segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

LINHA D'ÁGUA - IEMANJÁ, OXUM, IANSÃ E NANÃ

 

 LINHA D'ÁGUA - IEMANJÁ, OXUM, IANSÃ E NANÃ


Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e textoNa Linha das águas temos como patrona Iemanjá, que simboliza a Mãe maior. Temos também Oxum, Iansã e Nanã.
Nessa linha temos como entidades, caboclas e sereias e em alguns casos podemos ter marinheiros que foge um pouco do comum, por serem do sexo masculino. As entidades que são destas linhas trabalham nas mediações das águas doces e salgadas: mar, rios, cachoeiras, fontes, etc. As águas tem um grande poder de absorver, acumular, dispersar e descarregar quaisquer tipos de energia e vibrações, sendo elas negativas ou positivas.
Geralmente não falam, pode haver casos que as entidades soltem sons como se fossem gemidos. Sua manifestação é rápida e em suas danças, representam os movimentos conforme seus domínios.
Características das orixás da Linha D'água:
Iemanjá : Sua manifestação é bastante serena, movimentando os braços como de estivesse abrindo as ondas do mar e ao mesmo tempo colhendo água com suas mãos e se banhando.
Iansã: Já tem uma manifestação mais cadenciada, mais rápida e
agitada, fazendo movimentos com seus braços mais erguidos, acima da cabeça como se estivesse manipulando os ventos, as tempestades, afastando toda energia negativa e eguns.
Oxum: Geralmente se manifesta de uma forma também serena como Iemanjá. Ela vem de joelhos e movimenta seus braços como se estivesse debaixo da queda de uma cachoeira colhendo água com suas mãos e levando a sua cabeça, descarregando e movimento os sentimentos, expelindo as energias negativas e mal pensamentos.
Nanã: Considerada a vó dos orixás, ou, a orixá mais velha. Ela também se manifesta de uma forma serena, ela vem curvada como uma Preta-Velha movimentando seus braços como se estivesse varrendo o chão com uma vassoura, limpando e expelindo todas energias ruins que encontram no chão do terreiro.
A linha D'água representa o ciclo de renovação, levando embora todas as energias e forças negativas e assim renovando as energias e purificando-as.