Lobo como animal de poder: significado espiritual, totem, no xamanismo e mais!
O que é o lobo como animal de poder
O lobo habita o inconsciente coletivo. Ele está presente em histórias de contos de fada, onde aparece como mau, em contos como Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos e também em lendas, como a do lobisomem.
É um animal que possui muita importância em algumas culturas, a exemplo do mito da criação de Roma, no qual uma loba adota os gêmeos Rômulo e Remo, que se tornam os fundadores da cidade.
São muitos os simbolismos que circundam a imagem do lobo e, por vezes, podem ter conotações ambíguas, tanto para bem quanto para mal. Hades, deus grego do submundo, usava uma capa de pele de lobo; Anúbis, deus dos mortos do Antigo Egito, é retratado com cabeça de chacal, uma espécie de lobo. Além disso, em diversas culturas, esse animal é ligado a feiticeiros e bruxas.
Para os povos xamânicos, o lobo transmite o ensinamento do amor e dos relacionamentos saudáveis. Quem o possui como animal de poder dará maior importância aos amigos e família, sendo leais e intuitivos com aqueles que o cercam. Nesse artigo, explicaremos os diversos simbolismos para o lobo como um animal de poder. Confira!
O significado do lobo como animal de poder
O lobo é um dos mais poderosos símbolos entre os arquétipos animais. Ele representa a inteligência, a força, a lealdade e a sociabilidade. Veremos a seguir quais são os significados desse animal psicológica e espiritualmente, e seus aspectos positivos e negativos. Confira!
■O significado espiritual do lobo
O lobo é um animal cheio de simbologias e, espiritualmente falando, seus principais significados estão relacionados às suas habilidades naturais - são extremamente resilientes, podendo se adaptar a ambientes hostis, são ágeis na caça e possuem um senso de comunidade e proteção imensos.
Possuem uma hierarquia dentro da matilha e são leais ao grupo, tendo estratégias para proteger os mais velhos do bando e também os adoecidos. Além disso, agem como companheiros fiéis e possuem somente um parceiro por toda a vida. No entanto, também podem ser brincalhões.
Em diversas crenças, o lobo possui forte representação do poder da natureza e de aspectos como poder intuitivo e sobrevivência a mudanças. No céu do norte, Sirius, a estrela mais brilhante é reconhecida no Xamanismo pela estrela do lobo. Ele é retratado como professor descobridor de trilhas e tido como um guia para o caminho espiritual.
■O significado psicológico do lobo
Para a psicologia, os animais simbolizam perfis comportamentais, e o lobo é ligado a organização e método. Quem possui o perfil comportamental do lobo preza por tudo em seu devido lugar e feito da maneira correta, é muito controlador e centrado, e é conhecido pela seriedade e profissionalismo.
A pessoa que é relacionada ao lobo é bastante conservadora, pontual e observadora. No campo dos relacionamentos, pode ser lida como fria, pois possui a mente muito racional. Porém é muito determinada e leal e vai fazer tudo com um nível de qualidade extremo.
■O significado do lobo para o Xamanismo
O Xamanismo busca a força interior e o autoconhecimento a partir dos arquétipos da natureza. Para seus adeptos, cada pessoa possui um totem, que é o representante desta no mundo natural, entendido, por vezes, como o animal ancestral dela.
Para essa crença, o lobo significa a ligação entre o mundo físico e o espiritual. Ele é relacionado à proteção, à capacidade de nutrir e de transmitir força. Por isso, é considerado Guardião e Protetor. Como guia espiritual, o lobo incentiva a superar os medos com determinação e afinco.
É também tido como o Mestre da Alma, pois ativa a intuição, a sabedoria, a confiança, a generosidade e o desprendimento.
■Aspectos positivos do lobo como animal de poder
Apesar de ser classificado como um animal solitário, o lobo é o contrário - um animal comunitário. Frequentemente, coloca o bem estar da matilha acima de seu próprio e possui um único parceiro pela vida toda. Quem possui esse totem ou animal de poder é leal à sua família e valoriza muito a comunicação e as relações saudáveis.
O lobo é protetor e, apesar de ser doce e brincalhão enquanto no convívio com os seus, quando ameaçado, se torna uma fera, sendo letal para aqueles que ameaçam sua matilha. É o totem Guardião e representa o caminho espiritual do amor.
■Aspectos negativos do lobo como animal de poder
15px; line-height: 24px; margin: 0px 0px 10px;">Assim como tudo na natureza, todos os aspectos possuem luz e sombra. O lobo, apesar de todas as qualidades e aptidões, possui também seu lado sombrio.
As características negativas desse animal de poder ou totem são relacionados à sua selvageria. Ele pode ser rude, duro e impulsivo, quando ameaçado. Possui uma força gigantesca dentro de si, o que pode ser difícil de controlar, fazendo com que as pessoas se afastem.
O indivíduo que possui esse animal de poder precisa desenvolver a paciência, a ternura e o equilíbrio emocional.
O lobo como guardião
Para o Xamanismo, o processo de crescimento espiritual passa pela Roda da Medicina, que é a representação do Universo e é separada em quatro - os quatro elementos da natureza e as quatro direções e energias.
Cada uma dessas possui seus representantes, os animais guardiões, as cores, as direções e os cristais. Agora, veremos quais são os guardiões e como se manifestam na Roda da Medicina. Confira!
■Os guardiões das direções sagradas
Quem decide trilhar a Roda da Medicina em busca de sua elevação espiritual e equilíbrio com a Terra deve atravessar as quatro direções e aprender os segredos de cada guardião. O Sul é considerado o portal de entrada, simbolizando a vida física e o momento do nascimento.
É guardado pelo lobo e representa o elemento terra, a estação primavera, o corpo emocional e a cor vermelha. O Sul manifesta a fé necessária para a alegria, abriga nossa criança interior, a força para passar pelos obstáculos. O Oeste é o portal da coragem, da transformação e do ciclo vida-morte-vida. É a morada dos sonhos e do silêncio.
Ele é guardado pelo urso e representa o elemento água, a estação outono, o corpo físico e a cor preta. Essa direção é símbolo da medicina e da cura, e simboliza a preparação para hibernação - ou seja, introspecção e autoconhecimento.
O Norte é o portal do conhecimento e da sabedoria ancestral. É o ponto da relação com o divino e o desenvolvimento espiritual. Ele é guardado pelo búfalo e representa o elemento ar, a estação inverno, o corpo mental e a cor branca. Além disso, desperta a conexão com o Criador, o equilíbrio com a Terra, o caminho das mudanças e os fins e começos.
O Leste é o portal da colheita, da abundância e da criatividade. É o último portal e, atravessando-o, a pessoa chega até novos níveis de compreensão, percepção e imaginação. Ele é guardado pela águia e representa o elemento fogo, o corpo espiritual, a estação verão e a cor vermelha. Esta direção leva à iluminação e ao verdadeiro conhecimento.
■O lobo como guardião da direção Sul
O lobo no posicionamento do Sul ensina a sobreviver e a trazer confiança e crescimento. É a direção da relação familiar, que, assim como no animal, é bastante desenvolvida. Ela promove o encontro da criança interior, da pureza, da inocência, da brincadeira e da alegria. É onde a pessoa busca a força para enfrentar os obstáculos da vida.
No Sul, o lobo direciona para o encontro de energias de purificação, entrega, proteção, mudança e adaptação. Além disso, mostra o caminho para a verdade da vida, da qual nos esquecemos quando atingimos a idade adulta.
Simbologia e significados do lobo como animal de poder
As simbologias e o entendimento do lobo enquanto animal de poder e totem provêm da crença xamanista. Esta vê nos animais as energias e os arquétipos para o autoconhecimento, e o alcance da espiritualidade em equilíbrio com a natureza.
A seguir, veremos quais as diferenças entre totem e animal de poder e como a simbologia do lobo se aplica na busca da espiritualidade!
■O espírito animal lobo
Se você está se conectando com o animal lobo de alguma maneira, seja vendo muito a representação dele em sua caminhada, em sonhos e, até mesmo, em pensamentos, pode ser que seu espírito esteja buscando por paz, estabilidade social, aceitação e equilíbrio.
Apesar de suas qualidades de viver em comunidade, o lobo ainda é um ser selvagem. Se ele está tentando se conectar com você, é para comunicar que é necessário adaptação para o momento em que está vivendo e indica mudanças que serão importantes em sua vida.
■Lobo como animal totem
O totem é, para os povos xamânicos, um signo da psique e do comportamento de cada pessoa. Cada um possui um totem que é revelado no decorrer de sua vida e este pode indicar qual é o animal ancestral dessa pessoa.
Aqueles que possuem o lobo como animal totem são instintivos e tendem a ser muito ligados à família e a fazer laços firmes com facilidade. São muito sábios e agem sempre com diplomacia e inteligência. Além disso, possuem uma mente ágil e decidem de acordo com a racionalidade.
Eles têm todos os sentidos aguçados e costumam se expressar corporalmente. São honestos e buscam por conexões pessoais verdadeiras e profundas, com entrega e amor incondicional. Espiritualmente falando, podem ter facilidade em se conectar com as energias do Criador e conhecem o verdadeiro sentido da devoção e do equilíbrio com a natureza.
■Lobo como animal de poder
O animal de poder, diferente do totem, pode acompanhar a pessoa por um período de tempo, a depender do que ele tem a ensinar. Pode ser escolhido por suas habilidades e auxiliar a desenvolver aspectos específicos na vida de quem se alia. Sendo assim, uma pessoa pode possuir diversos animais de poder.
Neste papel, o lobo auxilia a desenvolver o espírito de união familiar, indo em amparo daqueles que não souberam desenvolver confiança, afinidade e amor na família. Para aqueles que vieram de lares abusivos, esse animal ajuda a mudar o padrão de sofrimento e trauma adquiridos na infância para qualidades que o tornarão um adulto amoroso.
Trabalhar as energias do lobo pode ajudar a desenvolver a compaixão, o amor verdadeiro e altruísta, o perdão, a intimidade, a generosidade e diversas outras qualidades inerentes a ele.
O lobo como animal de poder em diferentes culturas
Existem, em diversas culturas, o simbolismo ao redor dos animais e da natureza. Não somente no xamanismo o lobo adota representações específicas. Portanto, vamos entender como as culturas ao redor do mundo entendem as energias que esse animal transmite!
■O que o lobo representa
O lobo possui um simbolismo de luz e sombras e, assim como tudo na natureza, esses pontos se equilibram. Porém, para algumas culturas, ele é visto como um ser mal - um exemplo é sua figura nos contos de fadas.
Ainda assim, para as religiões ligadas à natureza, seus aspectos positivos se sobrepõem aos negativos e vemos sua representação em geral ser baseada em proteção, união, lealdade e intuição.
■Simbolismo nativo americano do lobo
Para os nativos americanos, o lobo é um animal nobre. Ele escolhe, dentro de suas presas, as mais fracas ou doentes, evitando atacar as que possuem saúde - atitude vista como misericordiosa pelos indígenas. Além disso, após domesticados, esses animais se tornaram companheiros fiéis para caça e proteção.
Os lobos ensinam a união e são os professores do caminho espiritual da paixão. São representantes do amor incondicional e da vida em comunidade. Também agem com lealdade possuindo somente um companheiro para a vida toda, e colocam o bem estar da matilha à frente de seu próprio.
■Simbolismo cristão do lobo
Para o cristianismo, o lobo não é tão benéfico assim. Na Bíblia, algumas passagens mencionam esse animal como símbolo de ferocidade, destruição e crueldade. Todas às vezes que o lobo é mencionado, isso é feito no sentido maléfico.
Por caçar as ovelhas - animais sagrados e relacionados com os seguidores de Jesus - os lobos são vistos como seres diabólicos, relacionados ao mal. Além disso, é do cristianismo que provém a frase “lobo em pele de cordeiro”, que se refere a pessoas que dissimulam uma boa índole, mas que, na verdade, são perversas e desonestas.
■Simbolismo Celta do lobo
Dentro da mitologia Celta, o lobo possui uma vasta simbologia, ligado principalmente à energia da Lua, devido ao seu hábito de uivar nas noites de Lua cheia.
É relacionado a alguns deuses, como Sucellus, deus da agricultura, das florestas e das bebidas alcoólicas. Esse deus, originalmente, seria um lobo, mas também é retratado em alguns registros vestindo apenas a pele desse animal. Algumas lendas relatam que o rei arquetípico irlandês Cormac mac Aoirt tenha sido criado por uma loba, assim como a lenda romana.
Além disso, o lobo é relacionado com a força feminina e a intuição, sendo a forma adotada pela deusa Morrighan para lutar contra Cuchúlainn. A deusa Henwen dá ao País de Gales um filhote de lobo como representação da união do povo, demonstrando a simbologia de proteção, honra, intuição, união e coragem que o lobo adotava nessa cultura.
■Simbolismo do lobo no cultura nipônica
Na cultura nipônica ancestral, o lobo era um animal venerado. Por habitar as regiões montanhosas, consideradas sagradas para os japoneses, eram vistos como igualmente místicos e, por vezes, consagrados como o próprio espírito das montanhas.
Eles eram os guardiões sagrados que vigiavam as florestas e seus habitantes. Vistos como animais nobres, protetores dos homens, benignos e justos, eles eram um “girigatai” - alguém com muito senso de dever.
Muitas são as lendas japonesas que contam a nobreza do lobo, como a “okuri-okami”, que conta que, quando alguém atravessa uma floresta, o lobo o acompanha por todo o percurso, protegendo-o e deixando-o apenas quando este chega à cidade. Há, ainda, lendas que citam pessoas que obtiveram a longevidade a partir do leite de loba.
Quando um lobo era avistado, um camponês citava a seguinte prece: "Senhor Lobo (oinu tono), por favor nos proteja e detenha os assaltos do veado e do javali".
■Simbolismo do lobo no Antigo Egito
O deus do submundo para os egípcios, Anúbis, era retratado com corpo humano e cabeça de chacal, uma espécie de lobo dourado. Era o protetor das pirâmides e deus dos mortos, que guiava e conduzia as almas até o submundo.
Quando uma pessoa falecia, Anúbis pesava seu coração contra a Pena da Verdade. Se o coração pesasse o mesmo que a pena, a alma era guiada até o paraíso. Se pesasse mais que a pena, a deusa Ammut comia o órgão e a alma desapareceria para sempre.
Acredita-se que a associação de Anúbis com a imagem do chacal se deu pelo fato de que esses animais perambulavam pelos cemitérios. A cabeça de lobo negro simboliza o solo fértil do Nilo e possuía essa cor por conta da tonalidade dos corpos embalsamados.
Outros significados do lobo como animal de poder
Muitas são as analogias às quais o lobo é incluído em diversas culturas, religiões e filosofias. Quando esse animal é o totem ou é escolhido como animal de poder, pode dispor de diversos aspectos para a evolução pessoal e espiritual.
Mas ainda existem leituras do lobo na astrologia e os simbolismos que ele carrega, quando presente em sonhos. A seguir, explicaremos essas relações e também o que esse animal carrega, quando está presente em uma tatuagem.
■O lobo na astrologia e signos do zodíaco
O lobo é o 12º animal da astrologia xamânica, correspondente ao signo de Peixes na astrologia ocidental e ligado ao signo cão da astrologia chinesa.
Por conta do seu elemento e características, é considerado o espírito animal do signo de Touro, por conta de sua determinação e por conduzir a vida em seus próprios termos. Ambos possuem os sentidos à flor da pele e amam de maneira profunda e protetora.
■Sonhos com lobos
Quando os lobos aparecem em sonhos, transmitem sobrevivência, mistério, autoconfiança, orgulho e solidariedade. Se, em seu sonho, você ouvia um lobo uivando, isso significa o pedido por ajuda de alguém na sua vida.
Esse animal indica a capacidade de lidar com momentos intempestivos, sempre com equilíbrio e sabedoria. Mas pode sinalizar também uma reação de raiva ou medo em alguma situação de sua vida.
■Tatuagem de lobos
Para quem busca um simbolismo forte para uma tatuagem, o lobo pode ser uma boa opção. Ele simboliza a importância da família, a honra, a justiça e a força. Pode, ainda, se relacionar com a espiritualidade, a inteligência e a sabedoria.
Para quem possui o lobo como totem ou animal de poder, tatuar seu signo na pele pode ser uma opção para se conectar com ele.
Quais as características de quem possui o lobo como animal de poder?
O lobo possui inúmeros simbolismos ao redor do mundo e, em sua grande maioria, se relaciona com suas habilidades de caça e sua vida em matilha. Por ser um animal que vive em comunidade, uma das maiores características do arquétipo do lobo é sua relação de proteção e entrega na família.
Quando ele é o totem ou um animal de poder, transmite lealdade, amor incondicional, equilíbrio, intuição, espiritualidade e sabedoria. Escolher ou ser escolhido por este é uma dádiva para as relações pessoais, que se tornam profundas e verdadeiras.
Os lobos são animais vistos como nobres, pois, até quando caçam, escolhem os animais doentes como suas presas, evitando atacar os jovens e saudáveis. Para os indígenas americanos, o lobo simboliza o Guardião do hemisfério sul e suas energias, e é o guia do caminho espiritual do amor.
Além de tudo, quando domesticados, se tornam os companheiros de caça e protetores das antigas civilizações. Esta amizade se estende até hoje com os cães, que são seus descendentes e considerados o melhor amigo do homem.
Dessa forma, ouvir o chamado do lobo é um sinal para encontrar seu caminho espiritual baseado no amor, nas relações concretas e na sabedoria ancestral em equilíbrio com a natureza.
Autor deste artigo
Meu mapa astral diz que sou altamente criativa, artística e sensitiva. Claro, não só de definições astrais vivemos, posso dizer que minha alma é tão antiga quanto o Universo, e bem, não tem como mensurar o Universo em palavras.