segunda-feira, 9 de maio de 2022

Y O R I M Á uma das 7 linhas de Umbanda. Yorimá é o Orixá primaz do elemental terra. A vibração de Yorimá é composta por diversas entidades que alcançaram a maturidade espiritual, sendo pois Senhores das Experiências.

 Y O R I M Á uma das 7 linhas de Umbanda.
Yorimá é o Orixá primaz do elemental terra. A vibração de Yorimá é composta por diversas entidades que alcançaram a maturidade espiritual, sendo pois Senhores das Experiências.


Nenhuma descrição de foto disponível.Y O R I M Á uma das 7 linhas de Umbanda.

Yorimá é o Orixá primaz do elemental terra. A vibração de Yorimá é composta por diversas entidades que alcançaram a maturidade espiritual, sendo pois Senhores das Experiências. Atualmente, sua função se prende a orientar os filhos de fé no caminho da fé e da evolução, alcançadas através da humildade e sabedoria. São mestres da magia desfazendo os efeitos etéreo-físicos dos popularmente chamados “trabalhos de magia negra” e por isso são chamados Mandingueiros da Luz. Essa é a função mais direta dos ditos Pai Velhos ou Pretos Velhos na corrente Astral da Umbanda.

A palavra “Yorimá” significa “Potência da Palavra na Lei”. Esse significado nos remete ao poder da verbalização, entendida não no sentido da linguagem articulada, mas no sentido da criação do pensamento, da construção dos conceitos que conduzem ao conhecimento profundo, tanto da realidade material, quanto da espiritual. É uma alusão ao poder do conhecimento e da experiência no caminho que conduz de forma segura à evolução espiritual que todos almejamos, mesmo que não saibamos disso. Essa Vibração traz em suas ordenações o princípio da sabedoria produtora da iluminação interior que conduz à felicidade, por isso podemos dizer que na ordem dos fenômenos naturais que a vibração controla, vamos encontrar a psique humana que, embora não seja palpável, é também um fenômeno natural. É por essa razão que gradativamente compreendemos que os Pretos Velhos são verdadeiros psicoterapeutas, entidades que, por sua vasta experiência adquirida através de um grande número de encarnações, são capazes de penetrar profundamente na alma humana, diagnosticar-lhe os males e receitar o medicamento correto. A Vibração Yorimá projeta sobre o planeta a paz, a serenidade, a humildade, a paciência, a resignação, a esperança e a temperança.

Nesta linha se encontra Orixá Omulu/Obaluaê.

OMULÚ

São os dois extremos, Encarne (vida física; Terra à Corpo) e Desencarne (morte física; Corpo à Terra) que Nzambi colocou sob a supervisão de OMULÚ, O Orixá da Transformação.

O Senhor da Vida é também Guardião das Almas que ainda não se libertaram da matéria. Assim, na hora do desencarne, são eles, os falangeiros de Omulú, que vêm nos ajudar a desatar nossos fios de agregação astral-físico (cordão de prata), que ligam o perispírito ao corpo material.

Os comandados de Omulú, dentre outras funções, são diretamente responsáveis pelos sítios pré e pós morte física (Hospitais, Cemitérios, Necrotérios etc.), envolvendo estes lugares com poderoso campo de força fluidíco-magnético, a fim de não deixarem que os vampiros astrais (kiumbas desqualificados) absorvam energias dos corpos físicos em vias de falecerem ou falecidos.

OBALUAÊ

Orixá das doenças, especialmente das epidemias e da cura. Sua energia pode se manifestar na tendência auto-punitiva que carregamos, que pode revelar-se como uma grande capacidade de somatização de problemas psicológicos (estigmas, isto é, a transformação de traumas emocionais, cobranças inconscientes em doenças físicas reais).

Também trabalha na cura, tendo sob seu comando incontáveis legiões de espíritos que atuam nesta Irradiação ou Linha, trabalhadores do Grande Laboratório do Espaço e verdadeiros cientistas, médicos, enfermeiros etc., que preparam os espíritos para uma nova encarnação, além de promoverem a cura das nossas doenças.

OS 7 ORIXAS MENORES

Os 7 Orixás menores são os que representam aqui no planeta terra, em seu plano físico o Orixá Ancestral, e nesta linha estão os pretos e pretas velhas além das almas benditas.

ATUAÇAO DAS ENTIDADES

Nesta faixa vibratória, não raramente, quando encontram médiuns positivos e limpos moral e espiritualmente, os Orixás menores baixam, dão suas consultas, que são profundas e esclarecedoras, como também dão mensagens de caráter geral, visando incrementar a fé e a humildade no coração e na ação de vários de seus filhos de fé. Os guias de Yorimá também são comuns no terreiro, juntamente com os protetores. Ao pitarem seus cachimbos, veiculam com a fumaça portentosas vibrações que limpam a aura, desagregando até certas larvas condensadas. A fumaça não é deletéria, é deletéria sim aos filhos de fé que fumam aspirando nicotina, alcatrão, alcalóides vários e gases nocivos. Quando um preto velho ou mesmo caboclo manipula a fumaça, sabe como faze-lo, utilizando determinados elementos nocivos para destruir ou desestruturar bactérias, vírus e outros microorganismos até de ordem astral que se encontram no ambiente.

MANIFESTAÇOES MEDIUNICAS

Essas entidades atuam no corpo astral do médium na região do chacra plexo sacro que tem sua equivalência no corpo físico denso nas glândulas germinativas e anexos (No homem: testículos, próstata e vesículas seminais. Na mulher: ovários, úteros e trompas). Atuam também no plexo frontal e cervical.
Signo Zodiacal Capricórnio/Aquário. Dia propício: Sábado.
Força sutil Telúrica.
Horário vibratório 21 às 0 hs
Signo zodíaco capricórnio e aquário.

EXU GUARDIAO DA VIBRATÓRIA DE YORIMÁ.

Os sete orixás menores, os quais tem seus Exus Guardiões, ou seja, emissários da luz para as sombras, assim temos como por exemplo:

Pai Guiné (Exu Pinga-Fogo).
Pai Congo de Aruanda (Exu Lodo). Pai Arruda (Exu Brasa).
Pai Tomé (Exu Fogo).
Pai Benedito (Exu Alebá).
Pai Joaquim (Exu Bará).
Vovó Maria Conga (Exu Caveira).
São exemplos de Exus Guardiões que são serventia dos orixás, sendo praticamente impossível citar o nome de todos os Exus Guardiões dos Guias e Protetores.

Kolofé olorum axé.