O QUE É O AXÉ?
Conceitos básicos de Umbanda
Há uma energia que permeia todo o universo, a qual cada cultura lhe deu um nome diferente. Prana, chi, éter, mana, fluído cósmico universal, e, no nosso caso, axé. É por meio dessa vibração primordial que o terreiro realiza suas graças: curas, descarregos, desobsessões, aberturas de caminhos, entre tantas outras bênçãos.
A Umbanda, apoiando-se no seu saber ancestral, seu fundamento, organiza-se material e espiritualmente para que o axé possa ser produzido, canalizado e distribuído por todo o seu espaço físico. Este é um dos motivos pela qual o terreiro possui suas firmezas, assentamentos, tronqueira, congá e outros.
O axé se expressa na vibração dos Orixás. Isto é, uma força que a princípio é universal e indiferenciada, manifesta-se, no plano das vibrações, de uma forma específica e determinada. Dessa maneira, somos agraciados por uma energia que abre os caminhos, outra que promove a harmonia, mais um que cura, e assim por diante.
O médium umbandista é um receptor do axé, em suas diferentes expressões, capaz de transmitir, durante o transe mediúnico, sob direção do guia incorporado, as salutares energias de acordo com a necessidade de cada um. Isto é uma das características que distinguem o mediunato de terreiro das modalidades presentes em outros cultos espirituais. Seu aparelho mediúnico foi preparado para suportar as diversas cargas e vibrações.
Na natureza, o axé está presente em abundância e a sua ação sobre nossos corpos é essencial benéfica. Por esta razão, a visita aos sítios naturais, como os rios, mares, matas, cachoeiras, age como um maravilhoso revigorante de nossas forças vitais. Não somente isso: esses locais sagrados facilita nossa conexão com as vibrações superiores.
Esta é a razão porque alguns elementos são escolhidos para compor firmezas, obrigações e oferendas. As folhas, as flores, os frutos, entre outros materiais de rito, carregam/liberam energias específicas que se afinizam com o axé dos guias e Orixás. Após serem bem manipuladas pelos espíritos capacitados, são redistribuídas novamente em nosso benefício.
O axé é saúde, é vida, é vitalidade. Onde ele se encontra, o sagrado se manifesta. É uma emanação pura do próprio Deus, o sopro da vida, o princípio divino em essência, pela qual todo o Universo foi criado. E na Umbanda, nós louvamos e reverenciamos esta força. Quando esta energia elevada é posta em movimento, as coisas boas fluem para nós em todas as direções.
Saravá a todos!
Você pode acompanhar nosso conteúdo pelo Instagram também. Siga-nos em @umbandacomsimplicidade