Símbolos de Bruxaria
Símbolos de Bruxaria
Muitos símbolos estão associados às práticas pagãs de bruxaria, uma das mais antigas da humanidade.
Diversos símbolos associados às bruxas também são utilizados como amuletos e alguns deles têm relação com deuses de várias mitologias, principalmente a celta.
Triluna ou Lua Tripla
Na cultura celta, a "Lua tríplice" ou "Triluna", representa a unidade da deusa tripla, que é composta pela donzela, a mãe e a anciã. Também simboliza as fases da lua: crescente, cheia e minguante, associadas ao ciclo da vida.
A deusa tripla representa os três estágios da vida da mulher: a donzela remete à juventude; a mãe se refere à maturidade e ao poder e a anciã tem a ver com a sabedoria e a experiência.
Leia Lua.
Pentagrama
A estrela de cinco pontas ou pentagrama é um dos símbolos mais importantes e antigos presentes em muitos rituais de magia neopagãos.
Para a Wicca, ele simboliza a união do cosmos, dos quatro elementos (ar, água, fogo e terra) e do espírito e o encontro entre a humanidade e o reino dos espíritos.
Triplo Círculo
Também chamado de “Triskle Celta”, o triplo círculo está associado à natureza e aos quatro elementos, sendo utilizado como talismã.
Além disso, esse símbolo feminino é usado nos rituais para evocar a deusa tripla (virgem, mãe e velha), que simboliza a mente, o corpo e o espírito.
Heptagrama
Símbolo mágico, utilizado em muitos rituais de bruxaria, o heptagrama (estrela de sete pontas) representa a harmonia do cosmos, as sete cores do arco-íris, as sete zonas planetárias, partilhando, em grande parte, sua simbologia com o número sete.
Leia Estrela.
Pentáculo
O pentáculo, muitas vezes utilizado como amuleto, é um pentagrama dentro de um círculo, que simboliza a união, a unidade, ou seja, o corpo e o espírito. De tal modo, as cinco pontas do Pentagrama simbolizam os quatro elementos da natureza (ar, água, fogo e terra) e o éter, que representa o espírito.
Cerunos
Também chamado de "Cernuno" ou "Cernunnos", um dos deuses celtas mais antigos, é representado com orelhas e chifres de um cervo.
Deus das florestas e dos animais na tradição neopagã Wicca representa a força do poder masculino, o ciclo da natureza, a morte e o renascimento, sendo reverenciado em diversos rituais.
Deusa Mãe
Símbolo do poder feminino, na religião Wicca, a Deusa Mãe ou Mãe Terra (Brigida) é a geradora de todas as coisas e possui o Deus Chifrudo, Cerunos, como seu consorte sendo reverenciada em diversos rituais de bruxaria.
Cruz Ansata
Esse símbolo é uma cruz cuja ponta possui uma forma ovalada, tal qual uma alça, fechada na parte superior vertical. É uma figura originariamente egípcia, já na religião Wicca, a cruz ansata ou ankh é considerada um tipo de amuleto, uma vez que simboliza a proteção, a fertilidade, a reencarnação e a imortalidade.
Em outras tradições de bruxaria, os bruxos utilizam da cruz ansata, símbolo da saúde e da fertilidade, nos rituais de feitiçaria. Na alquimia e no ocultismo, simboliza a transformação e representa o caminho da vida.
Vassoura
Um dos maiores símbolos associados à bruxaria pela cultura popular, a vassoura, na realidade, é utilizada para varrer a energia negativa de um espaço, o purificando, antes da prática de algum ritual ou cerimônia.
Por ter um formato fálico, ela também era utilizada durante os ritos de fertilidade.
Caldeirão
Sendo um objeto feito de ferro fundido, o caldeirão ainda é utilizado por algumas crenças neopagãs para práticas mágicas e rituais.
Ele foi incorporado pelos praticantes da Wicca sendo associado à deusa celta Cerridwen, simbolizando renascimento, fertilidade e o aspecto feminino divino, representando o útero.
Segundo os mitos dessa deusa, ela era três mulheres em uma (donzela, mãe a anciã), possuindo a capacidade da metamorfose.
Livro das Sombras
O livro das sombras é uma coleção de textos religiosos e com rituais mágicos, que também contém a ética e a filosofia da religião Wicca, o qual simboliza o poder e a sabedoria.
Ele foi composto pelo wiccano inglês Gerald Brosseau Gardner (1884–1964), uma das primeiras pessoas a popularizar a Wicca.
Atualmente, na prática wiccana, o termo “livro das sombras” é utilizado para designar o diário pessoal de uma bruxa ou bruxo, onde a pessoa irá escrever seus rituais, feitiços, receitas ou qualquer informação mágica.
Cálice
Esse objeto representa a própria deusa mãe e a sua feminilidade, simbolizando também intuição, emoção e os poderes psíquicos de uma bruxa.
O cálice, por conta do seu formato, é muito utilizado em rituais de fertilidade, especialmente por remeter ao útero aberto.