A TOALHA BRANCA dentro da Umbanda é de uma importância grandiosa.
Seja no uso dos trabalhos da casa, seja no batismo ou no ato de se deitar para bater a cabeça (saudar o terreiro).
A Toalha Branca - Trata-se de um pano branco em formato de toalha (retangular), podendo ser contornado ou não com renda, fino ou grosso.
Ao esticar a toalha em frente ao altar, deitar e bater a cabeça, demonstra por parte do médium o respeito à casa e tudo o que está agregado a esse AMBIENTE SAGRADO.
Este momento, que consiste no ato de bater à cabeça colocando-se de bruços e deitado em frente e aos pés de seu PDS/MDS, SACERDOTE, ZELADOR com a cabeça voltada e prostrada na toalha, representa a solicitação da benção do seu Pai Espiritual e do seu Orixá, sendo um ato de humildade, obediência e resignação aos preceitos religiosos, devendo significar a aceitação daquela Casa e de seus Mentores como seus condutores no caminho dos serviços de Deus e de nossa religião.
Neste momento as mãos voltadas com as palmas para cima no mesmo nível da cabeça é que vão complementar o recebimento das emanações vibratórias positivas de Deus, dos Orixás cultuados na Umbanda e dos Orixás da Casa Sagrada daquele filho de fé. Nesse instante deve o médium, em uma prece mental rápida, pedir auxílio aos Guias espirituais, a Deus e aos Orixás, para um melhor desempenho de suas funções mediúnicas, recebendo o axé dos Orixás donos daquela Casa e Templo Sagrado.
O respeito aos seus Sacerdotes é fundamental e definitivo no caminho da espiritualidade, pois são eles que vão ser os condutores de sua vida espiritual e religiosa.
Não insista em se achar uma exceção, porque não há exceções em um caminho onde a humildade deve ser o precursor em busca do aprendizado religioso.
Mas o MISTÉRIO DA TOALHA vai mais além.
Creditos: Templo Umbandista Pai Oxalá