POMBA GIRA DAS MATAS
Essas legião, apesar de ser muito desconhecida pelos praticantes do Culto da Quimbanda, trata-se de uma das maiores e mais ativas dentro do Reino das Matas.
Quando um espírito recebe um título relacionado ao Reino (matas, fogo, encruzilhada, praia, almas, etc.) significa que pertence ao ordenamento desse Reino, ou melhor, é a parte ativa em todos os Sub-Reinos e pode manifestar seus poderes em todas as legiões do mesmo.Pomba Gira das Matas possui características próprias. Em primeiro lugar, essa legião é composta por espíritos nativos das florestas (índias) que enquanto vivas foram direcionadas e submissas pelo patriarcado cultural. Sobre seus "ombros" estava toda a responsabilidade estrutural, afetiva, emocional e moral e isso, mesmo que não transparecesse, influenciava diretamente os rumos que seus povoados trilhava, afinal, quem educa as crianças na mata são as mães e as mesmas são ensinadas em grande parte pela vivência prática (imitação).
Acreditamos que todas as mulheres nativas que se rebelaram contra certas estruturas sociais rompendo a tradição e os ditames morais são os espíritos que formaram inicialmente as Legiões de PombaGira das Matas. Essa rebeldia ocorreu em vários níveis e podemos citar inclusive a união das mulheres nativas com Caboclos mateiros, europeus e negros africanos.
Os adeptos que possuem PombaGira das Matas em suas evoluções são abençoados, afinal, são portadores de uma energia pessoal que se conectam com espíritos tão ricos. Quando um espírito humano passa ser parte de uma legião tem acesso a todas as facetas de mulheres que sabem seu poder.
Como a legião dessa PombaGira é grande e composta por espíritos femininos de muitas naturezas, dificilmente conseguimos obter uma forma de ação única, porém, sabemos que agem como fortes guerreiras, feiticeiras (conhecem a magia da floresta)… senhoras que protegem os Pontos de Força, boas conselheiras, encaminham seus escolhidos para as "trilhas corretas"… lidam tanto com caminhos espinhosos como trilhas brandas e conhecem todas as encruzilhadas da mata.
O lado sombrio está na captura e escravismo de espíritos, ataques mortais e emboscadas.
Bebida - Cachaça com frutas e melaço de cana.
Fuma - Cachimbo e palheiro.
Dia da semana - Segunda, terça e sábado.
Ponto de força - Matas, e todos os sub-reinos.
Laroye Senhora das Matas