quarta-feira, 9 de novembro de 2022

TAOÍSMO Por Sri Swami Sivananda

 TAOÍSMO Por  Sri Swami Sivananda


Introdução Tao
Os meios para alcançar os ditos Tao
de Lao-Tze
Conclusão

Introdução

'Tao' é uma palavra chinesa que significa 'caminho', 'caminho do céu', 'caminho' ou 'estrada' ou 'método'.  Indica uma linha ou princípio de conduta. Não existe um termo adequado em inglês para 'Tao'. Significa o 'Ser Eterno'.

O fundador do taoísmo foi Lao-Tze. Lao-Tze nasceu em 604 aC na aldeia de Chu-Jhren, no país Li, pertencente à província de Ku do Estado Chu. Ele nasceu sob a ameixeira (em chinês 'Li'). Ele adotou-o como seu sobrenome. O cabelo da cabeça era branco quando ele nasceu. Por isso ele foi chamado de Lao-Tze (velho menino) ou filósofo, aquele que é como uma criança mesmo quando velho.

Ele era popularmente chamado de Lao-Tze. Seu nome era Er (orelha). Ele foi chamado de Tan após sua morte. 'Tan' significa 'lobo longo'. Ele tinha orelhas longas peculiares. Sua denominação era 'Po Yang' ou "contagem de princípio positivo". Ele era um guardião ou registrador dos Arquivos secretos na corte real de Chore. Ele era um historiador do Estado.

Tao

Lao-Tze diz: Tao é um. Foi no começo. Permanecerá para sempre. É Impessoal, eterno, imutável, onipresente, incorpóreo, imaterial. Não pode ser percebido pelos sentidos. É sem nome. É indescritível.

É a primeira causa da qual todas as substâncias se originam e todos os fenômenos fluem. O grande Tao é onipresente. Todas as coisas dependem dele para a vida. É a mãe de todos os fenômenos, do céu e da terra. Ela existia antes do Deus Pessoal. É o pai de Deus. É o produtor de Deus. É o originador do céu e da terra. É a mãe de todas as coisas.

Você descobrirá que há um aroma da filosofia vedântica indiana nos ensinamentos de Lao-Tze.

Tao está em toda parte. Está na formiga. Está na grama. Está no vaso de barro. Está em excremento. Está no lugar mais alto, mas não é alto.  Está no lugar mais baixo, mas não é baixo. É nos tempos antigos, mas em si não é antigo. É na velhice, mas em si não é velho. Está em toda parte, mas parece não estar em lugar nenhum.

Tao é o santuário onde todas as coisas encontram refúgio. É o tesouro inestimável do homem bom. É o guardião e salvador daquele que não é bom. Tao se espalha e sustenta todas as coisas.

O Tao que pode ser expresso em palavras não é o Tao Eterno. O nome que pode ser pronunciado não é seu Nome Eterno.

Tudo o que é contrário ao Tao logo acaba. Quando o grande Tao prevalece, as portas externas não precisam ser fechadas. Todos serão virtuosos. Não haverá roubo.

Se o Tao perece, então a virtude perecerá. Se a virtude perece, a caridade perecerá. Se a caridade perece, então a justiça perecerá. Se a justiça perece, então as cerimônias perecerão.

O homem que alcança a harmonia com o Tao entra em íntima união com os objetos externos. Nenhum objeto tem o poder de prejudicá-lo ou impedi-lo.

Tao não faz nada. Não tem forma corporal.  Não pode ser visto. Tem sua raiz em si mesmo. Do Tao veio a misteriosa existência de Deus. Produziu o céu e a terra. Foi antes do éter primordial. O Tao produz todas as coisas e as nutre.

Ele preside a todos. Tao é o princípio fundamental da filosofia e religião de Lao-Tze.

O caminho do Tao é agir sem pensar em agir, saborear sem discernir nenhum sabor, considerar o que é pequeno como grande, e poucos como muitos, e reagir à injúria com bondade.

Os meios para alcançar o Tao

Pureza, humildade, contentamento, compaixão, bondade para com todas as criaturas vivas, conhecimento superior e autocontrole são os meios para alcançar o Tao. Concentração e Pranayama (exercícios de respiração) são úteis no caminho do Tao.

Provérbios de Lao-Tze

Tao Te Ching (cânone do Tao e sua manifestação) contém os ditos e ensinamentos de Lao-Tze. O próprio Lao-Tze escreveu este livro no século VI aC Este título foi dado pelo imperador Ching. Ele emitiu um decreto imperial que o trabalho de Lao-Tze sobre o Tao deveria ser respeitado como um livro canônico.

Quem age, destrói. Quem agarra, perde. Portanto, o sábio não age e, portanto, não destrói. Ele não agarra e por isso não perde.

Sem sair de casa, pode-se conhecer todo o universo; sem olhar pela janela, pode-se ver o caminho do céu. Quanto mais se viaja, menos se pode saber. Assim é que sem se mover você saberá; sem olhar você verá; sem fazer você alcançará.

Palavras sinceras não são boas; palavras bonitas não são sinceras.

Se você iria contrair, você deve primeiro expandir. Se você quer enfraquecer, você deve primeiro fortalecer. Se você quer derrubar, você deve primeiro levantar. Se você quer receber, você deve primeiro dar. Isso é chamado de alvorecer da inteligência.

Para o bem eu seria bom. Aos que não são bons, eu também seria bom para torná-los bons.

Aquele que se humilha será preservado inteiro. Aquele que se curva será endireitado. Aquele que está vazio será preenchido. Aquele que está desgastado será renovado. Aquele que tem pouco terá sucesso. Quem tem muito se extraviará.

Algumas coisas são aumentadas ao serem demolidas e outras são diminuídas ao serem aumentadas.

Quem sabe, não fala; quem fala, não sabe.

Saber quando não se sabe é o melhor. Pensar que se sabe quando não se sabe é uma doença terrível. Somente aquele que recorre a esta doença como uma doença pode curar-se da doença.

Tenho três coisas preciosas que mantenho firmes e prezo. A primeira é a gentileza; a segunda é a frugalidade; a terceira é a humildade, que me impede de me colocar à frente dos outros. Seja gentil, e você pode ser ousado; seja frugal e você pode ser liberal. Evite colocar-se antes dos outros e você pode se tornar um líder entre os homens.

Não há pecado maior do que ceder ao desejo; nenhuma miséria maior do que o descontentamento; nenhuma calamidade maior do que a propensão a adquirir.

Abandone seus esquemas. Deixe de lado seus ganhos. Ladrões e ladrões não existirão.

Agarre-se ao que durará.

Mostra-te simples, preserva-te puro, mantém-te pequeno, pobres os teus desejos.

Renuncie ao aprendizado e você não terá vexação.

Aquele que vence os outros é forte, mas aquele que vence a si mesmo é poderoso.

Conclusão

O taoísmo tem seus monges e freiras. Eles usam bonés amarelos. Eles se aposentam do mundo e vivem em cavernas, florestas e retiros isolados nas montanhas.

O taoísmo inculca a ética mais elevada, a vida pura e a disciplina da mente e do corpo.

A emancipação é alcançada através da realização do Tao através da autoconquista.

Existe a ideia do purgatório no taoísmo, da recompensa e punição após a morte. Também há renascimento. Lao-Tze acreditava na imortalidade da Alma. Ele defendia a doutrina da reencarnação da alma após a morte.

A sinceridade é o primeiro passo para o conhecimento do Tao. Esse conhecimento é mantido pelo silêncio. Tao é empregado com gentileza.

Quando o aspirante está sereno e tranquilo, sua sabedoria se torna completa. Quando sua sabedoria se torna completa, a luz da inteligência cresce ao seu redor. Quando a luz da inteligência cresce ao seu redor, ele é um com o Tao. Este é o verdadeiro esquecimento, um esquecimento que não esquece, um esquecimento do que não pode ser esquecido. Aquilo que não pode ser esquecido é o Verdadeiro Tao.

Glória a Lao-Tze, o fundador do taoísmo, aquele velho que nasceu sob a ameixeira com lóbulos longos peculiares, com cabelos brancos, o reputado sábio da China! Glória, glória a Tao, o Eterno Grande, o Brahman dos Upanishads!!