terça-feira, 10 de maio de 2022

Relação de pedras com os Orixás e guias da umbanda. Primeiramente vamos relacionar os orixás com minérios:

 Relação de pedras com os Orixás e guias da umbanda.
Primeiramente vamos relacionar os orixás com minérios:


Nenhuma descrição de foto disponível.Relação de pedras com os Orixás e guias da umbanda.

Primeiramente vamos relacionar os orixás com minérios:

Oxalá – Estanho ou Ouro
Logunãn – Estanho
Oxum – Ouro, Cobre ou Pirita
Oxumarê – Antimônio
Oxossi – Manganês
Obá – Hematita
Xangô – Pirita ou Ouro
Iansã – Níquel
Ogum – Ferro, Hematita ou Limonita
Egunitá – Magnetita
Nanã – Prata
Obaluayê – Cassiterita
Iemanjá – Platina
Omulu – Molibidênio

Vemos que algumas pedras ou minerais são compartilhados, como por exemplo a Ágata de Fogo posso usar para Egunitá, Xangô, Ogum e Pomba Gira pois estes três Orixás e Pomba Gira vibram no vermelho e encontram recursos nesta pedra, assim como em outras. Da mesma forma que de dá com os vegetais, os minerais não são exclusivos deste ou daquele Orixá. Mas encontram eles melhores recursos numa ou noutra pedra dependendo de qual ação vai se realizar. Algumas Pedras podem estabelecer uma relação de afinidade com certa força da natureza facilmente identificada por sua cor, o que facilita sua utilização na Umbanda e em Magia de Forma geral. No entanto um estudo a cerca da composição química de algumas pedras pode nos ser útil. Não sou um especialista em pedras, nem um “litoterapeuta”, mas tive bons mestres.”

Existem algumas curiosidades importantes sobre pedras e cristais como: a Pirita, o ouro de tolo, que é uma excelente pedra para Oxum, contém enxofre, logo não deve ser colocada no banheiro por exemplo. O Citrino “Amarelão” que compramos em sua maioria é Ametista queimada, que ao ser submetida em uma temperatura muito elevada muda de cor do Violeta para o amarelo, logo sua composição química não é original desta vibração, mas podemos usar suas qualidades referentes ao amarelo, tanto para Oxum quanto para Iansã. A Pedra do Sol que encontramos facilmente à venda e que parece uma massa de “purpurina” não é natural, podemos encontrá-la em todas as cores e é fabricada em um Mosteiro Italiano. Existe sim a verdadeira Pedra do Sol, mais difícil de encontrar e mais cara também, assim como o Citrino Real. Muitas das pedras coloridas que se compra facilmente por aí são apenas ágata tingida…

Vamos as pedras dos orixás e guias.

Pai Oxalá:

Quartzo Branco, Cristal, Galena, Calcita Óptica, Diamante, Topázio Branco, Albita, Howlita Branca.
De preferência utilizamos nos congás ao lado da imagem de Pai Oxalá uma Druza de Cristal, que após as devidas irradiações irradiará alguns dos fatores de nosso Divino Pai Oxalá.

Mãe Oyá-Tempo

Cristal Fumê, Cristal Rutilado, Cristal Fanton, Sodalita

Mãe Oxum

Quartzo Rosa, Turmalina Rosa, Leptodolita, Rodocrosita

Pai Oxumaré

Fluorita Arco-Íris, Turmalina Melância, Labradorita

Pai Oxóssi

Quartzo verde, Jaspe verde, Turmalina verde, Esmeralda, Amazonita, Crisopázio

Mãe Obá

Madeira Petrificada, Rosa do Deserto

Pai Xangô

Jaspe Vermelho, Olho de Tigre, Granada, Pirita, Estaurolita, Bronzita, Bauxita

Mãe Egunitá

Ágata de Fogo, Calcita Laranja, Topázio Imperial

Pai Ogum

Hematita, Sodalita, Cianita Azul, Granada, Magnetita, Azurita

Mãe Iansã

Citrino, Enxofre, Eliodro

Pai Obaluaiê

Turmalina Negra, Quartzo Branco, Basalto

Mãe Nanã

Ametista, Fluorita Lilás, Sugilita, Mica Lilás, Charoita

Mãe Iemanjá

Água Marinha, Topázio Azul, Calcedônia, Quartzo Azul

Pai Omolu

Ônix, Cacochinita

Pedras Utilizadas pelas Linhas de Trabalho

Pretos-Velhos

Turmalina Branca, Turmalina Negra, Jaspe Negra, Vassoura de Bruxa.
Lembrando que todas as pedras usadas para os Orixás Anciões são comunente utilizada pela Linhas dos Pretos-Velhos.

Crianças

Quatzo Branco, Quartzo Azul, Quartzo Rosa, Citrino, Cristais, Fluorita Arco-Íris

Baianos

Crstal, Citrino, Jaspe Vermelho, Olho de Tigre, Pirita, Hematita, Granada

Ciganos

Cristal, quartzo rutilado, ágata do fogo, calcita laranja, olho de tigre

Marinheiros

Água Marinha, Granada, Sodalita, Hematita, Quartzo Azul

Caboclos

Jaspe Verde, Esmeralda, Amazonita, Madeira Petrificada,

Boiadeiros

Olho de Boi, Cristal, Sodalita, Quartzo Fumê, Hematita, Quartzo Rutilado, Sodalita

Exús

Ônix Preto, Hematita, Vassoura de Bruxa, Mica Preta, Yangi

Bombogiras

Mica Rosa, Mica Vermelha, Cornalina, Quartzo Rosa, Granada, Olho de Gato, Geodos de Ágata de Fogo

Lembrando que a utilização de pedras e elementos respeitam a Rêgencia de cada Guia, além de respeitar a doutrina de cada Templo ou Terreiro.

As pedras são grandes condensadores de energias, irradiando energias positivas e absorvendo energias negativas, de acordo com suas prioridades energéticas.
O uso religioso das pedras advém de um passado remoto e são grandes fontes de axé para os terreiros e seus possuidores.
A Umbanda nos fornece diversos elementos magísticos, e é nosso dever conhecê-los e utilizá-los em nosso benefício e em benefício de nossos semelhantes.
"Umbanda tem fundamento, é preciso preparar."

Os Orixás não se limitam a esta ou aquela cor, existem sim cores em que eles vibram com maior intensidades um de seus mistérios, contudo embora Ogum vibre no vermelho pode vibrar no azul escuro. Assim como Xangô vibra no marrom pode vibrar no vermelho, Oxum pode vibrar no rosa, amarelo, azul claro e escuro. Omulu no roxo ou no Branco/Vermelho/Preto. E Oxumaré que é em si o mistério das cores vibra em todas elas, é trabalhado com as sete cores do aro-íris ou com sete cores diversas, podendo ainda se identificar com o Azul Turquesa. Podemos dizer que se não fosse o mistério de Oxumaré o mundo seria algo totalmente sem cor e daí cada um que imagine até onde vais este mistério das cores, não apenas no visual mas no que despertam em nossa razão e emoções. Afinal quando estamos alegres vemos tudo colorido não é? E as crianças se identificam demais com um “Mundo Colorido”… Há muito ainda para estudar e aprender em cada um dos infinitos mistérios que envolve cada Divindade – Trono – Orixá na Criação.

Assim como estes mistérios transcendem a Umbanda, a Magia Divina também a transcende, está aberta a todos que queiram estudar e praticar, adquirindo uma nova ferramenta para ajudar a si e ao próximo.
Por meio desta Magia Divina, das Pedras, tomamos conhecimento de um universo mágico de recursos inesgotáveis e temos a oportunidade de praticar com todos os recursos minerais, de pedras a cristais, que o plano material der acesso…

Na Magia Divina das Sete Pedras Sagradas aprendemos como adentrar nesta realidade, como trabalhar com o poder mágico das pedras, que se diferencia em muito de seu uso energético apenas, pois em magia por exemplo as pedras não se carregam de energias negativas. Trabalhamos com invocações, abertura de mistérios e portais por meio dos quais as pedras são como chaves de acesso a outras dimensões nas quais se descarregam energias negativas e outras que nos alimentam de energias positivas.