Como calcular a dívida cármica? Métodos, pela numerologia e mais!
Considerações gerais sobre como calcular a dívida cármica
O carma refere-se aquilo que fazemos e como isso impactará a nossa vida no futuro, seja nessa reencarnação ou nas seguintes. Assim, a dívida cármica fala sobre quais ações prejudiciais para si ou para os outros você teve nas vidas passadas e que reverberam na sua vida atual.
Esses erros cometidos são cobrados nas vidas seguintes, por isso, é fundamental entender qual a sua dívida cármica e como pagá-la, a fim de ter uma vida tranquila agora e nas próximas reencarnações. Para descobrir a sua dívida cármica e como reajustar essas energias, acompanhe o artigo!
Dívidas cármicas, como calcular e métodos
A palavra carma significa, em sânscrito, ação. Assim, entende-se que toda ação tem uma reação que pode ser sentida no presente, futuro e até mesmo em outras vidas. Para saber quais ações nas suas vidas passadas estão sendo colhidas nessa vida, continue lendo!
■O que são Dívidas Cármicas
As dívidas cármicas são os encargos a serem levados para as próximas reencarnações originadas em erros e crimes das vidas passadas. Ao cometer uma ação negativa para você ou para os outros, a reação pode vir nessa vida, como o conhecido “aqui se faz, aqui se paga”.
Contudo, em alguns casos o erro perdura e é sentido nas próximas vidas. Dessa forma, é preciso saldar essa dívida para viver em paz e não arrastar esse carma para as reencarnações seguintes.
■Como calcular a Dívida Cármica
A dívida cármica está ligada ao seu dia de nascimento. O dia em que você nasceu marca no tempo as heranças de suas vidas passadas. Lembre-se que você pode ter iniciado um novo ciclo em sua vida, mas a sua história não foi apagada.
Para calcular a sua herança cármica e saber qual a sua dívida, será necessário um método. Que é formulado através da ciência dos números, numerologia e da Astrologia. A partir dele você terá consciência da sua dívida cármica.
■Por qual método consigo saber qual é a minha dívida?
O realinhamento do carma é necessário para perdoar as transgressões cometidas por suas vidas passadas. E, enfim, alcançar o equilíbrio com o Universo, possibilitando assim a evolução do seu espírito na próxima reencarnação.
Para medir a sua dívida é necessário medir a sua dívida cármica, a partir de um método que utiliza a numerologia e a astrologia. A partir da sua data de nascimento e do seu Mapa Astral é possível mensurar as suas dívidas passadas.
Você só conseguirá retomar o equilíbrio da sua Dívida Cármica quando descobrir a origem dele. Para isso é preciso reconhecer no mapa astral se você possui um dos 4 números do carma, eles são o: 13, 14, 16 e 19. Se você os possui, ou possui um deles 1-3-4-6-9 na sua data de nascimento, você tem uma dívida cármica.
■Como calcular a Dívida Cármica usando a numerologia
Há quatro maneiras de descobrir a sua dívida cármica. A primeira é através do dia do seu nascimento. Caso você tenha nascido nos dias 13, 14, 16 ou 19, automaticamente você possui a dívida cármica associada a esses números.
A segunda forma é por meio do seu número do destino obtido com a sua data de nascimento. Ele é calculado por meio da soma dos dígitos da sua data de nascimento até a redução em um único numeral. Por exemplo, uma pessoa que nasceu no dia 17/11/1994 possui como número do destino o 6 (1+7+1+1+1+9+9+4 = 33, 3+3 = 6).
A terceira forma é através do número da motivação, encontrado pela soma das vogais do seu nome completo utilizando a Tabela Pitagórica. De acordo com a Tabela Pitagórica cada letra possui um equivalente numérico, sendo eles:
Por exemplo, se a pessoa se chamar João da Silva terá como número da motivação o 7 (6+1+6+1+1+1 = 16, 1+6 = 7).
Por fim, a quarta forma é calcular o número da expressão, ou seja, a soma de todas as letras do seu nome completo, para obter a dívida cármica. No caso do exemplo, João da Silva, o número da expressão calculado com a Tabela Pitagórica é 1 (1+6+1+6+4+1+1+9+3+4+1 = 37, 3+7 = 10 e 1+0 = 1).
Caso o número do destino, motivação ou expressão sejam equivalentes a 4, 5, 7 ou 1 você possui a dívida cármica equivalente aos números 13, 14, 16 e 19, respectivamente.
O papel do Carma, por que e como pagar a dívida?
O carma é, resumidamente, a soma de todas as suas ações e as suas devidas reações nessa e nas próximas vidas. Então, o que você faz agora afeta o seu futuro, assim como o que você fez nas vidas passadas interfere na sua vida agora, seja facilitando ou dificultando os seus caminhos.
■O Carma e seu papel na vida humana
A influência do Carma na vida humana pode surpreender a todos. A lei da causalidade, de que toda ação tem uma reação, indica que todas as suas ações têm consequências. Logo, cada decisão sua deve ser tomada a favor das 12 leis do carma. Se você quebra-las surgirá uma dívida cármica.
Segundo os princípios do hinduísmo e do budismo, toda alma passa por um processo de múltiplas reencarnações, e a cada ciclo ela passará por uma evolução de espírito. Isto se o espírito obedecer às leis do carma, só assim ele será capaz de criar um equilíbrio no Universo e alcançaria a iluminação.
Por isso, entender o carma é uma questão de entender os seus antepassados, compreender a sua própria formação. Busque nos princípios cármicos o caminho para a libertação. Pois, essa é uma ótima oportunidade para alcançar a sua evolução espiritual.
■Por que e como pagar a Dívida Cármica?
15px; line-height: 24px; margin: 0px 0px 10px;">A vida representa um estágio na vida de quem segue os princípios do carma. Tudo o que aconteceu no seu passado gerou marcas, agora você as carrega consigo. Essas marcas são a sua herança cármica. Ou seja, se quebrar alguma das 12 leis, você sofrerá as consequências.
Estudar a sua Astrologia Cármica é fundamental nesse momento. Ela permitirá você conhecer mais sobre seu passado, além do autoconhecimento que ele proporcionará. Você ficará consciente da sua dívida e saberá como agir em sua busca pela iluminação.
■Os números indicam a presença de dívida com o universo
As leis do carma são leis que regem o espírito no universo. Elas reconstituem o equilíbrio do seu carma em sua encarnação. O que possibilita alcançar a evolução do espírito. Os números poderão dizer se a sua dívida cármica está presente em sua vida ou não.
A partir da numerologia você é capaz de interpretar os números e a influência deles em sua vida. A presença deles em sua data de nascimento, ou no seu mapa astral cármico você terá evidências de sua dívida cármica e se ela está presente em sua encarnação neste momento.
■Os tipos de dívidas Cármicas e como elas se apresentam
Existem 4 tipos de dívidas cármicas e elas estão diretamente relacionadas com os números 13, 14, 16 e 19. Cada número revela sua característica e explica como foi gerada a sua dívida cármica. As suas vidas passadas deixaram dívidas relacionadas a morte, bens materiais, orgulho e a vaidade humana, causa e efeito.
A Dívida Cármica 13
A primeira dívida cármica é representada pelo número 13, seja ele encontrado no seu dia de nascimento ou no seu número do destino, motivação ou expressão. Ela é obtida através de erros passados que tem a morte como cenário. Entenda agora as consequências de quem possui essa dívida e como superá-la.
■A dívida ligada a morte
A dívida cármica trazida pelo número 13 sinaliza que em uma das suas vidas passadas você atentou contra a vida, sua, ou de alguém. Relacionada ao suicídio, assassinato ou até mesmo a negligência pela vida de alguém, esse carma traz para o presente uma personalidade preguiçosa e indiferente.
■O que deve ser desenvolvido
No Tarot a carta 13 equivale ao Arcano da Morte. Para além da morte em si, essa carta fala sobre o encerramento de ciclos e a necessidade de deixar o velho morrer para o novo crescer.
Da mesma forma, é preciso deixar para trás os erros passados e encarar o desafio da vida. Isso será possível através do esforço e trabalho, afinal, as pessoas com essa dívida cármica devem fugir de atalhos.
Não fuja das suas responsabilidades e não espere que as coisas caiam do céu. Tenha coragem para seguir e lutar pelos seus objetivos. Assim, você superará esse carma.
■Sofrimento e conscientização
As pessoas que possuem essa dívida cármica passarão por grandes frustrações na sua vida. Um sentimento de esforço não recompensado ronda a sua mente e te atrapalha a seguir em frente.
Talvez suas atitudes ou das outras pessoas estejam constantemente te levando ao fundo do poço. Pare para refletir quais as consequências das suas ações e se você não está se associando com quem não tem futuro.
Dívida Cármica 14
A dívida cármica do número 14 relaciona-se aos bens materiais e a forma que eles foram adquiridos nas suas vidas passadas. Caso você tenha agido com ganância em outras reencarnações, terá que desenvolver a humildade e controlar sua ambição. Continue lendo e saiba como agir!
■A dívida ligada aos bens materiais
A dívida cármica 14 está ligada aos bens materiais. Aquelas pessoas que foram gananciosas em uma vida passada, ou que obtiveram ganhos materiais de maneira ilícita, são marcadas com a dívida 14.
Você deve ter prejudicado financeiramente muitas pessoas, descumprindo as leis universais do carma. Agora carrega consigo essa marca e é nessa encarnação que você terá de lidar diretamente com a sua dívida. Essa é a sua oportunidade de liquidar de vez os seus débitos com suas vidas passadas.
■O que deve ser desenvolvido
Primeiro, para liquidar a sua dívida cármica 14, você precisará se concentrar em como você conduz a sua vida financeira e emocional. Você pode ser uma pessoa ambiciosa, e muitas vezes você se deixa levar pela ganância para alcançar ganhos cada vez maiores.
Aprenda a ser uma pessoa modesta. A lição que você deve aprender nesta encarnação é o desapego. Compreenda os seus limites e vivencie uma vida assumindo somente o que for necessário. Exerça a temperança que tudo dará certo em sua vida.
■Sofrimento e conscientização
Você em algum momento perdeu o controle financeiro da sua vida. Isso gerou um desespero e movimentou emoções negativas em sua alma, o que despertou a ganância e a inveja em alguma reencarnação passada.
Calcular a sua dívida cármica é um bom começo para aqueles que buscam se conscientizar de sua encarnação. Ao descobrir que a sua dívida cármica é 14 pode não parecer uma surpresa, pois este comportamento se relaciona com o seu eu nesse momento.
Esse é o momento de alcançar a sua evolução espiritual e quebrar o ciclo cármico para suas próximas encarnações. Mas, para isso acontecer, você precisará lidar com esse desvio de comportamento o quanto antes.
Dívida Cármica 16
A dívida cármica 16 trata do ego e do orgulho excessivo. As pessoas que carregam esse carma foram extremamente egoístas nas vidas passadas, e o bem-estar das pessoas ao seu redor pouco importava. Para superar você deve entender que só colherá ou que plantar. Quer compreender melhor? Continue a leitura!
■A dívida ligada ao orgulho e a vaidade humana
Essa dívida revela a sua individualidade sem tamanho nas vidas passadas. Você viveu apenas para si e para os prazeres, passando por cima de tudo que estava no seu caminho. Para alcançar os seus objetivos, você manipulou e usou os outros a seu favor. Mas essas atitudes terão impacto na sua vida futura.
■O que deve ser desenvolvido
O carma trazido pelo número 16 é muito difícil de superar. Na vida presente e nas que virão, o universo trabalhará para te ensinar o altruísmo. Esse ensinamento só será aprendido através de um longo ciclo de renascimentos, visto que a humildade é algo difícil de aprender e cultivar.
Busque o caminho do amor, evite ser dominador, egoísta e autoritário. Tente se colocar no lugar dos que estão à sua volta e observe o mundo sob o olhar da empatia. Lembre-se que você não vive só e que o bem-estar dos outros é essencial para uma vida de paz. Plante tudo aquilo que você deseja colher no futuro, assim, conseguirá saldar sua dívida.
■Sofrimento e conscientização
A dívida cármica do número 16 nutre em você grandes objetivos e planos majestosos. Contudo, devido às suas terríveis ações do passado, será muito difícil alcançar seus objetivos. Suas escolhas serão falhas e sofrerá grandes traições no nível pessoal e profissional.
O fracasso nos negócios será difícil de superar e você sentirá o desejo de voltar aos antigos hábitos das vidas passadas. Mas para superar essa dívida será necessário força e persistência para vencer na vida pelo caminho justo.
Dívida Cármica 19
A dívida cármica trazida pelo número 19 é feita quando você desobedece a lei de causa e efeito, desconsiderando as consequências dos seus atos. Entenda agora como você poderá superar o seu orgulho e quitar a sua dívida.
■A dívida ligada à causa e ao efeito
O número 19 da dívida cármica representa o início e o fim de um ciclo. A dívida que você adquiriu em sua vida passada está diretamente relacionada com a iniquidade e a manipulação. Você utilizou da sua facilidade de comunicação ao seu favor, manipulando as pessoas a sua volta apenas para satisfazer os seus desejos.
As suas decisões têm um efeito e você terá de lidar com elas nessa encarnação. Essa é a lei da causa e efeito, essa dívida cármica está profundamente associada a ela. Esse é o momento de mudanças, se você descobriu qual a sua dívida é hora de lidar com ela para conseguir se libertar desse ciclo.
■O que deve ser desenvolvido
No Tarot, a carta número 19 é o Sol, ela representa o começo e o final de um ciclo. O que deve ser desenvolvido por você nessa encarnação é o seu orgulho e a sinceridade. Você pode muitas vezes sentir dificuldade de se abrir para as pessoas e isso demonstra o seu medo em ser rejeitado pelos outros.
Logo, você busca na manipulação manter as pessoas próximas de você. Mas, isso o acaba prejudicando, pois normalmente você deve fingir quem não é para agradar o próximo. Despertando apenas efeitos negativos nesse relacionamento, seja com as pessoas a sua volta, seja em sua encarnação.
Aprenda a lidar com as frustrações e esteja atento ao seu comportamento quando estiver próximo de outras pessoas. Isso te manterá alerta da sua personalidade e garantirá um caminho favorável para a evolução do seu espírito.
■Sofrimento e conscientização
As pessoas nascidas com a dívida cármica 19 são orgulhosas e teimosas. Frequentemente eles rejeitam ajuda de pessoas próximas, o que o leva a se isolar delas e impossibilita uma melhora nos relacionamentos. O que significa que nessa existência você precisará lidar com a forma como você lida com as pessoas.
Para criar um equilíbrio nos seus relacionamentos você precisará suprimir o seu orgulho e melhorar a sua comunicação. Não existe outra maneira de alcançar a libertação se você não buscar a sua melhora nessa encarnação.
Quais os benefícios de calcular a dívida cármica e saber o seu valor?
A numerologia permite que você saiba informações sobre o seu passado, presente e futuro. As leis do carma estão sempre atuando para realinhar as energias universais, equilibrando as ações com suas devidas reações.
Assim, através da numerologia é possível descobrir quais as dívidas cármicas você adquiriu nas suas vidas passadas e como pagá-las para ter paz nessa e nas suas próximas vidas futuras. Muitos enxergam o carma e as dívidas cármicas como um fardo ou uma punição.
Contudo, saber a sua dívida cármica é uma oportunidade dada pelo universo para você encontrar respostas para perguntas recorrentes na sua vida, encerrar ciclos negativos e entender o contexto da sua vida atual. Use essas informações sabiamente e procure praticar o bem para saldar as dívidas passadas e construir um carma positivo para o futuro.
Autor deste artigo
Trabalho com produção de conteúdo e tenho me dedicado a escrita em busca de autoconhecimento e compreender os significados dos meus sonhos e da vida.