Rei de Espadas no Tarot: significado da carta, no amor, saúde e mais!
O que significa a carta Rei de Espadas no Tarot?
O Rei de Espadas fala sobre experiência e capacidade intelectual, dois aspectos que vão ajudar o consulente a lidar com os problemas do caminho. O Arcano atua no sentido de ajudar a influenciar as pessoas ao redor, através do fortalecimento da oratória.
Assim, essa é uma carta que, embora deixe claro que existem obstáculos no caminho, ajuda na compreensão da realidade ao redor e faz com que o raciocínio lógico possa ser usado para modificar a realidade, especialmente devido ao seu poder de persuasão. Ao longo do artigo, mais detalhes sobre o Rei de Espadas serão explorados. Continue a leitura e confira!
Fundamentos da carta Rei de Espadas
O simbolismo do Rei e as características do naipe de Espadas se combinam para compor os fundamentos do Rei de Espadas. Fortemente influenciado pelo ar, o Arcano tem a capacidade de influenciar pela oratória e exerce o seu domínio através da comunicação.
Portanto, trata-se da figura de um governante que acredita no poder das energias mentais e na justiça. Isso é algo que se faz presente na iconografia da carta, especialmente através da montanha na qual o Rei de Espadas está sentado, enquanto comanda o seu reino. A seguir, os fundamentos do Rei de Espadas serão expostos. Acompanhe!
■História
15px; line-height: 24px; margin: 0px 0px 10px;">Dono de um poder derivado do ar, o Rei de Espadas exerce a sua dominância através das ideias. Ele é um governante com a mente aguçada e que acredita na razão e na lógica como vias para solucionar qualquer problema.
Sua autoridade é derivada dessas características, mas também do seu senso de justiça natural, que faz com que os demais o enxerguem como um sábio e respeitem os seus posicionamentos sobre os mais variados assuntos, fazendo com que ele seja um líder nato.
■Iconografia
O Rei de Espadas é retratado no Tarot como uma figura que aparece no topo de uma montanha. Assim, ele tem a visão completa das situações que acontecem abaixo de si e o distanciamento necessário para conseguir avaliar o que acontece à sua volta.
Além disso, a carta mostra algumas borboletas ao seu redor. Em algumas culturas, esse animal é um símbolo da vida e de transformações, algo que também pode ser associado com a ideia de se transformar em alguém capaz de tomar decisões lógicas.
■O naipe de Espadas
No Tarot, o naipe de Espadas é uma representação das ideias e das intenções. Portanto, fala sobre a expressão do pensamento, seja este transformado em ação ou comunicado a terceiros. Devido a isso, Espadas também é o naipe que fala sobre a cultura e as atitudes tomadas com fins pontuais.
Portanto, ao encontrar um Arcano desse naipe no jogo, o consulente receberá mensagens de cunho filosófico e a respeito do seu próprio intelecto ou das suas crenças. Em geral, elas sugerem reflexões.
■Elemento ar
O ar é um elemento associado ao intelecto. No zodíaco, ele rege os signos de Aquário, Gêmeos e Libra, todos voltados para a inteligência, a cultura e a comunicação. O mesmo padrão se repete no Tarot, para o Rei de Espadas, e, por conta disso, o ar reflete a forma como o consulente se expressa.
Assim, esse elemento também tem ligação direta com as relações sociais e com a forma como uma determinada pessoa se coloca no mundo, especialmente através da linguagem e do contato com os demais.
Significados da carta Rei de Espadas
O Rei de Espadas é uma carta ligada à intelectualidade. O Arcano Menor sugere que os processos mentais são a via mais interessante para que o consulente consiga concretizar as suas vontades. Portanto, fala sobre o autoconhecimento e a necessidade de amadurecer.
Além disso, a carta também evoca uma figura de autoridade, que consegue exercer a sua liderança através da fala e da razão, levando os demais a compreenderem o seu ponto de vista e a aceitarem a sua perspectiva sobre os mais variados fatos. A próxima seção comentará em maiores detalhes os significados do Arcano. Confira!
■Maturidade e autoridade
Desde a sua história e iconografia, o Rei de Espadas é uma carta que transmite a ideia de autoridade. Ele é um governante nato e capaz de exercer a justiça através da lógica, sugerindo alguém maduro. Em uma leitura de Tarot, pode funcionar como uma representação do consulente e falar sobre a importância da comunicação nos seus objetivos.
Entretanto, o Rei de Espadas também pode representar alguém que surgirá para lhe auxiliar no seu progresso, atuando como um impulsionador das suas ideias.
■Rigidez e rigorosidade
A figura estampada no Rei de Espadas deixa clara a sua rigidez. Com uma postura firme e distanciada dos demais, ele toma as suas decisões com base nas suas observações e no seu próprio senso de justiça. Logo, pode se tornar rigoroso, por acreditar que a sua perspectiva supera a de todos que estão ao seu redor.
Muito disso se associa diretamente com a sua capacidade de traçar estratégias e com a sua clareza na organização do pensamento.
■Conhecimento e intelectualidade
Os processos mentais são extremamente importantes para o Rei de Espadas, tanto pelo seu naipe quanto pelo seu elemento, ambos voltados para a intelectualidade. Portanto, esse é um Arcano que sugere busca por conhecimento, inclusive no plano individual e subjetivo.
O Rei de Espadas não encontra muito espaço para lidar com as suas emoções, já que o seu grande foco é a ordem. O Arcano acredita que sistematizar os acontecimentos é a melhor forma de solucionar problemas do cotidiano.
Rei de Espadas no amor
O consulente que encontra o Rei de Espadas em uma leitura relacionada ao amor tem propensão a tentar lidar com os seus sentimentos, racionalizando eles. Assim, tentará compreender a razão para se sentir como se sente, o que pode ser visto como um problema.
Isso acontece uma vez que esse tom analítico tende a afastar as pessoas. O Rei de Espadas constrói um muro ao redor para se blindar dos seus sentimentos e se torna inatingível nessa área da vida, gerando afastamentos. Para saber mais sobre o comportamento desse Arcano no amor, continue a leitura do artigo!
■Para comprometidos
O consulente que está em um relacionamento e que encontra o Rei de Espadas deve ter atenção especial à sua postura distanciada com relação ao parceiro. Ela pode gerar frieza e indiferença, na medida em que ele vai considerar os questionamentos do cônjuge como inferiores aos seus, por serem pautados pela emoção e se afastarem da objetividade com que o Rei de Espadas aborda os seus problemas.
Tudo isso pode ser confundido com desinteresse pelo parceiro e ele não estará totalmente errado. Portanto, o consulente deve refletir se quer mesmo estar em um relacionamento.
■Para solteiros
Os solteiros que encontram o Rei de Espadas em uma leitura de Tarot não encontram perspectivas positivas. Isso acontece porque eles estarão focados em si mesmos e no autoconhecimento, de forma que a abertura para um potencial parceiro será reduzida, gerando a impressão de distanciamento.
Portanto, mesmo quem está em busca de um relacionamento deve pensar bastante antes de se envolver. É importante lembrar que existe muito mais do que só o desejo de um par envolvido na construção de algo saudável entre duas pessoas.
Rei de Espadas no trabalho
Devido à sua objetividade e ao seu senso prático, o Rei de Espadas é extremamente positivo nas leituras de Tarot voltadas para o trabalho. O Arcano revela que o consulente estará em uma boa fase e a sua forma analítica de encarar as situações será reconhecida.
Em contrapartida, existe a possibilidade de que o consulente tente impor os seus pontos de vista para as pessoas que estão ao seu redor, fazendo com que o seu senso de liderança ganhe contornos ditatoriais. Esse comportamento não traz perspectivas positivas e deve ser monitorado atentamente. A seguir, serão discutidos alguns aspectos do Rei de Espadas no trabalho. Confira!
■Para empregados
Quem possui um emprego passará por uma fase positiva, após encontrar o Rei de Espadas. Como essa carta se volta para a capacidade de analisar situações e buscar soluções objetivas, isso será transposto para a carreira e o consulente viverá uma boa fase. Mas, para tal, é preciso aprender a conter a sua vontade de se impor.
Como o Rei de Espadas é um Arcano que acredita na superioridade do seu pensamento, existe a chance de que o consulente tente fazer a sua vontade valer a qualquer custo, passando por cima das outras pessoas.
■Para desempregados
O consulente que está em busca de um emprego recebe mensagens animadoras do Rei de Espadas. Porém recebe junto alguns avisos. Assim, para conseguir encontrar um bom trabalho, será necessário investir em aperfeiçoamento no campo profissional.
Através disso, o consulente conseguirá mostrar a sua sabedoria nas entrevistas de emprego e chamará a atenção dos recrutadores. Entretanto, vale destacar que mostrar conhecimento é diferente de adotar um tom de superioridade nessas ocasiões.
■Aspectos financeiros
15px; line-height: 24px; margin: 0px 0px 10px;">O Rei de Espadas denota sabedoria na tomada de decisões financeiras. O Arcano aponta para o fato de que o consulente conseguirá administrar o seu dinheiro de forma eficiente, evitando gastos desnecessários, devido à capacidade de ponderar dessa carta. Logo, o consulente passará por uma fase de segurança material.
Assim, o Rei de Espadas sugere também que o momento é positivo para pensar em novos investimentos e, talvez, começar um empreendimento próprio.
Combinações com a carta Rei de Espadas
As combinações entre as cartas influenciam na mensagem trazida por elas. Dessa maneira, o Rei de Espadas pode ter os seus significados positivos potencializados, quando associado a outros Arcanos, ou pode fazer com que a arrogância do consulente seja ainda mais aparente.
Entre as combinações positivas, é possível destacar o Valete de Espadas, que amplifica o poder de decisão do arcano. O lado negativo é representado pelo par formado com a Rainha de Paus, que traz mensagens sobre o amor. Essas e outras combinações para o Rei de Espadas serão exploradas na próxima seção do artigo. Continue a leitura para saber mais!
■Combinações positivas
Quando aliado ao Valete de Espadas, o Rei de Espadas tem a sua capacidade analítica aumentada, o que é um aspecto positivo. Dessa maneira, ele é capaz de pensar de forma ainda mais clara e de tomar decisões que levarão à resolução dos conflitos presentes na vida do consulente.
Além disso, outro Arcano com o qual o Rei de Espadas se combina bem é A Imperatriz. Caso o consulente seja uma mulher, o par de cartas indica que ela será capaz de tomar boas decisões quanto à educação dos seus filhos.
■Combinações negativas
Entre as combinações negativas para o Rei de Espadas, é possível destacar a carta Rainha de Paus. Os alertas da dupla são a respeito do amor e indicam que, por mais que o consulente abaixe sua guarda, o seu objeto de afeição não vai querer um envolvimento.
Também vale destacar que as mensagens trazidas pelo Rei de Espadas junto com o Ás de Copas não são boas. Elas falam sobre as emoções e destacam que o consulente está tentando se aproximar de alguém que prefere esconder os seus sentimentos.
Um pouco mais sobre a carta Rei de Espadas
Existem outros fatores que influenciam na leitura de Tarot, como o posicionamento das cartas, que pode modificar por completo as mensagens de um Arcano. No caso do Rei de Espadas, quando ele aparece na posição invertida, sugere tirania por parte do consulente.
Além disso, a tiragem do sim ou não também pode revelar alguns aspectos interessantes sobre as cartas presentes em uma leitura. De encontro a isso, o Rei de Espadas é um "sim". Ele possui a capacidade de responder a qualquer questionamento do consulente. Esses e outros aspectos, como dicas e desafios da carta, serão comentados a seguir. Continue a leitura!
■Rei de Espadas na saúde
Nas leituras de Tarot relacionadas à saúde, o Rei de Espadas surge como uma carta positiva e que fala a respeito de hábitos que devem ser conservados. Assim, o Arcano indica que ter uma rotina de cuidados, como uma boa alimentação e exercícios regulares, é o caminho para evitar problemas, inclusive relacionados à saúde mental.
O Arcano também aponta para a necessidade de não olhar para a saúde, somente quando algum sintoma se mostrar mais claro para o consulente.
■Desafios do Rei de Espadas
O principal desafio enfrentado pelos consulentes que encontram o Rei de Espadas na sua leitura é domar a própria arrogância. A postura de acreditar que o seu posicionamento é sempre correto e mais justo do que os demais pode acabar fazendo com que o seu tom de liderança ganhe contornos negativos e, portanto, as pessoas se afastarão.
É importante se lembrar de que uma das características do ar é a habilidade de se comunicar e de solucionar os entraves que surgirem.
■Dicas para o momento
Uma dica importante para quem encontra o Rei de Espadas nas suas leituras de Tarot é aproveitar a sua capacidade de comunicação e análise, para conseguir solucionar problemas que já estão presentes na sua vida. A racionalidade do Arcano vai indicar um caminho com potencial para erradicar conflitos que vinham te atormentando.
Então, aproveite essa capacidade ao máximo, porque ela pode ajudar a trilhar um futuro interessante, inclusive no campo profissional, que é beneficiado pelo Arcano.
■Rei de Espadas na tiragem do sim ou não
Na tiragem do sim ou não, o Rei de Espadas pode ser considerado um sim, devido à sua capacidade de decisão. O Arcano é perspicaz e procura agir com racionalidade, de forma que as suas escolhas só são feitas depois que todas as nuances foram devidamente pensadas.
Portanto, somente depois de estudar vários ângulos distintos, o Rei de Espadas toma uma decisão e isso tende a fazer com que o consulente que o encontra passe por uma fase de sabedoria e abertura de caminhos.
A carta Rei de Espadas pode sinalizar um bom momento para estar atento?
O Rei de Espadas indica um momento de atenção para si mesmo. Durante essa fase é importante investir também no autoconhecimento, especialmente aproveitando a grande capacidade de análise destacada pelo Arcano.
Isso acontece porque, uma vez que o consulente tem maior contato com o seu interior, ele consegue entender o que o motiva nas suas decisões e, portanto, se tornar ainda mais justo. Além disso, essa autoanálise tende a diminuir as chances de tirania previstas pela carta na posição invertida.
Uma pessoa que se conhece melhor e que sabe o que faz para que se movimente não precisa passar por cima dos demais para se provar enquanto líder.