OITO PROTETORES BUDISTAS DO ZODÍACO
Deidade Guardiã Pessoal Baseada no Ano de Nascimento
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/
Hachi Hogo Butsu, Hachi Shugo Butsu 八守護仏
Também conhecido como Ichidai Mamori Honzon 一代守本尊
Também chamado de Mamori Honzon 守本尊 ou Hachi Butsu 八仏
Esta é uma página lateral. Retorne à história principal sobre 12 animais do zodíaco
Oito Protetores em Jardim Privado, Kamakura,
Pedra do Japão, Período Taisho (veja fotos individuais abaixo)
Este agrupamento de oito divindades budistas está associado aos doze animais do calendário do Zodíaco Chinês . Cada divindade está associada a um animal específico do Zodíaco e serve como protetor (guardião, patrono) de todas as pessoas nascidas naquele ano animal. Por exemplo, as pessoas nascidas no Ano do Tigre são protegidas pelo Kokūzō Bosatsu ( ver gráfico abaixo ). Entre os oito, quatro guardam as quatro direções cardeais enquanto os outros quatro guardam as quatro semidireções (as últimas quatro estão associadas cada uma a dois animais, cobrindo assim todos os 12 animais). Em muitos templos japoneses, ainda hoje, os visitantes podem comprar pequenos amuletos de proteção ou esculturas de sua divindade patronal do Zodíaco Budista.
A origem deste agrupamento é desconhecida para mim, mas provavelmente é uma convenção puramente japonesa. O agrupamento era popular no Japão pelo menos no período Edo (1603 - 1867), pois foi listado na edição ampliada de 1783 do Butsuzō-zu-i仏像図彙 ou “Compêndio Ilustrado de Imagens Budistas”, um dos mais importantes do Japão. estudos de iconografia budista. A primeira edição do Butsuzō-zu-i foi publicada em 1690, mas não incluiu este agrupamento de oito. Esses oito podem ter derivado de um agrupamento anterior de treze divindades budistas conhecido como os Treze Butsu 十三仏 ( Jūsanbutsu ). Todos os oito são membros do grupo de treze Jūsanbutsu. Este último grupo foi desenvolvido no século XIV e popularizado no século XV. Eles são invocados nos 13 serviços memoriais realizados durante um longo período de tempo pelos vivos pelos mortos. Curiosamente, os Jūsanbutsu também não aparecem no Butsuzō-zu-i de 1690 , mas aparecem na versão de 1783.
Cada um dos oito protetores budistas está ligado a um dos 12 animais do zodíaco, a uma das oito direções e semidireções e a um dos 10 signos do calendário . A lista continua, com esses protetores budistas também ligados aos Cinco Elementos , às Cinco Cores e às Cinco Entradas . O Zodíaco Chinês é tremendamente confuso e obscurecido por diferentes interpretações, tornando difícil rastrear a origem das muitas tradições e lendas que ainda florescem no Japão.
Por que não atribuir 12 divindades budistas patronas em vez de oito? As razões mais plausíveis envolvem cosmologia chinesa, influências taoístas yin-yang e adivinhação (Jp. = Onmyōdō 陰陽道). Na cosmologia chinesa, existem oito trigramas inter-relacionados chamados Bā Guà八卦 (Jp. = Hakka). Cada uma consiste em três linhas, cada uma associada a yin 陰 ou yang 陽, e cada uma está ligada a uma das oito direções (quatro direções cardeais e quatro semidireções). Os oito trigramas são usados em adivinhação .
|
CAVEAT: Há aproximadamente uma disparidade de um mês entre os calendários lunar e solar, então o signo do Zodíaco pode ser diferente daquele mostrado acima para pessoas nascidas em janeiro ou fevereiro. Por exemplo, digamos que você nasceu em 19 de janeiro de 1987. Seu signo não é a LEBRE (como mostrado acima), mas sim o TIGRE. Por que? Porque o ano lunar (não o ano solar) começou em 9 de fevereiro de 1986 e terminou em 29 de janeiro de 1987. Pessoas nascidas em 30 de janeiro (1987) ou depois disso são pessoas HARE, mas pessoas nascidas entre 1º de janeiro e 29 de janeiro ( 1987) são TIGRES. Para determinar seu signo animal exato e patrono budista com base no calendário lunar chinês, consulte o mapa lunar em nossa página do Zodíaco. Alternativamente, clique aqui. Para saber mais sobre o calendário lunar vs. solar, clique aqui .
Oito Deidades Budistas, as Oito Direções e as 12 Criaturas do Zodíaco
Nos tempos modernos, este agrupamento de oito não é muito proeminente entre as esculturas budistas sobreviventes do Japão, mas ainda pode ser encontrado aqui e ali. Abaixo apresento um agrupamento de oito estátuas de pedra perto de minha casa em Kamakura, Japão. Feito no início do Período Taisho (por volta de 1915), este conjunto de oito fica desprotegido das intempéries no jardim externo de uma casa particular em Kamakura. Cada estátua de pedra tem aproximadamente um metro de altura.
|
(E) Dainichi Nyorai ; (M) Fugen Bosatsu ; (R) Amida Nyorai
Desaparecendo no Japão - Estátuas de pedra sendo consumidas pela natureza
Do mesmo conjunto de oito estátuas apresentadas acima
Esculturas modernas em madeira dos Oito
http://butsuzou.cool.ne.jp/art1/index.html
Disponível para compra online (site em japonês)
O gráfico acima é cortesia do site em japonês:
www.tctv.ne.jp/members/tobifudo/onyo/eto12/etoHyo.html
O gráfico acima é cortesia do site em japonês:
www.tctv.ne.jp/members/tobifudo/onyo/eto12/etoHyo.html
Amuletos de cada patrono do zodíaco
disponíveis para compra online
SABER MAIS
- Butsuzō zui 仏像図彙 (Compêndio Ilustrado de Imagens Budistas). Publicado em 1690 (Genroku 元禄 3). Um importante dicionário japonês de iconografia budista. Centenas de desenhos em preto e branco, com divindades classificadas em categorias baseadas em funções e atributos. Para obter uma cópia existente de 1690, visite a Biblioteca Central Metropolitana de Tóquio. Uma versão expandida, conhecida como Zōho Shoshū Butsuzō-zui 増補諸宗仏像図彙 (Edição Ampliada Abrangendo Várias Seitas do Compêndio Ilustrado de Imagens Budistas), foi publicada em 1783. Veja uma versão digitalizada (reimpressão de 1796 da edição de 1783) na Biblioteca da Universidade Ehime. Reimpressões modernas da versão expandida da era Meiji de 1886, com comentários de Ito Takemi (n. 1927), também estão disponíveis nesta loja online (J-site). Além disso, veja Iconografia Budista no Butsuzō-zui de Hidenobu (versão ampliada de 1783), traduzida para o inglês por Anita Khanna, Universidade Jawaharlal Nehru, Nova Delhi, 2010.
- 12 animais do zodíaco e cinco elementos (japonês)
- Fotos dos Oito 十二支(えと)にもとづき八仏(Japonês)
- Pulseiras protetoras do Zodíaco 梵字入本水晶ブレスレット(japonês)
- Veja uma apresentação em VÍDEO das estátuas de pedra que aparecem no topo desta página da web. Visite o link abaixo e selecione o vídeo intitulado “Homenagem a Gabi Greve”.
https://www.onmarkproductions.com/html/videos-buddhism-shintoism.html