quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Os Caboclos que trabalham para as Mães


Toda entidade que trabalha na Umbanda possui uma energia de vibração mista, por isso ela vibra em duas ou mais linhas. Um Caboclo das Águas pode atuar também para Oxalá, Ogun, Xangô ou Oxóssi; bem como, aquele que atua na Linha de Yansã, pode fazer o mesmo. Portanto, se temos um Caboclo Ventania de Yansã, ele atua também com Oxóssi. Um Caboclo do Fogo, atua com Yansã e também com Xangô. Um Caboclo Beira-Mar, atua na Linha das Águas e de Ogun. Um Caboclo Concha Branca atua na Linha de Nanã e de Oxalá. E assim por diante... Trabalhar para as Linhas das Mães faz com que os caboclos atuem com maior complacência e muita dedicação. Todo filho sabe que uma mãe exige muito quando quer alguma coisa e que sua cobrança é maior do que a do pai.
Normalmente na Linha das Águas, de Nanã e de Iansã, ouvimos falar muito das Caboclas, mas os Caboclos também são atuantes nessas linhas. Todas as entidades, na verdade, sejam: boiadeiros, baianos, pretos-velhos, ibejis, caboclos, ciganos, exus ou pombagiras, possuem a vibração de mais de uma linha. Sempre haverá uma mãe e um pai atuando sobre o médium. Isso faz com que o médium mantenha o equilíbrio de emoções entre o eu feminino e o eu masculino, entre a razão e a emoção. O que diferencia a entidade "pertencer" a um Orixá Masculino ou Feminino no seu trabalho é a sua história de vida e depois sua maneira de apresentação e atuação.
O camatulê do médium determinará o comando masculino ou feminino de sua linhagem, não interferindo isso em sua sexualidade, mas, sim, apenas em seu trabalho. Quando a mãe assume o camatulê do médium (Nanã, Yansã, Iemenjá ou Oxum - isso na Umbanda), um Caboclo da linhagem assumida comandará os trabalhos do desenvolvido. Portanto, se você possui um Caboclo da linhagem das mães trabalhando com você, pode ter certeza de ter uma entidade dedicada, organizada e prestativa cumprindo missão na Umbanda.