domingo, 24 de julho de 2022

A Pomba Gira Dama da Noite: Características, história, falanges e mais!

 

A Pomba Gira Dama da Noite: Características, história, falanges e mais!

Quem é a Pomba Gira Dama da Noite?

Pomba Gira Dama da Noite com maço de ervas queimando

A Pomba Gira Dama da Noite é uma entidade de esquerda de fácil incorporação, geralmente é a primeira entidade que um médium recebe. Assim como as demais Pombas Giras e os Exus, também conhecidos como “povo de rua”, trabalham energias relacionadas as paixões humanas, como posses materiais e amor carnal.

A Dama da Noite recebe este nome por exalar o aroma característico da flor ao se apresentar na gira ou se aproximar de alguém que pretende ajudar. É uma Pomba Gira que abre passagem para outras entidades, mas também é responsável pela limpeza energética do médium e do ambiente.

História, características e saudação à Pomba Gira Dama da Noite

Ilustração da Pomba Gira Dama da Noite

A Pomba Gira Dama da Noite, assim como as demais Pombas Giras, não possui uma única história de vida, posto que qualquer espírito feminino pode passar por este estágio de sua evolução espiritual. No entanto, suas características se distinguem das demais falanges de Pomba Gira em alguns pontos.

 A história da Pomba Gira Dama da Noite

Apesar de existirem inúmeras Pombas Giras desta falange, uma é reconhecida como sendo a da primeira Dama da Noite. Trata-se de Carmem, uma jovem órfã seduzida por seu primo e abandonada nas ruas por seus tios. Carmem foi aliciada pelo rapaz que a encontrou chorando e a levou para um cabaré.

O moço a quis para si, porém, logo se entediou e liberou-a para os outros clientes. Ao ser obrigada a se deitar com um velho, Carmem tentou fugir golpeando-o com um abajur. Irado, o homem a estrangulou e caiu da escada em seguida, também morrendo no local.

As características da Pomba Gira Dama da Noite

A Pomba Gira Dama da Noite é uma entidade de abertura mediúnica. Sua função, muitas vezes, é preparar os médiuns para receber outros espíritos. Por este motivo não trabalha energias densas, pois deve se manter em uma vibração mais leve.

Geralmente permanecem por pouco tempo no salão pois, como se manifestam em corpos que não estão acostumados, precisam respeitar o limite do corpo do médium. Mas também podem acompanhar um determinado médium por toda a sua vida.

 Saudação à Dama da Noite e seu significado

A principal saudação à Dama da Noite é o “Laroyê”. Geralmente se utiliza esta saudação seguida pelo nome da entidade, no caso “Laroyê Dama da noite”! Que significa “Salve a Dama da Noite!”.

Outra saudação bastante utilizada no Candomblé e na Umbanda para estas entidades é o “Mojubá!”, palavra em Yorubá que significa: “Apresento meu humilde respeito!”, mas que também aparece traduzida como “Salve!”. No caso, a saudação é feita da seguinte forma: “Mojubá, Dama da Noite!”.

Ponto cantado da Pomba Gira Dama da Noite

Os pontos são as músicas que são cantadas durante as giras de Exu e Pomba Gira. Sua função é contar um pouco a história da entidade, chamar as entidades para incorporação, além de serem uma forma de oração, de louvar aquela entidade.

Os pontos geralmente são canções de domínio público, sendo difícil atribuir sua autoria devido a tradição oral das religiões de matriz africana. Alguns nem sequer são totalmente traduzidos para o Português. Existem muitos pontos para a Pomba Gira Dama da Noite, todos falam de suas características e seu trabalho, como podemos ver em:

Lá vem ela com a sua gargalhada
De pés descalços andando pela estrada
É noite escura mas não há o que temer
Dama da noite veio pra te protegera
Ela é a rainha da madrugada
Pelos cruzeiros com a sua gargalhada
É noite escura mas não há o que temer
Dama da noite veio pra te proteger

 Como se manifesta a Pomba Gira

A Dama da Noite tem gostos e características que a diferem das demais Pombas Giras. Enquanto a maioria destas entidades demonstra um apreço por roupas chamativas e vermelhas, a Dama da Noite prefere o preto e o dourado.

Devido a sua ligação com Oxum, sua voz é doce e seus modos são elegantes, sua presença é notada por todos no salão e pode se apresentar empunhando um punhal, com o qual afasta os maus espíritos e limpa as energias de todos que participam da gira.

O que a Pomba Gira faz pela vida de uma pessoa

Embora muitos tenham medo de Pomba Gira, carregar esta entidade é, na verdade, uma grande dádiva, posto que as Pombas Giras são encarregadas de abrir os caminhos de seus filhos e daqueles que as procuram em momentos de desespero.

Além de ampliar a autoestima, a autoconfiança, o brilho e o magnetismo pessoal de quem a carrega, abrindo os caminhos para o amor e a prosperidade, estas entidades também oferecem consultas e auxiliam terceiros. Portanto, carregá-la significa que ter uma grande aliada, além de poder ajudar aos outros.

Relação da Pomba Gira Dama da Noite com as falanges

Como trata-se de uma entidade de preparação, a Pomba Gira Dama da Noite se comunica com todas as falanges mediúnicas, pois é ela quem abre caminhos para que as outras entidades possam se aproximar de seus filhos.

No entanto, não se apresenta como pertencente a uma qualidade específica. Você nunca verá uma Dama da Noite se apresentar como pertencente a qualidade “das almas” ou “do cemitério”, por exemplo. Sua função é estabelecer a comunicação entre o médium e suas entidades.

Tipos de mediunidade e como saber se tenho Pomba Gira

Mulher com vestido vermelho e preto sentada em ambiente escuro

Todas as pessoas possuem seus guias espirituais, a Pomba Gira é apenas uma linhagem de entidades que auxiliam os encarnados em sua jornada na terra, portanto, todos temos Pombas Giras. No entanto, nem todos se conectam a esta energia.

Como saber se tenho Pomba Gira?

Todo mundo carregam, ao menos, uma Pomba Gira ou outras linhagens de entidades. Alguns guias são de herança, entidades que já acompanhavam seus antepassados e que seguem protegendo e auxiliando a evolução de sua família. Outros, se aproximam de você para te auxiliar em suas questões pessoais.

No entanto, só percebe esta aproximação ou manifesta a incorporação quem tem uma mediunidade desenvolvida. O que é possível para qualquer pessoa. Todos possuem algum grau de mediunidade, mas nem todos a desenvolve.

 Possuir mediunidade auditiva

A mediunidade auditiva é descrita como o dom de ouvir mensagens espirituais, geralmente se manifesta inicialmente como zumbido ou pressão no ouvido, sons incompreensíveis ou até mesmo sussurros. É bem comum ter a sensação de que alguém chama seu nome em momentos que não tem ninguém por perto.

Geralmente as pessoas pensam ser algo imaginário, mas é importante observar se esta sensação persiste e em quais momentos ela surge. Um bom indício é perceber que estas vozes se tornam mais claras em momentos de perigo, como se alguém te alertasse sobre algo que está acontecendo próximo a você.

 Possuir mediunidade de visão

A mediunidade visual é a capacidade de ver manifestações espirituais como vultos, luzes ou ter a sensação de alguém que se aproxima mesmo estando sozinho. Estes geralmente são os primeiros indícios, mas médiuns mais desenvolvidos podem chegar a ver estas manifestações claramente.

Esta é uma mediunidade mais difícil de desenvolver do que a auditiva, muitas pessoas sentem muito medo quando se deparam com o sobrenatural e acabam por bloquear esta percepção mesmo sem perceber ou sem querer. Além disso, este tipo de mediunidade exige mais tempo de estudo ou de trabalho em algum centro espiritualista.

Possuir mediunidade onírica

A mediunidade onírica muitas vezes é uma forma de primeiro contato com o mundo espiritual. Este tipo de mediunidade consiste em ter previsões ou fazer contato com alguma entidade espiritual em sonho ou estado de semissono.

Esta forma de mediunidade é mais comum pois, estando em estado inconsciente ou semiconsciente, o médium apresenta menor resistência ao contato com o mundo sobrenatural. No entanto, é mais difícil reconhecer quais sonhos são contatos espirituais e quais são apenas imaginação

É preciso ser médium para ter uma Pomba Gira?

Não é preciso ser médium para carregar a Pomba Gira dama da Noite ou qualquer entidade. Na verdade, todas as pessoas possuem suas entidades e boa parte delas são Exus ou Pombas Giras, posto que estas são as entidades que mais se aproximam do mundo material.

No entanto, para entrar em contato com sua Pomba Gira é preciso desenvolver sua mediunidade. A maioria das pessoas possui algum grau de mediunidade, mas poucas procuram desenvolver seus dons ou recebem um forte chamado neste sentido.

Sintomas da pessoa que possui uma Pomba Gira

Pomba Gira Dama da Noite com maço de ervas queimando

Sintomas não seria a palavra mais correta, posto que não se trata de uma doença, mas aqui utilizamos no sentido de indícios ou vestígios. Existem algumas percepções que podem ser alteradas por aproximação desta entidade. É importante observá-las caso desconfie de que sua Pomba Gira está querendo se manifestar.

 Vontade repentina de beber ou fumar

A vontade de beber ou fumar atribuída a alguma entidade é, muitas vezes, uma desculpa que muitas pessoas utilizam para não se responsabilizarem por seus atos. A função do cigarro e da bebida em uma gira é de ser instrumento para que energias densas sejam transmutadas em energias mais sutis.

O que pode acontecer é a pessoa sentir o gosto da bebida ou o cheiro do cigarro quando esta entidade se aproxima. Mas, não necessariamente, o desejo por alimentar vícios. Na verdade, estas entidades são contra os vícios humanos.

Sentir a presença da Pomba Gira

Sentir a presença de determinada entidade é a principal forma de manifestação de espíritos que queiram se comunicar contigo, te proteger ou te chamar para trabalhar espiritualmente. Geralmente essa presença é sentida como um aroma de flores, cigarro e bebida, ou arrepios.

Algumas pessoas chegam a ver a energia emanada por seu próprio corpo ou o espírito próximo de si. Mas estes são caso de mediunidade mais desenvolvida ou de urgência em procurar auxílio espiritual.

 Sentir-se mais sensual, segura e autoconfiante

Sentir-se sensual, segura e autoconfiante talvez sejam os primeiros indícios de que sua Pomba Gira está próxima. Este indício se refere mais às mulheres, pois a maioria das pessoas que incorporam Pombas Giras são mulheres, por se tratar de uma energia feminina, a qual a maioria dos homens é culturalmente ensinado a bloquear desde pequenos.

Quando alguém está com sua Pomba Gira fortalecida e próxima, geralmente sua sensualidade aflora, seus trejeitos e forma de andar se tornam mais elegantes, encantadores, e sua personalidade passa a exalar magnetismo e autoconfiança.

Sonhar que a carrega no colo

Este é um sonho que se manifesta em momentos importantes da vida do médium. Geralmente este sonho acontece quando a pessoa está passando por alguma dificuldade e sua guia busca lhe mostrar que está presente, oferecendo seu colo, seu acalanto e energia.

Outra possibilidade é a do médium duvidar de sua mediunidade e a entidade decide se apresentar para que este não tenha mais dúvidas de sua presença.

 Ter a revelação feita por um Médium

Ter a revelação de sua Pomba Gira feita por um médium é uma das formas mais comuns de descobrir sua mediunidade. Quando outro médium te alerta sobre a proximidade de uma entidade significa que seu momento de desenvolver seus dons e dar passagem para que a espiritualidade trabalhe está próximo.

É comum isto acontecer pois a maioria das pessoas bloqueia sua mediunidade, seja por medo ou por crenças, e não consegue estabelecer esta comunicação de forma explícita. Então seus guias utilizam um outro canal aberto para se comunicar contigo e mostrar que estão a próximos.

Simpatias para Pomba Gira auxiliar em questões de sua vida

Ervas pretas e vermelhas para Pomba Gira Dama da Noite

Embora algumas pessoas chamem de simpatias, os nomes corretos dos feitiços feitos para pedir proteção às entidades das religiões de matriz africana são oferendas ou ebós. Sendo que os ebós são trabalhos feitos apenas por zeladores de santo. E mesmo as oferendas mais simples não devem ser feitas sem orientação.

Simpatia para Pomba Gira afastar inimigo

Para fazer uma simpatia para afastar uma pessoa que esteja te prejudicando você precisará de um copo virgem e largo, meio copo de conhaque, uma pimenta dedo-de-moça, sete pedras de sal grosso, um dente de alho, um prego, uma vela preta, uma vela vermelha e um papel com o nome de quem deseja afastar.

Em uma Segunda- Feira de lua minguante, misture todos os ingredientes em um jarro, menos as velas, coloque tudo no copo e ascenda as velas do lado de fora de casa pedindo para que a Pomba Gira Quebra tudo afaste essa pessoa de você e que a coloque em um bom caminho, mas longe do seu.

Simpatia para Pomba Gira para atrair amor

Para a simpatia para atrair o amor você precisará de: um vidro novo do seu perfume favorito, nove velas vermelhas uma taça, um copo, um prato branco e champanhe. Em uma Segunda-Feira de lua crescente coloque o vidro de perfume no prato entre três velas, formando um triângulo, ascenda as velas em local seguro e do lado de fora de casa.

Ao lado coloque a taça com champanhe e o copo com água. Repita o procedimento por três noites consecutivas, despejando o champanhe e a água na pia, pela manhã. Peça a Dama da Noite para te ajudar a encontrar o amor, mas não cite nomes. Sempre que for sair a noite, use o perfume.

Simpatia para Pomba Gira para conquistar admiração

Para fazer uma simpatia para conquistar admiração você precisará de: sete paus de canela, sete cravos, sete lascas de gengibre, sete rosas amarelas e sete gotas de mel. Em uma Segunda-Feira, ferva todos os ingredientes pedindo o que deseja para a Pomba Gira Maria Quitéria.

Depois da mistura esfriar, tome um banho normal e despeje o preparo em seu corpo do pescoço para baixo e não se seque após o banho. Use roupas brancas ou amarelas para atrair poder. Faça sempre na lua crescente, com a frequência que desejar.

Quais as diferenças entre a Pomba Gira Dama da Noite e a Pomba Gira do Cabaré?

Mulher numa floresta

Enquanto a Pomba Gira Dama da Noite é o nome dado a uma falange de Pombas Giras, ou seja, um grupo de entidades que assim se denominam e trabalham auxiliando médiuns inexperientes em suas primeiras incorporações. As Pombas Giras do Cabaré são, na verdade, uma qualidade de entidades de diversas falanges.

Estas denominações causam muita confusão em quem está se acostumando com as religiões de matriz africana. Mas, enquanto as falanges são grupos de Pombas Giras que se apresentam como o mesmo nome, como por exemplo as Marias Padilha ou Marias Mulambo; a qualidade de cada Pomba Gira costuma variar.

Existe Pomba Gira Maria Mulambo do Cabaré, bem como Maria Padilha do Cabaré, e tantas outras falanges que trabalham energias da forma que as Pombas Giras do Cabaré trabalham. No entanto, a falange das Damas da Noite não se apresenta sob qualquer denominação. Portanto, não existe Dama da Noite do Cabaré.

Autor deste artigo

Karla Passos

Professora de Português e Inglês, Revisora, Tradutora, Redatora Web e Artista Plástica, que busca na conexão espiritual e na força dos orixás, a inspiração e os caminhos abertos para ser tudo o que nasceu para ser.