Ultimamente as pessoas têm chegado ao consultório colocando que a vida delas está um caos e não sabem por quê. Que deve ser algo espiritual...
Ultimamente as pessoas têm chegado ao consultório colocando que a vida delas está um caos e não sabem por quê. Que deve ser algo espiritual...
Situações como: sentir-se sempre cansada(o), sem ideias, andando em círculos, pessoas que chegam trazendo problemas e mais problemas para resolver, a filha que resolveu sair com uma turma que você não gosta, a conta da luz que só aumenta, o chefe que pede para trabalhar mais e não reconhece seu esforço, o marido que está estranho, aquela dor que nunca vai embora, o dinheiro que não chega para pagar todas as contas no fim do mês, a mãe que fica o tempo todo em cima, etc... São tantas situações que não tem como escrever todas elas, até porque não conseguiria lembrar todas...
Já parou para se perguntar se realmente tudo o que você vive é um problema espiritual?
Você acredita que a culpa de tudo sejam esses anjos que querem tirar onda contigo porque você está encarnado e eles não?
Ou, seria por que você realmente acredita que os Orixas perderam a paciência com você? Que Zambi se virou contra você?
Ou talvez, por que tudo começa no seu interior, no seu espírito? Pela necessidade de aprendizado que você traz consigo ao nascer?
Doença espiritual é assim chamada porque ela realmente começa no espírito. Se começa no espírito, existe um porquê. Esse porque são as metas trazidas para serem cumpridas nessa vida. Por isso, se estamos cumprindo, ou não, esses acordos feitos, isso determinaria se estamos ou não doentes espirituais?
Será que você está doente espiritualmente? Você tem motivo para ter um problema espiritual? Qual seria a verdadeira razão para isso?
A resposta é sim...
A doença
Mesmo que para a OMS (Organização Mundial da Saúde) doença seja a ausência da saúde, na prática é preciso ir mais além. Tendo percebido que a espiritualidade está ligada a sua verdade interior, pode ser que por não viver a sua essência você esteja doente e com problemas espirituais.
Doença é uma palavra que se origina do latim “dolentia”, que significa sentir ou causar dor, se amargurar. A consequência de quem está doente é ter que se privar, não poder viver e ser pleno em algo na sua vida.
O neurocientista Núbor Facure diz que "toda doença, de qualquer natureza, tem sempre uma motivação espiritual". O que ele quer dizer é que se nascemos como o propósito de evoluir, tudo que experimentamos na vida tem esse objetivo. Por essa ótica, será que somos doentes espirituais?
Provavelmente sim, porque se a meta é cumprir os Acordos Espirituais firmados antes de nascer, a nossa vida está toda construída, está direcionada para atrair para perto de nós pessoas e situações que aflorem isso. O ponto aqui é saber se as nossas escolhas estão proporcionando uma lição mais suave ou mais “sofrida”. Afinal, podemos aprender pelo amor ou pela dor, intensificar ou amenizar o que acontece ao nosso redor e conosco.
Problemas Espirituais
Realmente, problemas espirituais estão presentes em nossas vidas em maior ou menor grau. Por isso não podemos culpar os demais por tudo de errado que acontece em nosso dia a dia, isso seria uma fuga, uma mostra de resistência, de que você não aceita a verdade dos fatos, que não quer fazer a sua parte nesse processo de crescimento.
O resultado de não querer enfrentar a verdade é o caos, tudo aumenta, situações voltam, problemas e mais problemas. Afinal, você como doente espiritual não quer resolver o “X” da questão, quer que o outro faça para você o que você precisa fazer, ou finge não ver, culpa os demais, se ocupa com coisas fúteis, sem sentido, não organiza A SUA VIDA em função do cumprimento dos seus Acordos Espirituais.
Na verdade, se puder, ainda critica quem faz isso, apontando defeitos, sendo sarcástico, fazendo chacota, ignora.
Melhore
O que poucas pessoas sabem, e não é nenhum segredo, é que podemos estar “doentes espiritualmente” porque nos colocamos nessa condição pelos desequilíbrios que nós geramos em nós mesmos: você ser obsessor de si mesmo, ter hábitos nocivos, como conduz a sua vida, o que faz e deixa de fazer.
Você pode também trazer problemas espirituais para sua vida quando recebe a carga energética vinda da ação de seres que atraí por viver do jeito que vive. Se possuir algum vício, atrairá seres dessa mesma vibração. São nossos espelhos nas ações, nos pensamentos, nos sentimentos que refletem em nossas atitudes no dia a dia. Isso, sem falar na possibilidade de algum inimigo de vidas passadas que pode estar perto por desavenças que precisam ser superadas com muito amor, paciência, compaixão e perdão.
O passado pode trazer para essa vida problemas espirituais? Sim, infelizmente poucos sabem, mas o que você viveu no passado está acoplado a sua energia. É preciso estar atento, pois o que vivemos no passado não se perde de vida após vida, somente pode ser transmutada pelo aprendizado deixado de lado, que não ocorreu em algum momento.
Por isso, a cura da doença espiritual está na reforma íntima. Um estilo de vida associado ao real motivo de ter nascido. Uma busca diária pela melhoria contínua. Melhor onde? Menos triste, menos raiva, menos consumismo, menos orgulho...
Somos por consequência doentes espirituais, se viemos curar nossas inferioridades, é porque estamos devendo, nãos estamos em equilíbrio, saímos do nosso prumo, desviamos do nosso crescimento, deixamos de lado em algum momento o foco de desenvolver nossas emoções dos aprendizados trazidos. O corpo é um agente transmutador e, que em alguns casos, pode adoecer com o propósito de limpeza profunda da nossa alma.