terça-feira, 3 de maio de 2022

Aruanda o que é? Aruanda é o nome dado a um lugar específico no plano espiritual, isto é, é o mesmo que uma colônia para os Kardecistas, pois é um local reservado para espíritos trabalhadores da Umbanda

 Aruanda o que é?
Aruanda é o nome dado a um lugar específico no plano espiritual, isto é, é o mesmo que uma colônia para os Kardecistas, pois é um local reservado para espíritos trabalhadores da Umbanda


Nenhuma descrição de foto disponível.Aruanda o que é?

Aruanda é o nome dado a um lugar específico no plano espiritual, isto é, é o mesmo que uma colônia para os Kardecistas, pois é um local reservado para espíritos trabalhadores da Umbanda, que já alcançaram uma maior evolução e agora continuam trabalhando como intermediários entre o plano físico e espiritual em nome do bem e da caridade. Isso não quer dizer que lá só existem espíritos de pretos velhos e caboclos, pois a Aruanda é uma parte do plano espiritual que pode acolher a todos os espíritos que lutam em prol do bem.

Existe uma certa confusão com relação ao significado de Aruanda, devido a muita falta de informação entre as pessoas. Muitos acreditam que “Aruanda” é para diversas religiões Afro-Brasileiras o mesmo que “plano espiritual” para o espiritismo.

O livro “Tambores de Angola”, é explicado que Aruanda é uma colônia específica no plano espiritual, onde residem espíritos de muita luz, constituídos em sua maioria de Pretos Velhos e Caboclos, e que são os responsáveis espirituais pelo o que nós conhecemos aqui na terra por Umbanda.

A seguir, segue relato de um Preto Velho sobre Aruanda:

“Estância do Astral Superior de onde se focalizando os elevados mentores do movimento Umbandista do planeta, moradia da espiritualidade maior, localizada em outra dimensão fora da Orbe Terrestre, de beleza indescritível e de campo vibratório sereno, por causa das emanações de tranquilidade e de paz espiritual provenientes dos habitantes.”

Suas paisagens, com suas matas verdejantes que emoldurando os arredores, seus campos infindáveis em beleza natural, seu céu envolto por exuberantes astros que na crosta terrestre não podem ser vistos, bem como a dominante sensação de paz. Tudo isso está muito longe do entendimento comum.
Uma das coisas mais magníficas existentes em Aruanda, é a aurora boreal que encanta na ilustre entrada da cidade, com vibrações azuladas como véus a balançar.

“De visível opulência indescritível, a cidade é protegida por extensa vegetação, com robustos pilares brancos talhados em mármore, tão belos como o da antiga Grécia, que emolduram a entrada. Logo da entrada do portão dourado o piso de entrada da cidade é branco marfim, com toques amarelados, parecidos com as conhecidas pedras de Citrino, encontram-se também chafarizes brancos, esculpidos em formas humanas ao estilo greco-romano da Antiguidade Clássica. Seus habitantes são de diversas origens, a maioria apresenta com singelas vestimentas de cor branca e comprida até os pés, revestidas por bordas na forma de costura prateada que brilham.”

Aruanda é um extenso território composto de diversas cidades, povos de civilizações como da extinta Atlântida, povos milenares e até mesmo alguns contemporâneos, animais domésticos e de toda a fauna, diversas moradias, templos, cachoeiras com exuberantes quedas d’água, savanas… enfim por mais que se tente descrever, Aruanda é enormemente indescritível, tamanha a grandiosidade territorial e de beleza e paz.

Aruanda é realmente o Paraíso Celestial e fazer parte dela é um mérito que somente espíritos de elevada evolução e pureza conseguem tornarem-se dignos dela.

Existem diversos pontos de vista sobre a Aruanda, mas todos eles convergem a um significado:
um local de paz, considerado um paraíso, onde encontra-se tudo que é necessário para evolução do espírito e compreensão das transições de vidas.

Imagine um local perfeito, onde não há sentimentos mesquinhos e também não existe a dependência carnal que gera desigualdades, neste ambiente a paz parece como uma onda que está em todo o lugar e em todos os seres. Assim é Aruanda, simplesmente indescritível, mas que pode-se considerar uma colônia no plano espiritual de harmonia onde não há contradições nem desavenças.

As religiões que acreditam em progressão espiritual onde o espírito evolui a cada reencarnação, e que confiam em um local em que se “vive” enquanto toda sabedoria é dividida e usada a favor de outros, creem na existência da Aruanda, embora ela tenha outras formas de interpretação e nomes. Portanto, ela nada mais é que o Paraíso. Um local de “descanso” e de compreensão sobre a jornada da vida e do auxílio aos demais irmãos.

Os espíritos se juntam ao desencarnar de acordo com as vibrações de cada um, esses grupos são as colônias e Aruanda é uma delas.

No Espiritismo, aquele que segue a doutrina Kardecista, a Aruanda seria como a colônia denominada “Nosso Lar” muito famosa por causa do livro do espírito de André Luíz que foi psicografado por Chico Xavier.

Nesse local, os seus moradores são espíritos evoluídos que ao desencarnarem aceitaram a missão de continuarem no pós-morte auxiliando as outras pessoas, trabalhando assim a sua espiritualidade.

A formação da Aruanda
Algumas colônias no plano espiritual são verdadeiras cidades, com imagens muito parecidas com o que consideramos perfeito e belo aqui na terra, mas todas as coisas estão em um patamar mais elevado, chegando à perfeição.

A forma de compreender essa semelhança é simples: o nosso corpo material é um reflexo de nosso períspirito, e assim são os objetos e até mesmo os animais que encontramos no plano físico, eles são reflexos do que é perfeito no espiritual. Tudo é erguido por meio das vibrações universais, e as pessoas que cuidam desses territórios são as responsáveis por manter essas obras por meio da mente coletiva.

Então há uma certa ligação com a aparência física lembrando que tudo possui uma energia de perfeição -, isso para que os espíritos recém-chegados consigam se sentirem mais familiarizados e à vontade para iniciarem esse trajeto de evolução.

A grande maioria desses seres de luz são os famosos Pretos Velhos, Caboclos e outros Guias da Umbanda.

Nessa parte do plano espiritual, também é possível encontrar animais. Acredita-se que muitos deles ainda se sentem ligados aos seus donos e por isso fazem parte desse trabalho de iluminação.

O objetivo dos moradores de Aruanda
Essa colônia composta por espíritos de energia evoluída que têm o intuito de orientarem àqueles que necessitam de ajuda no plano físico e assim agregarem mais sabedoria aos seus espíritos. Essa ação faz parte de suas jornadas de conhecimento.

Ao desencarnar não se pode escolher para que colônia ir, isso vai do merecimento de cada um. Portanto, aqui nesse território encontram-se as pessoas que estão na etapa em que seu espírito auxiliará a todos com sua inteligência e visão do mundo acumulada durantes suas experiências terrenas.

Por este motivo esses Guias da Umbanda se expressam nas Giras com tanto entendimento e amor, pois eles possuem uma visão mais elevada e a compreensão necessária do que é realmente verdadeiro e do que vale ser vivido.

Aruanda nada mais é do que o território daqueles que partiram, mas que sentem na essência de seu ser a necessidade de ensinar aos demais. Sua aparência é linda e a harmonia do local é perfeita, ela é um pedaço de sonho sustentada através da energia positiva de quem tem a vontade de distribuir esperança àqueles que necessitam dela.