sábado, 26 de novembro de 2016

Exu Mirim

Um travesso que trabalha na Umbanda!

Exu Mirim, filho de Exu e Pombagira (na crença mitológica), é considerado o arquétipo do "Diabinho" ou "Capetinha" por muitos... Brincalhão e cheio de malícia, quando chega ao Terreiro ele perturba a todos querendo atenção e fazendo manha; sua intenção é a de purificar o terreiro. Agindo na bagunça, eles não demonstram que estão trabalhando.
Nessa Falange estão os espíritos dos meninos que conheceram as maldades do mundo adulto, mas permaneceram crianças em sua essência, assim eles transmutaram sua aparência para servir no plano espiritual. Um Exu Mirim se apresenta com vários nomes, como: Foguinho, Foguetinho, Espoletinha, Caveirinha, Pimentinha, Lodinho, Travessinho, Serpentinho, Tridentinho, entre outros, conforme a Linha e a falange em que atua. Assim como os Ibejis, os Exus Mirins gostam de doces e refrigerantes.
Os Exus Mirins protegem as crianças de rua ajudando-as a sobreviver no mundo de hoje. Eles também acompanham e auxiliam aqueles que trabalham com crianças ou famílias desestruturadas. Um Exu Mirim possui a alegria de servir. Ele trabalha com dedicação e passa sua  alegria ao médium e a todos que o cercam. Essa função de alegrar é para descontrair quem está sendo atendido e desviar sua atenção do problema. Assim, o Exu Mirim pode agir no atendimento e direcionar melhor o tratamento. A intenção de um Exu Mirim é a de purificar um Terreiro. Eles agem na bagunça e, muitas vezes, não demonstram que estão trabalhando!