terça-feira, 8 de novembro de 2022

panchamahayajna — cinco grandes yagna diários (sacrifícios) que devem ser realizados por cada chefe de família.

 panchamahayajna — cinco grandes yagna diários (sacrifícios) que devem ser realizados por cada chefe de família.

panchamahayajna

panchamahayajna — cinco grandes yagna diários (sacrifícios) que devem ser realizados por cada chefe de família. São eles: (1)  Brahma Yajna , também chamado de Veda Yajna , "homenagem a Brahman ou aos Vedas ou aos sábios"; (2) Deva Yajna , "homenagem aos deuses e elementais"; (3) Pitri Yajna , "homenagem aos ancestrais"; (4) Bhuta Yajna , "homenagem aos seres"; e (5) Manushya Yajna , "homenagem aos homens".

A execução desses cinco yajnas conduz à evolução ou crescimento espiritual de um homem. Ele gradualmente aprende que não é uma entidade separada ou criatura isolada ou unidade isolada, mas é parte de um grande todo. Ele obtém conhecimento estudando as escrituras sagradas escritas por grandes Rishis. Ele recebe ajuda de seus amigos, parentes e companheiros. Seus pais deram seu corpo físico. Seu corpo é nutrido pelo leite de vaca, grãos, vegetais e frutas. Os cinco elementos o ajudam. Ele não pode viver sem oxigênio e água. Os Devas e os Pitriso abençoe. Portanto, ele tem uma dívida quíntupla com a Natureza. Ele deve pagar sua dívida realizando esses cinco sacrifícios diariamente.  Além disso, numerosos insetos são mortos por ele inconscientemente durante a caminhada, varrer, moer, cozinhar, etc. Este pecado é removido pela realização desses sacrifícios.

Os Upanishads sugerem que se pode fazer "yajnas interiores" oferecendo pedaços do pequeno eu nos fogos de sadhana e tapas até que o Eu maior brilhe.

Os Cinco Yajnas

Os Rishis , os Devas , os Pitris , os Bhutas e os convidados esperam ajuda dos chefes de família. Portanto, eles devem realizar esses cinco sacrifícios diariamente.  Ensinar e estudar as escrituras é Brahma Yajna; Tarpana ou oferenda de água aos ancestrais, e Sraddha, formam Pitri Yajna: Homa ou oblações no fogo é Deva Yajna; Bali ou oferenda de comida a todas as criaturas é Bhuta Yajna; e hospitalidade aos hóspedes é Manushya Yajna ou Atithi Yajna.

Brahma Yajna ou Rishi Yajna

Realizado através do estudo e ensino dos Vedas. Todo homem deve estudar diariamente as escrituras sagradas. Ele deve compartilhar o conhecimento com os outros. Este é Brahma Yajna ou Rishi Yajna. Ao fazer isso, ele paga a dívida com os Rishis.

Deva Yajna

Reconhecer a dívida com aqueles que guiam a natureza e alimentá-los oferecendo ghee e grãos crus ao fogo. Este é o sacrifício homa.

O Senhor Krishna diz no Bhagavad-Gita : -

Tendo, nos tempos antigos, emanado a humanidade junto com o sacrifício, o Senhor da Criação disse: – Por isso devereis propagar; seja isso para você o realizador dos desejos. Com isso, nutri os brilhantes; e que os brilhantes vos alimentem. Assim, nutrindo-vos uns aos outros, colhereis o maior bem. Pois, nutridos pelo sacrifício, os brilhantes concederão a você os prazeres que você deseja. Um ladrão, na verdade, é aquele que desfruta o que é dado por eles sem devolver nada a eles. Os justos, que comem os restos do sacrifício, são libertos de todos os pecados; mas os ímpios que cozinham por si mesmos, eles realmente comem o pecado, - (Cap. III-10, 11, 12, 13).

Manu diz: -

Que um homem sempre se envolva no estudo dos Vedas e nos ritos dos Devas; engajado nos ritos dos Vedas, ele apóia os reinos móveis e imóveis. Esses sacrifícios giram a roda da vida de acordo com a vontade divina e assim ajudam a evolução do homem e dos mundos.

Pitri Yajna

Oferta de bolos (pinda) e água à linhagem familiar e aos progenitores da humanidade.

Bhuta-Yajna

Colocar oferendas de comida, bali, no chão, destinadas a animais, pássaros, insetos, párias errantes e seres dos mundos invisíveis.

"Deixe-o gentilmente colocar no chão [alimento] para cães, párias, svapachas, aqueles doentes de pecados, corvos e insetos"
Manu Dharma Shastras 3.92.

Manushya Yajna

Alimentar os hóspedes e os pobres, os famintos, vestir os nus, dar abrigo aos sem-teto, confortar os aflitos e o estudante são todas formas de Manushya Yajna. Manushya yajna inclui todos os atos de filantropia, como dízimo e caridade. Qualquer tipo de serviço à humanidade sofredora é Manushya Yajna. O estudo védico é realizado pela manhã.

Benefícios do PanchaMahayajnas

Fazendo diariamente tais atos de bondade e simpatia, o homem desenvolve misericórdia. O ódio desaparece. Seu duro coração egoísta é gradualmente suavizado. Ele cultiva o amor cósmico. Seu coração se expande. Ele tem uma visão mais ampla da vida. Ele tenta sentir sua unidade com todos os seres. Seu antigo sentimento de separação por causa do egoísmo e do egoísmo é gradualmente diluído e finalmente erradicado. Aprende que só pode ser feliz fazendo os outros felizes, servindo os outros, ajudando os outros, removendo o sofrimento dos outros e compartilhando o que tem com os outros. Os cinco grandes sacrifícios diários ensinam ao homem suas relações com seus superiores, seus iguais e seus inferiores.

O homem não tem existência individual separada. Ele está conectado com o mundo. Ele é como uma conta no rosário. Toda a sua vida deve ser uma vida de sacrifícios e deveres. Só assim ele terá evolução rápida. Só então ele realizará a suprema bem-aventurança do Eterno. Só então ele se libertará do ciclo de nascimentos e mortes e alcançará a imortalidade.

Referências

Bibliografia
1. Tudo Sobre o Hinduísmo , de Sri Swami Sivananda
2. Dicionário do Hinduísmo em Yajna , da Himalayan Academy