O médium de transporte (ou de descarrego ou de Exu) é um indivíduo com uma constituição físico-espiritual diferente.
MÉDIUM DE TRANSPORTE.
O médium de transporte (ou de descarrego ou de Exu) é um indivíduo com uma constituição físico-espiritual diferente.
Na Umbanda é aquele que cederá de sua mediunidade para transportar espíritos obsessores, desarmonizados e que não conseguem se desligar do plano físico, trazendo perturbações de ordem espiritual e material .
Este passará por um processo de aprendizado e saberá utilizar da melhor maneira possível sua mediunidade sem que esta lhe traga prejuízos em sua vida cotidiana ou a sua saúde.
Alguns, precisam se nutrir da energia da vida (duplo-etéreo) para lembrar como era na matéria. Outros tantos, acabam simplesmente por obsedar pela maldade e pela vingança. Seja qual for o caso, o espírito em desequilíbrio ou em embrutecimento consciencial, acaba se esquecendo de certas particularidades da vida material.
Nesses casos, quando alguns procedimentos falharam é que entra o médium de transporte.
O médium cederá seu instrumento mediúnico, para que um espírito embrutecido ou desequilibrado possa “incorporar” e tomar um CHOQUE anímico.
Ou seja, ele irá sentir as dificuldades e restrições da matéria e em alguns casos isso é o suficiente para colocar determinadas entidades nos trilhos novamente.
Vale lembrar que não são todos os médiuns que possuem a faculdade de trabalhar como médium de transporte.
É necessário utilizar esse meio somente em casos específicos para evitar o desgaste da saúde mental e espiritual do médium de transporte.
Obs:
Já para o Espiritismo, codificado por Allan Kardec, a mediunidade de transporte é outra coisa.
Usa-se a mesma nomenclatura, mas para um fenômeno diferente, que é conhecido nos meios de estudos parapsicológicos como “Apport”.
Para a Doutrina Espírita, mediunidade de transporte é a capacidade de fazer com que um objeto material seja levado a outro local.
Por exemplo, dentro de uma gaveta trancada, há um pequeno objeto (anel por exemplo).
Através da manifestação fenomênica da mediunidade de transporte, tal objeto é desmaterializado de dentro da gaveta e levado até outro local.
Fonte:
perdido.co