A História de Nossa Senhora de Guadalupe: Aparição, milagres e mais!
Considerações gerais sobre a História de Nossa Senhora de Guadalupe
Desde o seu primeiro aparecimento, em 1531, para o indígena asteca Juan Diego, Nossa Senhora de Guadalupe transformou toda a perspectiva religiosa do povo asteca. A Santa Guadalupe surge para libertá-los da deusa de pedra Quetzalcoltl, convertendo milhões de Astecas para o catolicismo e os levando para o caminho da salvação.
Sua existência persistiu durante os séculos, e as histórias de suas aparições ficaram conhecidas pela obra Huei Tlamahuitzoltica. Ela foi escrita em Nahuatl, a linguagem tradicional dos Astecas. O seu autor foi um indígena erudito da época conhecido por Antônio Valeriano em meados do século XVI.
A sua imagem está exposta na Basílica de Guadalupe. Hoje, ela é o segundo santuário que mais recebe visitas do mundo, perdendo apenas para a Basílica de São Pedro no Vaticano. Entenda tudo sobre a história de Nossa Senhora de Guadalupe a santa padroeira da América Latina a seguir!
História de Nossa Senhora de Guadalupe, Igreja e curiosidades
Nossa Senhora de Guadalupe mudou a vida dos astecas, e sua influência persiste além do tempo. A sua imagem é idolatrada pelos milhares de católicos que vão até o templo onde ela está disposta. Leia a história de Nossa Senhora de Guadalupe e sua influência na igreja católica e surpreenda-se com os seus milagres!
■História de Nossa Senhora de Guadalupe
Nossa Senhora de Guadalupe, ou a Virgem de Guadalupe, foi uma aparição da Virgem Maria para o povo mexicano no século XVI. Sua imagem gravada no poncho de Juan Diego está exposta para visitação na Basílica de Guadalupe e se localiza na base do monte Tepeyac, na Cidade do México.
De acordo com os relatos descritos na obra Nican Mopohua, a Virgem Maria de Guadalupe teve 5 aparições, sendo 4 delas para Juan Diego e a última para o seu tio. No primeiro relato, a Santa Guadalupe ordena Juan Diego a ir até o bispo do México transmitir a sua mensagem, para construir uma basílica em nome da santa.
O Bispo, desacreditado, recusa a primeira mensagem, havendo, em seguida, mais 3 aparições. Foi só em sua última aparição que Juan Diego presencia um milagre, quando volta de sua missão do monte Tepeyac, carregando consigo um poncho com diversas espécies de flores que ele coletou em pleno inverno.
Mesmo assim, a demonstração desse milagre não é o suficiente. Quando o poncho se abre e a figura da Santa Imaculada surge gravada nele, o Bispo aceita a sua mensagem, decidindo acatar o seu pedido.
Por fim, em sua última aparição para o tio de Juan Diego, opera-se mais um milagre, curando-o da enfermidade ao qual ele estava sucumbindo.
■Igreja Católica
Após as aparições e os milagres operados pela Nossa Senhora de Guadalupe, a Igreja Católica decidiu construir a basílica onde ficaria exposta a imagem da Santa. O início de sua construção foi em 1531, e só foi concluída em 1709. Entretanto, teve de ser construída uma nova basílica, pois a estrutura dela havia sido comprometida.
Atualmente, a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe é considerada o segundo santuário mais visitado do mundo. A cada ano, ela recebe mais de 20 milhões de fiéis, e pessoas de todo o mundo fazem peregrinação até a Vila de Guadalupe para ver a imagem da Nossa Senhora.
■Aprovações
Ao longo da história, a imagem da Virgem Maria de Guadalupe obteve reconhecimentos de muitos papas, como:
- O Papa Bento XIV, que, em 1754, declarou a Nossa Senhora de Guadalupe como patrona da Nova Espanha;
- O Papa Leão XIII, que concedeu novos textos litúrgicos para a Santa Missa, feita na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, além de autorizar a canonização da mesma;
- O Papa Pio X, que proclamou a Santa como patrona da América Latina.
■Curiosidades de Nossa Senhora de Guadalupe
Além da própria história de Nossa Senhora de Guadalupe, outros elementos na sua existência são bem curiosos. Em 1921, por exemplo, a Antiga Basílica de Guadalupe foi bombardeada por um ativista anticlérico, que causou grandes prejuízos à Arquidiocese da Cidade do México.
Outro detalhe é o manto na imagem de Nossa Senhora. Ele é considerado, para a Igreja Católica e os seus fiéis, um dos maiores milagres já acontecidos na história. Tudo isso se deve às propriedades do seu manto, como o fato de ser impossível de realizar uma replica e até o seu material indestrutível.
Aparições e milagres de Nossa Senhora de Guadalupe
Os relatos oficiais escritos por Antonio Valeriano na obra traduzida "Aqui se conta" afirmam que houveram 5 aparições da Santa. As primeiras aparições foram para o indígena Juan Diego, canonizado como Santo, posteriormente, enquanto que a última aparição foi para o seu tio. Conheça o relato de cada aparição da Nossa Senhora de Guadalupe na sequência!
10px; margin-top: 20px; word-break: break-word;">■A primeira aparição
A primeira aparição da Nossa Senhora de Guadalupe aconteceu no dia 09 de dezembro de 1531, quando um camponês do México conhecido por Juan Diego teve a primeira visão de uma mulher na colina de Tepeyac. Ela se identificou como Virgem Maria e fez um pedido para Juan, solicitando que fosse até o Bispo e solicitasse que o seu santuário fosse construído.
■A segunda aparição
Após presenciar a aparição de Nossa Senhora, o camponês Juan Diego foi até o Bispo da Cidade do México e confessou a sua visão. O Frei Juan de Zumárraga não acreditou nas palavras do indígena, ignorando o seu pedido. Retornando a sua vila, naquela noite, Juan haveria tido outra visão da Virgem. Em sua segunda aparição, ela pediu a ele que continuasse insistindo pelo seu pedido.
■A terceira aparição
Na manhã seguinte à segunda aparição de Nossa Senhora, em um domingo de missa, Juan Diego tentou conversar com o Bispo, mais uma vez. O Frei encaminhou uma missão para o asteca, em que ele deveria retornar ao monte Tepeyac e clamar para que a Santa Maria enviasse uma prova de sua identidade. Nesse dia, enquanto Diego seguia até o monte, aconteceu a terceira aparição.
Nossa Senhora acatou o pedido do Bispo e pediu a Juan Diego que o encontrasse no dia seguinte, no topo da colina. Ao amanhecer, ele percebeu que o seu tio estava muito doente. A condição ao qual se apresentava o seu tio era grave, e ele precisava ir até o padre, para que ouvisse a confissão do seu tio e realizasse a unção dos enfermos.
■A quarta aparição
Em desespero com a doença de seu tio, Juan Diego decidiu tomar um caminho mais curto, quebrando o acordo que havia feito com a Santa, sobre ir ao topo da colina. Entretanto, no meio do caminho para a Igreja, a Virgem apareceu, concretizando sua quarta aparição. Assustado, ele explicou a situação do seu tio para a ela, e, pelo que ele havia feito, ela disse: "Não estou aqui, que sou sua mãe?".
Suas palavras ficam marcadas, e Nossa Senhora prometeu ajudar o seu Tio, mas Juan Diego devia continuar o seu caminho, conforme haviam combinado anteriormente. Logo, ele foi até o topo do monte e colheu flores em seu cume.
■Milagres de Nossa Senhora de Guadalupe
O monte Tepeyac possuía um solo estéril e ainda era inverno na região, mas, ao chegar no local, Juan Diego encontrou as flores. Ele as colocou em seu poncho e seguiu o seu caminho até o Bispo Zumárraga. Ao chegar no palácio do bispo, abriu o manto e despejou as flores em seus pés. Ao verem o tecido, lá estava desenhada a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe.
Entretanto, para os fiéis, o maior milagre foi a própria imagem da Nossa Senhora de Guadalupe, retratada em um tecido de fibra de cacto com validade de, no máximo, 20 anos. Entretanto, esta está exposta há séculos, e sua pintura nunca foi retocada.
Os símbolos e mistérios do Manto de Nossa Senhora de Guadalupe
O manto de Nossa Senhora de Guadalupe é envolto de mistérios, pois cada elemento em sua imagem possui um significado único e especial. Sua representação tornou possível a construção de uma das mais visitadas basílicas da Igreja Católica. Entenda como operou o seu milagre responsável por converter milhões de astecas no século XVI!
■A imagem de Nossa Senhora de Guadalupe
Em suas aparições, Nossa Senhora de Guadalupe surge como uma indígena grávida, morena e vestida. Em sua roupa, está desenhado o céu estrelado, e os seus astros estão posicionados exatamente como no dia do seu aparecimento.
Os astecas, devido aos seus conhecimentos astrológicos, reconheciam esses sinais, e esse detalhe foi decisivo para que ela fosse reconhecida pelo povo mexicano. A partir disso, os indígenas astecas tiveram mais confiança na Igreja.
■A dificuldade de produzir uma réplica
Na história de Nossa Senhora, a pintura que apareceu no ponho de Juan Diego é um mistério. Nela, não é identificado nenhum traço de esboço ou de pincel, além de ela ter sido feita em um material que torna difícil a aderência da tinta no tecido. Isso impossibilita a produção de uma réplica do manto.
■Estudos sobre o “poncho”
Foram feitos diversos estudos sobre o "poncho" de Juan Diego. Um foi feito em 1979, pelo cientista biofísico Phillip Serna Callahan, em que utilizaram uma tecnologia em infravermelho para analisar a imagem. Ele constatou que a imagem não foi pintada ao manto, mas que ela se encontra distante do tecido alguns décimos de milímetros.
Outro estudo realizado por José Aste Tonsmann, especialista em processamento digital de pinturas, ao ampliar os olhos da Nossa Senhora de Guadalupe, delatou que havia, ali, 13 figuras desenhadas. Seriam as pessoas que presenciaram o milagre da Santa no dia em que Juan Diego levou as flores até o Bispo Zumárraga.
■O sol, a Lua e as Estrelas
O Sol e a Lua, na figura de Nossa Senhora de Madalena, remete ao versículo bíblico do Apocalipse 12:1. Neste trecho da Bíblia, uma mulher vestida de Sol e com a lua debaixo dos seus pés observa algo nos céus, igual à figura da Virgem de Guadalupe. Enquanto isso, o agrupamento da constelação em seu manto é o mesmo do dia de sua última aparição.
■Olhos, mãos, cinto e cabelos
Quantos aos olhos da Santa Madalena, se forem ampliados digitalmente, é possível ver a mesma cena do dia de sua aparição para o Bispo. As 13 figuras que se destacam são as pessoas que estavam presentes no dia do milagre. Entre elas, está o Bispo Zumárraga e o camponês Juan Diego.
Em relação às suas mãos, eles possuem uma diferença do tom da pele. A direita é mais branca e a esquerda é mais escura, logo, ela representaria a união das raças. Enquanto isso, o cinto e o cabelo simbolizam que a Santa é virgem e mãe.
■As flores e as cores
Existem diversas espécies de flores desenhadas na vestimenta de Nossa Senhora de Guadalupe. Entre elas, a de maior destaque é a flor de quatro pétalas, próximo ao seu útero. O seu nome é nahui ollin, e ela representa a presença de Deus.
Oração, prece e louvor à Santa
São diversas as formas de entrar em contato com a Santa Guadalupe e pedir pelo seu auxílio, ou simplesmente agradecer pelas graças da sua vida. Nesta seção, traremos diversas orações para você fazer para a padroeira da América Latina!
■Oração de agradecimento
A primeira oração serve para agradecer a Santa Guadalupe por todas as bênçãos recebidas na sua vida. Antes de fazer as preces, mentalize tudo aquilo pelo que você é grato: sua saúde, sua família, seu alimento e tudo mais o que vier à sua mente. Além disso, essa prece busca alcançar também os necessitados.
Depois, repita as palavras a seguir:
Mãe cheia de dádiva e grandiosa fé, venho até vós para que ampares aqueles irmãos mais necessitados e façam com que eles acreditem nos milagres que só a Senhora pode realizar, pelo amor eterno ao seu filho Jesus Cristo. Assim como provou seu milagre ao bispo João de Zumárraga, por meio de suas aparições ao indígena João Diogo, mostrando entre muitas rosas a sua imagem, que seus servos, minha mãe, consigam ter em suas almas, a humildade do amor de Deus, a bondade de Jesus e a benignidade da Senhora. Agradeço por ser ouvido. Amém!
■Prece à Nossa Senhora de Guadalupe
Uma das preces à Nossa Senhora de Guadalupe serve para pedir as graças para todos no mundo - os jovens, os idosos, os pobres e os oprimidos. Para realizá-la, você deve repetir a oração a seguir:
Mãe do céu morena, Senhora da América Latina, de olhar e caridade tão divinos, de cor igual à cor de tantas raças. Virgem tão serena, Senhora destes povos tão sofridos, patrona dos pequenos e oprimidos, derrama sobre nós as tuas graças. Derrama sobre os jovens tua luz. Aos pobres, vem mostrar o teu Jesus. Ao mundo inteiro, traz o teu amor de mãe. Ensina quem tem tudo a partilhar, ensina quem tem pouco a não cansar, e faz o nosso povo caminhar em paz. Derrama a esperança sobre nós, ensina o povo a não calar a voz, desperta o coração de quem não acordou. Ensina que a justiça é condição de construir um mundo mais irmão. E faz o nosso povo conhecer Jesus.
■Louvor a Santa
O louvor a Nossa Senhora de Guadalupe destaca a santidade da Virgem, mãe de Jesus Cristo. Portanto, faça esse louvor para ser amparado pela santa e liberto de tudo o que há de mal:
Virgem Santíssima, Nossa Senhora de Guadalupe! Nós vos pedimos, ó Mãe do céu, abençoai e protegei os povos da América Latina para que todos nós, envolvidos pelo vosso carinho maternal, nos sintamos mais perto de Deus, nosso pai comum. Nossa Senhora de Guadalupe, abençoados por vós, e amparados por vosso divino Filho Jesus, teremos força para alcançar a nossa libertação. Nos libertaremos da superstição, dos vícios, dos pecados e também da injustiça e da opressão que sofremos da parte dos prepotentes que exploram e dominam os seus semelhantes. Ó Mãe de Jesus, nosso salvador, atendei benigna a nossa oração. Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, rogai por nós. Amém.
Quais fatos da história de Nossa Senhora de Guadalupe indicam que seu manto é “indestrutível”?
São vários fatos que comprovam que o manto de Nossa Senhora de Guadalupe é indestrutível e, por isso, santo. O manto, por ser feito de fibra de cacto, deveria sofrer danos com o tempo e, talvez, até se desfazer. Contudo, ele permanece intacto até hoje.
Além disso, por ser de baixa qualidade, o manto deveria ser áspero, mas apresenta-se com uma superfície macia onde está a imagem. Deve-se mencionar, também, que a pintura não foi feita com pincéis e traços, como se tivesse sido feita toda ao mesmo momento.
Nos quatro estudos científicos conduzidos, em 1752, 1973, 1979 e 1982, todos comprovam a pintura fora do padrão. Ademais, o manto possui características inerentemente humanas, como uma constante de entre 36.6ºC e 37 ºC, que é a temperatura do corpo humano.
Outro fato incrível é que, em 1785, derramaram acidentalmente ácido nítrico sobre a imagem, que permaneceu intacta. Ela também sobreviveu ao ataque de bombas da antiga Basílica de Guadalupe.
São por esses motivos que Nossa Senhora de Guadalupe é tão adorada em toda a América Latina. Além das aparições, a santa se mostra presente até os dias de hoje, tanto através dos seus mistérios quanto pela fé dos seus fiéis!
Autor deste artigo
Trabalho com produção de conteúdo e tenho me dedicado a escrita em busca de autoconhecimento e compreender os significados dos meus sonhos e da vida.