quarta-feira, 9 de novembro de 2022

XINTOÍSMO Por Sri Swami Sivananda

 XINTOÍSMO Por  Sri Swami Sivananda


Introdução
Teologia

Xintoísta Ética Xintoísta
Dez Preceitos de

Provérbios
Xintoístas Oração Comum Xintoísta Conclusão

Introdução

O xintoísmo é um caminho indefinível que tudo permeia e é bastante universal. Xintoísmo ou Kaminomichi ou o caminho dos Kami ou dos Deuses é o nome da religião observada pelos japoneses desde tempos imemoriais. 'Kami' significa Deus ou divindade, ou às vezes alma. Xintoísmo implica o seguimento espontâneo do 'Caminho dos Deuses'. O xintoísmo não é realmente um 'ismo'. É apenas um ensinamento. Não é um conjunto de teorias ou conceitos verbais. É o caminho que tudo permeia.

É muito difícil traduzir 'Xintoísmo' para o inglês. 'Xintoísmo' significa 'O caminho dos deuses' ou o 'caminho divino' ou 'o caminho dos deuses'. Não há equivalente adequado para o termo 'Xintoísmo' em inglês. O xintoísmo é um caminho que tudo permeia, indefinível, que é bastante universal.

O xintoísmo é dividido em duas classes, a saber, o xintoísmo sectário, que é subdividido em 13 seitas; e o Xintoísmo da fé nacional dos japoneses, ou a Religião Xintoísta do Estado.

Uma compreensão perfeita do xintoísmo permitirá que se tenha uma compreensão adequada da nação japonesa e de sua cultura. Não há muita filosofia grandiosa nem ritual complicado no xintoísmo. Xintoísmo não é uma religião adotada pelo Estado. É uma religião do coração. O xintoísmo é uma força espiritual natural e real que permeia a vida dos japoneses. O xintoísmo é um princípio criativo ou formativo da vida. O princípio xintoísta é o pano de fundo da cultura japonesa, código de ética, belas artes, família e estrutura nacional.

O xintoísmo é o principal agente que rejuvenesceu, vitalizou e reforçou a vida social e religiosa do Japão.

O sistema do xintoísmo se assemelha mais ao sistema do hinduísmo do que ao do confucionismo ou do budismo. É uma espécie de religião pessoal. Ele atribui atributos divinos a cada ser. É uma espécie de panteísmo.

Para os japoneses, nação significa um complexo harmonioso de indivíduos, Kuni-hito. Salvação, para os japoneses, significa a salvação de toda a nação em vez de salvação de alguns indivíduos.

Teologia Xintoísta

De acordo com a teologia xintoísta, Ame-no-mi-naka-nushi é o Eu Universal Absoluto. Isso corresponde a Hiranyagarbha ou o fio-alma ( Sutratman ) dos hindus.  O universo visível (Ken Kai) e o mundo invisível (Yu Kai) surgiram a partir de Ame-no-mi-naka-nushi através das atividades das três divindades de Musubi, Princípio da Criação, Conclusão e o Vínculo Controlador entre o espiritual e o material, o invisível e o visível, o real e o ideal. Esses atributos contraditórios são apenas funcionais. O Eu Universal Absoluto não é afetado por esses atributos contraditórios. Está além desses atributos. Corresponde ao Nirguna Brahman (Absoluto sem Atributos) do hinduísmo. A ideia de tempo passou a existir a partir dos atributos.

Lealdade absoluta ao Imperador Soberano, que é considerado descendente direto e representante do Deus supremo, respeito pelos ancestrais, profundo sentimento de piedade para com os pais e amor pelos filhos formam a estrutura fundamental do Grande Caminho Universal.

O espelho, a espada e a joia têm um significado figurativo no decorrer do desenvolvimento do xintoísmo. Eles simbolizam sabedoria, coragem e benevolência ou inteligência, vontade e amor na teologia xintoísta. Estes três são as bandeiras sagradas da realeza do Imperador Soberano. Eles devem simbolizar o funcionamento dinâmico do Grande Caminho e, portanto, são encontrados na vanguarda de todos os santuários xintoístas, popularmente conhecidos como Mistu-tomo-e ou as três grandes vírgulas.

Existem muitos deuses no xintoísmo, mas o ancestral Deus-Sol, Anaterasu-omi Kami, está acima deles.

Susano-o-no-Mikoto é o impetuoso irmão divino do Deus-Sol. Ele é o Deus da tempestade. Tsukiyomi-no-Mikoto é o Deus da Lua. Estes três constituem uma tríade divina. Eles presidem, respectivamente, o plano do Alto Céu, o vasto oceano e o reino da Noite.

Ética xintoísta

A pureza é uma das virtudes fundamentais da ética xintoísta. Há dois significados de pureza. Uma é a pureza exterior ou pureza corporal e a outra pureza interior ou pureza de coração. Se um homem é dotado de verdadeira pureza interior de coração, ele certamente alcançará a realização de Deus ou a comunhão com o Divino. A sinceridade também é o princípio ético orientador do xintoísmo.

Dez Preceitos do Xintoísmo

i) Não transgrida a vontade dos deuses.

ii) Não esqueça suas obrigações para com os antepassados.

iii) Não infringir os decretos do Estado.

iv) Não se esqueça da profunda bondade dos deuses, através da qual calamidades e infortúnios são evitados e doenças são curadas.

v) Não esqueça que o mundo é uma grande família.

vi) Não esqueça as limitações de sua própria pessoa.

vii) Não fique zangado mesmo que os outros fiquem zangados.

viii) Não seja lento em seu trabalho.

ix) Não culpe o ensino.

x) Não se deixe levar por ensinamentos estrangeiros.

Provérbios xintoístas

O coração da pessoa diante de você é um espelho. Veja lá o seu próprio formulário.

Até os desejos de uma formiga chegam ao céu.

Deixe as coisas deste mundo e venha a mim diariamente com corpos puros e corações puros.

Uma única oração sincera move o céu. Você certamente perceberá a presença divina através da oração sincera.

Onde você tem sinceridade, também há virtude. A sinceridade é um testemunho da verdade. A sinceridade é a mãe do conhecimento. A sinceridade é uma virtude única que une a Divindade e o homem em um.

A retribuição para o bem ou para o mal é tão certa quanto a sombra após a substância.

Fazer o bem é ser puro. Cometer o mal é ser impuro.

Admitir uma falta é o começo da justiça.

O primeiro e mais seguro meio de entrar em comunhão com o Divino é a sinceridade. Se você orar a uma divindade com sinceridade, certamente sentirá a presença divina.

Oração Xintoísta Comum

Nossos olhos podem ver alguma impureza, mas não permita que nossa mente veja coisas que não são limpas. Nossos ouvidos podem ouvir alguma impureza, mas nossa mente não ouça coisas que não são limpas.

Conclusão

Xintoísmo é o 'Caminho para Deus'. 'Tao' de Lao-Tze é também o 'Caminho para Deus'. O Senhor Jesus diz: “Eu sou a Verdade, o Caminho e a Vida”. O Senhor Krishna diz: “Por mais que os homens se aproximem de Mim, eu os acolho, pois o caminho que os homens percorrem de todos os lados é Meu, ó Partha!”

O Caminho para Deus é tão importante quanto o fim ou destino ou o próprio Deus. O Caminho para Deus é justiça ou Dharma. Aquele que mostra o Caminho é o Guru ou o preceptor espiritual. Guru e Deus são um. Se você se apegar ao Caminho, logo alcançará Deus. Se você se apegar ao seu Guru, certamente alcançará a realização de Deus. Caminho, Verdade, Vida eterna são um.

Glória ao Caminho, Xintoísmo ou Tao! Glória ao Guru! Glória, glória a Deus, Destino ou Meta de todas as religiões. Que o Xintoísmo ou o Tao os guiem, rejuvenesçam, revitalizem e reforcem todos vocês! Seja fiel ao Xintoísmo ou ao Tao.