OYÁ BAGAN
OYÁ BAGAN
Bagan teria sido o último avatar (corpo reencarnado) de Oya, por isso leva em si tudo o que Oya adquiriu em suas vidas, sendo uma yaba de culto complexo e poucos zeladores sabem iniciar essa senhora.
* BAGAN NASCEU DA LAMA:
Bagan usa pinturas feitas com lama e Osun, nasceu da lama do rio Oya, o Rio niger e seu culto se dá neste rio.
* OYA SEM CABEÇA:
Corre um falso itan de que Oya Bagan não tem Orí, pois foi decapitada. Como alguém sem Ori pode ser plantada em Ori, se no culto a Orisa só se da o que se tem?
Bagan na verdade arrancava a cabeça dos inimigos, por isso o nome de "OYA SEM CABEÇA".
Por fundamento da Yabá se moquia (queima) a cabeça dos bichos de quatro patas que são oferecidos a ela e então se põe esses crânios em seu igbá junto a um par de chifres de búfalo.
ORIXÁS QUE CAMINHAM COM BAGAN
ESÚ: Bagan guerreou contra Esu, ao ganhar a batalha ele jura lealdade a ela e decide acompanha-la.
OXÓSSI: O sexto filho de Bagan se chama OGYOGAN, ele se veste com a pele do búfalo e auxíliou Odé na caçada do pássaro Orúro, ao ver que Odé respeitava Ogyogan, Bagan dá para Odé o seu pó "Arole" para afastar os Eguns, e Odé em agradecimento faz o Erusin de Oya, e então se tornam aliados.
NANÃ: Bagan nasceu da lama, seu fundamento é a lama preta e isso se se fortalece na presença de Nanã.
OBALUAYÊ: Bagan o encontra no cemitério junto a Esu e ao derrota-lo, ele também jura lealdade a ela e a acompanha.
CORES DE BAGAN
Ela usa branco, porém no ato do "Agerê" ela se veste de Vermelho ou Marrom.
Bagan não é de culto igbalé, ela é cultuada no Rio Niger.
CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DESSE ORIXÁ
Oyá do mundo fúnebre, senhora das anomalias da cabeça, como também suas dores tanto que seus filhos devem cuidar muito bem da cabeça, para evitar AVC, isquemia ou outras doenças mentais e psicológicas. Por isso, está Oyá tem como simbologia máxima a cabeça sobre sua mão.
Suas eleitas, suas filhas, geralmente tem preferência por mulheres, raramente pega cabeça de homens, mas pode vir sim a ter filhos homens.
Contudo, seus filhos são pessoas alegres, festivos, aguerridos, entretanto são mais limitados e reservados do que outros caminhos de Oyá e possuem muita coragem para coisas que outros teriam medo, assim como não recuam em seus objetivos.
SARAVÁ BAGAN GUERREIRA