quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Saiba a história e significado de Maktub

 

Saiba a história e significado de Maktub


palavra maktub é conhecidas no mundo todo, muitas pessoas inclusive decidem tatuar por conter um significado muito profundo. Mas, você já parou para pensar o que esse símbolo quer nos dizer? Qual é a história por traz?Essa expressão também é conhecida por causa do livro maktub do Paulo Coelho, um famoso 15px;"> escritor brasileiro que se aprofundou nos significados das palavras para dar um título à altura de suas escritas.

Quer saber mais sobre o que significa maktub? Então continue lendo esse artigo…

Maktub – SignificadoO significado de maktub vem de:

Já estava escrito

ou ainda,

isso tinha que acontecer

É uma palavra de origem Árabe, e está associado a algo que tinha que acontecer, como uma sina. Essa expressão serve para quando estamos em momentos difíceis de nossa vida e passamos a entender que tudo tem que ser do jeito que é, pelo contrário não aconteceria. São nesses momentos de dúvidas e desafios que podemos nos apegar ao maktub.

Explicando melhor sobre sua origem, Maktub vem da palavra “kitab” que significa “livro”. Esta palavra está fortemente relacionada a uma revelação.

Mas, e o livre-arbítrio?

O maktub não exclui a possibilidade que somos donos de nossas decisões, e que vamos escolher aquilo que no momento achamos mais correto. Mas também diz sobre a forma que tudo aconteceu, é como realmente deve ser. Nosso destino está traçado e apesar de tentarmos fugir e modificar algumas situações, ele sempre estará nos rodeando para acontecer.

Uma curiosidade muito interessante para entender melhor é que Maktub pode ser considerada como uma palavra sinônima de destino, por isso é algo que sempre vai fazer parte de nossas vidas, que completa nosso ser e principalmente que nos põe no caminho correto para transformar-nos em algo que já deveríamos ser.

Livro Maktub

livro Maktub, foi escrito entre 1993 e 1994 na Folha de S. Paulo. Essa obra gira em torno de um pensamento: “o universo conspira ao nosso favor“, mas em outros momentos conspira contra nós também, basta entendermos que as dores são formas de privilégio.

Outra obra, foi escrita em 1935 por Malba Tahan, pseudônimo do escritor Júlio Cesar de Mela e Souza.

Sempre devemos voltar ao nosso crescimento e evolução, olhar para trás e para frente como forma de oportunidade de vida mortal e não infinita, por isso maktub ensina a arte de aproveitar cada momento como único e vivê-lo da melhor maneira possível, importando-se em sempre deixar marcas boas nas pessoas.


Avatar

Juliana Viveiros é uma consultora espiritual, apaixonada pela jornada de cada ser de luz. A espiritualista atua com cristais, bruxaria natural, tarot, baralho cigano, astrologia, desenvolvimento espiritual, posicionamento pessoal, evolução, mudanças espirituais inovadoras e um novo estilo de vida. Juliana tem como missão, transformar vidas através da espiritualidade. Acredita e vibra sempre na sintonia do amor! Publicitária, com especialização voltada a gestão de marketing. Trabalha na iQuilibrio desenvolvendo estratégias de conteúdo relevantes, voltados ao esoterismo.