domingo, 28 de agosto de 2022

Os benefícios do café: Para o humor, memória, emagrecimento e mais!

 

Os benefícios do café: Para o humor, memória, emagrecimento e mais!

Considerações gerais sobre os benefícios do café

Xícara virada em pano marrom com grãos de café

O café é uma das bebidas mais antigas que existem. Os grãos poderosos surgiram há muitos séculos e ficaram famosos no período colonial, tornando-se popular em muitas casas brasileiras. Além da dar energia para enfrentar o dia, são muitos os benefícios do café que você pode usufruir.

Com apenas duas xícaras de café por dia, você previne seu organismo contra sérias doenças, como o câncer, por exemplo. Além disso, seu corpo ganha mais energia e disposição durante os exercícios físicos, sua mente fica mais concentrada, seu humor melhora eliminando a tristeza, e muito mais.

Nesse texto, você vai descobrir diversos benefícios do café e ainda saberá como consumir a bebida, que pode ser utilizada em sobremesas e até em molhos. De fato, o café é uma substância versátil, que combina com vários ingredientes e altamente benéfica para a saúde humana. Para saber mais sobre essa maravilha de bebida, continue a leitura.

O perfil nutricional do café

Xícara com grãos de café

Os benefícios do café existem graças ao perfil nutricional dos grãos, que são compostos por ácido clorogênico, ácido cafeico, kahweol e cafeína. Juntos, esses elementos agem no organismo melhorando o funcionamento de muitos órgãos. Confira a atuação de cada um deles nos tópicos abaixo.

Ácido clorogênico

O ácido clorogênico é um ativo que apresenta propriedades antioxidantes, hipoglicemiante e neuroprotetora. Diante disso, a substância atua no organismo controlando a pressão arterial, regulando a glicemia e controlando o colesterol. Graças a ele, os benefícios do café podem ser usufruídos por pessoas que sofrem com diabetes.

Além do café, o ácido clorogênico pode ser encontrado no chá verde, bebida que é muito utilizada para auxiliar no emagrecimento. Como tem função antioxidante, o ácido combate os radicais livres, protegendo o corpo contra alguns tipos de doenças e previne o envelhecimento precoce. Combinado com o ácido cafeico, a proteção é ainda maior.

Ácido cafeico

Outro elemento responsável pelos benefícios do café é o ácido cafeico, que além da função antioxidante e neuroprotetora, também apresenta propriedades anti-inflamatórias, antiproliferativos, antibacterianas, antivirais, antiaterosclerótico e anticancerígenas. Junto com o ácido clorogênico, ele reduz o risco de surgimento de câncer e de outras doenças, como Parkinson.

O ácido cafeico age no sistema nervoso central melhorando o funcionamento dos neurotransmissores. Diante disso, o elemento auxilia na promoção de vários benefícios, como diminuição da depressão, melhora do humor, prevenção contra o surgimento da doença de Parkinson, redução do envelhecimento precoce, entre muitos outros.

Kahweol

Kahweol é um dos principais ativos encontrados no café. Ele é responsável por reduzir o risco de diabetes tipo 2, melanoma, esclerose múltipla, doença cardíaca, dores de cabeça, Alzheimer, doenças hepáticas, entre muitos outros. Além disso, é graças a esse elemento que os benefícios do café são estendidos à proteção de órgãos sensíveis, como o fígado.

O kahweol também é um antioxidante, que combate os radicais livres, principais vilões do envelhecimento precoce, depressão, câncer e diabetes. Por isso, é importante ingerir pequenas doses de café por dia para garantir a saúde do seu corpo e a prevenção contra sérias doenças.

Cafeína

A cafeína é um dos ingredientes mais conhecidos do café. A substância é, por essência, um estimulante que age diretamente no sistema nervoso central. Com a presença de cafeína no organismo, o corpo ganha mais disposição e energia em estados de grande esforço, como exercícios físicos, por exemplo.

Além disso, os benefícios do café podem ser sentidos por pessoas que precisam se concentrar. Como a cafeína tem atuação no sistema nervoso, o elemento aumenta a capacidade da memória, aumentando o potencial de concentração. Também melhora o humor e reduz os sintomas de depressão. Na parte da manhã, a cafeína tem excelente atuação.

Os benefícios do café para a saúde

26px;">
Xícara com café ao lado de grãos de café

Muito popular entre os brasileiros, saiba que o café não é apenas uma bebida famosa. Os grãos poderosos que remontam desde a era colonial, trazem inúmeras vantagens para a saúde. Confira abaixo os principais benefícios do café.

Reduz a ansiedade e promove melhorias no humor

O café é uma bebida que pode estimular o corpo ou relaxar. Tudo vai depender da quantidade ingerida e do tipo de organismo de cada um. Para usufruir os benefícios do café em relação ao humor e a diminuição da ansiedade, por exemplo, você deve ingerir de duas a três xícaras de café diariamente.

Com essa quantidade, a bebida é capaz de diminuir a ansiedade e o estresse, promovendo sensação de calma e alívio. Além disso, devido a propriedades estimulantes, o café age no sistema nervoso central equilibrando os níveis dos principais neurotransmissores responsáveis pelo humor. Esse benefício é ótimo para quem sofre com depressão.

Aumenta a capacidade de concentração e a memória

Entre os muitos benefícios do café, a melhoria na capacidade de concentração e memória é evidente. Quem consome a bebida diariamente, tem um aumento da memória, conseguindo guardar as coisas mais rapidamente e se lembrar mais facilmente do que guardou.

Uma pesquisa americana realizada pela Universidade Johns Hopkins afirmou que alguns tipos de memórias são fortalecidos até 24 horas após a ingestão do café. O estudo ainda revelou que o principal ativo responsável por essa capacidade é a cafeína.

A pesquisa americana comprovou que o cérebro é capaz de reter a memória e apresentar maiores níveis de concentração na presença de cafeína.

É eficiente na prevenção do câncer

O câncer é uma das doenças mais temidas pelas pessoas. Para evitar o surgimento dessa doença silenciosa, é muito importante ingerir alimentos e bebidas que tragam vantagens de prevenção. Os benefícios do café, por exemplo, são capazes de diminuir o risco de câncer na mama, no fígado e em outras regiões do corpo.

Os antioxidantes presentes no café combatem os radicais livres responsáveis pelo desenvolvimento deste tipo de doença. Mas é importante salientar que o consumo da bebida deve ser moderado. Até porque, somente o café não é capaz de prevenir nenhuma doença. É fundamental associar alimentos saudáveis ao consumo de café.

Ajuda a reduzir os sintomas da depressão

O café é uma bebida estimulante, por isso os benefícios do café são ideias para quem sofre com a depressão. Ingerindo a bebida moderadamente todos os dias, você consegue notar uma melhora significativa no humor e na disposição, especialmente se tomar o café na parte da manhã.

A Escola de Saúde Pública de Harvard realizou uma pesquisa com 50 mil mulheres em que ficou comprovado que a ingestão de duas a três xícaras de café diariamente reduz em até 15% o risco de desenvolver depressão. Para quem já tem uma predisposição à doença ou casos na família, é importante consumir um pouco da bebida.

É eficiente no combate à dores de cabeça

Um dos benefícios do café é o combate às dores de cabeça. Além das propriedades estimulantes, a bebida também conta com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que reduzem não só as dores de cabeça, como também as terríveis enxaquecas. Há pessoas que sentem dores na cabeça que só melhoram com a ingestão da bebida.

No entanto, é preciso ter em mente que cada organismo funciona de maneira diferente. Por isso, existem pessoas que podem sentir melhoras nas dores de cabeça quando não tomam o café. Portanto, fique atento aos sinais do seu corpo para saber o que é melhor para você.

Auxilia no processo de emagrecimento

Em dietas de emagrecimento o café é bastante utilizado. Isso porque a bebida tem a capacidade de queimar gordura rapidamente e acelerar o metabolismo, o que é ótimo para quem deseja emagrecer.

Esses benefícios do café são proporcionados devido a atuação da cafeína que realiza a diluição das células de gordura. Além disso, o café promove a oxidação lipídica e ativa o sistema nervoso simpático, facilitando a queima de gordura.

Outra vantagem do café que facilita a redução de gordura é o efeito termogênico. Os ativos termogênicos favorecem a queima de calorias e a aceleração do metabolismo, que se combinado com uma boa alimentação, o corpo emagrece bem rápido.

Promove a melhoria de desempenho durante exercícios

Quem pratica exercícios físicos pode usufruir dos benefícios do café. De forma unânime, a bebida é considerada um estimulante energético que deixa o organismo mais ativo e resistente. O café aumenta o rendimento do corpo, diminui o sono e a sensação de cansaço.

Todas essas ações da bebida se deve a presença de cafeína, principal ingrediente composto do grão. A cafeína atua sobre o sistema nervoso central aumentando a resistência durante um esforço físico, melhorando o estado de alerta e concentração, além de ampliar também a capacidade de concentração. Ou seja, o café não tem apenas fama, de fato, ele aumenta a energia.

Previne doenças cardiovasculares

Um dos grandes benefícios do café é a prevenção contra doenças cardiovasculares. A Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard (EUA) publicou uma pesquisa onde disse que apenas quatro doses de café todos os dias é capaz de diminuir o risco de insuficiência cardíaca em 11%.

A insuficiência cardíaca se dá pela incapacidade do coração de bombear sangue para todo o corpo. E essa condição é combatida graças à presença de polifenóis do café. Essas pequenas substâncias têm a função de combater os principais radicais livres que provocam o aumento do colesterol ruim, infartos e outras doenças cardiovasculares.

É eficiente no combate à prisão de ventre

Pessoas que sofrem com prisão de ventre podem usufruir dos benefícios do café. A cafeína presente na bebida tem o potencial de aumentar a produção de ácidos biliares. Com a liberação de bile no intestino, provocada pela vesícula, o intestino fica mais solto, fazendo com que a pessoa se dirija mais ao banheiro.

Outra ação do café, é que ele libera um tipo de hormônio estimulante do intestino grosso que ajuda o órgão a realizar movimentos gástricos mais intensos. O aumento das contrações auxilia o intestino a jogar os resíduos presentes no local para fora de todo o organismo.

Reduz o risco de desenvolvimento da doença de Parkinson

A doença de Parkinson é caracterizada pela degeneração dos neurônios que culmina na incapacidade do controle motor, ocasionando tremores, instabilidade postural e rigidez. Como o café atua no sistema nervoso central e é um excelente estimulante, a bebida previne o surgimento desta severa doença.

Bastam duas xícaras da bebida todos os dias para obter os benefícios do café. Esses grãos poderosos tem a capacidade de melhorar o funcionamento dos neurotransmissores e aprimorar a coordenação motora. Poucas doses já são suficientes para amenizar os sintomas da doença de Parkinson e reduzir os riscos do surgimento da doença.

Previne a flacidez e envelhecimento da pele

O café é rico em cafeína, antioxidantes, ácido cafeico e ácido clorogênico, que são substâncias protetoras da pele, capazes de prevenir o envelhecimento precoce e a flacidez. Juntos, esses elementos protegem a pele contra os radicais livres, principais agressores da pele que contribuem para o envelhecimento.

Para obter esses benefícios do café, é ideal consumir de duas a três xícaras da bebida por dia e não adicionar nenhum componente, como açúcar ou leite, por exemplo. Nutricionistas afirmam que quanto mais substâncias adicionadas à bebida, menos se poderá obter os benefícios que o café oferece. Portanto, opte pelo café puro.

Regula os níveis de glicose do sangue

15px; line-height: 24px; margin: 0px 0px 10px;">Quando os níveis de glicose no sangue estão desregulados um dos grandes problemas que pode surgir é o diabetes. Para isso não acontecer, é fundamental a prevenção e o café pode ajudar nesse processo.

Estudos americanos afirmam que apenas duas xícaras da bebida por dia já são suficientes para adquirir os benefícios do café e nivelar a glicose. O café apresenta duas substâncias capazes de atuar sobre a insulina, que são o ácido clorogênico e o magnésio.

Juntos, esses antioxidantes aumentam a sensibilidade do elemento insulina, contribuindo para a diminuição das chances de desenvolver a diabetes do tipo 2. Por isso, é importante consumir um pouco de café todos os dias, mas de forma moderada.

É benéfico para a saúde do fígado

O fígado é um órgão muito importante para o funcionamento de todo o organismo humano, mas também é um dos mais sensíveis. O excesso de frutose e álcool, por exemplo, podem levar o órgão a sérias complicações, como o surgimento de hepatite, cirrose e até câncer.

Para evitar esses e outros problemas, você pode contar com os benefícios do café. Com apenas três ou quatro xícaras de café por dia, você diminui em até 80% as chances de desenvolver os principais problemas no fígado. Há estudos ainda que afirmam que o consumo diário da bebida pode reduzir o risco de surgimento de câncer nessa região em até 40%.

Diminui o risco de morte prematura

Além de melhorias na concentração, memória, disposição, energia e diminuição do risco de doenças, os benefícios do café também englobam o aumento da expectativa de vida. As pessoas que tomam pequenas doses da bebida diariamente diminuem as chances de morte prematura. Isso se deve graças à presença de muitos antioxidantes no café.

Esse fato foi comprovado pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos. A pesquisa da instituição afirmou que homens que tomam de três a quatro xícaras de café diariamente ganham 10% de expectativa de vida. As mulheres que consomem a mesma quantidade da bebida, ganham 13% de expectativa de vida.

20px; padding-bottom: 11px; word-break: break-word;">Como consumir o café e contraindicações

Sobremesa de café em copo

Para usufruir de todos os benefícios do café, é de suma importância que você saiba como consumir corretamente a bebida. Além disso, é importante conhecer os efeitos adversos, afinal tudo na vida tem seu lado bom e ruim. Saiba mais nos tópicos abaixo.

Puro

Boa parte dos nutricionistas alegam que a melhor forma de absorver todos os benefícios do café é consumi-lo na sua forma pura, ou seja, sem nenhum aditivo, como açúcar, leite, chantili e outros. Os profissionais ainda afirmam que esses componentes podem aumentar as calorias da bebida, o que é muito ruim para quem deseja emagrecer.

Os apreciadores de café dizem que a bebida pura é muito mais saborosa. Para consumi-la neste formato, basta moer os grãos e ingerir o café imediatamente após o processo, sem adicionar mais nada. Para quem não está acostumado, pode sentir bastante dificuldade no início, mas com o tempo acaba se acostumando com o sabor.

Em sobremesas

Ainda que os benefícios do café sejam usufruídos em boa parte no formato puro, a bebida pode ser inserida em sobremesas. Os pratos mais comuns com sobremesas são o mousse e a sobremesa gelada de café. Bastam apenas algumas colheres de pó de café junto com outros ingredientes da receita para fazer uma deliciosa sobremesa.

Existem pratos mais elaborados e que você pode utilizar grãos de café para decorar, como pudim, pavê, tiramisu, affogato, entre muitas outras receitas deliciosas preparadas e ornamentadas com o café. Para absorver o máximo dos benefícios dos grãos é importante optar por ingredientes naturais sempre que possível.

Em molhos

O café também pode ser utilizado em molhos, especialmente se você deseja cuidar de sua saúde. Em carnes vermelhas, os benefícios do café são grandes, se utilizado na forma pura.

Para isso, você deve preparar a bebida como se fosse tomar, sem adicionar nenhum elemento a mais. Em seguida, basta adicionar as xícaras de café junto aos outros elementos.

Para molhos, o café combina com limão, pimenta, manteiga com sal, molho inglês, entre muitos outros. Foque nos seus gostos e adicione ingredientes de sua preferência. Só tome cuidado com o excesso. Lembre-se de que apesar dos muitos benefícios do café, tudo em grande quantidade faz mal.

Efeitos adversos

15px; line-height: 24px; margin: 0px 0px 10px;">Mesmo com vários benefícios do café, se tomado em excesso, a bebida pode gerar sérios efeitos adversos, como tremores, dores pelo corpo e nervosismo, por exemplo. A ingestão de cafeína acima de 600 mg tem o potencial para ocasionar ansiedade, estados de intenso nervosismo, insônia e fortes dores no estômago.

Por outro lado, uma única dose de 1,2 g de cafeína ou até mais pode culminar em overdose, gerando diarreia, convulsões, dificuldade para respirar, vômitos, tremores e aumento de batimentos cardíacos. É altamente importante ficar atento à quantidade de consumo diário e aos sinais que o organismo fornece, pois cada corpo é diferente do outro.

Quem não deve consumir

Apesar de amplamente consumida no Brasil, há pessoas que podem não usufruir dos benefícios do café. Muito pelo contrário, em alguns casos, a bebida pode causar reações irreversíveis.

Entre o grupo de pessoas que não devem consumir café, estão as mulheres grávidas. A cafeína presente na substância tem a capacidade de interferir no desenvolvimento da adenosina, que é um importante elemento para a formação do bebê. O café em excesso pode causar até mesmo abortos.

Pessoas com gastrite também devem evitar a ingestão de café. Isso porque, a cafeína pode causar a estimulação de secreção gástrica e causar sérios desconfortos no estômago. Além disso, quem tem sensibilidade aos efeitos da cafeína, a ingestão de café pode atrapalhar o bom sono.

Adicione a bebida em sua rotina e desfrute de todos os benefícios do café!

Xícara com café ao lado de saco com grãos de café

Se consumido em sua forma pura, você consegue desfrutar todos os benefícios do café. Afinal, quanto mais adição de componentes, menos nutrientes da bebida seu corpo irá reter. No entanto, como uma substância versátil, o café pode ser utilizado em outras preparações, como sobremesas e molhos, por exemplo.

Mas seja como for, não deixe de inserir esses poderosos grãos em sua rotina. Lembre-se de que apenas duas ou três xícaras de café todos os dias já é suficiente para você garantir uma boa proteção de sua saúde. Contudo, não se esqueça de que apesar de todas as vantagens, se consumido em excesso, o café pode trazer grandes prejuízos.

Sendo assim, fique de olho bem aberto aos sinais do seu corpo. Avalie sua situação e procure conhecer o seu organismo. Para mulheres grávidas e pessoas com gastrite ou com alta sensibilidade à cafeína, não é recomendado ingerir a bebida. Fora esses casos, com equilíbrio e moderação você conseguirá usufruir os benefícios do café.

Autor deste artigo

Caroline Costa

Psicóloga, com linha terapêutica baseada na psicanálise. Ingressei na carreira de redatora freelancer em 2018 e, desde então, não parei mais.
Já me aventurei na redação jornalística e na escrita de diversos temas em uma agência de marketing. Atualmente mergulho no significado dos sonhos, acreditando que eles tem muito a dizer sobre os nossos caminhos por essa vida.