đđđđđ đđ đđđđđđđ
Dentro dos fundamentos da Umbanda encontramos o mistĂ©rio das horas planetĂĄrias e sua ação dentro da estrutura espiritual no plano fĂsico.
A luz solar Ă© um elemento energizador que promove uma limpeza, uma “varredura” espiritual no plano fĂsico, sanando nosso ambiente energĂ©tico e eletromagnĂ©tico, proporcionando uma maior ativação energĂ©tica. Enquanto a ausĂȘncia da energia solar propicia o acumulo de energias deletĂ©rias. Por isso grande parte dos trabalhos de magias negativas sĂŁo realizados no perĂodo de maior escuridĂŁo.
Somos frutos do meio e automaticamente somos influenciados energĂ©tica e espiritualmente pelo perĂodo de exposição solar ou se assim preferirem pelo giro do planeta. E seu movimento de rotação e translação altera nosso campo energĂ©tico . Tanto Ă© verdade que de dia sentimo-nos mais energizados e bem-dispostos e a noite desenergizados e sonolentos. O mesmo serve para o verĂŁo e para o inverno.
Na estrutura energĂ©tica, espiritual e dimensional de nosso planeta existem algumas estruturas que podemos chamar de aberturas ou Portais dimensionais e magnĂ©ticos. Quando determinadas regiĂ”es de nosso planeta passa por alguns desses portais eles acabam por desencadear uma influĂȘncia energĂ©tica, magnĂ©tica e espiritual sobre ela.
Podemos, para facilitar o entendimento, dividir nosso planeta em um quadrante: Norte /Alto; Sul / Baixo; Oeste /Esquerda; Leste /Direita .
Com isso entendido, a Umbanda fundamenta seu mistério das horas não por acaso, e estabelece um significado de maior importùncia a determinado horårio , em especial as horas denominadas de grandes e pequenas.
Todas as horas da Umbanda são controladas por um Orixå independente dos demais, pouco conhecido, chamado ORIXà TEMPO, que é o determinante do envio das vibraçÔes cósmicas, assim como o momento exato da utilização do ritual necessårio.
Como estamos encarnados no terceiro planeta do sistema solar, controlado por uma estrela de 5a grandeza, da 2a GalĂĄxia, um planeta presĂdio por nĂłs chamado de Terra, temos que nos atener ao sistema de contagem de tempo do mesmo, embora que nĂŁo muito consonante com o Tempo Real. Baseados na nossa forma de contagem de Tempo, a Umbanda divide as horas de um dia em trĂȘs tipos diferentes, Ă saber:
Horas Abertas
Horas Fechadas
Horas Neutras
HORAS ABERTAS: sĂŁo consideradas horas abertas na Umbanda, as nĂŁo classificadas como neutras ou negativas, portanto positivas para a feitura de qualquer dos trabalhos abaixo enumerados:
Mentalização
VidĂȘncia
Irradiação
Jogo de BĂșzios
Agrados
AmalĂĄs
AmacĂs
HORAS FECHADAS: sĂŁo aquelas que nenhum dos atos ritualĂsticos ou litĂșrgicos descritos acima podem ser efetuados.
SĂŁo consideradas horas fechadas, os 15 minutos anteriores e posteriores Ă HORA PEQUENA e Ă HORA GRANDE, ou seja de 11:45hs Ă s 12:15hs, assim como tambĂ©m de 23:45hs Ă s 00:15hs; horas que sĂŁo destinadas Ă entrega de EBĂS, DESCARREGOS, ou o emprego da Força Negativa para a prĂĄtica do Bem.
Nestas Horas Fechadas, nĂŁo se deve praguejar, amaldiçoar, discutir, entrar ou sair de lugares cobertos e freqĂŒentar locais espĂșrios.
HORAS NEUTRAS: sĂŁo aquelas em que qualquer tipo de Ato LitĂșrgico ou RitualĂstico Ă© dado Ă cada um segundo, o seu mĂ©rito.
Estas Horas Neutras da Umbanda sĂŁo muito utilizadas no Esoterismo e classificadas como HORAS TERĂAS e HORAS NONAS (6hs e 18hs).
NOTA: excetuando-se as Horas Negativas e Neutras, todas as outras horas do dia sĂŁo consideradas como positivas.
Das 7 Linhas da Umbanda, apenas trĂȘs podem interferir e alterar o ritual praticado em todas as horas:
A Linha de OxalĂĄ
A Linha das Senhoras (OXUM, IEMANJĂ, IANSĂ e NANĂ)
A Linha deIBEJI
DISCRIMINAĂĂO DAS HORAS NA UMBANDA NA IMAGEM
Complemento do texto.
Orientação não é proibição. Caso assim fosse, os próprios Guias de Umbanda não passavam trabalhos para serem feitos depois das 18h00.
fonte lendas de aruanda
e Umbanda Candomblé comunidades net.
Ă responsabilidade de cada um que estuda , filtrar para uso pessoal, apenas aquilo que se provar Ăștil e saudĂĄvel para sua reforma Ăntima e crescimento espiritual.