigos.

Entrega e abertura

Aproveite este momento para estar aberto a novidades e aproveitar seu potencial. O Valete de Copas indica o interesse em explorar e conhecer. É sendo curioso e engajado que se torna possível alcançar as descobertas que o valete proporciona.

O naipe de Copas promove a reflexão e propõe essa jornada de autoconhecimento pelo universo dos sentimentos. Ou seja, este é um bom momento para seguir a intuição e se deixar levar por novos caminhos que te levem para a felicidade.

Valete de Copas no amor

Cartas de tarot sobre a mesa com vários objetos e rosas

As boas surpresas vêm para os comprometidos e para os solteiros. No amor, há chances de novidades que podem mudar o relacionamento. Acompanhe.

Para comprometidos

O Valete de Copas aqui pode ter dois sentidos: ele pode ser a forma com que você percebe o relacionamento ou simboliza o seu parceiro. Caso a carta indique uma pessoa, o valete de copas é alguém espontâneo, honesto, criativo e meio ingênuo, independente da idade. Esta imaturidade pode ser um incômodo dentro do relacionamento, caso suas expectativas sejam outras.

Se o valete de copas se refere ao relacionamento, esta carta indica um romance bem no início, daqueles que não se sabe como agir, igual aos que se tinha na adolescência. Falta segurança em assumir o que sente e o parceiro. Como não se sabe o que fazer, as defesas sempre alerta podem ferir a outra pessoa.

Outra possibilidade distinta é que há interesse dos dois em dar um novo passo, fazendo surgir o lado desconhecido de vocês. Pense em situações como um projeto em conjunto, casamento, ou um bebê. Situações que podem ser confirmadas através de outras cartas no jogo.

Para solteiros

Para solteiros, o Valete de Copas pode ser como você entende amor ou a personalidade do seu interesse romântico, alguém espontâneo como descrito acima. Se a carta fala sobre você mesmo, ela aponta para uma fase em que você percebe o amor de forma pura e leve.

Um período em que você está de coração aberto e pronto para se apaixonar, sem pensar em questões do passado. Este pode ser o momento de aproveitar a solteirice e descobrir mais sobre si para os próximos relacionamentos. Ou mudar de postura para fazer aquele flerte descompromissado engatar em algo sério.

Uma boa leitura global das cartas vai indicar como você compreende os possíveis parceiros e como eles te percebem, te dando segurança para tomar iniciativa de iniciar o compromisso ou de se afastar e manter a independência.

Valete de Copas no trabalho

Uma mulher com as mãos entrelaçadas na mesa vela e cartas de tarot

O Valete de Copas é inocente, criativo e cheio de sonhos. Esta carta pede o equilíbrio entre ser levado a sério, sem desistir de seus sonhos. Entenda como.

Para empregados

Aqui vale o conselho, seja focado no trabalho, crie um plano a longo prazo e não deixe as idealizações tomarem todo o seu tempo. Planeje para alcançar uma nova posição no trabalho ou para conseguir o emprego que você sempre quis.

Pelas idealizações estarem muito presentes, a carta não o aconselha a se arriscar, não sem um plano B. O Valete de Copas está sujeito demais às coisas do coração e se deixar levar, gastar demais ou entrar em projetos que não darão retorno, portanto tome cuidado.

Para desempregados

Você é uma pessoa muito criativa e possivelmente tem interesse em artes. Já pensou em tentar algo na área? Talvez seja seu sonho, mas vai continuar como um sonho, a menos que você liste os passos necessários para fazê-lo virar realidade e trabalhe para isso.

Não se esqueça, o naipe de copas é um naipe sobre idealização. As possibilidades do valete de copas não se tornam reais sem planejamento e ação. Em suma, é o momento de aproveitar a energia leve do Valete de Copas para tomar iniciativa.

Combinações com a carta Valete de Copas

baralho de tarot

Com uma carta cheia de possibilidades como o Valete de Copas, são as combinações e o jogo que orientam à melhor leitura. Veja os exemplos.

Combinações positivas

10px;">Pelo poder que representa, é interessante colocar a Lua e o Valete de Copas como uma combinação positiva. Existem sentimentos muito poderosos aqui sendo descobertos pelo Valete de Copas. Caso sejam sentimentos positivos, há chance de construir algo muito bonito e duradouro.

O valete de copas é uma carta em que se está emocionalmente disponível. Junto à Justiça, são cartas que apontam para um desejo de equilibrar, de buscar conserto e resolver questões. A combinação Valete de Copas e Justiça significa a resolução de conflitos e estar aberto ao perdão.

Algumas combinações com o Valete de Copas, pela questão de renovação e de surpresas apontam para gravidez. Combinações com a Imperatriz, Ás de copas ou 3 de copas são potenciais indicativos de gravidez.

Combinações negativas

A combinação Diabo e Valete de Copas reforça o desequilíbrio trazido pelo Diabo. A ingenuidade do Valete de Copas o torna um alvo fácil para o descontrole e o vício que o Diabo já indica, pois, o Valete de Copas não percebe a gravidade da situação. Com esta combinação, preste atenção em abuso de substâncias de qualquer tipo.

Um pouco mais sobre a carta Valete de Copas

Uma mulher com cartas de tarot nas Mãos

Um mensageiro pode trazer boas ou más notícias. O naipe de Copas indica que os assuntos envolvem sentimentos. Para entendimento completo da carta, destrinchamos o Valete de Copas em mais aspectos.

Na saúde

Como dito acima, em questões de saúde, há grandes chances do valete de copas indicar uma gravidez, pois tem o sentido de renovação, novidade e descoberta que o valete de copas indica. Este significado é potencializado caso a tiragem inclua as cartas Imperatriz, Ás de copas ou 3 de copas.

Carta invertida

15px; line-height: 24px; margin: 0px 0px 10px;">Se você lê cartas invertidas ou se o Valete de Copas aparece em uma casa negativa, algumas questões da carta ficam mais evidentes. Neste caso, o medo é o sentimento dominante.

Toda a sua criatividade está sendo contida por medo, ou de ter suas ideias roubadas, ou medo de falhar. E assim, você guarda suas ideias para si dizendo que vai esperar que amadureçam, quando é provável que seja medo impedindo seu desenvolvimento.

Essas dúvidas são diferentes de autocrítica ou de ser realista e não vão te ajudar a progredir. É necessário trabalhar a autoconfiança, ouvir a intuição e construir planos que reforçam que seus projetos são possíveis. Não deixe que o medo vença.

Também é possível que você esteja sofrendo de bloqueio criativo e nenhuma ideia boa esteja aparecendo. Apesar do que parece, é só uma fase. As boas ideias estão ao seu alcance e usar a intuição para escolher qual desenvolver é outro conselho do Valete de Copas.

Por fim, a carta invertida pode indicar alguém bem imaturo, uma pessoa que está fugindo das responsabilidades, até descontrolado em questões emocionais.

Desafios

O Valete de Copas exige duas questões do leitor: ele pede diálogo e maturidade. Estes são os desafios da carta. Por ser uma pessoa insegura, presa nas próprias defesas, não é difícil que a melhor solução pareça se isolar, quando muito pode ser resolvido através do diálogo.

Aprende-se muito com o diálogo, pois novas perspectivas surgem e provocam um resultado positivo, mas é preciso ter coragem de propor uma conversa franca. Segundo, agir com responsabilidade, sem recorrer a desvios ou se absorver na própria dor (e no próprio drama). O Valete de Copas precisa lidar com seus sentimentos e as surpresas da vida com maturidade.

Dicas

Você está tentando lidar com novas emoções e situações inesperadas. Para facilitar o domínio desses sentimentos, invista na comunicação: diga o que sente, o que espera, seja honesto e fale sobre suas expectativas.

Também é possível que você tenha se focado muito nos detalhes e esquecido o plano geral. O Valete de Copas aconselha a buscar novas perspectivas. Inclusive, outra pessoa pode te dar novas ideias, o toque final que faltava na situação.

A carta Valete de Copas pode sinalizar um bom momento para iniciar parcerias?

Uma mulher com cartas de tarot nas mãos

Não há resposta direta para essa pergunta. Como o Valete de Copas indica uma novidade que estamos aprendendo a lidar, é complicado afirmar com certeza que este é um bom momento para realizar parcerias.

Onde o Valete de Copas está envolvido, a sua ingenuidade pode lhe nublar o julgamento e lhe fazer agir por impulso. Com esta carta, temos apenas a vontade de realizar, sem considerar a realidade, pois o valete indica apenas que há muito desejo de criar.

Entenda que apenas com uma leitura completa ou através de seu próprio julgamento será possível determinar se a parceria oferecida terá resultados positivos, pois a carta diz muito pouco sobre as condições da oferta. No mais, boa sorte.

Autor deste artigo

Maranna Martins

Maranna começou a estudar tarot porque achava as cartas bonitas. Hoje, tem no deck Sweet Twilight e Fey companheiros inseparáveis.
Também curte mitologia e histórias fantásticas. Tanto que, quando não está escrevendo para o Sonho Astral, ela cria seus próprios mundos de fantasia na ficção com o nome Morana Violeta