sábado, 26 de novembro de 2016

Exu das Sete Encruzilhadas

Um Exu amigo e irmão...

As pessoas desconhecedoras do verdadeiro sentido de "Exu" confundem-no com entidades de baixa-vibração. Desconhecem sua real atuação no campo astral e no recolhimento dos espíritos sofredores, bem como de sua proteção aos seus assistidos.
Um Exu é, antes de tudo, um guardião compenetrado e bem intencionado na defesa psíquica de seu acompanhado. Porém, Exu possui uma particularidade: ele pode trafegar nas duas esferas (positiva e negativa) e não compromete sua evolução por conta disso, pois é da Lei de Exu ser assim. Então, ele atende o que lhe é pedido e depois cobra: porque é seu direito cobrar. Mas, Exu, nada tem a ver com "diabo" e espíritos malignos. Todo espírito que se torna entidade de uma falange e atua numa vibração defendendo seus médiuns é porque possui sua evolução pessoal.
Eu conheci um Exu de espírito nobre e alma compenetrada, sempre pronto a auxiliar: O Exu Rei das Sete Encruzilhadas! Ele contou-me sua história: foi gaúcho, lutou na Guerra dos Farrapos, comandou sua tropa, mas não me deu detalhes de seu nome e de quem realmente foi. Apenas deu detalhes da Revolução Farroupilha e provou que esteve por lá.
Sua forma de trabalhar como Exu era bastante peculiar: ele incorporava fazendo graça de sua aparência de desencarnado - degolado! E depois ficava sério e saía caminhando pela casa.
Uma vez aconteceu um fato curioso: estávamos reformando a casa e enquanto uma das tábuas era despregada para retirar os cupins, ele ria e dizia: "- Estão despregando a tábua errada!" E apontava uma tábua perfeita... Duvidamos! Mas, ele tanto insistiu que fomos obrigados a despregar a tábua apontada. Mas, qual não foi nossa surpresa, ao descobrir que o ninho de cupins estava justamente naquele tábua???
Esse é o Senhor Exu das Sete Encruzilhadas! Eu diria: Ele é uma figura!
Nunca o vi alterado, sempre sério ou brincando, mas sempre trabalhando na Lei. E se alguém lhe dissesse: - Tem jeito do senhor fazer "alguma coisa" aí por mim? Ele já respondia: " - Que coisa é essa? Se for coisa errada, vai procurar o que fazer que eu quero evoluir!"
Esses tempos descobri que ele me acompanha desde que nasci. Minha mãe um dia me falou: "- Quando você era criança vivia dizendo que no seu quarto tinha um homem vestido de preto, com chapéu e tudo, que sorria e dizia: Não tenha medo, estou aqui te cuidando!"
Existem entidades que se fazem passar por Exu e praticam todo o tipo de barbaridades com seus médiuns. E por causa dessas pessoas, a Umbanda ficou mal vista e mal interpretada! Mas, Exu que trabalha na Lei sempre guarda a Lei de Umbanda! E a Umbanda precisa de Exu! É como o ponto cantado que diz: "Exu, Exu, sem Exu não se faz nada! Exu, Exu, Rei das Sete Encruzilhadas!"
Laroiê meu amigo e meu irmão - essa postagem é para você!
 
A imagem mais parecida que encontrei dele retirei do seguinte endereço:  http://entidadesdaumbanda.blogspot.com/2009/05/exu.html