sábado, 6 de agosto de 2022

Ervas de Oxum: Conheça seus significados e usos ritualísticos!

 

Ervas de Oxum: Conheça seus significados e usos ritualísticos!

Conheça as folhas e ervas de Oxum!

Ramos de alecrim; uma das ervas de Oxum

Depois de alguns escravos serem sido trazidos ao Brasil, algumas religiões de matrizes africanas tornaram-se bastante populares entre os brasileiros, principalmente a Umbanda, que é reconhecida por sua magia, pelos orixás e pela caridade. Embora as pessoas conheçam os mais famosos regentes, como Exu, Iemanjá, Xangô e Iansã, há muitos outros deuses que fazem parte da religião.

Sabe-se que os Orixás representam os elementos da natureza e, devido a isso, muitos trabalhos que são realizados na Linha de Umbanda contam com participação de folhas e ervas. Num geral, as principais utilizadas são as de Oxum. Muito conhecida por ser a Deusa do Amor e da Fecundidade, Oxum também está ligada à maternidade e prosperidade.

Cultuada na Umbanda e também no Candomblé, suas ervas são de extrema importância quando se quer realizar algum trabalho e por isso é necessário conhecer cada uma delas, já que são muitas e cada uma serve para uma finalidade diferente. As ervas são essenciais para banhos de descarrego, de proteção ou para trabalhos de amarrações e adoçamento. A seguir, conheça as principais ervas e folhas de Oxum, para o que cada uma serve e quando utilizá-las.

Folhas e ervas dos orixás

Camomila; uma das plantas de Oxum

A Umbanda é conhecida, sobretudo, por seus Orixás. Quem conhece a religião, conhece os regentes que dela fazem parte. Não só Oxum tem suas próprias ervas e folhas, como Oxála, Xangô, Ogum, Oxóssi, entre outros também têm. Cada um deles têm suas próprias preferências de ervas e elas são usadas para diferentes finalidades, e por isso são tão sagradas e cultuadas.

Num geral, as ervas são muito utilizadas em homenagens, invocando sua proteção para que as celebrações sejam bem encaminhadas. O uso das folhas é primordial, pois sem elas nada acontece, já que os Orixás acreditam na força da Natureza e as plantas e ervas são a base de tudo isso. Quando não utilizadas em banhos para limpeza, purificação e descarrego, elas são usadas em defumação.

É comum que cada Orixá tenha sua própria preferência, como é o caso de Oxóssi, que usa as folhas de Jurema; Iemanjá, que prefere a lavanda e Oxalá, que faz bom uso do alecrim. Todas as ervas são poderosas e trazem consigo uma finalidade diferente. Agora, para saber mais sobre Oxum e suas ervas, continue lendo o artigo até o final.

Quem é Oxum?

Oxum, também conhecida como Osun, Oshun ou Ochun, é uma Orixá regente das águas doces, do rio, das cachoeiras e da chuva fértil e leve. Além disso, ela é bastante conhecida por ser uma Orixá da beleza, da prosperidade e do amor. Oxum é conhecida pelo seu vestido amarelo, por sua vaidade e é sempre cultuada com um espelho na mão à beira das cachoeiras.

Mamãe Oxum é responsável pelas ligações amorosas e tem domínio sobre a sexualidade e sedução, por isso é procurada por muitos casais que estão a procura de reacender as chamas da relação. Ela é capaz de fortalecer os laços, juntar casais que se amam, afastar mau-olhado e, principalmente, trazer harmonia para eles.

Pouco se sabe, mas Oxum é considerada a segunda esposa de Xangô e representa sabedoria e poder feminino. Em contrapartida, seu nome se deve ao Rio Oxum, que está localizado no continente africano, no Sudoeste da Nigéria. No mais, Oxum é considerada a mais elegante e graciosa dentre os Orixás.

Uma das características mais bonitas dessa Orixá é que além de beneficiar seus filhos de diferentes formas, ela ainda chora junto deles. Se algum filho estiver sofrendo é como se tivesse feito mal a ela, por isso não aceita injustiças e está sempre pronta para defender os seus. Além de ser muito cultuada pelos umbandistas, ela também é muito reverenciada pelos candomblecistas.

Na Igreja Católica, Oxum pode ser comparada e sincretizada na Nossa Senhora, pois também é tão amorosa quanto a santa dos catolicistas. Por isso, ela está sempre disposta a compartilhar com seus fiéis suas riquezas materiais e espirituais. Aqueles que cultuam Mamãe Oxum regularmente têm tesouros no céu e também na Terra.

Qual a importância das folhas e ervas para os orixás?

Na Umbanda, as folhas e as ervas são consideradas o sangue vegetal que purifica e consagra. Quem as utiliza para tomar um banho, por exemplo, espanta todos os males físicos e espirituais. Os Orixás, por sua vez, cultuam muito a natureza, pois acreditam que ela é a base de tudo que nos cerca. Por esses motivos, as folhas e ervas são muito importantes.

As ervas, em outras palavras, são elementos naturais poderosíssimos, capazes de ajudar no reequilíbrio energético do corpo astral e transformar o magnetismo da aura. Dessa forma, é justo que você saiba quais são as ervas mais utilizadas na Umbanda, para que servem e como usá-las. Continue a leitura para saber mais sobre as ervas de Oxum.

Quais são as ervas mais usadas na Umbanda?

As ervas mais usadas na Umbanda são:

Alecrim: pertence a Oxalá. É muito utilizada em banhos de descarrego e defumação, além de ser muito eficaz em chás, capaz de combater tosses e bronquite;

Arruda: Conhecida, principalmente, por ser uma erva bastante usada contra a inveja, olho-gordo e em benzimentos. Pertence a Oxóssi e Exu. Geralmente ela é usada em guias, banhos de descarrego e banhos de limpeza;

Bambu: é uma erva excelente para banhos contra perseguição de obsessores. Além disso, é bastante utilizado como enfeite nas casas de Egun, por isso pertence a ele e à Yansã. Em mistura com a palha ou bagaço de cana, torna-se um poderoso defumador contra larvas astrais;

Camomila: Bastante famosa, a camomila pertence a Oxalá e Oxum. Ela é muito usada em banhos de descarrego e, quando usada para fins medicinais é comum que as pessoas façam chás que regulam o intestino.

Cana-de-açúcar: A cana-de-açúcar é muito importante nos rituais e pertence a Exu. É bastante utilizada em defumações para melhorar a situação financeira.

Girassol: Pode-se usar em qualquer obrigação de cabeça, no 'abo' e banhos de descarrego. Tem muita influência nas defumações, pois é muito poderosa. Nas defumações, usa-se as folhas e nos banhos colocam-se também as pétalas colhidas antes do nascer do sol. Pertence a Oxalá;

Romã: pertencente à Yansã, as folhas são utilizadas em banhos de descarrego. A medicina popular emprega o cozimento das cascas dos frutos para o combate de vermes e para gargarejos nas inflamações de garganta e da boca.

Como é a classificação das ervas?

15px; line-height: 24px; margin: 0px 0px 10px;">É muito comum ouvir sobre a classificação das ervas, por isso é importante que você a conheça. A classificação das ervas é definida em: ervas calmas, ervas fortes e ervas bravas ou ervas quentes, ervas mornas e ervas muito forte (respectivamente). Conheça cada uma delas abaixo.

Ervas fortes: Arruda, guiné, espada-de-São-Jorge, espada-de-Santa-Bárbara, carqueja, aroeira, comigo-ninguém-pode, peregum, nega mina, umbaúba, mamona, picão branco, eucalipto, pinhão roxo, bambuzinho, taioba, lança de Ogum, espada-de-Ogum, folha de fumo.

Ervas calmas: Boldo, erva-doce, erva-cidreira, alecrim-do-campo, camomila, capim-santo, malva branca, malva cheirosa, erva-de-Santa-Maria, erva-de-Santa-Luzia, jasmim, colônia, macaça, aguapé, alfazema, melissa, capim-cidrão, folha de maracujá, manjericão.

Ervas bravas: Barba maldita (cipó azougue), unha-de-gato, comigo-ninguém-pode, coroa de cristo, mamona, picão preto, urtiga, chorão, folha de limão, folha de seringueira.

Folhas e ervas de Oxum

Rosa amarela; uma das plantas de Oxum

Oxum, assim como todos os Orixás, tem suas preferências de folhas e ervas. É importante que você conheça cada uma delas, porque as conhecendo poderá fazer o ritual que quiser e utilizá-las da forma correta. As ervas são muito eficazes e excelentes quando usadas corretamente. E quando não usadas para banhos e trabalhos, são ótimas para preparar um chá e melhorar algum aspecto físico ou espiritual.

O poder das folhas e ervas é sobrenatural. É possível fazer coisas incríveis com elas e, principalmente, melhorar a autoestima e cuidar da saúde sempre que necessário. A seguir, conheça uma por uma as folhas de Oxum e para o que são utilizadas.

Macela

A macela, além de ser bastante utilizada em amarrações e adoçamentos, pode ser usada em banhos de descarrego, defumações e também na composição de amacis e abô. Ela pode ser encontrada nos mercados, lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em algumas feiras livres. Conhecida também como Alecrim-de-parede, Camomila-nacional, Carrapichinho-de-agulha e Macela-de-campo.

Alamanda

As folhas e flores Alamanda, ou se preferir carolina, podem ser usadas para banho de limpeza, de descarrego e na composição de amacis de Oxum. Além disso, quando usada como tratamento caseiro pode servir para doenças de pele e sarna. Ajuda na autoconfiança e no processo de decisão de alguma tarefa. Diferente de algumas ervas, a Alamanda não pode ser ingerida, pois é extremamente tóxica. Nada de fazer chás com ela.

Calêndula amarela

Assim como a macela, a calêndula também pode ser usadas para feitiços amorosos, como amarração e adoçamento. Além disso, ela é bastante aproveitada em banhos de descarrego. Por incrível que pareça, o apelido dessa planta é ''maravilha'', pois pode agir de diversas formas, como anti-inflamatória, antisséptica, cicatrizante e até remédio natural para tratar problemas do estômago.

Alecrim

O alecrim é muito conhecido pela eficácia em ser usado para defumar ambientes, banhos, descarrego de pessoas e ambientes e amacis. Além disso, essa erva é famosa por estar ligada à Oxalá, e ter um aroma muito bom.

Jambuaçu

Jambuaçu pode ser encontrada facilmente no Norte do Brasil. Além de ser muito eficaz para a saúde, ela é bastante utilizada nos banhos de purificação dos filhos de Oxum. Também é usada como um excelente axé nos assentamentos da deusa, nas obrigações de cabeça e no abô.

Cambará

A erva cambará pode ser utilizada em trabalhos amorosos, como amarrações e adoçamentos, além de ser ótima para os banhos de purificação. Além do mais, a infusão das flores e folhas dá origem ao chá, que com propriedades analgésicas, podem ajudar principalmente em caso de dores de barriga e dores abdominais. Por isso, o chá pode ajudar ao sentir cólica.

Acácia amarela/Chuva-de-ouro

Num geral, a acácia é usada em composições do abô, nas obrigações de cabeça e nos banhos de descarrego dos filhos de Oxum. Além disso, é excelente para trabalhos de prosperidade da deusa da água doce e, principalmente, para amarrações amorosas e adoçamentos.

Camomila

26px;">

A Camomila está ligada ao amor e embora ela seja bastante utilizada em chás, a camomila também pode ser usada em banhos de descarrego, de proteção, em amaci e em defumações para limpeza e descarrego de pessoas e ambientes. Além disso, é ótima para equilibrar, tranquilizar e estabilizar o campo astral humano e, além do mais, propicia a recuperação da autoestima e do amor próprio.

Picão

Geralmente, a picão é atribuída a Oxum com grande utilização em ''feitiços''. Para esta finalidade, são torradas em panelas de ferro, associadas a outros elementos, a fim da obtenção do Atin (pó). Além disso, é ótima para ser usada em assentamentos e trabalhos com Exus da falange de Oxum e outros Orixás feiticeiros.

Erva-de-Santa-Luzia

Usada também em tratamentos medicinais, como distúrbios respiratórios e antiespasmódica, a Erva-de-Santa-Luzia é bastante usada nas obrigações de ori e feitura de santo. É ótima para chás, o que contribui para a melhora na saúde também.

Dólar

Dólar é uma planta aquática encontrada em regiões quentes. Quando usada nos ebós, banhos e defumações de Oxum, a dólar atrai prosperidade. Já as suas folhas são utilizadas na composição de amacis e de águas de cheiro.

Erva capitão

A erva capitão é usada como paramenta nas festas, isso porque as folhas dessa planta tem um formato parecido com o leque de Mamãe Oxum. Além disso, é comum vê-la nos rituais de iniciação, na composição do abô e em banhos de prosperidade. Também pode ser utilizada em trabalhos de amarração e adoçamento.

Erva-de-Santa-Maria

A erva-de-Santa-Maria, conhecida também como Mastruz, pode ser utilizada em banhos de descarrego e rituais para o setor amoroso, como amarrações e adoçamentos. Quando utilizada na medicina tradicional, é eficaz em ratar vermes intestinais, má digestão e para fortalecer o sistema imunológico.

Rosa amarela

A rosa amarela é usada na lavagem de cabeça dos filhos de Oxum, na composição de abô e para abertura de intuição e mediunidade. Além disso, equilibra e purifica pessoas e ambientes. Uma das curiosidades da Rosa Amarela é que ela está ligada à amizade, por isso é ótima para presentear um amigo ou quem a gente ama.

Fava-pichuri

Usa-se o fruto, a fava, que é reduzida a pó em defumações, com a finalidade de trazer bons fluidos e afugentar Eguns. É comum que as pessoas espalhem ou apliquem o pó no ambiente que estão. Além disso, a Fava-pichuri é capaz de anular larvas astrais.

Flamboiant

Além de ser bastante utilizada em banhos de purificação, as flores flamboiant são bastante usadas como enfeites nas comidas de Oxum ou de mesa.

Alfazema

Alfazema, planta bastante conhecida por estar ligada a Jurema, é ótima para banhos de descarrego e limpeza, além de ser usada em rituais para o setor amoroso. Assim como o Alecrim, a Alfazema tem o cheiro muito agradável.

Ipê-amarelo

As folhas e flores secas do Ipê-amarelo, também conhecido como Pau d'Arco, são utilizadas em defumações para limpeza de ambientes. Ultimamente, o Ipê tem sido utilizado para tratar anemia, amigdalite, infecção urinária, bronquite, candidíase, infecção na próstata, mioma, quisto nos ovários, além de cicatrizar feridas internas e externas com facilidade.

Calêndula

26px;">

Calêndula, a famosa bem-me-quer, mal me quer, é bastante utilizada na cultura popular para o tratamento de problemas de pele, principalmente queimaduras e inflamações. Além de ser usada em rituais do setor amoroso, como amarrações e adoçamento, a calêndula também é usada em todas as obrigações de ori, nos banhos de purificação e no abô.

Oriri-de-Oxum

Oriri-de-Oxum, conhecida também como erva-de-jabuti, é uma erva muito usada em banhos de descarrego e limpeza e muito utilizada em todas as obrigações de ori. Além disso, serve para fins medicinais, capaz de curar qualquer inflamação, como: pedra nos rins e na vesícula, conjuntivite, problemas uterinos e menstruação desregulada.

Vassourinha-de-botão

A Vassourinha-de-botão é muito usada em rituais de sacudimento. A Vassourinha se desenvolve em todas as regiões do Brasil, principalmente na Centro-Oeste. É conhecida como erva-botão e quando usada para fins medicinais serve como proteção a saúde do fígado, de forma que reduz o risco de doenças como a hepatite.

Aguapé

A aguapé é capaz de purificar a aura e afugentar ou neutralizar Eguns, por isso é bastante utilizada no abô, no bori e em banhos de limpeza. Uma curiosidade bastante interessante é que além de cuidar do nosso campo energético, a Aguapé favorece a vida aquática, principalmente os peixes.

Colônia

A colônia é, normalmente, usada em abôs, amacis e também em banhos de limpeza e descarrego. Além disso, é ótima para abrir a intuição e a mediunidade, além de contribuir em rituais amorosos, como adoçamento e amarrações.

Flor de laranjeira

A flor de laranjeira é, principalmente, usada em preparados para limpeza e descarrego de ambientes, amarrações e adoçamentos. Além disso, quando usada para fins medicinais é ótima para calmante, utilizada em caso de distúrbios do sono ou tensões nervosas e pode ser encontrada em infusão (chá).

Como as folhas e ervas de Oxum podem auxiliar na sua vida?

Lavanda; uma das ervas de Oxum

Sabe-se que as folhas e as ervas são a base de tudo o que nos cerca. Dito isso, é comum que os filhos de Oxum (e de outros Orixás) contem com elas para qualquer feitiço ou magia, já que a força da Natureza é incontestável e podemos contar com ela para qualquer finalidade. Fazendo bom uso das folhas, elas podem te auxiliar em qualquer área da sua vida, como atrair boas energias, prosperidade, sorte, limpar seu campo magnético e, principalmente, melhorar a saúde.

Não hesite em contar com os poderes das ervas sempre que achar que alguma coisa não vai bem, seja no trabalho, em casa, no amor ou até mesmo quando precisa se livrar de uma visita indesejada ou uma pessoa tóxica. As ervas serão grandes amigas em momentos como esse e farão com que você se sinta muito melhor.

Autor deste artigo

Evelen Giovana

Graduanda em Letras com ênfase em Tradução que escreve desde o dia em que aprendeu a segurar a caneta. Ama escrever temas relacionados à espiritualidade e viagens. Eu gosto de escrever, crer, ver e escrevo até poema, já dizia o Pensador.