quinta-feira, 26 de maio de 2022

MAMIORRÍ "A MÃE DO POVO CIGANO" Na verdade este é um conto verídico e muito real da romá,porém de tão antigo se tornou uma lenda,na verdade poucas pessoas falariam,pois alguns desconhecem e os que sabem guardam segredo...

 MAMIORRÍ "A MÃE DO POVO CIGANO"


Na verdade este é um conto verídico e muito real da romá,porém de tão antigo se tornou uma lenda,na verdade poucas pessoas falariam,pois alguns desconhecem e os que sabem guardam segredo...


Pode ser uma imagem de 1 pessoaMAMIORRÍ "A MÃE DO POVO CIGANO"

Na verdade este é um conto verídico e muito real da romá,porém de tão antigo se tornou uma lenda,na verdade poucas pessoas falariam,pois alguns desconhecem e os que sabem guardam segredo...
Há muito,muito tempo em algum lugar da Europa onde se encontravam todas as caravanas,falava-se de uma romní muito velha que percorria as casas,barracas e vurdons de ciganos para curar sua gente de diversas enfermidades,era conhecida como shuvaní,ninguém sabia seu nome.
A boa velhinha sempre aparecia para ajudar nos partos,ensinar as mais jovens a cozinhar ou mesmo para avisar aos mais velhos de como deveriam ser as cerimônias romanê.
Muitos diziam que era devota de vários santos e carregava em seus cordões muitas medalhas,a velha atribuía aos santos o dom da cura. Ela aparecia quando as famílias faziam slavas em agradecimento e depois partia assim como chegava.
Num período muito triste de peste,muitos povos estavam sendo exterminados e a velhinha corria nos acampamentos para levar a cura,até que um rei descobriu quem estava livrando os ciganos da morte,a purani.
O rei que era muito mau,ordenou que os soldados de sua milícia fossem atrás da pobre cigana velha,e decretou sua morte.
No momento em que a velhinha estava livrando um bebê cigano da morte,chegaram os soldados.
Com armas e muitos cavalos os soldados renderam o acampamento e amarraram a pobre velhinha no centro da aldeia.
o general com um cavalo negro girava em torno da velha com seu cavalo e soltou seus cães para ataca-la. Ferida e muito machucada o gadjo ria dizendo:
"morra cigana desgraçada e que seu povo morra,pois a partir de hoje não terá mais sua cura".
A pobre velhinha muito ferida pediu para que o gadjo ao menos lhe concedesse um pão e um pouco de agua antes de partir,ele negou e ainda disse:
"Que teu povo morra e o mundo se livre dessa desgraça de uma vez por todas"
Nesse triste momento a mãe purani invocou sua cura e milhares de nuvens cinzas cercaram a caravana. seu corpo jamais foi tocado,contam que fadas vieram buscar e para que as montanhas o guardassem. Antes de partir a velhinha disse aos romah presentes:
"Nossa união manterá a tradiçao,tenham certeza que jamais os abandonarei,quando uma família romanê estiver crescendo,estará Mamiorri".
No dia seguinte,quinta feira,mamiorrí apareceu para diversas famílias e além de falar da tradição,disse que estaria presente em todos os momentos difíceis da romah,ajudando na sorte e saúde.
Até hoje milhares de ciganas limpam suas casas quintas feiras,orando aos santos para receber mamiorrí em suas casas,a mãe dos ciganos trás harmônia para a familia,cura ao ciganos doentes e extrema prosperidade aos que vão nascendo. assim contam os antigos,assim surgiu a lenda da madre gitana,Mamiorrí..