OYÁ TOPÉ
OYÁ TOPÉ
O culto a Topé é yorubá, sendo ela a própria combustam, ou seja, o encontro do atrito com o vento, que dá origem ao fogo, Topé é aquela que caminha com Esú, Xangô e Ogum. Suas cores são, marrom e vermelho, carrega adaga de cobre enfeitada de pedras vermelhas.
Enquanto houve ar, existirá fogo, vá à busca de quem controla o vento, ao norte existe uma jovem feiticeira que tem o poder de mudar as correntes de ar, invocar os tufões e controla o fogo, o nome dela é Topé.
A habilidosa guerreira influência nas inovações e encontros. Ajuda em negócios. Cautela com a impaciência.
SIMBOLOGIA:
Mọ̀njọ̀lọ̀: fio de contas de corais vermelhos. Dia: quarta-feira, bom para negócios.
OFERENDA:
Ẹranle abo: carne de cabra no dendê.
CORES:
Vermelho e branco que simbolizam ação e atraem popularidade.
CARACTERÍSTICAS DO ORIXÁ:
Ọya Tọ́pẹ́ é uma das denominações de Ọya-Yánsàn. Ela recebeu esse título quando Ògún Alágbẹ̀de, o Òrìṣà que iniciou a confecção de todos os objetos de metais, lhe presenteou com a Idà irin pupa (espada em metal vermelho - cobre), por isso; Tọ́pẹ́ (habilidosa e agradecida).
CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE ORIXÁ
Seus filhos são muito apreciados para trabalhos com fogo, defumação, e para trabalhos que envolvam Exu, podem ter cargos na casa de Exu, serem responsáveis pelo Ipadê, responsáveis pela casa de Exu e todos os rituais que sejam feitos para Exu. Devem usar além de fios de Oyá, usar fios de Exu, Xango e Ogun.
SALVE ESSA LINDA GUERREIRA