VOCÊ SABE O QUE É ARUANDA?
Certamente se você é Umbandista, ou se ao menos ja frequentou a assistência de um terreiro de umbanda, já ouviu em algum ponto cantado ou até mesmo alguma entidade falar sobre “Aruanda” ou até mesmo “Juremá”.
Mas você sabe o que queremos dizer quando falamos em Juremá? Sabe o que significa Aruanda?Quando falamos Aruanda, nos referimos ao astral espiritual da umbanda. Aruanda é o nome que damos a um campo espiritual onde os espíritos falangeiros que trabalham na nossa umbanda, habitam. Assim, podem concluir que Aruanda pode ser definida como uma grande colônia espiritual onde militam esses espíritos.
Entendendo o que é Aruanda, torna-se fácil definir Juremá, ou como muitos dizem “cidade da Jurema”. Quando ouvimos alguns pontos cantados de caboclos se referindo a Juremá, entendemos que Juremá é um campo astral, ou se preferir, uma colônia espiritual (assim como Aruanda), onde está concentrado e habitam as energias dos espíritos caboclos.
Podemos encontrar caboclos vindos de Aruanda? Sim! Não é uma regra caboclos virem apenas de Juremá.
É importante entender que esses dois nomes que se referem aos astrais umbandista é apenas uma forma que a espiritualidade e seus falangeiros encontraram para que nós entendêssemos como funciona esse campo espiritual.
Dentro de cada linha de trabalho, podemos encontrar formas distintas de se referir a Aruanda, assim como a linha dos caboclos usa a nomenclatura “Juremá”.
Seja como for a forma de se chamar, ou o nome utilizado, Aruanda sustenta nossa querida umbanda e é muito maior do que podemos imaginar.