Banho para dar ânimo: eucalipto, louro, alecrim, quartzo rosa e mais!
Por que tomar banho para dar ânimo?
Para aqueles dias em que a energia está mais para baixo, nada melhor do que um banho para dar ânimo. Existem várias técnicas, receitas e ingredientes que podem te ajudar a recuperar a vitalidade e dar mais disposição para o dia a dia. Certamente, esses poderosos banhos podem te ajudar a ter um dia mais ativo e dinâmico.
Ainda assim, sozinho, o banho – seja de ervas ou com cristais – não pode fazer milagres. Por isso, é fundamental analisar de onde vem essa falta de disposição. Será que o problema está na alimentação? Ou muitos problemas estão consumindo sua energia? Seja qual for o motivo, busque resolver a causa acima de tudo.
Enquanto isso, aproveite um revigorante banho para dar ânimo e cuide melhor de si, reservando um tempo durante o dia para se revitalizar e ter disposição para fazer o que precisa. Aprenda agora os melhores banhos para dar uma levantada na energia.
Fundamentos do banho para dar ânimo com ervas
O banho de ervas é o mais famoso banho para dar ânimo, além de ser um dos mais recomendados. Ele utiliza da energia emanada pelas plantas para atuar no campo magnético do seu corpo, restaurando a vitalidade.
Isso acontece através da limpeza de energias pesadas e reequilíbrio dos chakras, além do acréscimo energético da própria erva. Não se pode deixar de salientar as propriedades medicinais de muitas plantas, que são comprovadamente ativadoras do corpo humano.
Outro fator que influencia no resultado dos banhos para dar ânimo é a aromaterapia, também eficaz para dar mais disposição e força para realizar as atividades necessárias.
■O poder de cada erva
Apesar de todas as ervas terem origem no solo (em geral) e serem provenientes de outras plantas através de sementes ou outras formas de propagação, elas não são todas iguais. Aliás, é exatamente o contrário, pois assim como as pessoas, elas também têm características únicas, bem como seus usos.
Cada erva tem um poder característico que leva a uma ação específica. Isso pode acontecer tanto no corpo físico – como quando você utiliza a erva para um chá ou cataplasma -, quanto no corpo energético, como no banho para dar ânimo e em outros tipos, como o banho de descarrego ou para atrair prosperidade.
Por isso, é importante saber escolher as ervas adequadas para o fim desejado, sempre tomando cuidado com a interação da mesma e seu corpo. Existem pessoas que podem apresentar irritação, urticária e até manchas depois de usar algumas ervas mais fortes.
■Origem dos banhos de ervas
A relação entre o ser humano e as ervas vem de longa data, desde os primórdios da manipulação das plantas. Inicialmente se deu de forma intuitiva, partindo para o conhecimento popular e passado de geração em geração através das matriarcas e curandeiras.
Dessa forma, o banho de erva foi se estabelecendo como uma alternativa para curar mazelas físicas e energéticas. Atualmente, ele é muito utilizado em terapias alternativas, estando presente em tradições que remetem às religiões ancestrais – pré-cristãs – como a Wicca e outras vertentes.
As religiões de matriz africana, como o Candomblé e a Umbanda, também utilizam as ervas em banho para dar ânimo, limpar ou ajudar a desenvolver a mediunidade.
Primeiro tome banho de limpeza com sal grosso
Primeiro de tudo, o processo de energização começa com uma limpeza mais profunda do campo magnético. Isso é importante para tirar qualquer energia mais densa ou até mesmo larvas astrais (formas de pensamento impregnadas na aura), fazendo com que o banho tenha uma maior eficácia.
Porém, é importante lembrar que, apesar de ser um ótimo agente de limpeza para antes do banho para dar ânimo, o banho de sal grosso deve ser realizado com cautela. Afinal, ele limpa todas as energias, sejam elas ruins ou não.
Por isso, deve ser feito antes de outro banho complementar, como o de ânimo, ajudando a deixar o campo magnético menos aberto e mais propício a emanar a energia desejada. Por isso, é importante manter um bom padrão de pensamentos, palavras e ações depois de tomar um banho de sal grosso.
■Não jogue na cabeça
Nunca jogue o banho de sal grosso em sua cabeça, apenas do pescoço para baixo. Isso não tem a ver com a saúde dos seus cabelos (apesar de o sal realmente não ser bom para os fios). Na realidade, você deve evitar jogar qualquer banho no topo da sua cabeça, pois é onde está localizado o seu chakra da coroa.
Chamado também de ori, o chakra da coroa é o maior ponto de ligação energética do seu corpo com o meio. É através dele que as energias mais sutis são absorvidas e, ao jogar o sal grosso, é praticamente uma agressão a uma zona tão delicada.
Pode ser que algum banho para dar energia possa ser aplicado na coroa, mas o ideal é sempre evitar essa região.
■Atenção na frequência
O banho de sal grosso é extremamente forte e limpa profundamente a aura. Dessa forma, arrasta energias consideradas boas e ruins na mesma lavagem. Se for feito com muita frequência, isso causa um certo desgaste, pois não dá tempo do seu corpo magnético se recuperar devidamente.
Em razão disso, o ideal é aplicar esse banho com um intervalo mínimo de 15 dias entre eles, para que sua energia se balanceie novamente. Dessa forma, você evita a abertura para energias que não são adequadas ou até mesmo invasoras. Por outro lado, o banho para dar ânimo pode ser feito até mesmo diariamente.
■Receita de banho de sal grosso
A receita do banho de sal grosso é simples, mas existem alguns segredinhos que fazem toda a diferença. O básico é misturar água e sal, na proporção de 1 litro para 1 colher de sopa cheia, mas, se puder, tente usar algumas dessas dicas:
• Use água energizada durante a lua nova para fazer seu banho de sal grosso mais poderoso;
• Escolha a flor de sal se tiver acesso a ela, pois é muito mais poderosa do que a versão mais comercial;
• Prepare o banho como um ritual de autocuidado e aproveite para firmar a intenção de limpeza. Faça o mesmo durante o banho para dar ânimo, energia ou prosperidade;
• Acenda algumas velas, seu incenso favorito e coloque um som ambiente que te eleve – como o da natureza, um mantra, oração ou ponto.
■Tome um banho para dar ânimo depois
Depois de um banho de sal grosso, é importante fazer um complementar, para ajudar a reestabelecer o campo energético. Uma das opções possíveis é o banho para dar ânimo, que auxilia a ter mais disposição e energia para realizar as atividades diárias ou específicas, e que exigirão mais de você.
Assim como o banho de sal grosso, o banho para dar ânimo pode ser realizado como um ritual. Assim, além de reservar um momento para si, você também ajuda a potencializar seu efeito. Isso acontece por conta da intenção, que amplifica o poder das ervas utilizadas através do direcionamento energético no momento do banho.
Receitas de banho para dar ânimo e recuperar a energia
Você pode fazer o banho para dar ânimo de duas formas principais: de imersão ou tradicional. Em ambos os casos o efeito é o mesmo, porém o de imersão é muito mais agradável para alguns, podendo ser utilizado em ritos mais complexos, envolvendo outros elementos para ajudar a ter mais energia.
Para os banhos de imersão (na banheira) ou tradicional (jogando o banho com uma jarra, do pescoço para baixo, depois do banho higiênico), o modo de preparo é o mesmo.
A diferença é que, na banheira, você ficará mais tempo em contato com as ervas, aproveitando o seu efeito emocional. Veja quais são as melhores recitas para o banho para dar ânimo perfeito.
■Banho para dar ânimo de alecrim
O banho de alecrim é delicado e contribui para um dia leve e radiante, sendo um banho para dar ânimo e ajudar a manter o dia em harmonia e tranquilidade. Veja o que vai precisar para o preparo:
• Em um litro de água, coloque 3 galhos de alecrim fresco ou 1 colher de sopa de alecrim desidratado, dividido em 3 pitadas;
• Quando a água aquecer e começar a formar pequenas bolhas na lateral da panela, desligue e tampe. Não deixe ferver;
• Depois de uma hora, é só aplicar o banho após o seu banho higiênico.
■Banho espanta desânimo com sálvia, canela e manjericão
A sálvia por si já é um agente de limpeza, mas também ajuda a reequilibrar os centros energéticos. A canela e o manjericão são poderosas plantas para dar energia e vitalidade. Esse banho para dar ânimo é perfeito para dias mais pesados e que requerem força. Veja o que vai precisar para o preparo:
• Em um litro de água, coloque 1 pau de canela e deixe ferver. Desligue e adicione 1 galho de sálvia, 1 galho de manjericão e tampe;
• Passada uma hora, é só aplicar o banho depois do seu banho higiênico.
■Banho de rosas e ervas para limpar a aura
15px; line-height: 24px; margin: 0px 0px 10px;">Esse banho para dar ânimo está ligado à sua relação de amor, seja consigo ou com a pessoa com quem compartilha a vida. Ele eleva a energia e é perfeito para momentos antes de encontrar a pessoa amada. Veja o que vai precisar para o preparo:
• Em um litro de água, coloque as pétalas de 3 rosas na cor mais adequada (branca para uma energia mais tranquila, amarela para prosperidade e fertilidade, vermelha para energia ou paixão etc) e antes de levantar fervura, desligue e tampe;
• Passada uma hora, é só aplicar o banho do pescoço para baixo, depois do seu banho higiênico.
■Banho para dar ânimo de eucalipto
Se a saúde está precisando de uma ajudinha, o eucalipto é a escolha perfeita. Ele é um banho para dar ânimo, podendo ser usado até mesmo em meio a uma gripe forte ou cansaço extremo. Veja o que vai precisar para o preparo:
• Em um litro de água, coloque 9 folhas de eucalipto e antes de levantar fervura, desligue e tampe;
• Passada uma hora, é só aplicar o banho do pescoço para baixo, após o seu banho higiênico.
■Banho de gengibre e hortelã
Para quem gosta de praticar atividade física mais intensa, o banho para dar ânimo feito com gengibre e hortelã é a escolha certa. Veja o que vai precisar para o preparo:
• Em um litro de água, coloque 3 rodelas de gengibre e deixe ferver. Desligue, adicione 1 galho de hortelã e tampe;
• Passada uma hora, é só aplicar o banho do pescoço para baixo, após o seu banho higiênico.
■Banho de louro para limpeza e prosperidade
A folha de louro é conhecida por trazer prosperidade e afastar energias ruins. Dessa forma, é a mais adequada para um banho para ter ânimo antes de ir trabalhar. Veja o que vai precisar para o preparo:
• Em um litro de água, coloque 3 folhas de louro e desligue antes de levantar fervura, tampando em seguida;
• Passada uma hora, é só aplicar o banho após o seu banho higiênico.
■Banho para dar ânimo de quartzo rosa
Ligado à energia mais sutil do amor, o banho para dar ânimo feito com quartzo rosa ajuda a elevar o padrão vibratório, sendo muito adequado para antes da oração ou Yoga, por exemplo.
Seu preparo é simples, mas deve ser feito com muito cuidado. Na noite anterior, coloque um quartzo rosa em um litro de água pura, dentro de uma jarra de vidro ou porcelana. Coloque 3 quartzos brancos ou ônix em volta, para garantir a pureza energética. No dia seguinte, retire o quartzo rosa e use a água depois do seu banho higiênico.
O que fazer depois do banho para dar ânimo?
Depois de tomar seu banho para dar ânimo, você deve pegar as sobras dele e eliminá-las corretamente. Ou seja, as folhas que sobraram devem ser enterradas ou jogadas em água corrente. Os cristais utilizados devem ser limpos energeticamente e guardados para serem utilizados novamente no futuro.
Além disso, é fundamental deixar seu padrão energético elevado, de forma a manter o efeito do banho. Por isso, evite pensamentos, conversas, filmes ou situações que drenem suas energias. Fazer o que ama, ver pessoas queridas e se religar com o Sagrado também ajuda.
Autor deste artigo
Sempre à procura da resposta da vida, do universo e tudo mais (ok, 42... então da pergunta), sou redatora sênior, um tanto nerd e apaixonada pela escrita. Com graduação em Adm e Marketing, acredito na magia através das palavras, criando mundos e buscando soluções para os pequenos grandes desafios diários.