sexta-feira, 13 de maio de 2022

Eu conheço muita gente que diz Que acredita em reencarnação. Também acredito, isso porque Na minha vida essa questão Se mostrou real.

 Eu conheço muita gente que diz
Que acredita em reencarnação.
Também acredito, isso porque
Na minha vida essa questão
Se mostrou real.

🌛🌹🍷🌕🌖🌗🌘🌑🍷🌹🌜
Eu conheço muita gente que diz
Que acredita em reencarnação.
Também acredito, isso porque
Na minha vida essa questão
Se mostrou real.
Em 2009, quando eu tinha
Dezesseis anos conheci a
Quimbanda, nunca tinha tido
Nenhum contato com religiões
Espíritas antes, mas de um modo
Muito estranho no primeiro dia
Que eu coloquei os meus pés em
Um terreiro de Quimbanda eu tive
A incorporação com uma entidade.
Morava com a minha avó nessa época,
Isso porque eu era órfão de mãe e pai,
Meu pai Eu nunca conheci mas a
Minha mãe morreu no parto.
Neste dia quando voltei para casa e
Contei para minha avó que tinha ido
Ao terreiro e que tinha incorporado
Ela antes de qualquer coisa me
Perguntou o nome da entidade,
E eu respondi claramente que
Não sabia, afinal de contas
Era a primeira vez que tinha ido,
Mas a minha avó de repente
Olhou para mim e me disse
Que ela sabia, então ela falou o
Nome da Pomba Gira Alteza.

Naquela noite minha avó
Me contou a história de suas
Duas filhas, Nice e Regina.
Regina no caso era minha mãe.
Minha vó me contou que Nice
Era uma mãe de santo muito
Famosa em Guarulhos na
Década de 1980, e a minha mãe Regina
Era uma pastora evangélica.
Perguntei a minha avó como
Duas irmãs tinham seguido
Rumos tão opostos mas
Ela mesma não soube responder,
Minha avó não era nem
Uma coisa nem outra Pois
Ela se preservou católica a vida inteira.
Quando Nice se tornou mãe de santo,
É claro que ela não ocupou esse
Cargo do dia para noite,
Como vocês estão na religião
Sabem se leva anos para que
Uma pessoa se torne de fato
Um sacerdote, mas no caso da
Minha mãe não, Regina virou pastora
Do dia para noite.
Nice era uma boa pessoa,
Tinha a saúde muito frágil
Mas dedicava todo o tempo que
Podia ao sagrado.
As duas irmãs eram muito unidas
Mas quando houve essa
Separação religiosa as
Brigas começaram,
Não por parte de Nice e sim
Por parte da minha mãe
Que queria converter-la
A todo custo.
Minha avó conta que as brigas
Eram constantes, que a minha mãe
Ia até o terreiro de Nice e a afrontava,
Que a ofenda muito.
Minha avó tentava de tudo
Para trazer a paz entre as filhas
Mas já não era possível,
A situação se tornou uma
Verdadeira guerra e o pior de tudo
É que era uma guerra totalmente
Sem propósito pois seria totalmente
Normal que as duas irmãs seguissem
Rumos religiosos diferentes,
Uma não precisava interferir
Na vida da outra,
Mas quando a ignorância entra
Pela porta a razão foge pela janela.
Minha avó contou que Nice
Era famosa por trabalhar com
Uma entidade, a pombagira Alteza,
Uma pombagira muito incomum
Que se dizia uma grande rainha
Nascida e criada aqui nas Américas,
Vinham pessoas de todos os
Cantos do Estado para se consultar
Com Alteza.
Por mais que a espiritualidade
Tenha fortificado Nice,
Os aborrecimentos constantes
Lhe faziam muito mal,
E certa à noite minha mãe
Reuniu todos os membros
De sua igreja e marchou para
A porta do terreiro de Nice
Afim de fazer um escarcéu,
Com um alto-falante ela gritava
Palavras horríveis sobre inferno
Pedindo que minha mãe e seu povo
Se arrependessem enquanto
ainda era tempo, falava de apocalipse
E coisas assim.
Nice foi até o lado de fora pedir
Que a minha mãe parasse
De fazer aquilo, mas a minha mãe
Não parou, abriu a Bíblia e com
As mãos estendidas para alto
Começou a rezar ou fazer aquelas
Orações esquisitas dos Evangélicos,
falava naquelas línguas e fazia
Toda uma cena bizarra.
Nice Estava muito doente e
Naquela noite já havia passado
Muito mal.
Então Nice teve um passamento
E caiu no chão.
Quando ela caiu de joelhos todos
Os crentes acreditaram que ela estava
"Manifestando um demônio"
mas a realidade é que ela
Estava tendo um enfarte.
Não foi algo tão estranho assim,
Ela já tinha um histórico de problemas
No coração e o médico, segundo a minha avó,
Já tinha dito que ela não
Poderia passar por
Aborrecimentos, e aquela situação
Foi o maior aborrecimento de todos.
Mas vocês devem imaginar que
Quando Nice caiu no chão
Ela caiu morta não é?
Minha avó conta e quando
Avisaram da baderna ela correu
Até o terreiro para separar a briga,
Então essa cena ela mesma foi testemunha,
Ela presenciou.
Quando Nice bateu o joelho no chão
Imediatamente ela ficou em pé novamente,
Mas ali já não era mais ela,
O jeito frágil e delicado desapareceu,
Nice com as mãos na cintura
Se mostrou imponente na frente de todos,
Apontou o dedo no rosto
Da minha mãe e disse:

"você tirou a vida da minha filha na porta da minha casa, pois eu vou fazer com que a minha filha tire a sua vida na porta da sua. Você escute o que eu te digo mulher, pois essas são as palavras de Pombagira Alteza, no dia que o Seu útero gerar o filho de um homem morto, esse será o princípio da sua morte, e será a sua irmã que irá te matar, dentro de 7 anos você descerá a Sepultura."

Após dizer isso Nice caiu para trás,
Não houve o que fazer,
Ela já estava morta.
Minha mãe saiu propagando
A história de que o diabo tinha
Levado Nice para o inferno,
Saiu falando todas aquelas baboseiras
Que os evangélicos gostam de falar.
Mesmo ela tendo feito aquilo
Com a própria irmã ela não se arrependeu,
Em nenhum momento reconheceu a culpa.
Passados poucos meses
Minha mãe conheceu meu pai
Dentro da igreja, e por uma
Coincidência do destino,
Se é que foi de fato uma coincidência,
Meu pai estava muito doente,
Sofria de males do coração.
Ele e minha mãe se casaram imediatamente,
Mas como ele iria passar por tratamentos
De saúde muito intensos o médico
Lhe disse que um dos efeitos
Colaterais dos tantos medicamentos
Poderia ser a infertilidade masculina,
Meu pai decidiu congelar esperma.
Minha mãe o criticou muito por esse ato
Pois segundo a crença dela isso não
Era coisa de Deus,
Mas meu pai ainda sim congelou.
Ele ficou casado com a minha
Mãe durante alguns anos,
Se eu não me engano foram
Quase seis anos de convivência,
infelizmente as doenças avançaram
E ele faleceu.
Quando meu pai morreu
Minha mãe ficou
Extremamente depressiva,
Poucos meses depois ela
Largou a igreja e decidiu que
O grande amor que tinha pelo
Meu pai deveria frutificar em
Um filho, então sem consultar ninguém
Ela utilizou o esperma congelado
Para uma inseminação artificial.
Ela ficou grávida e quando contou
Para minha avó, a reação que recebeu
Não foi ela esperava.
Minha avó disse que ficou desesperada
E relembrou minha mãe as palavras
Que a pombagira Alteza tinha proferido,
De que minha mãe iria engravidar
De um homem morto.
Minha mãe ficou um pouco assustada
Mas depois passou a criticar a minha
Avó dizendo que ela era uma
Velha cheia de imaginação.
A gestação foi muito calma,
Todos os ultrassons mostravam
Que eu era uma criança
Extremamente saudável,
Também mostraram que minha
Mãe tinha a saúde plena.
Os nove meses se passaram certo dia
Minha mãe começou a sentir as contrações.
Sentiu o dia inteiro esperou até
Que as contrações estivessem no nível
Que a médica havia indicado para
Que então fosse ao hospital.
Nesses dias a minha avó estava com ela.
Minha avó conta que a minha mãe
Arrumou a bolsa pronta para chamar o
Táxi e ela iriam juntas para maternidade,
Mas que momentos antes de ela
Ligar para o o ponto de táxi
Ela simplesmente abriu a porta
Da casa e foi para rua.
Minha avó correu atrás estranhando
Muito aquela mulher com aquela
Barriga daquele tamanho
Sair assim do nada.
Minha mãe estava no portão dizendo
Que havia ouvido alguém gritar seu nome.
Lá fora não havia ninguém,
Então elas voltaram para dentro,
Mas assim que colocaram o pé
Dentro de casa minha mãe
Arregalou os olhos dizendo
Que estava ouvindo uma gritaria,
Que ouvia porção de gente fazendo
Daderna na porta da casa dela.
Minha avó não ouviu nada
Mas por desencargo de consciência
Acompanhou minha mãe até o lado
De fora.
O relato da minha avó é de que a
Minha mãe arregalou os olhos e
Começou a gritar falando para
As pessoas irem embora que ela
Estava grávida e não podia passar por aborrecimentos.
Mas da minha avó ao lado dela
Olhava para frente e o que via era a rua completamente deserta.
Minha mãe gritava desesperada e olhava
Para minha avó pedindo que ela mandasse
Aquelas pessoas embora, dizia que eram
Pessoas muito estranhas que a olhavam
Com olhos muito perversos e que gritavam
Coisas muito feias, e de todas as palavras
Que gritavam uma se repetiria
Entre aquela multidão:

JUSTIÇA!

Foi então que minha mãe deu um grito
E caiu de joelhos na calçada,
Imediatamente ela deitou com as
Pernas abertas e gritou para minha avó
Que eu estava nascendo,
Que ela estava sentindo a minha cabeça já coroando.
Foi uma coisa muito absurda
Mas a minha avó conta que de fato
Levantou a saia da minha mãe
E eu estava nascendo mesmo,
Minha avó só teve tempo de
Me aparar nos braços pois eu
Sai de uma vez só.
Quando ela tentou me mostrar
Para minha mãe o que aconteceu
Foi horrível, ela arregalou os olhos
Para mim horrorizada
E berrou a plenos pulmões:

NICE!

E ali ela tombou para trás e morreu.
Os médicos examinaram o corpo
Da minha mãe de todas as formas
Possível e não encontraram nenhum
Motivo para morte,
No atestado de óbito declararam
Apenas que foi um mal súbito
De causa desconhecida.
Dessa história toda eu sinto pena
Apenas da minha avó que teve
Que enterrar as duas filhas.
Mas ela conta que se sentiu muito
Feliz ao assumir a minha tutela,
Foi a minha avó que me criou.
Ela me contou que durante toda a
Minha infância eu conversava
Contando detalhes da vida de Nice,
Porque de fato hoje eu me chamo Vitória,
mas antes eu fui Nice.
Durante toda a minha infância
Por muitas vezes minha avó me
Pegou brincando com uma amiga imaginária,
Era uma amiga que eu chamava de princesa.
A última vez que a minha avó me viu
Brincar com essa amiga ela conta que
Eu falei que o nome da princesa era Alteza.
Hoje eu tenho 28 anos de idade
E trabalho com a minha pomba gira
Desde os 16,
Mas isso é a conta que eu faço,
Alteza disse que trabalha comigo
Há mais de 300 anos,
Mas que eu sou muito lesada
Para me lembrar.

🌛🌹🍷🌕🌖🌗🌘🌑🍷🌹🌜
Memórias de Terreiro, Arte e texto dramatizado por Felipe Caprini
🌛🌹🍷🌕🌖🌗🌘🌑🍷🌹🌜
Espero que tenham gostado!
Não copie o texto ou reposte a arte sem dar os créditos! Seja Honesto!