domingo, 3 de março de 2024

BODHISATTVA (sânscrito) BOSATSU 菩薩 (japonês) Bodhi = iluminado Sattva = ser, essência Os Compassivos Penúltimo estado antes do estado de Buda

 BODHISATTVA (sânscrito) BOSATSU 菩薩 (japonês)  Bodhi = iluminado Sattva = ser, essência Os Compassivos Penúltimo estado antes do estado de Buda

Origem = Índia

A compaixão é a característica definidora do Bodhisattva, cuja aspiração mais elevada é salvar todos os seres sencientes. O conceito de Bodhisattva está intimamente associado ao Budismo Mahayana , e possui pelo menos três significados distintos . A forma Mahayana , em particular, se espalhou por todo o Japão, portanto, a maior parte das esculturas budistas sobreviventes no Japão hoje pertence à tradição Mahayana .

BOSATSU (BODHISATTVA) - Visualização rápida do gráfico

Os bodhisattvas certamente atingirão o estado de Buda , mas por um tempo, eles renunciam ao estado de felicidade do Nirvana (liberdade do sofrimento), jurando permanecer na terra sob vários disfarces (reencarnações) para ajudar todos os seres vivos a alcançar a salvação. O objetivo mais elevado dos praticantes Mahayana é tornar-se um Bodhisattva, enquanto o objetivo mais elevado dos praticantes Theravada é tornar-se um Arhat . Veja Comparando Seres Iluminados no Budismo Mahayana e Theravada .

Inglês

japonês

sânscrito

Descrição

KANNON
Guanyin (China)
Kuan-yin (China)

観音菩薩

Avalokitesvara

Deus ou Deusa da Compaixão; vem em 33 manifestações básicas baseadas no sutra de Lótus, mas mais de 100 formas de Kannon são adoradas no Japão moderno; atendente de Amida Nyorai ; também associado a Tara Bosatsu

JIZŌ

地蔵菩薩

Ksitigarbha

Salvação do sofrimento; guardião de crianças falecidas (natimortas, abortadas), gestantes , bombeiros, viajantes e peregrinos ; encontrado especialmente em cemitérios

MIROKU

弥勒菩薩

Maitreya

Também chamado de Jishi Bosatsu; nas obras de arte aparece principalmente como Bosatsu, mas também adorado como Buda do Futuro ( Miroku Nyorai )

KOKUZŌ

虚空蔵菩薩

Akasagarbha

Divindade da Memória e Sabedoria; Protetor dos Artesãos e Artesãos

MONJU

文殊菩薩

Manjushri
ou
 Manjusri
 

Bosatsu da Sabedoria e do Belo Esplendor; Dissipa a ignorância com a espada; também deus da educação; governa a inteligência; frequentemente mostrado em cima de um leão

FUGEN

普賢菩薩

Samantabhadra

Deus da Práxis (Prática); Protetor daqueles que ensinam o Budismo; frequentemente mostrado em cima de um elefante

SEISHI

勢至菩薩

Mahasthamaprapta

Bosatsu de Força e Vigor; alguém que alcançou sabedoria e compaixão; atendente de Amida

GAKKŌ
 

月光菩薩

Candraprabha,
irmão de Nikko

Bosatsu do Luar; protetor servindo ao Yakushi Nyorai ; às vezes frequentando o Kannon

NIKKŌ

日光菩薩

Suryaprabha
irmão de Gakko

Bosatsu da Luz Solar; protetor servindo ao Yakushi Nyorai ; às vezes frequentando o Kannon     

YAKU-Ō

薬王菩薩

Bhaisajyaraja
Bhaiṣajya-rāja

Ch = Yàowáng Púsà

 

Rei da Medicina; um dos dois irmãos da comitiva de Amida Nyorai ; representa o poder purificador do sol; em pinturas, normalmente mostrado segurando um galho de salgueiro; também intimamente relacionado com Yakushi Nyorai ; mais velho de dois irmãos (veja Yaku-jo abaixo), o primeiro a decidir a carreira como Bodhisattva Curador; convenceu o irmão mais novo a adotar o mesmo caminho

YAKU-JŌ

薬上菩薩

Bhaisajyasumudgata
Bhaiṣajyasamudgata

Ch = Yàoshàng púsà

Médico Superior; um dos dois irmãos da comitiva de Amida Nyorai ; representa o poder purificador do sol; em pinturas, normalmente mostrado segurando um galho de salgueiro; também intimamente relacionado com Yakushi Nyorai ; irmão mais novo de Yaku-o (veja acima)

HŌZŌ _ _ _

法蔵菩薩

Dharmakara

Originalmente um rei que abandonou seu trono, Hozo Bosatsu fez 48 votos que servem de base para os votos modernos feitos por seguidores leigos, monges e freiras; após cumprir os votos, Hozo tornou-se Amida Nyorai ; Diz-se que Hozo praticou meditação por cinco eras, após o que fez os 48 votos.

TARANI

多羅菩薩

Tara

disse ter
surgido do
olho de
Guanyin (Kannon)
 

Deusa. Somente no século 4 DC o princípio feminino ganhou aceitação nas tradições Mahayana; por volta do século VI, a deusa Tara aparece como Śakti (sânscrito) de Kannon , que significa “personificação feminina ou “energia feminina do deus masculino”); Tarani às vezes é retratada como a esposa de Kannon ; não é amplamente conhecido no Japão ou na China

HANNYA
Han'nya

Dai-Hannya
Haramitsu

般若菩薩

 Prajna
Prajna
Prajna paramita

Deusa; deificação do Sutra Prajnaparamita (Prajna-paramita) ou Sutra da Sabedoria; baseado na lenda, este sutra foi entregue pelo Senhor Buda à tutela dos Naga ; mais tarde redescoberto por Nagarjuna; imagens de Hannya aparecem principalmente no Camboja e em Java; Hannya representa a Sexta Perfeição , ou Sabedoria

OUTRAS
Divindades Mandala

Existem centenas de outros Bodhisattvas que aparecem nas mandalas japonesas, mas eles não são bem conhecidos nem objeto de adoração independente. Veja Deidades da Mandala para obter uma grande lista de Bodhisattva, incluindo os Quatro Bodhisattva Guardiões, Quatro Bodhisattva das Quatro Direções, Quatro Bodhisattva Paramita, Oito Grandes Bodhisattva , 16 Grande Bodhisattva , 25 Bodhisattva Acompanhando Amida Buda , Vajra Bodhisattva e outros.


Topo da página

GUIA RÁPIDO PARA NYORAI E BOSATSU
Existem dois tipos de seres iluminados nas escrituras e iconografia budistas. No Japão, onde predominam as tradições Mahayana, os dois tipos são referidos como Nyorai (Buda) e Bosatsu/Bodhisattva (esta página) . Ambos os tipos incorporam a iluminação espiritual e servem como guardiões, professores e salvadores dos fiéis. As tradições e obras de arte Theravada são naturalmente encontradas no Japão, embora com muito menos frequência. Na tradição Theravada , encontramos os Rakan (Arhat) , os primeiros discípulos do Buda Histórico , que também são seres iluminados, semelhantes em muitos aspectos aos Bosatsu. No entanto, esta página (e este site) concentra-se principalmente nas tradições Mahayana do Japão. Veja detalhes em nossa Comparação de Seres Iluminados no Budismo Mahayana e Theravada .

1. BUDA / TATHAGATA (Jp. = Nyorai 如来)
O termo “Buda” – particípio passado do sânscrito buddh – significa despertar ou conhecer. Buda não é um nome pessoal, mas um termo de louvor, como messias ou Cristo, o ungido. Outros termos além de Buda são usados ​​para se referir a seres totalmente iluminados. Os dez títulos honorários ( dez epítetos ) de Buda, por exemplo, refletem a ideia Mahayana de que o Buda Histórico é apenas um entre muitos Budas. No Japão, o título honorário preferido é Tathagata (sânscrito), que é traduzido em japonês como Nyorai . Para todos os efeitos práticos, as palavras Buda, Tathagata e Nyorai são sinônimos no uso moderno do inglês. Cada um é um título honorífico dado àqueles que alcançaram a iluminação. Gautama , o Buda Histórico , está entre os Nyorai mais reconhecidos no Japão e na Ásia continental. Visite as páginas Theravada ,  Mahayana e Vajrayana para mais detalhes. 

2. BODHISATTVA (Jp. = Bosatsu 菩薩)
O segundo tipo de ser iluminado é o Bodhisattva. O bodhisattva sânscrito original (bodhi = iluminação, sattva = essência) significava “aquele que busca a iluminação”, mas no budismo moderno o termo assumiu múltiplos significados, conforme descrito abaixo.

 Topo da página.

Termo chinês de quatro caracteres para Bodhisattva

Transliteração chinesa de quatro caracteres do Bodhisattva sânscrito

TRÊS DEFINIÇÕES DE BODHISATTVA
Os chineses transliteraram BODHISATTVA em quatro caracteres, mas depois o abreviaram, usando apenas o primeiro e o terceiro caracteres. Os japoneses adotaram a grafia abreviada, que forma a palavra japonesa Bosatsu.

O termo “Bodhisattva” foi originalmente usado para se referir ao Buda Histórico antes de atingir a iluminação. Com a introdução do Budismo Mahayana , no entanto, o termo passou a significar aquele que alcança a iluminação, mas atrasa o estado de Buda , permanecendo na Terra para ajudar todos os seres sencientes a alcançarem a salvação. Este último conceito foi vigorosamente promovido pelos adeptos do Mahayana para diferenciá-lo do conceito Theravada de Arhat . Arhat também é um ser iluminado, mas de acordo com os crentes Mahayana , o Theravadin Arhat possui uma iluminação inferior, alcançada egoisticamente, baseada no "benefício de si mesmo". Em contraste, o Bodhisattva (Bosatsu; esta página) do Budismo Mahayana é motivado inteiramente pela compaixão (Jp. Jihi 慈非), pelo desejo de "beneficiar os outros" - na verdade, a aspiração mais elevada do Bodhisattva Mahayana é salvar todos seres conscientes.

Bodhisattva também tem um terceiro significado – refere-se a qualquer pessoa que procura sinceramente salvar os outros enquanto segue o caminho da iluminação. Essencialmente, qualquer pessoa que decida seguir o caminho budista pode ser chamada de bodhissatva, e muitos Mahayanans acreditam que existem incontáveis ​​bodhisattvas na terra a qualquer momento. Enquanto o Budismo Theravada enfatiza a vida monástica – a vida do monge – como o único caminho para a salvação (Arhatship), a escola Mahayana diz que qualquer pessoa, incluindo leigos, pode atingir o estado de Buda praticando os valores do Bodhisattva. Um termo japonês relacionado é Ritakyusai利他救済, que significa "emancipação em benefício de outros".

Topo da página

Bosatsu - Século VIII, Hobodai-inespaçadorDO BODHISATTVA AO BUDA
No caminho para a iluminação, primeiro a pessoa se torna um Bosatsu (Bodhisattva) antes de atingir o estado de Buda . Mas antes de se tornar um Bosatsu, é preciso passar por oito estágios, desde o nível mais baixo do inferno até o nono nível, o nível do Bodhisattva. O nível final, o décimo nível, é o estado de Buda . Esses níveis são explicados abaixo .

Aqueles que atingem o estágio iluminado de Bosatsu certamente alcançarão o estado de Buda, mas por um tempo, eles renunciam ao estado de felicidade do Nirvana (liberdade do sofrimento), jurando permanecer na terra em vários disfarces (reencarnações) para ajudar todos os seres vivos a alcançarem a salvação. Hozo Bosatsu, por exemplo, após inúmeras boas ações ao longo de incontáveis ​​anos, torna-se o Amida Nyorai . Nas obras de arte, os Nyorai são frequentemente retratados junto com os acólitos de Bosatsu. No entanto, ambos os tipos incorporam a iluminação espiritual e servem como guardiões, professores e salvadores dos fiéis.

No Japão, na China e no Tibete, monges altamente venerados são frequentemente elevados ao estatuto de Bodhisattva, quer durante a sua vida, quer postumamente. No Tibete, o atual Dali Lama é considerado a reencarnação da Kannon Bosatsu (Deusa da Misericórdia).

“Alguém é chamado de Bodhisattva se tiver certeza de que se tornará um Buda, sendo um “Buda” um homem que primeiro se iluminou e depois iluminará os outros. A mudança de um ser comum para um ser Bodhi ocorre quando sua mente atinge o estágio em que não pode mais voltar atrás para a iluminação. Além disso, ele já ganhou cinco vantagens; ele não renasce mais nos estados de miséria, mas sempre entre deuses e homens; ele nunca mais nasceu em famílias pobres ou de classe baixa; ele é sempre homem e nunca mulher; ele está sempre bem construído e livre de defeitos físicos; ele pode se lembrar de suas vidas passadas e nunca mais esquecê-las.” <Tradução de Edward Conze, “Escrituras Budistas” (Penguin Books, 1973)

topo da página mais curto

SEIS PARMITA, SEIS PERFEIÇÕES
Além da compaixão, existem seis perfeições (Jp. = Ropparmitsu 六波羅蜜) que um Bodhisattva deve cultivar para atingir o estado de Buda , às quais mais quatro foram adicionadas em tempos posteriores (ver lista abaixo). Pāramitā é uma palavra sânscrita que significa “ter alcançado a outra margem”, semelhante a uma balsa que leva alguém para o outro lado. Os seres nos seis estados de existência cármica estão na margem errada, presos no ciclo de sofrimento e reencarnação (o ciclo do samsara ). Mas aqueles que alcançaram a iluminação (por exemplo, os Bosatsu) já não renascem nas margens do sofrimento, já não estão presos nos seis estados . Eles alcançaram a “outra” margem, a margem da iluminação. Os Seis Pāramitā aparecem no Prajñā Pāramitā Sūtra (Sutra da Sabedoria). Prajñā significa sabedoria em sânscrito. Foi traduzido para o chinês como 智慧 (Jp. Chie) e significa o poder de discernir a realidade ou a verdade.

  1. Generosidade (sânsc. Dana-paramita); generosidade altruísta e imparcial.
    Chinês-Japonês 施波羅蜜; também traduzido como Caridade.
  2. Disciplina (sânsc. Shila-paramita); observância do regime ético.
    Chinês-Japonês 戒波羅蜜; também traduzido como Moralidade.
  3. Paciência (sânsc. Kshanti-paramita); resistência paciente às dificuldades.
    Chinês-Japonês 忍波羅蜜; também traduzido como Tolerância.
  4. Energia (sânsc. Virya-paramita); energia zelosa em perseverança.
    Chinês-Japonês 精進波羅蜜; também traduzido como Esforço.
  5. Meditação (sânsc. Dhyana-paramita); absorção consciente na meditação.
    Chinês-Japonês 禪波羅蜜.
  6. Sabedoria (sânsc. Prajna-paramita); sabedoria do insight transcendente, para compreender o princípio interno de todas as coisas; Chinês-Japonês 般若波羅蜜. Veja Hannya Bosatsu abaixo.

    Mais tarde, mais quatro perfeições foram adicionadas, elevando o número total de paramitas para dez (japonês 十波羅蜜 | Juuharamitsu)
     
  7. Método correto (ou meio).
    Japonês 方便波羅蜜 (sânsc. Upaya-paramita).
  8. Votos (para manter os votos de alcançar a iluminação).
    Japonês 願波羅蜜 (sânsc. Pranidhana-paramita).
  9. Manifestação de 10 poderes (para aperfeiçoar os poderes).
    Japonês 力波羅蜜 (sânscrito Bala-paramita).
  10. Verdadeira Compreensão de Todos os Dharmas ou Leis (para alcançar a onisciência).
    Japonês 智波羅蜜 (sânsc. Jnana-paramita). 

  Topo da página

Mandara de Han'nya (Hannya) Bosatsu, século 16 (sânscrito Prajnaparamita Bodhisattva)
Hannya Bosatsu Mandara 般若菩薩曼荼羅
Mandala Japonesa de Hannya Bosatsu
século XVI; Período Muromachi (1392 - 1573)
Rolo suspenso; tinta, cor e ouro sobre seda
Imagem 64 1/2 x 48 5/8 pol. (163,9 x 123,5 cm)
FOTO: Metropolitan Museum of Art (Nova York)

espaçadorHannya Bosatsu 般若菩薩
Sânscrito. = Prajnaparamita Bodhisattva

Hannya Bosatsu representa a Sexta Perfeição , ou Sabedoria. Abaixo, texto e foto cortesia do Metropolitan Museum of Art (Nova York) :

“Este pergaminho retrata Hannya Bosatsu, a personificação do conhecimento transcendental e da sabedoria perfeita. Hannya raramente é representado no centro de uma mandala . Aqui Hannya está sentado em um pedestal de lótus nas costas de um leão (shishi) , ladeado por duas figuras em pé, Bonten ( Brahma ) e Taishakuten ( Indra ) – originalmente deuses hindus . A tríade habita o recinto mais interno.

Os 16 Protetores de Hannya (Juroku Zenshin) estão vagamente distribuídos no registro circundante. Longe do centro da divindade no registro externo, guardiões demoníacos despreocupados (kijin 鬼神) guardam cada um dos dezesseis protetores. Portões direcionais nos centros das laterais proporcionam a entrada do secular para o sagrado. Seres musicais celestiais ( hiten ) ao redor do dossel celebram Hannya Bosatsu. Na parte inferior, no centro do registro mais externo, está a figura de um monge em culto, evocando o mundo físico do tempo e do espaço. Dragões e uma Fênix ao longo das fronteiras externas servem para proteger todo o reino abstrato. Mandalas como esta eram acessórios necessários para rituais dedicados à obtenção de maior sabedoria.” <end quote>  

Mais sobre Hannya Bosatsu . Diz JAANUS : Na íntegra Hannya Haramitsu (ou Hannya Haramitta ) Bosatsu 般若波羅蜜(般若波羅蜜多)菩薩. Um bodhisattva菩薩 personificando hannya haramitsu (Sânscrito = prajna paramita) ou o processo da 'perfeição da sabedoria' e, por extensão, o sutra HANNYAGYOU 般若経 (Sk: Prajnaparamita Sutra) do Budismo Mahayana dedicado à exposição deste ' perfeição da sabedoria”. Esses processos, geralmente sêxtuplos, quando executados com perfeição, permitirão que a pessoa atravesse da margem da ilusão e do sofrimento para a margem da iluminação. Visto, portanto, que esta 'sabedoria' é considerada a base da iluminação, Hannya Bosatsu também é conhecido como Butsumo仏母 ou 'Mãe dos Budas'. Por esta razão, e também porque em sânscrito tanto prajna quanto pramita são substantivos femininos, Hannya Bosatsu é geralmente retratada na forma feminina. Sua adoração era muito popular no Budismo Indiano, e os textos descrevem uma variedade de formas, mas uma característica comum à maioria das formas é que ela segura um volume de escrituras representando o HANNYAGYOU. No Japão, ela às vezes é invocada em vez de Shaka釈迦 (também conhecido como Buda Histórico ) durante o daihannya-e 大般若会, um serviço dedicado à leitura ritual da tradução de 600 fascículos do HANNYAGYOU de Xuanzang 玄奘 (Jp: Genjou; 600 /602-664). Onde as obras estão relacionadas a este ritual, ela é retratada sozinha ou cercada pelas 16 Divindades Boas (juuroku zenjin 十六善神) que se acredita protegerem aqueles que recitam o HANNYAGYOU. No Budismo Esotérico (mikkyou 密教), Hannya Bosatsu aparece na Mandala do Mundo do Útero (Taizoukai mandara 胎蔵界曼荼羅) como a figura central no Jimyouin持明院 (com seis braços e vestido com uma armadura) e como uma personificação de um dos ' dez perfeições 'no Kokuuzou-in 虚空蔵院 (com dois braços). Há também uma mandala conhecida como Hannya Bosatsu Mandara般若菩薩曼荼羅 centrada em Hannya Bosatsu e descrita de várias maneiras em diferentes textos. <fim da citação de JAANUS > 

  Topo da página

Quatro Bosatsu Principais da Ásia
Em toda a região asiática, existem quatro Bodhisattvas (Bosatsu) amplamente reverenciados, cada um simbolizando diferentes aspectos da crença e prática budista. Eles são o Kannon Bosatsu (compaixão ilimitada), Monju Bosatsu (sabedoria), Fugen Bosatsu (práxis ou prática) e Jizo Bosatsu (vasta paciência e salvação do sofrimento). No entanto, de um modo geral, todos os Bosatsu incorporam “compaixão”, pois os Bosatsu, por definição, adiaram voluntariamente a sua entrada no Nirvana – por compaixão – para salvar a vasta multidão de almas ainda presas no ciclo (roda) do nascimento. e morte . Além disso, nos séculos que se seguiram à introdução do Budismo, foi desenvolvido um sistema de votos – os 48 Votos do Bodhisattva – para aqueles que procuravam alcançar o estado de Bodhisattva. Os votos diferem um pouco entre as tradições tibetana, chinesa e japonesa, mas todos se originaram dos votos feitos e depois cumpridos obedientemente por Hozo Bosatsu (que então se tornou Buda Amida ). Existem vários agrupamentos que diferem entre nações e seitas. Para outro agrupamento bem conhecido dos quatro, consulte Quatro Bosatsu da Compaixão.

Topo da página

Bosatsu Século VII, Templo HoryujiespaçadorReencarnação ou Transmigração de Almas Os ensinamentos
Mahayana incorporam inúmeras manifestações do Buda e do Bodhisattva . Para os budistas, a transmigração de almas de uma criatura para outra continuou inabalável por eras. Por tradição, existem dez estágios de transmigração – o nível nove é o estágio do Bodhisattva e o nível dez é o estado de Buda . São poucos os que alcançam a plena iluminação, pois o caminho para o despertar é longo e árduo. Mas o caminho não está fechado e, em qualquer período, um ou mais – ou mesmo nenhum – podem aparecer. Diz-se que Gautama ( Siddhartha, Shaka, o Buda histórico ) não alcançou a iluminação em uma vida, mas lutou ao longo de muitas vidas e através de numerosas encarnações para finalmente se tornar um ser Bodhi. No Budismo Theravada , o termo Bodhisattva na verdade se refere ao Buda Guatama antes de sua iluminação – incluindo as inúmeras vidas pelas quais ele passou a caminho do Mahayana . Essas vidas anteriores são chamadas de Jatakas (sânscrito = histórias de nascimento) e são um tema muito frequente na tradição e na arte budista. Na filosofia Mahayana , entretanto, existem inúmeros Bodhisattvas (esta página), e o termo é usado de forma muito mais flexível (conforme discutido acima ). 

Seis Estados de Existência e Quatro Mundos Nobres
Nove Mundos do Inferno ao Bodhisattva
Dez Mundos do Inferno ao Estado de Buda
Os estados do Inferno ao Bodhisattva são chamados de "os nove mundos". O nível mais elevado, o décimo nível, é o estado de Buda . Os três estados mais baixos são chamados de três caminhos maus, ou três estados ruins. Eles são (1) pessoas nos infernos; (2) Fantasmas Famintos ; (3) animais. Os próximos três estados são (4) Asuras ; (5) Humanos; (6) Devas . Esses seis estados são conhecidos coletivamente como os Seis Estados de Existência . Todos os seres nestes seis estados estão condenados à morte e ao renascimento num ciclo recorrente ao longo de incontáveis ​​eras – a menos que consigam libertar-se do desejo e atingir o estado de Buda . Somente aqueles que alcançam a iluminação (o Arhat , Bosatsu e Nyorai ) estão livres do ciclo de nascimento e morte (sânsc. = samsara). Clique aqui para ver a grafia japonesa e mais detalhes sobre os seis estados inferiores.

  1. Pessoas nos Infernos
  2. Fantasmas Famintos
  3. Animais
  4. Asuras
  5. Humanos
  6. Devas .

    Após os Seis Estados de Existência acima , vêm os quatro estados mais elevados, que são chamados de Quatro Mundos Nobres . Estas quatro fases finais só podem ser alcançadas através de um esforço deliberado – em contraste, o nosso movimento dentro dos seis estados inferiores é passivo e baseado numa falsa compreensão. Os Quatro Mundos Nobres são: 
     
  7. Aprendizagem - buscar a verdade nos ensinamentos ou experiências de outras pessoas ( tradições Therevada , Arhat )
  8. Realização - buscar a verdade a partir da própria percepção direta do mundo ( tradições Therevada , Arhat )
  9. Nível Bodhisattva – aspira ajudar todos a alcançar a salvação; Tradições Mahayana ; existem seis perfeições (sânscrito parmita) que um Bodhisattva deve cultivar para atingir o estado de Buda
  10. Estado de Buda

Topo da página

Templo Horyuji do século VI de BosatsuespaçadorDistinguindo esculturas Nyorai e Bosatsu
Existem algumas diretrizes básicas para ajudar a distinguir entre o Buda (Jp. Nyorai ) e o Bodhisattva (Jp. Bosatsu ). Os Nyorai quase sempre usam vestes simples de monge, sem joias ou ornamentações. Em contraste, as esculturas do Bosatsu são geralmente ornamentadas. Frequentemente mostrado usando joias e roupas principescas - até treze ornamentos, incluindo coroas, brincos, colares, braceletes, pulseiras e tornozeleiras - os Bosatsu também podem ser reconhecidos (às vezes) pelos objetos que carregam e pelas criaturas que montam. Existem muitas exceções às diretrizes, lembre-se. Jizo Bosatsu , por exemplo, é quase sempre retratado vestindo uma simples túnica de monge, Dainichi Nyorai é frequentemente mostrado usando uma coroa, joias e roupas principescas, e o Buda Histórico (Shaka Nyorai) às vezes é mostrado com um adorno de cabeça ornamentado. Mas não se preocupe muito com regras que nem sempre funcionam. Apesar das inconsistências, as diretrizes podem ajudar muito a melhorar sua experiência e compreensão.

Os Bosatsu compartilham apenas um dos 32 atributos físicos – os lóbulos das orelhas alongados (que tudo ouve) – do Nyorai (Buda). As coroas dos Bosatsu muitas vezes carregam uma efígie de seu “pai espiritual”, um dos Cinco Budas da Sabedoria (isto é, Os Cinco Jina, Os Cinco Tathagata).

Outra forma de distinguir entre as divindades (principalmente os Nyorai ), menos ainda para os Bosatsu) é observar a posição das mãos, ou mudra . Embora esse método nem sempre funcione, ainda é uma boa estratégia para identificar obras de arte budistas.

Topo da página

Estátuas de Bodhisattva e Estátuas de Buda no Japão
Bodhisattva, Período Heian, Madeira do Final do Século XII
com Folha de Ouro, Smithsonian em Washington DC

A estátua acima está em exibição no Smithsonian em Washington DC, onde tirei esta foto. O cartaz diz o seguinte: “Os escultores japoneses de imagens budistas preferiram esmagadoramente trabalhar em madeira. Nesse meio, eles produziram imagens que variam em tamanho, desde guardiões monumentais para portais de templos até imagens devocionais em miniatura para santuários portáteis. Esta escultura em madeira representa um bodhisattva (ser iluminado) sentado num trono em forma de lótus. O halo atrás da figura, que representa a luz que envolve a divindade, ainda apresenta vestígios de decoração folheada a ouro. Esta figura teria sido colocada no altar de um templo budista e mostra o estilo simples e elegante predominante na escultura budista japonesa do Período Heian (794 - 1185), que se desenvolveu sob o patrocínio da aristocracia.

Topo da página

Tipos de estátuas
Quase todas as estátuas dos Nyorai e Bosatsu vêm em três variedades - em pé, sentado ou pose de meia perna, com a divindade frequentemente mostrada no topo de uma plataforma em forma de lótus. Tipos menos comuns mostram a divindade em pé sobre uma nuvem, ajoelhada ou montada em um animal como o mítico Shishi , o Pavão ou o Elefante .

Postura sentadaPostura em péPostura de meia perna

O estilo sentado/sentado é conhecido como Posição de Lótus.
A forma de meia perna é chamada de Posição de Meio Lótus (uma característica comum das estátuas de Miroku ).
O clipart acima é cortesia de: “Como ver estátuas budistas (como se estivesse usando óculos)”
Somente no idioma japonês, publicado por Shogakukan, 2002, ISBN 4093435014

Topo da página

SABER MAIS

  • Excursão fotográfica da Era Asuka e Excursão fotográfica da Era Nara .
    Veja dezenas de estátuas de Bodhisattvas feitas entre os séculos VI e VIII.
     
  • Acesse nosso site irmão que vende estátuas de Buda em madeira esculpidas à mão do Japão, China e sudeste da ÁsiaespaçadorBuddhism-Artwork.com , nosso site irmão, foi lançado em julho de 2006. Esta loja on-line vende estátuas de Buda e de Bodhisattva em madeira esculpidas à mão de qualidade, especialmente aquelas esculpidas para o mercado japonês. Destina-se a amantes da arte, praticantes budistas e leigos. Assim como este site (OnmarkProductions.com), ele não está associado a nenhuma instituição educacional, empresa privada, agência governamental ou grupo religioso. 

RECURSOS

MUSEUS, ARQUIVOS FOTOGRÁFICOS

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/

 

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/

 

https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/

 

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/

 

https://qr.ae/ps1LRU

https://qr.ae/psT7Wi

https://qr.ae/psTp3Z

https://qr.ae/psTHZL

https://qr.ae/psTbX1

https://qr.ae/psTOiA

https://qr.ae/psT9I3

https://qr.ae/psTiKn

https://qr.ae/psTiUB

https://qr.ae/psTEqK

https://qr.ae/psT0Ce

https://qr.ae/pspXwI

https://qr.ae/psp1DC

https://qr.ae/pspTln

https://qr.ae/pspoJl

https://qr.ae/psp5g9

https://qr.ae/pspUy6

https://qr.ae/psIpCk

https://qr.ae/psIhMH

https://qr.ae/psIUAE

https://qr.ae/psI9iH

https://qr.ae/psIZTj

https://qr.ae/psIiaV

https://qr.ae/psIcMf

https://qr.ae/psNrab

https://qr.ae/psNsVH