QUANTO TEMPO LEVA O DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO ?
QUANTO TEMPO LEVA O DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO ?
O desenvolvimento é diferente para cada pessoa. O ritmo e o tempo não são o mesmo. Ninguém sente e vive a mediunidade da mesma forma que o outro. Por este motivo, não é possível dar um número exato de quanto tempo levará o desenvolvimento mediúnico. Mas entenda que é um processo personalizado.
Em geral, o desenvolvimento é lento e exige muita paciência. É importante que seja assim, visto que o atendimento ao público é uma enorme responsabilidade. Pessoas com os mais diferentes problemas passam pelas entidades, algumas situações muito graves, e uma orientação incorreta pode ser nefasta.
O médium em desenvolvimento deve procurar manter uma postura de humildade. Infelizmente, muitos permitem a arrogância crescer no coração, clamando aos quatro ventos que já estão “prontos” e desenvolvidos. E quando o dirigente ou guia espiritual pede para aguardar mais um pouco, ele sai em busca de um novo terreiro, onde permite os médiuns darem consulta sem muito critério.
Não se deve buscar acelerar o desenvolvimento. Os mais novos precisam aprender a deixar as coisas acontecerem naturalmente. Lamentavelmente, vemos muitos, movidos pela pressa e ansiedade, buscarem fora do terreiro práticas cada vez mais estranhas. Mas vou deixar algo bem claro: não existe banho, firmeza, trabalho, meditação, técnica ou magia que faça alguma etapa ser pulada. Repetimos: siga o seu ritmo natural, e tenha paciência.
E há também o outro lado da moeda. Médiuns que estão há anos e anos no desenvolvimento, e que já possuem a autorização para participar do atendimento, mas devido insegurança e outras razões insistem em permanecer no desenvolvimento. Lembrem-se que a mediunidade é um compromisso sério. Não se incorpora apenas para sentir uma energia diferente e agradável, entidade não é sabão para você deixar vir só para te limpar. Se o Pai de Santo disse que você já está pronto para dar consultas, confie. Tenha fé nos seus guias e na sua própria capacidade.
O tempo é importante para que o médium possa trabalhar, dentro de si, outros assuntos não resolvidos. O desenvolvimento mediúnico é, antes de tudo, um desenvolvimento interno. É um mergulho profundo na sua alma, conhecendo as emoções, memórias, pensamentos e sentimentos que ali habitam. E, é claro, purificando e curando tudo o que ali encontra. Nem sempre este processo é fácil, o que pedirá muita paciência do médium iniciante.
Não fique opinando sobre a mediunidade alheia, nem pressionando ninguém da casa para ir para o atendimento ou iniciar seu desenvolvimento. Isso somente cria mais ansiedade no médium novato. Deixe cada um levar o seu tempo natural. Cabe somente ao Pai de Santo ou o guia chefe da casa determinar quando alguém está pronto para dar consultas.
Por fim, lembre-se de que o desenvolvimento nunca para de fato. Mesmo que esteja na Umbanda desde criança, mesmo que trabalhe com seus guias há mais de 50 anos, ainda assim há bastante para aprender. Muitas coisas o médium novo somente irá compreender quando passar para o atendimento. E outras lições os médiuns experimentados descobrirão apenas nas próximas vidas. Por este motivo, humildade sempre. Diante dos guias e da espiritualidade superior, somos todos aprendizes.
(Fonte-Umbanda com Simplicidade)