Hongolo - A divindade do arco-íris
Nkissi Hongolo |
Hongolo é o Nkisi da chuva, do arco-íris, das mudanças e da comunicação, recebe vários nomes dependendo do seu local de culto em terras bantus como: Tata Nkunde, Zingala, Malanvaia, Ayinea, Nganda Vulá, Kokodo e etc.
Hongolo é erroneamente comparado com o Orisá Osumarè do candomblé de Ketu, está associado ao arco-íris e a serpente.
É o Nkisi das mudanças e se transforma em cobra ou em arco-íris como manda sua criação.
É a cobra sagrada presente em todas as civilizações antigas. O princípio da sabedoria: a cobra que morde o próprio rabo, fazendo um ciclo, simbolizando o infinito. A corruptela da palavra Hongolô , que significa arco íris, ou réptil, é Hongolô, nome pelo qual esta divindade é conhecida nos candomblés de Angola/Congo. Surge da água em evaporação. O seu caminho é muito próximo da Senhora das Águas doces, Ndandalunda, chegando a se confundir, já que estão ambos no reino das águas e da fecundação. Também é a cobra na terra e conhece as profundezas do planeta conseguindo fazer as transformações. Embora sua natureza seja masculina, apresenta uma androgenia nata e tem-se como fêmea quando a conhecemos como Hongolo-Mea (Angorô-mean). Faz a ligação entre o Ixi e o duilo (terra e céu), por isso seu culto é fundamental e tão difundido.
Hongolo não é Andrógeno, é um Nkisi Masculino, e sua forma feminina é conhecida como Hongoro-Méa. Na cultura de Jeje temos Vódun Bessen (Gbecén) que é erroneamente associado à este Nkisi, porém leva uma série de informações parecidas com este, mas segundo a visão Fón, Bessen é um Vódun de criação, não possue sexo, por isso esta dualidade sexual sobre esta divindade, e isto tem influenciado outras culturas como a Banto e a Nago Yorubá, que visa Nkisi Hongolo e Orisá Osumare como um ser andrógeno, mas não é.
Hongolo também é o Nkisi que auxilia a comunicação entre os seres humanos e as divindades. É um tipo de cobra e por ter um colorido em seu couro bastante característico e semelhante ao colorido do arco-íris sempre que aparece um arco-íris no céu os bantu saúdam Hongolo, pois ele está entre eles.
Na Mitologia Bantu Tat’etu Hongolo – É o arco-íris, ligado aos movimentos de subida e descida das águas. Também se identifica com a cobra sagrada que aparece em todas as mitologias antigas.