Odu 15, também conhecido como Obéogundá, é um Odu do Oráculo de Ifá, ele simboliza mudanças repentinas que podem trazer perdas durante o percurso. As pessoas regidas por este Odu não têm medo, não se preocupam em avaliar os riscos das situações e não se intimidam. Elas encaram qualquer desafiante, e muitas vezes têm as marcas de suas batalhas bem sucedidas pelo corpo.
Com a influência de Odu 15, estas pessoas são dinâmicas, e conseguem transformar esta característica em uma ferramenta poderosa para suas conquistas e solução de problemas. Porém, os benefícios destas conquistas serão levados àqueles que estão ao redor destas pessoas, elas sentirão os benefícios de forma indireta.
Neste texto você conhecerá inúmeras características relacionadas ao Odu 15 como, as características deste Odu, suas tendências, a influência na personalidade das pessoas com sua influência, além de sua influência em várias áreas da vida destas pessoas.
Entenda como as características de Obeogundá, o Odu 15, influenciam a vida e o destino das pessoas regidas por ele. Além disso, saiba como estes aspectos interferem na maneira como elas interagem com o mundo à sua volta.
Nesta parte do artigo falaremos um pouco mais sobre o Odu 15, Obeogundá, conheça informações como, sua história, seu Orixá regente, os elementos que o regem, qual seu ponto cardeal de referência, as partes do corpo que ele rege, suas cores, pontos de vulnerabilidade, as proibições para seus filhos e suas lendas.
■
A história conta que Ajé, mulher de Metonlonfin, chefe de todos os feiticeiros, teve um filho, que recebeu o nome Fá Aydegun. Porém, a criança foi crescendo e não emitia uma única palavra, apenas chorava incessantemente. Este fato deixava seu pai bastante irritado e sem saber o que fazer para resolver o problema da criança.
Certo dia, seu pai vendo a criança chorar como de costume, bateu-lhe com um bastão de marfim, neste momento a criança parou de chorar e disse em voz alta Ogbe. O pai, então, bateu-lhe novamente e o menino então disse Oyeku, o pai continuou golpeando-o e a cada golpe o menino falava um nome, Iwori, Odi, Irosun, Owonrin, Obara, Okanran, Ogunda, Osá, Ika, Oturukpon, Otura, Irete, Oshe e Ofun.
Depois de dizer estes dezesseis nomes, o pai parou de bater e o menino então contou o que aconteceu. Dizia o menino: “Pai, estes são os nomes de meus dezesseis filhos espirituais. Eu só poderia anunciar um nome a cada golpe recebido, sem isso, não poderia manter uma conversa sem antes ter sido golpeado por seu bastão, que chamarei de Irofá”.
É a partir desta história que se descobre as características do Odu 15, Obeogundá, que traz sofrimento a seus filhos antes de conseguir o sucesso.
■
Os Orixás que regem Odu 15, Obeogundá, são Ori, Orixá de cabeça do consulente, Obaluayê e Omulu. A regência destes Orixás está intimamente ligada a algumas doenças e provações enviadas por este Odu. Porém, elas podem ser atenuadas a depender do Ori que cada pessoa possui.
Além disso, os Orixás regentes de Odu 15 estão relacionados a transições e transmutações, o que explica as dificuldades enfrentadas na área da saúde por seus tutelados. Porém, justamente por estas características, a recuperação de suas mazelas é bastante rápida.
■
Os pontos cardeais utilizados na Umbanda têm a função de movimentação, e a interpretação de como agem estes pontos de força, principalmente na magia, varia conforme a cada em que está localizado.
Na magia, a força dos pontos cardeais é usada para mostrarem a direção e também para a realização de mandalas e pedidos de bem aventurança. Odu 15, Obeogundá, corresponde ao Ponto Cardeal Noroeste.
■
O Odu 15, ou Obeogundá Meji, é regido por dois elementos, o fogo sobre água, onde o fogo tem predominância sobre a água. A regência destes elementos demonstra que este Odu possui um dinamismo inicial, e isso acaba por se transformar em uma ajuda poderosa.
Porém, a ajuda trazida por este dinamismo não leva benefícios diretamente aos filhos deste Odu, mas às pessoas que estão ao seu redor. Seus nativos sentirão os benefícios de maneira indireta, participando do sucesso das outras pessoas.
■
Cada um dos Odu, que fazem parte dos signos de Ifá, são responsáveis por reger algumas partes do corpo de seus filhos. Portanto, eles têm a incumbência de tomar conta e ajudar a manter a saúde destas partes do corpo das pessoas.
No caso de Odu 15, Obeogundá, sua responsabilidade recai sobre os ouvidos dos filhos deste Odu, mais especificamente da Audição. Desta forma, sempre que houver qualquer problema com esta parte do corpo, seus filhos devem pedir-lhe ajuda.
■
Cada um dos Odus de Ifá possuem cores que são alinhadas com suas características e representatividade. No caso do Odu 15, suas cores são o vermelho vivo, o negro, o cinzento, o azul e o branco.
Caso seja necessário colorir a figura que representa este Odu, o círculo que representa o céu, seria pintado de branco ou azul. A Terra, que é representada por um quadrado, seria pintada de vermelho, que é a cor de Vodum Sakpatá, que é o dono da Terra.
■
Todo Odu, possui uma relação com pontos do corpo de seus filhos, estes pontos normalmente podem passar por maiores problemas. São órgãos que normalmente são mais fragilizados e mais suscetíveis a adoecerem e precisarem de maiores cuidados.
No caso do Odu 15, Obeogundá, os corpos de seus filhos são mais vulneráveis a doenças como a Lepra, Varíola, Atrofia Muscular, Inflamações Intestinais, Impotência Sexual, Febres Eruptivas e Hepatite. Portanto, estes pontos da saúde devem ser melhor monitorados e cuidados.
■
Os filhos de Odu 15 precisa respeitar algumas proibições, como por exemplo comer feijão em qualquer preparo, seja descascado, temperado com dendê, nem as cascas e folhas do feijão vermelho. Além disso, estas pessoas também estão proibidas de consumirem carne de galinha, porco, antílope ou camarão.
Também devem evitar consumir banana da terra, inhame, azeite de dendê, mamão e vinho de palma. Eles não devem comer nada que seja objeto de oferenda a Dã, Sakpatá e Nana. Caso, por um descuido, os filhos de Odu 15 consumirem algum destes alimentos, devem pedir Agô (perdão) e banhar-se com água de canjica.
■
Esta lenda relacionada ao Odu 15, conta a história que levou a abolir os sacrifícios humanos a Orunmilá, por Odu Irete Meji. Segundo a lenda, Osu N’layo, havia casado, mas não conseguia ter filhos, então buscou orientação com um adivinho. Ele então pediu que ela oferecesse em sacrifícios dois cabritos, duas galinhas, dois tecidos de ráfia e quatorze moedas.
A oferenda deveria ser feita no início da noite, em um matagal indicado pelo adivinho. Quando ela levava a oferenda, caiu em um buraco e ficou presa com suas oferendas. No dia seguinte, ouviu um barulho e gritou por socorro. Quem passava por ali era Fá Aydegun, que então pediu que ela jogasse os tecidos de ráfia para ele.
Amarrando os dois tecidos, Fá Ayedegun fez uma corda e tirou Osu do buraco. Aproveitando da situação a possuiu e depois seguiu seu caminho. Ela então percebeu que estava grávida e, depois de dar a luz a uma menina, deixou-a com seus pais.
Em uma guerra, Osu foi morta e a menina capturada pelo inimigo. Algum tempo depois, Fá Aydegun mandou seus servidores encontrar uma humana para o sacrifício em honra de seu Ipori. Seus servos, então levaram a filha de Osum para o sacrifício.
Enquanto aguardava o dia de ser sacrificada, a menina trabalhava em pequenos serviços da casa, e lamentava a má sorte de morrer sem conhecer o pai. Aqueles que estavam perto perguntaram quem era seu pai, e ela disse ser Fá Aydegun.
Quando Fá soube quem era a criança, mandou seus servos trazerem cabritos, galinhas, pombos e ratos do campo, e estas foram suas oferendas ao seu Ipori. Ao entregá-las informou “Aqui está o que comerás a partir de hoje. Tu não receberás mais sangue, nem carne humana”. E assim foram eliminados os sacrifícios humanos nos ritos de Ifá.
Os Odus de Ifá possuem várias características que influenciam o comportamento e ações de seus nativos. Desta forma, o Odu 15, Obeogundá também possui suas características e vão além de previsões e regências de partes do corpo entre outras.
Abaixo, entenda quais são as tendências positivas e negativas trazidas para a vida dos filhos de Odu 15, e como elas interferem em suas vidas cotidianas.
■
As tendências positivas trazidas por Odu 15 a seus nativos, falam sobre favorecimento em pequenos negócios e pequenos lucros. Porém, as chances de atingirem o sucesso são bastante limitadas, mas serão capazes de realizarem seus sonhos e projetos.
Outros pontos positivos trazidos por este Odu são: conseguir dominar totalmente qualquer situação, um amor correspondido, respeito, influência e dinamismo. Além disso, também ajudará essas pessoas a receberem riqueza e prosperidade.
■
Como tendência negativa, o Odu 15 fala sobre vários problemas de saúde trazidos aos nascidos com esta influência, isso porque este Odu é regido pelos Orixás Obaluayê e Omulu, que são relacionados a doenças e pestes, mas também fazem parte da cura.
Além de problemas de saúde, o Odu 15 também indica situações difíceis como brigas, inveja, intrigas entre parentes, ciúmes, falta de sorte nos negócios e aventuras amorosas que podem ter um fim trágico. Também fala sobre um momento relacionado a violência, inclusive sexual.
Odu 15, Obeogundá possui traços de personalidade bastante marcantes como, facilidade para fazer intrigas, se envolver em aventuras amorosas, são ciumentas, invejosas, apesar de uma dose de dinamismo e domínio das situações.
Nesta parte do artigo entenda como é a influência destas características na personalidade dos filhos de Odu 15 com relação à sexualidade, à sensibilidade e vícios.
■
Na área sexual estes filhos de Odu 15, têm envolvimento com disputas por mulheres ou homens, não têm muito juízo em suas escolhas sexuais e algumas vezes se envolvem em aventuras que acabam se mostrando bastante desastrosas.
Porém, é preciso alertar para que se tenha cuidado com a forma como se busca as relações, pois o ímpeto por novidades, pode ser um risco, levando inclusive a episódios de violência, tanto física, quanto violência sexual.
■
Os filhos de Odu 15, não são muito sensíveis, possuem personalidade duvidosa, raramente afirmam aquilo que querem e desejam. Eles precisam de ajuda de outros Odus para passarem por processos mais complicados.
São bastante instáveis, e acabam arrumando confusão e brigando com os outros sem motivos, e acabam se arrependendo depois. Têm grande empatia por quem está à sua volta, e estão sempre prontas a ajudar a todos que necessitem.
■
As pessoas que nascem sob a influência de Odu 15, passam por muitas situações pesadas, que acabam ocasionando muitas perturbações orgânicas, que abalam a estrutura dessas pessoas, o que pode levar estas pessoas a caírem em vícios.
Portanto, é necessário buscar ajuda profissional para enfrentar as dificuldades da vida, assim como dividir os problemas com pessoas amigas e familiares em quem possa confiar.
10px; max-width: 680px; vertical-align: middle;" title="https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/" />
Além de influenciar na sensibilidade, sexualidade, vícios e outros pontos da personalidade das pessoas que nasceram sobre Odu 15, este Odu também interfere em outras áreas da vida das pessoas. E assim interferem na maneira com que elas agem.
Nesta parte do texto, entenda como é a influência de Odu 15, Obeogundá sobre sua maneira de amar, de trabalhar e também as necessidades de cuidados com a saúde.
■
Nos relacionamentos amorosos, as pessoas que têm a influência de Odu 15 em sua vida, podem ser bastante felizes no amor. Porém, passam por uma grande luta para conquistar as pessoas que amam, pois acabam encontrando vários concorrentes no caminho.
Porém, estas pessoas costumam se desiludir em relações amorosas, apesar de serem valorosas e empáticas, estas desilusões os tornam mais agressivos, pois se sentem rejeitados.
■
A influência de Odu 15 na área do trabalho faz com que estas pessoas tenham comportamentos indesejados. Sempre acabam se envolvendo em brigas no ambiente profissional, muitas vezes sem motivo aparente.
Esta influência também ajuda estes nativos a terem pequenos negócios, porém as possibilidades de sucesso são bastante pequenas. Mas com o decorrer do tempo eles conseguem realizar seus projetos e sonhos.
■
A saúde das pessoas com a influência de Odu 15 em suas vidas possuem uma saúde frágil, podendo desenvolver problemas nos olhos, ouvidos e pernas, além disso, podem sofrer distúrbios do sistema nervoso.
Esses nativos também são vulneráveis a varíola, atrofia muscular, inflamações intestinais, impotência sexual, febres eruptivas e hepatite. Também podem ser acometidos por abscessos, furúnculos e até mesmo hanseníase.
O Odu 15 Obeogundá está sim relacionado a problemas com intrigas, tanto com parentes quanto com amigos com quem convive no dia a dia. Estas pessoas estão sempre sendo barradas por alguém, justamente por causa das intrigas em que se envolve.
Além disso, estão sempre iniciando situações que causam constrangimento, o que leva muitas vezes a discussões e brigas que resultam em danos morais, processos, separações, perda de dinheiro e propriedades. Portanto, é importante buscar ajuda para conseguir o autocontrole.
No texto de hoje procuramos trazer o maior número de informações sobre as características e influências que Odu 15, Obeogundá traz para a vida de seus nativos, esperamos que seja útil.
Autor deste artigo
Alessandra Lima, formada em Comércio Exterior, sempre gostou de escrever textos e criar poesias, com esta sua habilidade criou um blog de viagens onde escreve sobre suas experiências desde 2014. Tem prazer em contribuir para o site Sonho Astral e passar informações para seus leitores.