terça-feira, 8 de novembro de 2022

O Gâyatrî Mantra é o mantra mais reverenciado no hinduísmo

 Gâyatrî Mantra é o mantra mais reverenciado no hinduísmo


Gâyatrî Mantra é o mantra mais reverenciado no hinduísmo . Consiste no prefixo om bhur bhuvah svah , uma fórmula que aparece frequentemente no Yajurveda , e no versículo 3.62.10 do Rig Veda. Gayatri é o nome da métrica de 24 sílabas deste verso (excluindo o prefixo), e também o nome da deusa considerada a personificação do mantra.

O Mantra Gayatrî

ॐ भूर्भुव: स्व: तत्सवितुर्वरेन्यं । भर्गो देवस्य धीमहि, धीयो यो न: प्रचोदयात् ।।

AUM BHOOR BHUWAH SWAHA
TAT SAVITUR VARENYAM
BHARGO DEVASAYA DHEEMAHI
DHIYO YO NAHA PRACHODAYAT

Gayatri Mantra áudio mp3

Tradução

Seu significado é que " Que o Deus Todo-Poderoso ilumine nosso intelecto para nos guiar pelo caminho justo ". O mantra é também uma oração ao " doador de luz e vida " - o sol (savitur).

Oh Deus! Tu és o Doador da Vida,
Removedor de dor e tristeza,
O Doador de felicidade,
Oh! Criador do Universo,
que possamos receber tua luz suprema destruidora do pecado, que
Tu guies nosso intelecto na direção certa

Significado palavra por palavra do Gayatri Mantra

Aum = Brahma;
bhoor = encarnação da energia espiritual vital (pran);
bhuwah = destruidor de sofrimentos;
swaha = encarnação da felicidade;
ta = isso;
savitur = brilhante como o sol;
varenyam = melhor escolha;
bhargo = destruidor de pecados;
devasya = divino;
dheemahi = pode beber;
dhiyo = intelecto;
yo = quem;
naha = nosso ;
prachodayat = pode inspirar!

O Maha Mantra

Gayatri mantra às vezes é chamado de 'Maha mantra', ou seja, 'Grande Mantra' ou 'Grande Shlok'. É o 'mantra' mais importante e popular, tanto que as pessoas o personificaram como a deusa 'Gayatri'.

Origem, benefícios e canto do Gayatri Mantra

Os Vedas são amplamente considerados a fonte de todo conhecimento verdadeiro, a palavra "Veda" em si significa "Conhecimento". Gayatri Devi também deu à humanidade o "Gayatri Mantra", também conhecido como "Guru Mantra" ou "Savitri Mantra". É um dos mantras mais antigos e geralmente considerado um dos mantras mais altos e poderosos de todos. Este mantra é, portanto, muitas vezes referido como "a Mãe dos Vedas". Aparece no Yajur Veda - Capítulo 36, Mantra (Verso) 3.

Os Rishis selecionaram as palavras do Gayatri Mantra e as organizaram para que não apenas transmitissem significado, mas também criassem um poder específico de sabedoria justa por meio de sua expressão. Os horários ideais para cantar o mantra são três vezes ao dia - ao amanhecer, ao meio-dia e ao entardecer. Esses horários são conhecidos como os três sandhyas - manhã, meio-dia e noite. Diz-se que o benefício máximo de cantar o mantra é obtido cantando-o 108 vezes. No entanto, pode-se cantá-lo por 3, 9 ou 18 vezes quando pressionado pelo tempo. Diz-se que as sílabas do mantra afetam positivamente todos os chakras ou centros de energia do corpo humano - portanto, a pronúncia e a enunciação adequadas são muito importantes.

Cantar o Gayatri Mantra remove todos os obstáculos em nosso caminho para aumentar a sabedoria e o crescimento e desenvolvimento espiritual. Os ensinamentos e poderes incorporados no Gayatri Mantra cumprem esse propósito. A sabedoria justa começa a emergir logo após o Jap (recitação) do Gayatri Mantra ser realizado.

Referências ao Gayatri Mantra nas Escrituras

Os Upanishads (textos secretos) do hinduísmo contêm várias referências ao Gayatri Mantra.

Qualidades de Gayatri

Chandogya Upanishad 3.12.1,2,5…

  • 1. Toda esta criação é Gayatri. E o Gayatri é a fala - pois a fala canta (gayati) e protege (trayati) toda esta criação. Gayatri realmente é tudo isso, seja qual for o ser que existe. A fala realmente é Gayatri; pois a fala realmente canta e remove o medo de tudo isso que existe.
  • 2. Aquilo que é este Gayatri, mesmo isso é esta terra; pois nesta terra estão todos os seres estabelecidos e não a transcendem.
  • 5. Este conhecido Gayatri é quadrúpede e sêxtuplo.

Origem de Bhur Bhuvah Svah

Chandogya Upanishad 4.17.1-6 …

  • 1. Prajapati (o progenitor dos mundos) meditava nos três mundos. Deles extraiu suas essências; fogo da terra, ar do céu e o sol do céu.
  • 2. Ele ainda refletiu sobre essas três divindades. Deles extraiu suas essências: os Riks (Rg-veda) do fogo, os Yajus-mantras (Yajur-veda) do ar e o Saman (Sama-veda) do sol.
  • 3. Ele meditou nos três Vedas. Deles extraiu suas existências; Bhuh dos Riks, Bhuvah dos Yajus-mantras e Svah dos Samans.
  • 4-6. Portanto, se o sacrifício for defeituoso por causa dos Riks (ou Yajus ou Samans), então com o Mantra 'Bhuh Svaha' (ou 'Bhuvah Svaha' ou 'Svah Svaha'), o sacerdote Brahman deve oferecer uma oblação no fogo . Assim, verdadeiramente, pela essência dos Riks (ou Yajus ou Samans), pela virilidade dos Riks (ou Yajus ou Samans), ele compensa o dano do sacrifício em relação aos Riks (ou Yajus ou Samans).

Gayatri como o Protetor

Brahadaranyaka Upanisad 5.14.4 …

O Gayatri Mantra é baseado na verdade. Pois a verdade é baseada na força. A força é a respiração, e é baseada na respiração. Assim, Gayatri protege (tra) a riqueza (gaya) (a respiração!) daqueles que o falam com seriedade e devoção. Quando alguém recita Gayatri em nome de alguém, também protege a respiração dessa pessoa!

Quatro 'pés' do Gayatri

Brahadaranyaka Upanisad 5.14.5 …

Este verso fala sobre a riqueza ilimitada contida nos quatro 'pés' do Gayatri Mantra.

  • Diz-se que o primeiro pé (aum bhur bhuvah svaha) é equivalente à riqueza contida nos três mundos juntos.
  • Diz-se que o segundo pé (tat savitur varenyam) é equivalente à riqueza contida nos três vedas principais.
  • Se alguém recebesse um presente que se estendesse até onde existem seres vivos, isso seria igual ao terceiro pé (bhargo devasaya dheemahi).
  • O quarto pé (dheeyo yo nah prachodyaat) é baseado na glória do sol, cujo poder e riqueza permanecem inigualáveis ​​e incomparáveis. Portanto, não há quantidade de riqueza que possa igualar o quarto pé do Gayatri!

O uso do mantra

Sri Aurobindo, em Hinos ao Fogo Místico, escreveu:

"Nós temos que invocar os deuses pelo sacrifício interior, e pela palavra chamá-los para nós - esse é o poder específico do Mantra, - para oferecer a eles os presentes do sacrifício e, assim, garantir seus presentes, para que por este processo podemos construir o caminho de nossa ascensão à meta... Damos o que somos e o que temos para que as riquezas da Verdade e Luz Divinas possam descer em nossa vida."

Em seu livro Sâdhanâ, Srî Swâmi Shivânanda escreveu:

"De todos os mantras, o poder supremo e mais potente dos poderes é o grande e glorioso Gâyatrî Mantra.

É o apoio de todo buscador da Verdade que acredita em sua eficácia, poder e glória, seja ele de qualquer casta, credo, clima ou seita. É apenas a fé e a pureza de coração que realmente contam. De fato, Gâyatrî é uma armadura espiritual inexpugnável, uma verdadeira fortaleza, que guarda e protege seu devoto, que o transforma no divino e o abençoa com a luz brilhante da mais alta iluminação espiritual.

… É universalmente aplicável, pois nada mais é do que uma fervorosa oração pela Luz, dirigida ao Supremo Todo-Poderoso Espírito.

... Este único mantra, repetido com sinceridade e com a consciência limpa, traz o bem supremo."

Mantra ou Oração?

O Gayatri Mantra ocupa um lugar único, pois tem tanto o poder do mantra quanto o de prarthana (oração). É importante então, ao considerar o Gayatri Mantra, distinguir a diferença entre essas duas palavras enganosamente semelhantes.

Um mantra pode ser articulado ou inarticulado, ou uma combinação deles, como no AUM. Ele tem um poder inerente, conhecido como "Mantra shakti", que tem uma influência positiva não devido a qualquer significado filosófico por trás do mantra, mas simplesmente devido ao seu enunciado sozinho (é claro, "enunciado" pode ou não ser vocal ou ouvido - pode ser silencioso, expresso apenas na mente, ou no nível mais profundo, ouvido apenas pela própria alma). Conforme explicado, um mantra puro pode ou não ter qualquer significado real ou significado filosófico, sendo seu poder intrínseco ao próprio mantra e não instrumental para qualquer significado.

Um prarthana, por outro lado, tem um significado filosófico por trás dele, e geralmente é através desse significado que o prarthana tem seu poder. Uma vez que o mantra é desprovido de qualquer tipo de significado real, ele não pode ser conceituado ou visualizado. Isso torna sua compreensão extremamente difícil para a mente humana normal, tornando sua enunciação correta quase impossível para a pessoa não treinada. Um prarthana, no entanto, tendo um significado que pode ser compreendido por meios puramente intelectuais, é muito mais fácil de ser entendido, pois o pensamento racional, ao contrário da meditação espiritual, está muito mais ao alcance da pessoa comum. Assim, o método de prarthana é geralmente a forma de adoração usada hoje.

O Gayatri, ou Guru, Mantra possui tanto o poder do mantra quanto o poder do prarthana e, portanto, tem tanto um poder intrínseco (ou seja, "mantra shakti"), por meio de sua mera elocução, e também um poder instrumental (ou seja, "prarthana shakti"). "), que é derivado da exposição e compreensão de seu significado e significado filosófico. Acredita-se que o canto repetido e correto do Gayatri Mantra, com a devida compreensão de seu significado, é o maior bem para o indivíduo.

O Grande Pronunciamento

A primeira parte do mantra gayatri, om bhur bhuvah svah, que mencionamos no início como não fazendo parte do mantra, é chamada vyahriti ou a “grande expressão”. Este mantra é repetido não apenas em conjunto com o mantra gayatri, mas também separadamente durante havans ou cerimônias de fogo. A palavra om é um som auspicioso feito no início de muitas orações. A expressão bhur bhuvah e svah é técnica, mas uma maneira simples de pensar nisso é como um “chamado à criação”, que a luz do sol (a luz de Deus) brilha na terra (bhur), no céu ( bhuvah), e no espaço (svah), e, portanto, a implicação é: “deixe essa luz também brilhar sobre mim”.

A explicação técnica vyahriti tem a ver com práticas sutis de yoga meditativa. Esta terra é simplesmente um dos muitos planos de existência. De fato, acima desta terra estão seis planos superiores, céus por assim dizer. Incluindo esta terra, existem sete planos para cima (céus) e sete planos para baixo, ou infernos abaixo desta terra. A terra está no meio. Se você já ouviu a expressão “ele está no sétimo céu”, deve entender que isso é uma referência à ideia hindu de céu. O sétimo céu é o céu mais alto. Os três primeiros desses planos começando com a terra são chamados bhur, bhuvah e svah. A expressão bhur bhuvah svah, portanto, refere-se aos três primeiros planos sutis de existência que podem ser alcançados em meditação por um yogi.

Referências

Bibliografia
1. Gayatri Mantra - Seu Significado , Gayatri Mantra Significado, Significado, Áudio, Fontes
2. O Gayatri Mantra , Sathyasai.org