O que é o Tantra?
A palavra Tantra : é sânscrito e significa literalmente "um continuum, ou fluxo ininterrupto [de energia]".
O termo Tantra refere-se primeiro (1) ao continuum de energia vital que sustenta toda a existência, e segundo (2) à classe de conhecimento e práticas que aproveitam essa energia vital, transformando assim o praticante.
Tantra é conhecido principalmente em duas formas:
- da India; relacionado ao hinduísmo
- do Tibete; relacionado ao budismo
Cada um tem suas próprias escrituras, escolas, tradições e práticas, que variam muito. E, apesar das opiniões – e interesses financeiros – de muitas pessoas, o termo Tantra não é imediatamente sinônimo de sexo, poderes espirituais ou materialismo.
Por milhares de anos os ensinamentos do Tantra foram protegidos e isolados para preservar sua pureza e proteger os ingênuos de se prejudicarem. Agora que muito do Tantra se tornou público, foi completamente desfigurado pelas paixões, desejos e ambições de pessoas mal orientadas. A grande maioria dos ensinamentos do Tantra degeneraram completamente e agora são perigosos. Deve-se estudar extensivamente antes de assumir qualquer ensinamento ou prática do Tantra . Isso foi enfatizado por todas as tradições verdadeiramente autênticas do Tantra :
Tantra Yoga tinha sido um dos poderosos poderes para a regeneração espiritual dos hindus. Quando praticado por pessoas ignorantes, não iluminadas e não qualificadas, tem levado a certos abusos; e não há como negar que algumas formas degradadas de Saktismo não buscaram nada além de magia, imoralidade e poderes ocultos. - Swami Sivananda
O genuíno Tantra é um método excepcional de purificar a consciência de todos os elementos egoístas: luxúria, orgulho, inveja, gula, preguiça, etc., mas não é fácil ou realizado da noite para o dia e requer grande temperança, inteligência, educação e dedicação. O Real Tantra depende completamente de uma ética robusta e perfeita .
[Buda] Shakyamuni não ensinou que pessoas com ética frouxa terão sucesso no Tantra . Esse não é o caminho que leva à cidade do nirvana. Como esses churls do mal podem ter sucesso no Tantra ? Como as pessoas com ética frouxa podem ir para os reinos superiores? Eles não irão para um alto renascimento; eles não terão felicidade suprema. - O Tantra Raiz Manjushri
Jitendriyah satavadi nityanushthana-tatparah
Kamadi-balidanashca em vir iti Giyate:"Ele é um herói que controlou seus sentidos e é um orador da verdade; que está sempre envolvido em adoração e sacrificou a luxúria e todas as outras paixões."
O sucesso no Tantra é determinado pela disciplina ética que o conduz.
Existem muitas variedades de Tantra , mas elas podem ser classificadas em três tipos: Branco, Cinza e Preto. Estes são diferenciados pelo exame dos resultados que produzem.
- Tantra Branco : aquelas escolas que produzem seres limpos de todo desejo egoísta, raiva, luxúria, inveja, etc. Tais seres são conhecidos como Budas, Mestres, Anjos, Devas, etc.
- Tantra Cinza : aquelas escolas que querem ser brancas, mas não renunciam aos métodos negros. Eles são pegos no meio.
- Tantra Negro : aquelas escolas que produzem seres que sustentam e desenvolvem as causas do sofrimento, ou seja, luxúria, raiva, ganância, orgulho, etc. Tais seres são chamados de demônios, feiticeiros, Maruts, Asuras, etc.
Este site está preocupado apenas com as escrituras e técnicas pertencentes às formas brancas do Tantra .
O Tantra há muito é conhecido no Ocidente como Alquimia, e também esteve presente no coração esotérico de todas as grandes religiões. O estudo deste site demonstrará esse fato.
Por que o tantra é mal compreendido?
Isso porque um dos aspectos mais elevados do tantrismo tem uma relação especial com a sexualidade. Em outras palavras, embora não constitua a totalidade de seu conteúdo, o ato sexual em si é um aspecto genuíno do tantrismo.
Tradicionalmente, o tantra era ensinado em segredo, apenas para os discípulos que avançavam através do treinamento rigoroso da mente. Um pré-requisito fundamental seria sempre a castidade completa, algo normal para qualquer verdadeiro monge ou monja. Alcançar o estágio do tantra significava que a pessoa dominava não apenas os métodos fundamentais da disciplina espiritual, mas também os mais avançados, e estava preparado para o ensinamento mais elevado ou mais secreto. É importante entender que, historicamente, os leigos ou pessoas comuns nunca foram ensinados sobre o tantrismo.
Por que o tantra é necessário?
A união sexual fornece um continuum de energia dentro dos praticantes tântricos que não pode ser duplicado por nenhum outro meio. É por isso que, sem união sexual, certos tipos de realizações espirituais são impossíveis (veja Corpos Solares). No entanto, como a união sexual é uma tremenda área de tentação, tais práticas sempre foram proibidas por todos, exceto pelos alunos mais elevados.
Assim, a verdadeira razão pela qual a relação sexual tem seu lugar dentro do tantra é que há uma função espiritual autêntica para a sexualidade. Sejamos claros: desejos como a luxúria não têm lugar nas buscas espirituais.
Todas as funções do sexo têm um elemento de criação:
- Procriação: criação de corpos físicos
- Prazer: a criação do desejo
- Psicogênese: a criação de uma natureza espiritual
Podemos ver que os dois primeiros tipos são as únicas funções compreendidas e vivenciadas pelo homem e pela mulher comuns. O Tantrismo Branco é a única forma de tantrismo que trabalha exclusivamente com o terceiro tipo como objetivo. Também devemos entender que não é simplesmente a união física que é importante, mas as forças do amor que também devem estar presentes.
Citações sobre o Tantra
"O estudante tântrico deve ser dotado de pureza, fé, devoção, dedicação ao Guru, desapego, humildade, coragem, amor cósmico, veracidade, não cobiça e contentamento." - Swami Sivananda
“As paixões que prendem podem ser empregadas de modo a atuar como forças pelas quais a vida particular da qual são a manifestação mais forte é elevada à vida universal. e transformado em poder." - Mahanirvana Tantra
"Em geral, todos os sistemas do estágio de conclusão do Tantra Ioga mais elevado envolvem o processo preliminar de controle das energias vitais..." - Tsongkhapa, fundador da escola Gelugpa do budismo tibetano
“Na visão do Tantra , as energias vitais do corpo são os veículos da mente. Quando as energias vitais são puras e sutis, o estado mental da pessoa será afetado de acordo. Ao transformar essas energias corporais, transformamos o estado de consciência .” - O 14º Dalai Lama