terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Magia planetária e os Deuses

 

 Magia planetária e os Deuses


Nenhuma descrição de foto disponível.Poucos sabem mais existe uma grande diferença entre magia planetária e a regência dos planetas, de acordo com mitologia, Greco Romana os deuses foram associados aos planetas e considerado assim regentes trazendo características de cada um sendo elas:
Bem primeiramente vou falar de forma rápida, quem são os deuses da mitologia grega (principais 12):
Zeus: Deus do Deuses, Dos raios e trovões
Poseidon: Deus dos mares e oceanos
Hades: Deus do submundo e dos mortos
Ártemis: Deusa da caça
Athena: Deusa da sabedoria
Hera: Deusa do casamento
Ares: Deus da guerra
Hermes: Mensageiro dos deuses
Apolo: Deus da Luz
Hefesto: Deus ferreiro
Demeter: Deusa da agricultura
Afrodite: Deusa da beleza e do amor
Dionísio: Deus do vinho

O planeta e o Deus Regente:
Mercurio/Hermes:
Bem como vocês sabem ou não Mercurio e o planeta mais próximo do sol, ou seja tendo sua rotação e translação mais rápida. Sendo assim se fomos comparar com os deuses da mitologia grega o Deus que se relaciona é Hermes! Deus mensageiro, sendo assimilado a sua velocidade.

Vênus/Afrodite:
Bem pessoal Vênus e o planeta mais quente do nosso sistema solar sendo assim um planeta brilhoso, um planeta bonito de se ver. Considerando isso ligamos deusa Afrodite! Deusa da beleza e do amor ligando ao planeta que é muito bonito e brilhoso de se ver.

Terra/Gaia:
Bem agora não em si um deus mas sim um Ser Primordial, É seu nome e Gaia Sendo considerada a Primordial com o elemento da nossa querida Terra bem so de ter esse querido nome, você deve saber porque ela está sendo comparada com nossa querida Terra.

Marte/Áres:
Então Marte o planeta do sangue avermelhado pode ser facilmente acimilado com o Deus da guerra Ares! O Planeta vermelho simboliza o sangue de Ares, de suas vítimas. Então taí Pra você que não sabia.

Júpiter/Zeus
Agora vamos para Júpiter! Que comparado com os deuses, ele é fácil encaixado com Zeus! Deus dos deuses dando pelo fato de ser maior sendo mais forte, podendo sim encaixar muito bem com o nosso maior planeta do nosso sistema solar.

Saturno/Kronos
Agora Saturno é equivalente ao primordial Cronos, sendo Saturno na mitologia romana Deus do tempo, seguindo esse raciocinio ligamos ao primordial grego: Cronos, Sendo o Deus do tempo que controla tudo.

Urano/Urano Primordial
O planeta Urano caso você não sabia, foi batizado em homenagem a divindade que simbolizava/Personificacava o céu na mitologia grega
Curiosidade: Ele é o único planeta que foi nomeado com o nome de um deus ou primordial da mitologia Grega e não da romana.

Netuno/Poseidon
Esse daqui ja estava na cara, Poseidon Deus dos mares e oceanos tem tudo pra se encaixar com o nosso planeta azul mais bonito do nosso sistema solar, coberto por agua e gelo o planeta e semelhante aos poderes de Poseidon que vive nos oceanos.


Plutão/Hades
E por último nosso planeta anão e Hades, Deus dos mortos e do submundo que conseguia ficar invisível graças ao seu capacete, e similar ao planeta anão que é escuro e fica muito distante do sol.
Selene / Diana
A Lua tem um caminho oposto: ela é quem batizou uma deusa. Na Roma Antiga, a Lua era por si só uma divindade. Entre os romanos, a deusa que representava o satélite terrestre chamava-se Luna - na Grécia Antiga atendia pelo nome de Selene ou Diana.
Apolo / Helio
O deus do Sol tanto na Grécia quanto na Roma antigas era Apolo. Mas havia outra representação: o Sol era representado por um deus no Olimpo, Apolo, mas também por um titã poderoso, Hélio - por isso quando falamos em heliocentrismo, falamos sobre o Sol.
Em Roma, Apolo seguiu sendo Apolo e Hélio foi substituído pela figura do Sol, que se instituiu de vez quando o imperador Aureliano introduziu um culto oficial do Sol Invicto, que celebrava mais um solstício vitorioso para Roma.
Assim, Sol se tornou o primeiro deus oficial em Roma e seguiu representando a nossa estrela.

Essas relações são de acordo com os Deuses e cada um trás um simbolismo próprio na magia planetária isso é diferente pois a energia trabalhada não é com relação aos deuses mais com a energia do planeta em si com características próprias e distintas.

AFRODITE: Deusa do amor, da beleza,dos prazeres e do pecado carnal.
ARTÊMIS: Deusa da lua, da caça e dos animais.
APÓLO: Deus do sol, das artes, da música e da poesia.
ARES: Deus da guerra, da discórdia e da violência.
HADES: Deus dos mortos, do submundo.
HERA: Deusa do casamento,da família, da maternidade,a Rainha das Deusas.
HERMES: Deus do comércio, dos ladrões,o mensageiro dos Deuses.
POSEIDON: Deus do mares, dos rios e oceanos.
ZEUS: O Deus dos Deuses, do trovão,dos raios e do céu.

E apesar de nem todos os astros citados como planetas o serem, de fato, assim são considerados, magicamente, pelo tipo de energia que emanam e pela sua imensa importância e influência nos eventos terrestres.

OS PLANETAS CLÁSSICOS

São comumente chamados assim, porque foram os primeiros a serem estudados magicamente. Referem-se aos traços pessoais e sociais de um indivíduo
Sol ( ): Não é um planeta, mas é considerado um, astrologicamente. Sua energia remete ao “masculino” (levando em conta a percepção astrológica greco-romana); é brusca, agente, abrasiva, assertiva, energizadora, ativa, iluminadora, e curativa. Ligado ao brilho pessoal, poder, magia, e também ao oracular. Rege o signo de Leão.
Lua ( ): Assim como o Sol, não é um planeta, mas é considerado um, astrologicamente. A Lua remete à energia “feminina” (levando em conta a percepção astrológica greco-romana): sutil, intuitiva, protetora, reconfortante, passiva, e reveladora daquilo que está às sombras. Ligada às emoções, percepções, sentimentos, intuição e ao inconsciente. É o planeta regente do signo de Câncer.
Mercúrio ( ): Planeta ligado à comunicação, ao raciocínio e eloquência… lábia, espontaneidade, criatividade, expressão de pensamento, adaptabilidade. Representa o arquétipo do deus romano que o rege, Mercúrio, é o planeta “mais rápido”, demora menos tempo a dar a volta ao redor do Sol. Rege os signos de Gêmeos e Virgem.
Vênus ( ): Ligado ao amor, à atração, ao sexo, paixão, luxúria, harmonia, beleza, feminino… carregando a simbologia e trazendo consigo as energias da deusa homônima, Vênus. É o planeta regente dos signos de Touro e Libra.
Marte ( ): Ligado às energias da força e do vigor, Marte é o planeta que rege o impulso, os instintos, a necessidade de resistência e a tomada de ações. Ousadia, força de vontade, e, sobretudo, a coragem expressa pela divindade à qual o planeta é associado, o deus da guerra e dos combates, Marte. Este planeta rege o signo de Áries. Tradicionalmente, era tido como o regente de Escorpião.
Júpiter ( ): Ligado à expansão, por ser o maior planeta do nosso Sistema Solar. Suas energias podem ser utilizadas para agregar crescimento e fertilização às magias de modo geral. Podendo também, remeter a poder, como o deus arquétipo deste planeta, o maior entre todos, Júpiter. Rege o signo de Sagitário. Tradicionalmente, era visto como o regente do signo de Peixes, também.
Saturno ( ): Relacionado ao tempo e a sabedoria, por relacionar-se ao titã homônimo, do Tempo, Saturno. Também simboliza ação definitiva, e por vezes brusca, como por exemplo, banimentos; mas também trabalha bem a energia de proteções, magia para todos os gostos, no geral. Também favorece magia de vinculações e restrições; entendam esta parte como preferirem. Rege o signo de Capricórnio, e tradicionalmente era dito regente de Aquário, também.
Na Astrologia Moderna, Urano é visto como regente do signo de Aquário, enquanto Netuno rege Peixes, e Plutão é o regente de Escorpião.


URANO, NETUNO & PLUTÃO, OS PLANETAS MODERNOS

Apesar dos estudos astrológicos a respeito destes não serem muito populares, na astronomia muito se fala deles, porque afinal, fazem parte do nosso Sistema Solar. De todo modo, aconselho a pesquisarem mais a fundo e tirarem as suas próprias conclusões a respeito, caso este seja um assunto no qual querem se aprofundar no que tange à astrologia. A modo raso, listo algumas palavras chaves do campo de ação de cada um destes três planetas (sabendo que Plutão hoje é tido como um planeta anão).
Urano ( ): Mudança, surpresa, impacto, excentricidade, mudança de percepção…
Netuno ( ): Mistério, ilusão, adivinhação, sonhos, visões, misticismo, espiritualidade.
Plutão ( ): Morte, aniquilação, ressurreição, segredos, respostas, transformação.
Mais informações aqui.

DIAS DA SEMANA

Os dias da semana também possuem representações planetárias, relativas aos Sete Planetas Clássicos. A utilização do tipo de energia em específico, no dia em questão, fortalece a prática mágica com o tipo de energia correspondente.
Lembrando que na tabela acima temos algumas sugestões a respeito de o que se trabalhar em cada dia, de acordo com cada energia planetária.

 Domingo: Sol.
 Segunda-feira: Lua.
 Terça-feira: Marte.
 Quarta-feira: Mercúrio.
 Quinta-feira: Júpiter.
 Sexta-feira: Vênus.
 Sábado: Saturno.

HORAS PLANETÁRIAS

O dia astrológico começa quando o Sol nasce, e a primeira hora começa exatamente neste momento. As horas planetárias são intervalos em cada dia, onde a energia de cada planeta é mais abundante e evidente. Temos o Arco Diurno, composto pelas horas planetárias do período onde o Sol é visível, portanto, dia; e temos o Arco Noturno, que começa quando o Sol se põe, e termina quando ele nasce na manhã seguinte, encerrando a noite e começando outro dia, e outro Arco Diurno.
São comumente chamadas de “horas”, mas sua duração varia, não tendo exatamente sessenta minutos (60 min). E para saber quanto tempo terá cada hora planetária, a cada dia, é necessário saber os horários de nascimento e ocaso do Sol.
Suponhamos que o Sol nasça às 5h32 e se ponha às 17h44. Note que este intervalo, que corresponde ao Arco Duiúrno, tem a duração total de doze horas e doze minutos. Então, é só dividir, as horas e os minutos por doze.
Neste dia, as horas planetárias do Arco Diurno terão a duração de sessenta e um minutos (Ou uma hora e um minuto, se preferirem), cada.
O mesmo processo se faz para saber a duração das horas planetárias do Arco Noturno, considerando o ponto inicial do intervalo, a hora que o Sol se põe, indo até o seu nascer, no dia seguinte.

Os Planetas na Magia

Geralmente quando decidimos fazer um feitiço, nos coordenamos pela fase da Lua, pois é aquela fase que tem a energia que precisamos, e cada uma delas tem uma função para ser trabalhada. A energia da Lua, dependendo da fase, pode potencializar o feitiço que esta sendo feito, e com os planetas não é diferente.
Cada planeta possui um poder diferente, podendo dar mais "especificidade" no que está fazendo, além de possuírem uma cor, símbolo, horário, dia da semana, Deuses e espíritos ligados à eles, informação suficiente para deixar seu feitiço ainda mais poderoso.

Correspondências Planetárias

Sol

Dia: Domingo
Cores: Amarelo, Laranja e Dourado
Elementos: Fogo
Ervas: açafrão, angélica, genciana, calêndula, canela, girassol, lavanda, alecrim, laranjeira, sândalo, sálvia, manjerona.
Pedras: Pedras Amarelas e Laranjas no geral
Metal: Ouro

Um astro muito importanteH para nós e para nossa saúde, seus dias e horários são ligados à prosperidade, riqueza, vitalidade, força, saúde espiritual e mental, fama, sucesso, respeito, iluminação, imaginação, poder mental e crescimento de todos os tipos.

Lua

Dia: Segunda-Feira
Cores: Branco, Violeta e Prateado
Elementos: Água
Ervas: Colônia, Dama-da-Noite, Rosa Branca, Tília, Papoula
Pedras: Pérola, Pedra da Lua, Quartzo Branco
Metal: Prata

O que mais usamos em nossos feitiços e rituais, a Lua é ligada à sonhos, visões, segurança, resolução de brigas, mudanças, transformação, viagens e emoções.

Marte

Dia: Terça-Feira
Cores: Vermelho
Elementos: Fogo
Ervas: Absinto, Alho, Artemísia, Beladona, Cardo, Hortelã, Pimenta, Urtiga, Videira, Cebola, Mostarda
Pedras: Ágata de Fogo, Opala de Fogo, Granada, Rubi
Metal: Ferro

O planeta Marte está ligado à poder físico, força, coragem, vitórias, derrota de inimigos, energia, pressa raiva, construção ou destruição, perigo, cirurgia, vitalidade, magnetismo e força de vontade.

Mercúrio

Dia: Quarta-Feira
Cores: Púrpura
Elementos: Terra e Ar
Ervas: Anis, Camomila, Margarida, Rosa Amarela, madressilva, Acácia, Trevo, Sabugueiro
Pedras: Esmeralda, Ágata
Metal: Mercúrio

O planeta Mercúrio está ligado à comunicação, magia, memória, adivinhação, verdade e julgamento. Assunto de negócios, compra e venda, barganha, capacidades literárias, escrita, livros papéis, contratos, viagens curtas, dar e obter informação.

Júpiter

Dia: Quinta-Feira
Cores: Azul e Roxo
Elementos: Água e Fogo
Ervas: Cedro, Espinheiro, Freixo, peônia, sorveira, violeta, morangueiro, sálvia
Pedras: Ametista, Turquesa
Metal: Estanho

O planeta Júpiter está ligado à riqueza, saúde, honra, amizade, paz, fama, sucesso e poder. Abundância, plenitude, crescimento, expansão, generosidade, espiritualidade, longas viagens, banqueiros, credores, devedores.

Vênus

Dia: Sexta-Feira
Cores: Verde
Elementos: Ar e Terra
Ervas: Rosa, Rosa cor-de-rosa, Macieira, Malva, Íris, Coentro, Verbena, Manjericão, Melissa, Lilás, Amor-Perfeito, Sândalo
Pedras: Água-Marinha, Aventurina, Quartzo Rosa, Ágata Rosa
Metal: Cobre

O planeta Vênus é ligado não somente ao amor, paixão e o sexo, mas também à amizade, paz, felicidade, fertilidade e segurança. Assuntos sociais, afeições e emoções, jovens, todos os prazeres, artes, música, beleza, extravagância, luxo e comodismo.

Saturno

Dia: Sábado
Cores: Preto e Índigo
Elementos: Ar e Terra
Ervas: Arruda, Mirra, Cominho, Funcho, Hera, Cipreste, Mandrágora, Salsa, Cactos, Avenca
Pedras: Obsidiana, Ônix, Turmalina Negra
Metal: Chumbo

O planeta Saturno está ligado à proteção, destruição, karma, vida e morte. Feitiços, caminhos, divinação, justiça, mistério, maldição, segurança, inércia, estabilidade.

Pesquisado e editado por Nega San.